O Espaço e o Tempo
Toda mentira contada mais de três vezes no mesmo lugar em um curto espaço de tempo cria por si só uma tênue sombra de veracidade que pode virar com tempo uma meia verdade.
Cada existir realmente acaba um dia? Se o espaço parece tão infinito, que me caberia dizer do tempo? Mas se toda existência não acabasse, qual propósito teria para o espírito em sua continuidade? Já me peguei acordado enquanto a cidade dormia toda sua forma humana, atravessando espírito alegre que no seguinte repousar seguia sendo sobre a vida; uma compreensão de amor tardio e vasto para aquelas horas. O que havia para amar naquele silêncio e tão grande escuridão? Era meu próprio existir efêmero fulminante que simplesmente transladava barreiras silenciosas no compasso de cada respiração do que viria a descobrir depois.
Grande ilusão morta no espaço tempo...
Do fundo do copo...
Disfarçando a espera de um qualquer sofrimento...
Pelas saudades que lhe aterram...
Procurando no amor a felicidade...
Entre conversas vãs...
Entre os descasos sem cuidados...
Pertencer a quem souber...
Apreciar os trejeitos...
No íntimo mais profundo...
Ignora o silêncio e o eco...
O que o coração murmura, a voz não diz...
Entorpecido sente-se feliz...
E vão-se em mar a fora...
Os sentidos embriagados e mal sentidos...
Que tudo é ilusão que esta alma sente...
Se nada há de novo e tudo o que há...
Sentir prazer em deitar-se com o perigo...
Que alguém lhe mostre a tua imagem, como tantos, sem sentido...
Sem expor à vergonha...
Sem alardear seus gemidos...
Pobre esperançado...
Que anda crê na ilusão…
Do amor…
Da fantasia...
Que nas portas dos bares aguarda...
Alguém a lhe acompanhar pelas ruas...
Tudo posso esquecer em minha vida...
As visões em minhas estradas percorridas...
Só não consigo me esquecer no entanto...
Dessa figura de alma nua...
Sandro Paschoal Nogueira
Sobre a Vida
Todo momento e único na vida, feito de um curto espaço de tempo seguindo sempre em frente como o curso de um rio sem volta ou retorno.Dai o cuidado com o que falamos,fazemos ou pensamos. Em poucos segundos você pode fazer a diferença na vida de outro ser. Você já sorriu para alguém hoje? Saiba que existe alguém nesse momento esperando pelo seu sorriso.
Quão solúvel é mesmo isto o qual chamamos de TEMPO!
Um espaço utópico vivenciado apenas aos humanos.
Uma celebração de conflitos ensejos e anseios e realidades dissoluveis.
Mas, apenas comemorada por seres imaginariamente pensantes.
Viver!
Oque é, no tempo?
Calculando o tempo e o espaço percebo que o instante presente se faz diferente do instante passado ou futuro.
Os dois perdidos no mesmo caminho em diferentes espaço-tempo... Ambos com suas culpas e dores.
Solitários na multidão. Doloridos na emoção. Insatisfeitos com o coração.
Anseiam por alento! Trocam pensamentos e energia sem saber...
Podem se amparar, se curar na troca, no carinho despretensioso, na conversa amena, nas confidências profundas, na companhia um do outro.
Conhecem-se bem: seus pecados e suas virtudes.
Mas o orgulho, os rancores e o medo de uma tempestade q pode nem vir os mantêm afastados.
Disseram-se palavras duras que ainda pairam sobre suas cabeças e magoaram-se por falta de jeito, o que ainda endurece o coração.
Enterraram a auto estima um do outro com afirmações as quais sabem serem inverdades.
Aí cada um criou sua própria verdade e fecharam-se em conchas.
E, se não tornaram inimigos, usam da indiferença, fingindo que não houve história.
São HOJE o remédio que um dia já foi amor e depois veneno...
Hoje a experiência faz conhecer a dose.
Mas o "e se" não deixa o milagre da cura acontecer..
Cadê a razão para as coisas do coração?
SUBTERFÚGIOS
As amarras que nos prende no espaço e no tempo, não são os obstáculos em si; mas sim, os subterfúgios, a apatia e a covardia!
080823II
A paixão pelo belo faz o homem confundir tempo e espaço, sentimentos e desejos, faz agir como tolo e ter coragem quando devia ter medo. A beleza cega e atrai suas vítimas como moscas para um suicídio na doçura!
CREPÚSCULO DOS DIAS
Na infância da existência
nossa consciência de tempo
e espaço nos iludia fácilmente
nos fazia ouvir sons inefáveis
de promessas de prosperidade
víamos imagens de um futuro sem dor
o sofrimento dos outros era só uma ideia
algo que não poderíamos compreender
nem lamentar.
Como criança, brincávamos
com sol durante o dia,
à noite com as estrelas
como se ambos fossem para nós
eternos amigos,
leais companheiros de viagem
rumo à eternidade.
Contudo, chega o crepúsculo dos dias
quando olhamos para trás
e enxergamos um por do sol,
outrora colorido
agora sombrio e cinza,
com um olhar distante e melancólico
reconhecemos que o tempo é inexorável
um pássaro mudo, que não canta mais
a canção favorita dos homens
os sinos que agora tocam
são ecos sem melodia definida
nossos ouvidos céticos não ouvem mais
os acordes da esperança.
Evan do Carmo 23/08/2018
Sobre a Einstein e a sua relatividade da noção de tempo e espaço.
Sim, podemos dizer que era poeta no mais alto conceito da poesia, um filósofo quântico. Contudo, sem metafísica explicita... hoje entendo o tempo como um metrônomo para marcar a felicidade...
Através das obras de arte, podemos viajar no tempo e espaço, experimentar emoções e sensações que transcendem o momento presente. A arte é capaz de capturar a essência da vida humana, retratar a beleza e a dor da existência, expressar ideias complexas e transmitir valores e significados que ressoam por gerações.
Na poesia, encontramos palavras que cantam a alma e emocionam nossos corações. Na música, ouvimos sons que nos transportam para outras dimensões. Na pintura, contemplamos cores e formas que despertam nossa imaginação e nos fazem refletir sobre o mundo ao nosso redor. No teatro, vivenciamos histórias que nos ensinam sobre a condição humana e nos conectam com os outros.
A arte é uma janela para a eternidade, um meio de transcender a limitação do tempo e espaço. Quando criamos ou apreciamos uma obra de arte, estamos participando de algo maior do que nós mesmos, algo que perdurará além de nossa própria existência. Através da arte, podemos alcançar a imortalidade e nos conectar com a humanidade através dos tempos e culturas
Evan do Carmo
O tempo passa? Ou é você que passa pelo tempo? O que busca neste espaço sagrado, nesta vida, neste momento do agora? olhe nos seus olhos e acorde, não num despertar abrupto, mas um levantar calmo das pálpebras as vezes cansadas, olhe mais uma vez, tenha coragem de despertar, um despertar manso, não pisque os olhos rapidamente, porque tudo passa rápido demais, observe o presente, ouça o som da sua respiração, o palpitar de seu coração, caminhe devagar, num bailar doce dos cisnes! Vá, siga muito devagar, sem pressa, assim vai acordando, sem asustar, sem temer!
Sorria e passe pelo tempo apreciando o aprendizado, o caminho, as paisagens ao seu redor como uma chuva que cai fina certeira, sem dúvidas que irá desaguar num rio, na cachoeira, no mar, não caia despercebido, dance, eleve-se mesmo ao cair. Acorde para a vida, eleve-se mais de uma vez!
Renasça!
Aprecie: Ser, sentir, estar aqui e agora!
Giovana Barbosa
Sabedoria Gaya
O silêncio nos permite passar um tempo conosco e abre espaço para que nossos pensamentos cresçam em criatividade e se conectem com nossas emoções, diminuindo a velocidade e reconhecendo o que está ocorrendo internamente, sem reagir aos estímulos externos.
As vzs queria por um curto espaço no tempo entender o porquê amar se faz tão nescessário na vida de alguém se doe tanto, se você não ama você se sente só, e infeliz, e ao mesmo tempo quando você ama muitas vezes a pessoa errada embora ainda acredite que em algum lugar exista a pessoa certa você tbm sofre porque você acaba se contentando e se acomodando com o pouco que recebe e isso vai te consumindo até chegar a uma determinada situação que o fim e duro cruel e trágico, e você se depara juntando seus cacos, juntando os pedaços do mau que vc mesmo se deixou causar, e lá está você mais uma vez infeliz por ter amado, e por estar só, agora me diz quem entende...Porque amar e ser amado é tão necessario, e porque as pessoas são tão cruéis umas as outras...
A vida segue seu curso como tem de ser. O que fazemos neste curto espaço de tempo que estamos nela será nos cobrado. Não reclame, não pragueje.
Muitas vezes apenas estamos recebendo o que plantamos e não temos consciência disto.
Experimente, então... dialogar familiarmente com o Cristo Crucificado, por um espaço de tempo curto ou longo, conforme a oportunidade, como você faria comigo - e converse com Ele sobre suas coisas e também Lhe peça conselhos, sejam quais forem os assuntos: pessoais, materiais, seus ou dos outros.
A Vida é única para cada ser, em seu tempo, espaço, sorte, experiências, caminhos, visão, julgamento e evolução, então procure ser feliz a cada instante, não permita que a inveja ou o mal interrompa esse processo que é só seu porque foi escrito para você, apenas.