Nós Mesmos
Quando debruçamos sobre nós mesmos, compreendemos o outro.
Mas não temos o poder de mudá-los. Nem significa que irão nos compreender.
O pior luto é aquele em que sepultamos uma parte de nós mesmos. O que muitas vezes é necessário pra que continuemos vivos.
Que de tudo tiremos lições e conhecimento, em especial o conhecimento de nós mesmos. Porque se nos conhecemos, mesmo que seja devagar nos vamos percebendo, aprendendo que para ser Feliz, para sermos realizados, temos que aprender a gostar em primeiro lugar de nós mesmos, aprendemos a cuidar de nós mesmos, e a nos respeitar, e a nos afastar de quem seja lá por qual motivo não nos respeitam, não gostam de nós. E aprenderemos em especial a gostar de quem gosta de nós, a estar perto de quem sente nossa falta, de quem gosta da nossa companhia. Se nos amamos e nos cuidamos paramos de ser o que o Outro quer, porque enquanto agirmos e formos como os Outros querem, nós não seremos ninguem, nada seremos. Porque os Outros podem ate querer nos ver bem, mas nunca melhor que eles.
É inútil prometer amor às pessoas quando não possuímos a capacidade de amar a nós mesmos. É querer dar ao outro aquilo que não se tem, esperando receber em troca o que talvez ele também não tenha. Ame-se.
Quando chegamos ao ponto de nos conhecermos a nós mesmos (Sócrates IV) a.C. ninguém é capaz de te ofender a não ser você mesmo. O porteiro de sua vida é você, jamais permitas que as nózes alheia fale aquilo que você não é. CLARIANO DA SILVA (2018)
"O que é esperança? Afirmo que a esperança é uma ilusão que criamos para nós mesmos até que ela não seja mais necessária ou que, infelizmente, caímos na realidade e descobrimos que ela não tem lógica ou é inalcançável. Dizem que 'A esperança é a ultima que morre', assim como também 'É impossível viver sem ter esperanças'. Sobre tal coisa, um filósofo disse: 'Haja o que houver, essa vida sempre termina mal.', nossa esperança deve ser movida 'pelo amor a Deus e ao próximo'. Isso nos faz sermos crentes por instinto? Devemos mesmo ter esperanças em nosso amor a Deus e ao nosso próximo? O que é fato e confirmado, é que devemos encontrar sempre um motivo para continuar. Seja um sentimento por alguém, seja uma ilusão, seja por um dia. Podemos depositar esperanças em qualquer coisa, basta termos criatividade e vontade de nos próprio enganar."
Levar uma vida mais autoconsciente, significa prestar atenção em nós mesmos. E prestar atenção em nós pode ser um pouco mais desafiador do que parece.
" Podemos chegar no topo do sucesso, todos somos proficientes, basta acreditarmos em nós mesmos, mas não espere elogios e aplausos, dirão que tivemos sorte "
Somos reféns de nossas mentes...
E por vezes conduzimos sob nós mesmos, a prática das ações que repudiamos.
Pois a todo momento, o instinto e a razão lutam entre si em busca do poder absoluto.
Mas como seres falhos que somos, caímos na voz do desejo, que dispersa a razão em detrimento de um vão objetivo egoísta, descrito como alforria para aqueles que se julgam presos, numa cela que os mesmos forjaram.
"Ninguém está só. Estamos acompanhados de nós mesmos o tempo todo. Resta entender, o quanto gostamos ou não, da própria companhia."