O erro faz parte da aprendizagem
Entendam, meus netos, é sempre bom aprender com os erros dos outros, porque, quando a gente aprende com os nossos erros, somos nós que pagamos o preço.
Livro Sinto Muito, Meu Amor
Entendam, meus netos, é sempre bom aprender com os erros dos outros, porque, quando a gente aprende com os nossos erros, somos nós que pagamos o preço”. Todos concordamos e ficamos bem atentos, com os olhos esbugalhados e brilhantes olhando para nosso avô.
“Seu Mariano tinha uma pequena venda. Era o único sustento da família. Ele já era idoso e tinha oito filhas. Não tinha nascido um homem na família, e naquele tempo, mulher só servia para casar. Mulher não estudava como hoje e nem se formava. Bem, um certo dia, ele percebeu um senhor que entrava com um saco vazio e saía com algumas coisas sem passar pelo caixa. E isto aconteceu por três dias seguidos naquela semana. No quarto dia, ele chamou o único policial da cidade e mostrou o homem. O policial ficou observando, viu o homem pegar alguns alimentos e sair sem pagar. Ele o seguiu, o homem saiu correndo sem olhar para os lados. Foi quando passou um carro que, naquela região, não era muito comum, e atropelou o homem que corria desembestado. A batida foi fatal. A história correu a pequena cidade até que a viúva apareceu, grávida, com uma menina no colo e outra segurando pela mão. Quando o dono do mercadinho viu, foi até ela e disse:
— Ele estava roubando, senhora.
— Ele estava roubando para alimentar a mim e às filhas. Estamos passando fome. E agora? O que vai acontecer conosco, meu Deus?
— Por que ele não trabalhava?
— Ele trabalhava, senhor, na lavoura, mas foi demitido com a crise, faz seis meses. Meu Deus, ele só queria matar a fome das filhas! Não temos o que comer...
A mulher se pôs a chorar, o choro veio mais forte quando a filha de três anos disse:
— Mãe, diz pro papai levantar que eu tô com fome!
Seu Mariano se colocou no lugar daquele homem. Olhou para as filhas dele, lembrou das suas e se pôs a perguntar se não era melhor ter chamado o homem para conversar; ter, de alguma forma, ajudado a arrumar um emprego em vez de chamar o policial. Ele até sabia de alguns amigos que estavam precisando de empregados. Até ele mesmo precisava de alguém de braços fortes, já que suas filhas não davam conta do trabalho pesado.
O policial, por sua vez, estava sentado debaixo de uma árvore, próximo do local, perguntando-se por que não havia abordado o homem dentro do mercadinho.
O homem foi enterrado no dia seguinte. Depois do enterro, todo sábado, Seu Mariano pedia para o policial levar uma cesta básica para a viúva, tentando, assim, diminuir um pouco a dor da família e seu remorso”.
— Não, vô, que história triste! — disse eu, já em lágrimas.
Carlinhos logo saltou e disse:
— Vô, mas ele não estava roubando? Morreu porque roubou.
— Que é isto, meu neto! Foi errado roubar, mas o preço pago por um pai de família que, no desespero, roubou um prato de comida, foi muito alto.
Livro Sinto Muito, Meu Amor
_O obvio nada sei
sinceramente o que sei
tive que aprender com erros e acertos,
senti podia amar e te amei...
mesmo nas decepções estive
num caminho que escolhi viver,
me apaixonei pela a vida
desdenho o destino que me reservou,
e dos direitos que tenho
no silencio...
aparentemente obtenho sensações
no atos do sentimento solitário,
prevejo o sonhos que te encontrei
no submundo tive a certeza do teu amor,
dia mais dias ocasiono a expressão,
derrubo cada vertente da derradeira soma dessa vida,
te vejo e te imagino no ser astral puro....
tento para imensidão o seu ser no algoz,
se passa o tempo se tem o teor dos medos
ao declínio que verte no algoz...
a tal ânsia de existir,
sendo aparente o trevor da paixão paranoica...
se tem a vontade reprimida...
Se você acha que tem que errar pra aprender então aprendeu errado, pois um erro pode trazer anos de retrocesso. E erros seguidos podem apagar as chances de acerto, pois acertos exigem muito mais tempo e energia, inteligência e observação. Se você quer errar pra acertar então é porque deseja o erro e abomina o correto.
Sempre há chances de um novo aprendizado, novos erros, novos começos... saia da mesmice e simplesmente viva.
Assuma suas besteiras; aprenda com os erros; tenha a coragem de se desculpar e a ousadia de recomeçar. Caiu na lama? Refresque-se, levante-se e continue!!!
Vão te admirar pela falta justa que sofreu, mas não pela que tentou cavar e o juiz não deu.
A maioria de nós, dificilmente aprenderá com o erro do outro. Via de regra, acharemos ‘chatos’ todos aqueles que tentarem nos alertar que já trilharam aquele caminho e que a coisa não deu certo, e mesmo que estejam cobertos de razão, não acharemos que estão até passarmos pela experiência. Mas a tragédia acontece mesmo é quando estamos trilhando o tal caminho que achamos que vai nos levar a lugares diferentes de nossos antecessores, e nos falta a inteligência de perceber que já está dando errado há muito tempo. É quando confundimos persistência com insistência e teimosia. Mas, em última instância, isso também faz parte do aprendizado - ainda que de forma mais dolorosa.
Aprenda com os seus erros,e não se deixe levar pelas as fofocas de quem também erra,o importante é tentar acertar e aprender com os erros cometidos,afinal somos todos aprendizes nessa escola chamada terra.
Eu decido seguir sem nós, é que meu Eu prevaleceu, não caio no erro de quem disse que APRENDEU APRENDEU se ARREPENDEU.
O erro possibilita a criatividade...Mas não é sobre errar de propósito. É sobre aprender com a tentativa mal sucedida e ampliar a visão para novas possibilidades...
Quando um relacionamento não dá certo, a primeira coisa a se fazer é aprender com os erros, a segunda é seguir em frente.
O que não deu certo não deu!
Não insista em algo que só te causou dor!
Erramos e aprendemos com os erros,
Mas tem vezes que precisamos se foder de novo para aprender
E mesmo assim não aprendemos
Tentamos compreender e não compreendemos.
É eu sei
Estava afim de tentar mais uma vez
Estava disposto a errar e aprender dessa vez.
Nessa jornada evolutiva tudo é para nosso aprendizado, incluindo os erros.
Não se culpe por isso!
Assuma a responsabilidade dos seus erros e aprenda a lição que eles trouxeram até você.
Todos temos o direito de não mais repetir velhos hábitos e erros,mas aprendamos com "eles" a ser pessoas melhores.