O Homem é um ser Social
Prefiro ouvir o pastor. - Filho meu, não inveje o homem violento e nem siga nenhum de seus caminhos.
— Vês, és um homem íntegro. — volveu Stepane Arkadievitch — Esse é o teu defeito e a tua virtude. Tens um carácter íntegro e queres que toda a vida se componha de manifestações íntegras. Mas a verdade é que isso não acontece. Por isso desprezas a actividade social do Estado, pois queres que todo o esforço estivesse sempre directamente relacionado com um fim, o que não é verdade. Também gostarias que a actividade do homem tivesse um objectivo que o amor e a vida conjugal fossem uma e a mesma coisa. Mas as coisas não se passam assim. Toda a diversidade, todo o encanto, toda a beleza da vida se compõe de luzes e de sombras.
(Anna Karenina)
(…) Uma mulher não perdoa uma única coisa no homem: que ele não ame com coragem. Pode ter os maiores defeitos, atrasar-se para os compromissos, jogar futebol no sábado com os amigos, soltar gargalhada de hiena, pentear-se com franjinha, ter pêlos nas costas e no pescoço, usar palito de dente, trocar os talheres de um momento para outro. Qualquer coisa é admitida, menos que não ame com coragem. Amar com coragem não é viver com coragem. É bem mais do que estar aí. Amar com coragem não é questão de estilo, de gosto, de opinião. Não se adquire com a família, surge de uma decisão solitária. Amar com coragem é caráter. Vem de uma obstinação que supera a lealdade. Vem de uma incompetência de ser diferente. Amar para valer, para dar torcicolo. Não encontrar uma desculpa ou um pretexto para se adaptar, para fugir, para não nadar até o começo do corpo. Não usar atenuantes como “estou confuso”. Não se diminuir com a insegurança, mas se aumentar com a insegurança. Não se retrair perante os pais. Não desmarcar um amor pela amizade. Não esquecer de comentar pelo receio de ser incompreendido. Não esquecer de repetir pela ânsia da claridade. Amar como se não houvesse tempo de amar. Amar esquisito, de lado, ainda amar. Amar atrasado, com a respiração antecipando o beijo. Amar com fúria, com o recalque de não ter sido assim antes. Amar decidido, obcecado, como quem troca de identidade e parte a um longo exílio. Amar como quem volta de um longo exílio. (…) Amar com coragem, só isso.
SEJA PERSISTENTE
Persistência é o combustível que nutre o homem forte, ela faz com que ele continue sempre firme em busca de seus objetivos e jamais desista de seus sonhos e conquistas. Desistência é a desculpa que o homem fraco encontra para justificar seus fracasso e derrotas.
Todo ser humano é capaz de alcançar seus objetivos e de conquistar coisas incríveis desde que sejam persistentes e acreditem. As pessoas precisam acreditar mais em si mesmas e em seus sonhos. Jamais devemos nos abater com as derrotas, precisamos saber que elas fazem parte da vida de cada pessoa e é o caminho mais seguro para chegarem ao sucesso, pois quando erramos temos a oportunidade de aprender com esses erros para que lá na frente não o cometamos novamente.
Todos os grandes homens de nossa historia também cometeram erros e sentiram o amargo gosto do fracasso, a maioria deles foram criticados, ridicularizados, zombados, e alguns até condenado à morte porque ousaram sonhar diferente da maioria das pessoas de sua época, e ainda sim, acreditaram fielmente nos seus sonhos, esses homens tiveram perseverança e foram persistente e como recompensa, se tornaram imortais, gênios que com seus sonhos mudaram o rumo de nossa historia e contribuíram para o progresso da humanidade: cito aqui só para conhecimento a historia de Giordano Bruno, cientista italiano da época da inquisição que foi condenado à morte porque afirmou que a terra era mais um dos planetas do nosso sistema solar que girava em torno do sol, na época ele foi perseguido e obrigado a desmentir essa afirmação, porém como não aceitou essa imposição foi queimado vivo em praça publica. Mais tarde, o grande Galileu Galilei viera a confirmar e até provar a afirmação antes feita por Giordano Bruno, e foi através desta descoberta que hoje temos a noção de tempo, horário, dia, mês, ano, etc., ainda quem não conhece a história de Albert Einstein, o pai da física moderna, pois bem; ele foi expulso do colégio sob alegação de que era incapaz de aprender, logo Einstein a mente mais brilhante e inteligente que já se ouviu falar, o criador da ciência que revolucionou o mundo conhecida como: Teoria da Relatividade “ Teoria que explica a relação entre matéria e Energia”, imaginem agora, se Einstein não fosse persistente, se tivesse aceitado o status que lhe foi dado pelos seus professores o que seria do mundo hoje sem sua contribuição.
Pois bem! Todo ser humano é especial e só o fato de existirmos e estarmos vivos neste momento já é uma prova disso o que nos torna privilegiados, agora, se Deus nos criou de forma igual, então porque algumas pessoas são vitoriosas e outras não? É porque muitas pessoas são acomodadas e conformadas, preferem assistir ao sucesso dos outros e viverem decepcionadas com si mesmas do que acreditarem e lutarem pelo seu próprio sucesso, enquanto que outras não, elas são determinadas e perseverantes, aprendem com os erros e acreditam fielmente que são capazes e ainda, acreditam nos seus sonhos e jamais se deixam vencer pelas derrotas, muito pelo contrario tiram delas todo o conhecimento necessário para evitá-las no futuro e assim garantirem seu sucesso.
Jamais sentiremos o doce sabor do sucesso sem que antes provemos do amargo gosto do fracasso.
Ser uma pessoa persistente não significa ser teimosa, mas sim ser corajosa, sonhadora e perseverante, pois ser teimosa é errar e não ter a humildade suficiente para aceitar que errou, enquanto que uma pessoa persistente é aquela que acredita nos seus sonhos e objetivos mesmo quando erram ou esses pareçam distantes e irreais. Imaginem quantos sonhos e conquistas ficaram para traz e não se tornaram realidade por falta de acreditarem ou de coragem para continuarem, agora imaginem quantos outros viraram realidades porque seus idealizadores tiveram a ousadia de sonhar, a perseverança de acreditar e a persistência de lutar para que eles virassem realidade, se prestarmos bem atenção até nós mesmos temos histórias parecidas em nossas vidas, se forçarmos um pouco nossa memória veremos que já conquistamos coisas que pareciam difíceis e até impossíveis, porém para nos não, acreditamos e conquistamos.
Certo dia um homem ousou sonhar!
Ele sonhou em conquistar o mundo e foi perseguido, muitos o ignoraram, outros o ridicularizaram, fizeram piadas, agrediram seu orgulho, ofenderam sua família e fizeram todo tipo de gozação que se possa imaginar, muitas vezes o humilharam e o chamaram de louco. Diziam que era ingênuo e incompetente, outros falavam que ali jamais seria o seu lugar, teve ate os preconceituosos que disseram que ele era negro, que não tinha a menor chance e jamais conseguiria tamanha façanha, enfim, esse homem sofreu diversos tipos de insulto e perseguição, todo tipo de preconceito e discriminação e mesmo assim se manteve firme em busca de seu sonho, acreditou em seu objetivo e jamais se deixou vencer pelas criticas, mesmo nas muitas vezes em que esteve triste e abatido com tamanha perseguição ele continuo sonhando foi persistente até o ultimo momento e no final, contrariando todos os que não acreditaram nele este homem se tornou o primeiro homem negro da historia a ser presidente da maior nação do mundo, seu nome é Barack Obama, presidente dos Estados Unidos da América. Pensem nisso.
COMENTÁRIO:
Nunca devemos desistir de nossos sonhos, precisamos acreditar e lutar por nossos objetivos sempre, devemos encarar as derrotas como oportunidades de aprendizagem para evitá-las no futuro, devemos parar de se lamentar quando não conseguimos atingir determinado objetivo e jamais devemos ficar reclamando e criticando as conquistas dos outros, precisamos aceitar nossas derrotas e parar de arrumar desculpas para justificar nossos fracassos, precisamos assumir a responsabilidade por nossos erros e tomarmos a atitude de mudar o que não está correto, devemos ser persistente em busca de nossos sonhos, pois a vitória é fruto de muito trabalho, dedicação e determinação e todos nós podemos realizar nossos sonhos desde que tenhamos esse objetivo e sejamos persistentes.
Você não precisa ser o líder do seu povo, mas precisa encará-los de frente e com a cabeça erguida, por isso também não seja o traidor deles!
Último credo
Como ama o homem adúltero o adultério
E o ébrio a garrafa tóxica de rum,
Amo o coveiro este ladrão comum
Que arrasta a gente para o cemitério!
É o transcendentalíssimo mistério!
É o nous, é o pneuma, é o ego sum qui sum,
É a morte, é esse danado número Um,
Que matou Cristo e que matou Tibério.
Creio como o filósofo mais crente,
Na generalidade decrescente
Com que a substância cósmica evolue...
Creio, perante a evolução imensa,
Que o homem universal de amanhã vença
O homem particular que eu ontem fui!
Ser pai é ser forte, nobre, compreensivo.
É ser um homem distinto, protetor e amigo.
Que esse dia seja abençoado para todos que desempenham esse papel fundamental de ser pai.
Feliz Dia dos Pais
Estamos na era do fast-food e da digestão lenta, do homem grande de caráter pequeno, lucros acentuados e relações vazias. Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados. Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas "mágicas". Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na dispensa: a vida se faz mais curta. Quebre as regras, perdoe rapidamente, beije demoradamente, ame - mas abra exceção -, e não se esqueça: o céu não é o limite! Isso só você impõe.
Sou o que se chama de pessoa impulsiva. Como descrever? Vem-me uma idéia ou um sentimento e eu, ao invés de refletir sobre o que me veio, o faço quase que imediatamente. O resultado tem sido meio a meio: às vezes acontece que agir sob uma intuição dessas não falha, às vezes erro completamente, o que prova que não se tratava de intuição, mas de simples fatilidade. Trata-se de saber se devo prosseguir nos meus impulsos. E até que ponto posso controlá-los. (...) Deverei continuar a acertar e a errar, aceitando os resultados resignadamente? Vou pensar no assunto. Certamente o resultado ainda virá sob a forma de um impulso. Não é por eu querer ser diferente, não. Quem me conhece sabe que sou clone de qualquer outra mulher, mas não me tire o prazer de me manter indiferente a algumas coisas. Virou meu luxo secreto ter meus detalhes – e detalhes fazem sim toda a diferença! Certo é que quero bem quem está ao meu lado, e quem não está também. Certo é que nem tudo precisa de um motivo pra existir. Apenas ame, ame sua sorte, ame seu cabelo e seu perfume, ame o sol, ame as suas músicas, ame seus medos, ame o que passou... O que está acontecendo e o que está por vir, apenas ame e depois de um tempo que você amar, se amar, comece tudo de novo, mas dessa vez faça diferente: ensine alguém a amar você.
Hoje eu to convencida de que ninguém perde ninguém, afinal, ninguém possui ninguém. Essa é a verdadeira experiência da liberdade: ter a coisa mais importante do mundo sem possuí-la. A vida é maravilhosamente bela!
Você ainda vai amar e odiar a mesma pessoa. Vai rir das coisas que passou, vai rir de como você era, de como você é, e de como você pensa ser. Vai querer mudar de nome, vai querer ser outra pessoa, vai perceber que você mudou muito, ou que você sempre foi a mesma pessoa! Vai se perder em sua própria vida, vai arriscar mesmo sabendo das consequências. Vai querer recomeçar, mesmo nunca tendo começado, vai fazer planos com outra pessoa, mesmo ela nunca tendo feito parte disso. Vai depender de alguém, vai pedir ajuda. Vai perder o orgulho. O importante é ser você.
Nem sempre as escolhas que fiz foram as corretas, nem sempre as pessoas que escolhi permaneceram ao meu lado, nem sempre meu sonho se realizou, nem sempre minha opinião foi aceita, mas sempre fiz o que quis. Não vivemos exatamente o que sonhamos, vivemos o que cativamos, o que nos foi guardado, o que merecemos. Geralmente sofremos quando esperamos algo de alguém. O ideal é não esperar nada de ninguém e se surpreender com cada ato, cada inesperado ato tão esperado ocultamente. Devemos saber perder. Vá à luta, levante, revide! Vá em frente, não se renda, não se prenda no medo de errar que é errando que se aprende. O caminho até parece complicado e às vezes tão difícil que você se surpreende quando sente de repente que era tudo muito mais fácil. Vá na marra, vá na garra, vá em frente e se agarre com unhas e dentes. Pra saber o que é possível é preciso que se tente conseguir o impossível, sempre alimente a esperança de vencer e só duvide de quem duvida de você.
Lavar a alma me traz boas lembranças...
A característica do homem imaturo é aspirar morrer nobremente por uma causa, enquanto que a do homem maduro é querer viver humildemente por uma causa.
O homem não da valor quando perde,da valor quando outro ganha o que ele achava que seria para sempre dele.
Lembrai-vos também de que na luta contra o Homem não devemos ser como ele. Mesmo quando o tenhais derrotado, evitai-lhe os vícios. Animal nenhum deve morar em casas, nem dormir em camas, nem usar roupas, nem beber álcool, nem fumar, nem tocar em dinheiro, nem comerciar. Todos os hábitos do Homem são maus. E, principalmente, jamais um animal deverá tiranizar outros animais. Fortes ou fracos, espertos ou simplórios, somos todos irmãos. Todos os animais são iguais".
George Orwell, in A revolução dos bichos
Um homem bom é livre, mesmo quando é escravo. Um homem mau é escravo, mesmo quando é rei. Não serve a outros homens mas a seus caprichos. Tem tantos senhores quantos vícios.
Duas espécie de coisas,quer o verdadeiro homem: perigo e divertimento. Quer por isso,a mulher,como o mais perigoso dos brinquedos.
Um homem pode imaginar coisas que são falsas, mas ele pode somente compreender coisas que são verdadeiras, pois se as coisas forem falsas, a noção delas não é compreensível.
Um homem acredita mais facilmente no que gostaria que fosse verdade. Assim, ele rejeita coisas difíceis pela impaciência de pesquisar; coisas sensatas, porque diminuem a esperança; as coisas mais profundas da natureza, por superstição; a luz da experiência, por arrogância e orgulho; coisas que não são comumente aceitas, por deferência à opinião do vulgo. Em suma, inúmeras são as maneiras, e às vezes imperceptíveis, pelas quais os afetos colorem e contaminam o entendimento.