Noite Passada
Noite passada - Alan Maiccon
Dormi demais aqui em cima
Vem por favor me ajudar
Se ele não é meu também não vai ser seu
Tomara que vire sapo
Pra todas que se se atrever
Cruzar o caminho
Ele é só meu
Pode anotar que nas minhas mãos vira Rei
Ande logo ajude a me arrumar Já perdi o encontro da noite passada
Se eu não chegar a tempo
Pode ser que me esqueça
Sou seu princípe e você minha princesa
Tomara que vire rapoza
Pra todos que se se atrever a cruzar o seu caminho
Ela é só minha
Pode anotar que nas minhas mãos vira Rainha
Isto só sobrevive porque você o alimenta com o seu interior. Esqueça do passado e ele não te corroerá no presente.
Se eu disser o que eu fiz noite passada...
Mesmo falando a verdade, você não acreditaria.
Eu tenho Histórias pra contar
Às vezes eu paro pra pensar, Eu sei que vezes eu errei.
Até tentei concertar, só Deus pode me julgar.
Se eu contar o que eu aconteceu, Na noite Passada
Mesmo dizendo toda verdade, você dia que menti.
Pra que se importar em explicar, sei que mesmo assim.
Eu saio como errado
Eu tenho histórias pra contar
Semana passada encerrou o evento esportivo mais importante do mundo, a copa do mundo na Rússia. Um líder, o técnico de futebol escolhe os melhores atletas para representar a Pátria, Deus quando escolhe os seus eleitos para representar a Cristo nos quatro cantos do mundo, escolhe os pequenos para divulgar o Salvador.
Um dia te conheci. Sei que te conheço mas não me lembro de ti. Sei que um dia me vou lembrar de ti. Mas hoje não me lembro de nada. Só sei que nada sei. Ou pouco mais mas de ti não sei nada. Como se diz, ando na estrada, mais nada, mais nada, a lembrar-me de vidas passadas das quais não sei nada.
Sua vida passada se torna uma lembrança distante, como um sonho. Seu corpo não pertence mais a você, e não há energia para falar ou lutar ou pensar no mundo exterior.
Deus escolheu um povo ainda na eternidade passada para ser seu, quando ele disse haja luz: houve luz; quando ele pensou na sua vida, ainda nada havia, além de trevas.
Relembrava a vida passada, pensava no presente, mas não sonhava e nem inventava nada para o futuro.
Tem coisas que já vivi que, de tanto tempo que já passou, parecem ser experiências de uma vida passada.
"A diferença de onde você ficava no passado para onde você quer estar no futuro, depende do que você faz no presente."
Depois de tanto tempo
Finalmente posso te olhar nos olhos,
ouvir tua voz, sentir teu toque e,
suspirando,
lembrar do quanto te amei.
E no fundo, ainda amo...
Assim como sinto tua falta,
sinto falta do teu abraço, teu cheiro,
das palavras dóceis que saiam da tua boca.
Mas já é tarde, é tarde para dizer tudo isso à algo que não me pertence mais.
Não nessa vida, quem sabe...
Nós abraçamos, e foi como se os nossos corpos se conectassem e as nossas almas guardasse lembranças de outras vidas.
A vida passa por sua própria métrica de tempo, alguns conseguem com louvor escreverem seu nome, no livro da vida mas outros anônimos são só instantes.
Apego é ilusão
Ninguém pertence a ninguém.
Quanto mais teimosia a pessoa tem vibrando no apego, mais sofrimento ela terá e ou várias pessoas entrorno terão.
A vida é escola de aprendiz.
Ninguém veio só para ensinar.
Lutar contra o que sua alma quer é ir contra seu plano reencarnatório que foi traçado por você mesmo, junto a espiritualidade.
Pais não são de filhos, filhos não são da mãe e ou do pai, são da vida, do universo, de Deus...
São espíritos encarnados vivendo em suas experiências individuais.
Um dia, durante o desencarne, todos terão que se separar por um determinado tempo.
Ou porque o trajeto de cada um não será mais lado a lado mas pode ser paralelamente e se cruzando, se houver possibilidade.
Todo temos em parte uma trajetória diferente um dos outros. Que pode diferenciar por experiências a serem vivenciadas.
É preciso muitas vezes maturidade na aceitação para que a necessidade de resgate, o aprendizado e os planos de Deus sejam realizados.
A saudade é uma felicidade passada, que gostariamos de ter no presente e sempre reencontrar no futuro
ÉTICA PASSADA A LIMPO
Muito se fala sobre ética nos dias atuais. O tema está na ordem do dia, tanto no meio acadêmico como nas ruas, em que se trata de temas cotidianos como a corrupção na política e a violência. Nas universidades busca-se entender as razões pelas quais o ser humano é correto ou não; busca-se viajar pelas sendas da filosofia, onde pensadores de épocas diferentes tentaram responder se o ser humano é naturalmente bom ou não. Há uma angústia recorrente dos filósofos em construir conceitos que ajudam a sociedade a viver melhor.
Protágoras, pensador grego que viveu entre 487 e 420 antes de Cristo, achava que ética era uma coisa empírica. Cada pessoa, segundo ele, adotaria a conduta mais conveniente à sua própria escala de valores. Para o pensador, o certo e o errado deveriam ser avaliados em função das necessidades do homem, e, portanto, os critérios de avaliação variariam de sujeito para sujeito. Posição parecida, mas ampliada, adotaram dois sociólogos franceses, Durkheim e Bouglé, no século 19, que consideravam que os valores éticos (o certo, bom, justo, verdadeiro) são obtidos por apreciação coletiva, e, portanto, variam conforme o grupo focalizado.
Mas antes deles alguém definiu, com mais precisão, o sentido da palavra ética. Foi Aristóteles, que afirmava existir um valor supremo, que norteia a vida das sociedades. Esse valor é a felicidade. Felicidade, em grego, é a junção de eu (bom) e demonia (espírito). A corrente foi enriquecida, mais tarde, por outros filósofos que consideravam que a felicidade era o fim, o objetivo, e que a virtude era o meio, a ferramenta, para se alcançar a felicidade.
No meu livro Os dez mandamentos da ética, faço uma reflexão sobre a genial obra "Ética a Nicômaco", de Aristóteles. Apresento os passos para que a ética seja vivenciada.
O primeiro é fazer o bem.
O segundo é agir com moderação, buscando o equilíbrio, eliminando os excessos.
O terceiro é saber escolher, e aí está implícito o favor de subjetividade que é preciso existir em cada conceito, porque cada ser humano é diferente do outro, e carrega sua experiência, sua cultura, que o torna único. A questão, envolvida na escolha, é que a decisão, para ser boa, precisa levar em conta, necessariamente, os dois passos anteriores: fazer o bem e agir com moderação.
O quarto passo é praticar as virtudes. Uma atitude essencial, porque não basta fazer o bem, agir com moderação e saber escolher, se a pessoa não se dedicar a praticar os valores que adquiriu.
Com isso, o quinto passo é praticamente automático: viver a justiça. Quem segue os quatro primeiros passos aprende, incorpora o sentido de fazer as boas coisas olhando para o outro e para as necessidades do outro, sem esquecer de si mesmo. Isto é a base da justiça.
O sexto passo é valer-se da razão, ou seja, da consciência, do pensamento analítico. Está intimamente ligado ao sétimo passo, que é valer-se do coração. Duas orientações que se complementam: a pessoa deve usar uma balança em que se equilibrem, com peso equivalente, o racional e o emocional. As chances de que as escolhas sejam acertadas, agindo assim, são grandes.
O oitavo passo é ser amigo. Quem é amigo aplica todos os conceitos que acabamos de ver, sem dificuldade.
O nono passo (cultivar o amor) é quase um corolário para o décimo (ser feliz).
Aí está, portanto, um rosário de recomendações que retira o aspecto generalista dos conceitos que historicamente acompanham as discussões sobre ética. Norberto Bobbio, um dos grandes pensadores contemporâneos, por exemplo, aponta a honestidade como uma virtude válida para todos os homens, mas que, ao mesmo tempo, é uma atitude unida à conduta correta de uma pessoa no exercício da sua profissão. Ou seja, o homem tem que ser honesto, mas o médico também tem que ser um profissional honesto. É isso o que se diz nas ruas e em todos os lugares.
Este tema é fundamental na escola. Um dos tantos objetivos da educação é ensinar a conviver. E o convívio significa respeito, cooperação, ternura, enfim. E isso é a ética. A ética se aprende nos livros, nas lições dos grandes mestres. E se aprende no cotidiano, no exercício de ser correto.
Bom seria se os pais dessem o exemplo primeiro. Os filhos precisam de referências. Que os políticos e as pessoas de alguma visibilidade também se preocupassem em viver de maneira correta e que na escola professores e alunos interagissem de modo a construir relações éticas que gerassem um clima de confraternização e cooperação. E esse aluno-cidadão será um profissional-cidadão. E portanto ético e portanto feliz.
Aliás, esse é o conceito já presente em Aristóteles: nascemos para ser felizes e para fazer os outros felizes. Isto é a ética.
(Artigo publicado na Revista Profissão Mestre, edição de novembro de 2007)
Eu estou tão carente, que na noite passada um pernilongo começou a me chupar. Nem dei um tapa nele. Deixei.
Infidelidade
(Fernandha Franklin )
Quase não dormiu noite passada.
Rolava de um lado para o outro na cama, a esposa dormia ao lado.
Na sua conta de homem da casa -Três filhos, dois cães, duas casas e setenta e oito mensalidades do carro novo que o vendedor disse que cobria tabela fipe.
Quinze anos de uma União bonita, preservada pelo respeito e paciência...nem sempre com um bom diálogo, mas mantida pela sabedoria do silêncio ao invés da mágoa.
E o silêncio prevaleceu tanto, que nele outras emoções nasceram,
Nele novas mulheres eram admiradas.
No silêncio, o seu íntimo tinha outras vidas, e elas beijavam outra bocas, e se aventuravam com outros corpos.
Na vida real, a honestidade era inquestionável. Apresentava uma relação modelo. Uma confiança de casal elogiável ... Mas tudo isso, porque os olhos não falam como os lábios, pois se falassem, diriam o quão infiel ele era consigo mesmo.
Seus pensamentos e desejos não condiziam com o que vivia - Sentia-se como um assassino, que apenas não teve coragem de cometer seu crime.
Ele era fraco como qualquer traidor, que antes de trair de corpo ...traí a alma.
~reavaliemos nossos conceito sobre infidelidade ~