Novo
A cada novo dia devemos alterar a rotina, mudar o caminho, e provar algo novo, porque isso afasta o desânimo e desenvolve em nós maior otimismo.
Buscando na esperança feito criança
querendo viver o novo, e agarrando-se
com confiança de buscar a coragem
e enfrentar com fé.
Quero ser guerreira novamente à renascer
para a nova vida.
E hoje tudo o que quero é ver coisas bonitas
além do infinito para viver em paz.
Juju, tô ficando com medo de você de novo. Vamos mudar de assunto? Lembra daquela Rua Araújo Barolli onde a gente ia lá na vendinha comprar doce, pipoca, pipa, giz pra você brincar de amarelinha com as meninas e estilingue pra eu brincar com o Bocão? Será que a vendinha ainda está lá no mesmo lugar?
Bom dia
Plenitude de vida
Deus opera milagres diariamente em meu novo modo de viver, só em acordar todos os dias e ver que me tornei livre para viver e posso tomar minhas decisões e escolher meus caminhos pode parecer pouco para alguns, pois para mim é um milagre diário, hoje dou risadas dos problemas que me rodeiam, não que viver rodeado de problemas seja bom, mas sim do reconhecimento do que a vida é hoje pra mim. Fico rindo, pois não tinha estes problemas há algumas 24 hrs atrás, pois toda minha energia estava voltada a vida e caminhos obscuros que persistia em seguir.
Bom dia
O novo
Quando aceitei a condição que Deus está por trás de todas as minhas decisões e fatos que acontecem no meu dia a dia perdi o medo, percebi que o sentimento que carregava não era de como encarar novos desafios e situações e sim uma aversão a mim mesmo, as minhas duvidas, inseguranças e de como viver o novo em minha vida.
A cada dia um novo aprendizado. Nos pequenos atos se percebem muitas coisas. Algumas pessoas enxergam o ruim, o que te faz mal, e muitas não querem enxergar o que te faz bem. Elas simplesmente fazem de conta que nada acontece. As horas giram, a vida é mudada a cada segundo e o que te faz falta poderá não ter nunca mais!
Antes que adormeças, prepara as tintas da esperança e pinta com capricho a luz de um novo dia! Acredita e lembra-te: o futuro sempre procura ler páginas já escritas!
Admiração
Hoje passei o dia pensando em um tema novo. Aí me veio a palavra admiração, mas, afinal, o que significa essa ideia? Quando admiro sinto o quê? Percebo o quê? Quais modificações são produzidas no meu corpo?
Será que muda alguma coisa em minha alma?
Para os antigos, a filosofia brota da admiração, do espanto, da nova descoberta e do perceber o que antes a mente ou intelecto não havia reconhecido.
O que dizer, então, da comunidade que acolhe o afogado na bela história de Gabriel García Márquez, que Rubem Alves cita com maestria no livro: Lições de Feitiçaria: meditações sobre a poesia.
Uma obra fascinante que li há alguns anos, mas que me provocou um espanto imediato quando encontrei no curso de Teologia uma obra que ensina feitiçaria.
Que loucura a minha!
Eram apenas meditações sobre a poesia!
Depois de fazer a aquisição de tal obra, me senti como aquela menina que absurdamente queria o livro para ler, como se estivesse dentro de uma redoma contemplando uma “felicidade clandestina”.
Deixei entre aspas porque já ouvimos esse termo antes...
Mas continuando a nossa história... Quem era esse afogado?
Talvez, um homem sem identidade e sem passado.
Seu corpo não revelava quem ele realmente era.
Foi preciso preparar para o rito de despedida, precisaram limpar o seu corpo, purificá-lo...
Cavar a sua sepultura.
Mas antes de tudo acontecer, foi preciso pensar.
Como esse homem vivia?
Quem o matou?
Por que as suas mãos estão macias?
Será que ele deixou filhos? Esposa?
As mulheres da aldeia faziam o rito de purificação do corpo, mas naquele momento acontecia outro ritual...
A mudança de mentalidade das mulheres... Que deixaram a mesmice de lado, a estagnação de seu viver para pensar a sua própria existência.
O afogado gerou uma onda de reflexão pela aldeia.
Foi semeada a dúvida.
A inquietação.
A sensibilidade de homens e mulheres se aflorou como uma rosa que desabrocha mostrando sua beleza e seu aroma matinal.
E foi feito o enterro...
Foi cumprido o silêncio por aquele corpo que ninguém conhecia, mas que estava ali boiando em alto mar.
Depois de ter cumprido todo processo de ritualização, a vida na aldeia nunca mais foi a mesma...
E com o passar do tempo a vila foi se modificando, as pessoas foram reformando as suas casas, construindo novos barcos, plantando jardins...
Aí foi acontecendo o que Adélia Prado, encantadoramente, recorda em sua poesia impressionista:
Uma ocasião,
Meu pai pintou a casa toda
De alaranjado brilhante.
Por muito tempo moramos em uma casa,
Como ele mesmo dizia,
Constantemente amanhecendo.
Enfim, o morto trouxe a salvação daquela aldeia.
O morto promoveu o advento da boa nova para aquele povo.
Uma vida que contempla os amanheceres da existência saberá, de fato, o valor ou o ato de admirar-se diante da vida que surge ou do morto que se esvai.
14/12/2015
SELO DO PECADO
Quando vou te ver de novo?
Você foi embora sem dizer adeus,
nem uma palavra sequer foi dita
Nenhum beijo final para selar algum pecado
Eu não fazia ideia de onde estávamos.
Eu sei que eu tenho um coração inconstante e deveras razoável
E um olho errante, e um peso em minha mente.
Será que você não se lembra?
A razão de coração
pela qual me amou antes?
Amor, lembre-se de mim mais uma vez.
Quando foi a última vez que você pensou em mim?
Ou você me apagou completamente da sua memória?
Eu frequentemente penso sobre onde eu errei
E quanto mais eu faço, menos eu sei
Mas eu sei que eu tenho um coração inconstante e razoável... Talvez instável
Eu te dei espaço para que você pudesse entrar
Eu me afastei para que você pudesse ser livre
E espero que você encontre a peça que falta
Para trazer você de volta para mim
Por que você não se lembra?
Você não se lembra mesmo?
A razão pela qual me amou antes?
Quando eu vou te ver de novo,
Para selar o nosso pecado?
_____________ Maria Izabel Sá Ribeiro
E um novo dia irá surgir com o brilho do sol interior, e o canto dos pássaros avisando que: acordar, levantar e cantarolar é uma forma de agradecer a Deus por tudo que virá.
Quando eu era novo atribuo principalmente por falta de ensinamentos e orientações o fato que, para mim a vida, pensava eu que era do jeito que nós queríamos, não acreditava em nada e estava me afastando cada vez mais das coisas boas e certas que existem. Meus olhos, meus ouvidos, minha boca, minha mente e meu coração estavam se fechando por completo. Mas com a graça de Deus alguém me resgatou. Eu agradeço do fundo da minha alma por não desistirem de mim, por não me deixarem cair no abismo, fiquei mais velho e meu ESPÍRITO EVOLUIU CONSIDERAVELMENTE, meus olhos passaram a ver melhor, a enxergar com mais nitidez o que a vida tem para nos mostrar, meus ouvidos passaram a ouvir melhor o som da vida e o que ela tem para nos dizer. Minha boca aprendeu a falar coisas boas sobre a vida. Minha mente está bem mais clara, passou a refletir melhor sobre a ela. E o meu coração passou a compreender bem melhor as coisas da vida. Ela nos ensina, e para não sofrermos somos obrigados a aprender.
A vida é um grande aprendizado.
Nos primeiros anos tudo é novo e não é muito fácil aceitar princípios concebidos por gente mais velha como os pais, e até de gente que nunca se ouviu falar.
Não há prioridades, há imediatidades, que pouco levam em conta as consequências.
O mais importante é viver intensamente o tempo que passa lerdo na época das aulas e voa nos fins de semana, férias e feriados.
Para os jovens a noite nunca é escura, no máximo tem sombras e elas dão realce, mais cor e mais temperatura a certos mistérios que parecem encantados.
Pouco importa o que possa esconder alguns perigos, o que importa é viver a aventura da vez.
Mais velhos, a gente começa a perceber que as responsabilidades ocupam mais e mais o nosso tempo.
Trabalho, casamento, filhos, algumas doenças, os pais que envelhecem.
É a gente aprendendo que a vida pode ser doce, mas também tem o seu lado amargo.
A gente envelhece mais e aprende mais, percebe que aprendeu por todo o tempo mas ainda é surpreendido por descobertas incríveis, como sorrir e sofrer pelos filhos e pelos filhos dos filhos, sentir pelos amigos que nos deixam, pelo companheiro ou companheira que parte.
Nessa hora a gente ainda aprende que a vida termina sempre desastrosamente com a morte.
Mas a jornada segue para quem fica, aprendemos a controlar a saudade para seguir em frente, aprendendo com os outros que passaram pelo que passamos e deixaram escrito, que dessa partiremos para uma melhor.
Se tudo é novo diariamente, tudo o que sabemos possui pouca serventia, pois o saber pressupõe coisas estáveis, para as instáveis é melhor a criatividade, o improviso.
Por que te achas superior? É porque teu carro é mais novo? Tua casa é mais bonita? Teu salário ou teus ganhos mensais são melhores? Tua intelectualidade é mais avançada? Nossa! Quanta pobreza!
Humildade, qualidade indispensável para o ser humano, se não tens és dispensável e o contato deverá ser somente se, extremamente necessário.
Quais são as cores que tens deixado por onde passas? As que simbolizam alegria, respeito e educação? As que deixam saudades com boas recordações? Ou simplesmente deixas escurecer teu caminho com o sentimento arrogante plantado, a indiferença com o outro olhando de cima de um pedestal, de areia, é claro, matando bons sentimentos. Esse é o legado que queres deixar? Um caminho escuro, sem cor, quem te enxergará? Ninguém, ninguém lembrará de ti com carinho. Experimente não oferecer coisas materiais aos que te rodeiam e dizem ser teus amigos e os contemple somente com tua companhia, poucos ficarão contigo. Quem sabe assim na soberba da tua solidão tu encontres a humildade e a educação que não te ensinaram e que não aprendestes no decorrer da vida.
- Relacionados
- Recomeçar
- Novos Desafios
- Frases sobre metas que te levam à ação
- 106 frases curtas para arrasar no feed
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases de feliz Ano Novo para começar 2025 com tudo
- Reflexões de Ano Novo: mensagens para começar 2025 com o pé direito