O Homem e a Sociedade
o homem nasce bom e
mau por natureza, a não ser que seja corrompido pela sociedade e ser algo diferente da sua natureza
Rousseau e Pelágio afirmaram que: "O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe".
Contudo, a realidade é esta: O homem é mau por natureza. A sociedade é apenas um reflexo, em larga escala, do que sua natureza corrompida é capaz de fazer.
Se o homem normal percebesse o quanto tende a ser manipulado pela sociedade, desejaria, também, ser chamado de louco.
Sociedade
Sou mais um homem nesse mundo precário
Olhando para uma sociedade fracassada
Calado enfrento minhas dores do dia a dia
Indo para um futuro desconhecido mas ser a melhor que isso
Eu sou um homem apaixonado numa sociedade sem amor
Dando o melhor de mim para ser notado
Ainda mesmo sabendo que não terei nada
Dou minha dedicação e esforço para cuidar de um amor
Eu não sei do futuro mas sei que no presente serei o melhor dessa sociedade para ser o melhor para quem amo.
A violência no mundo nuca acabara por que o homem e gerado e corrompido pela sociedade onde também pode colher os frutos.
A sociedade não corrompe o homem, o homem é quem escolhe se vai ir contra o que dizem, ou escolherá seguir o caminho que dizem.
Certo homem disse: sou branco e sou aceito na sociedade. O preto respondeu: e dai! A sepultura aceita eu e você, sem distinção.
Humanos e insetos Certo homem das ciências começou a estudar a sociedade das formigas e chegou à uma conclusão não final, seria necessário muito mais tempo para chegar na derradeira conclusão e ele talvez perdesse o ponto necessário para isso. Dizia essa não final, incompleta talvez que todas as formigas tinham o seu afazer, nenhuma vivia nas costas do outra, não havia presídio, nem cemitério. Viviam assim tocando a sua condição. Os sentimentos do amor, do ódio, da inveja não foram captados e não se percebeu nenhuma formiga matando o seu rival ou desafeto ,
por uma outra formiga. Não quer dizer muito em relação a uma sociedade de formigas mas elas continuam existindo nas cidades dos humanos, adaptando-se aos tempos. Já os humanos, mais complexos, tem esses sentimentos elevados mas os distúrbios, os aborrecimentos e as confusões causados por eles fazem grandes estragos na vida dos humanos. Se uma formiga vive cerca de dois meses, por aí, imagine então que a vida é rápida, certeira e não tem sentido algum perceber que um inseto tem que ter uma explicação ou um sentido na vida. Extrapolando para o lado humano, diriam que por viver mais tempo buscariam um sentido para a vida e morrendo, um sentido de ter feito uma existência plena, mas qual um sentido de um médico protelar a morte se perto desse local de salvação estão executando humanos por quaisquer motivos, todos torpes.. Se a própria sociedade faz existir diversas formas de abuso dos outros humanos caso de cobrar taxas ,impostos, licenças. Então o amor, diria existir somente numa mãe ou pai recente cujo rebento seja indefeso. De resto na sociedade humans evolutiva só há o interesse ,seja qual título, qualquer tempo, qualquer família,qualquer casal . Tudo volta para as formigas ,o sentido da vida de uma formiga deve ser necessariamente igual a de um humano, só que este mais bem elaborado João Aires
A dignidade de um homem é o resultado da soma de todas as suas acções dentro de uma sociedade moral e cívico. Furucuto 2021
O homem que aceita representar Deus na sociedade e na vida, será feliz!! O homem que acredita ser seu próprio representante..será apenas homem..
O trabalho que mais asfixia o homem é a sua integração numa sociedade onde os cidadãos se alimentam de estereótipos. O tempo passa e o homem continua a viver o passado imaginário!
"A verdade pode excluir o homem da sociedade, no entanto a Verdade escreve seu nome no Livro da Vida "
O homem nasce com a pureza da inocência; com o passar do tempo, a sociedade vai mostrando as suas garras e quem não tiver solidez de caráter acaba se enveredando por caminhos tortuosos