Nível
Se formos avaliar o nível de heresias por condenações em concílios, o calvinismo é mais herético do que o pelagianismo, pois houve mais concílios que condenaram as doutrinas propostas pelo calvinismo do que condenaram o pelagianismo. As doutrinas calvinistas da predestinação, expiação limitada e graça irresistível foram condenadas ao longo da história.
Lucidio foi condenado pelo Concílio de Orange em 473, Concílio de Arles em 475 e Concílio de Orange II em 529.
Gottschalk (Gotteschalcus) foi condenado pelo Concílio em Mentz em 848 e no Concílio de Chiersey (Quiercy) em 849...
Esses concílios também são a voz da Ortodoxia, assim como foi Éfeso e Cartago, que condenaram o pelagianismo.
O Avivamento Wesleyano do Século 18 veio Para Transicionar a Igreja Para outro Nível.
Até a primeira geração de Metodistas, o protestantismo era moroso, frio e intelectualizado. O protestantismo precisava ser purificado, avivado e revitalizado. E isto aconteceu com o Avivamento Wesleyano no século 18.
John Wesley viveu na Inglaterra do Século XVIII, quando o protestantismo, em todas as suas denominações, estava definhando, perdido em discussões filosóficas, sem nenhum impacto na sociedade. O protestantismo daqueles dias ao invés de influenciar, estava sendo influenciado, de maneira alarmante, pela apatia religiosa e pela degeneração moral. Dentre aqueles que não se conformavam com esse estado paralisante da religião cristã, sobressaiu-se John Wesley. Wesley e seus amigos do clube santo, não se deixaram influenciar pelo ceticismo cínico e nem pela libertinagem.
Foi nesse contexto, que o Avivamento Metodista de um novo e maior dinamismo no protestantismo daqueles dias, marcando gerações inteiras até os nossos dias.
Oremos para que Deus aqueça nossos corações novamente e façamos do mundo a nossa paróquia.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor e Unção do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Muitos teólogos no Brasil são imaturos, alguns tem nível estudantil e são obcecados pela busca de reconhecimento intelectual da sociedade. E nesta obsessão, eles formam nichos onde seus livros e palestras são consumidas apenas entre eles, onde se elogiam numa espécie loop carregado de camaradagem intelectual: “Seu livro foi profundo! Não, o seu que foi! Que palestra mestre! Peguei um gancho das suas”! E enquanto isso, o público sente náuseas com toda essa verborreia teológica sem vida e descontextualizada com nosso tempo.
Asbury e os Ateus Cristãos
O nível de incredulidade de alguns palpiteiros de internet opinando sobre o mover de Deus em Asbury é a manifestação da esterilidade do cristianismo no Brasil.
Se Asbury é ou não um avivamento o tempo dirá. Agora, sendo ou não, já é maravilhoso presenciamos um mover como esse numa universidade. Deveríamos estar orando para que ele aumente e chegue até nós e não ficarmos especulando se é ou não um avivamento.
O que deveria nos fazer discutir é o que acontece fora de Asbury, nas nossas vidas diárias e nos cultos estéreis sem a presença de Deus Brasil afora; pois essa é a verdade, a maioria dos cultos no Brasil são estéreis, secos e ruins.
Uma garotada cantando louvores a Deus sem parar e pedindo perdão não deveria gerar especulações estapafúrdias nas redes sociais. O que deveria gerar discussões é porque não está acontecendo aqui conosco. E porque temos uma dificuldade enorme em investir alguns minutos de nossas vidas em comunhão com Deus.
Mas o pior ainda está por vim, pois os falsos profetas e oportunistas de púlpito tentaram copiar o mover de Deus em Asbury em seus cultos e eventos, mas não vão ter êxito. Será mais uma bizarrice gospel de gente sem vida com a síndrome de Simão o mago.
O que está acontecendo em Asbury, seja um avivamento ou não, não pode ser fabricado, tem que ser gerado no lugar secreto. Em Asbury não tem celebridades gospel, artistas gospel, mega-power-pastores, ultra-power-unções, agendas humanas, doutores, mas apenas o mover de Deus.
O que gera tristeza não é Asbury acontecer. O que me deixa triste é observar que muita gente está surpreendida e desconfiada com um grupo de pessoas passando horas a fio em oração e adoração a Deus, quando isso deveria ser o nosso dia a dia como servos e servas de Deus. Que Asbury permaneça por anos a fio e chegue até nós, AMÉM!
Pense nisso, entre para seu quarto de oração e peça a Deus para fazer aqui também.
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
O Brasil está em um nível de insanidade inacreditável! Enquanto muitos patriotas foram condenados por "terrorismo", os verdadeiros terroristas (hamas) são defendidos pelos que condenaram os patriotas.
A mudar o comportamento alguém vai comentar as atitudes ao nível de bom ou não, toda mudança tem um objetivo pode mudar quantas vezes for necessário, porém mantenha o mesmo padrão de bom caráter.
Para construir uma casa são necessários linha esquadro nível prumo pregos martelo são os itens iniciais, do mesmo modo é a vida são fatores que assimilam a linha de evolução.
Não é necessário pressa construa a ponte ao nível exato, anda com outras pessoas tenha ideias porém na seja igual.
Todas as pessoas que revolucionaram o mundo foram pessoas que mudaram o nível dos sonhos, elas acordaram e começaram a agir.
Na espinha dorsal da Igreja (a nível ministerial) não existe somente o ministério apostólico, profético, evangelístico e pastoral; mas existem também os mestres. Estes últimos estão diretamente ligados à salvaguarda da integridade doutrinal da Igreja. Desde o dia em que essa categoria foi ignorada dentro da igreja, iniciou-se o processo para o caos doutrinário e a introdução de novas doutrinas dentro de muitas igrejas.
O atual baixo nível intelectual da maçonaria brasileira, revela se em distorções entre os homenageados. Um deles foi Ruy Barbosa, que se desligou da ordem por aspirações politicas e que por diversas vezes renegou ter pertencido a ela em qualquer momento. Outro caso, é a maior comenda ser D.Pedro I, que foi recebido como Grande Soberano e logo depois fechou e criminalizou qualquer reunião de homens para este feito. A maior comenda deveria ser Jose Bonifácio de Andrada e Silva. Da mesma forma que lojas de petroleiros, homenageiam Monteiro Lobato, um erro atrás do outro pelo desconhecimento histórico.
"A capacidade de resiliência, está explícita no nível da sua determinação! Quanto está disposto em perder, para vencer?".
Se quer subir de nível sempre faça mais do que te pedem, não a espaço no outro nível para a mediocridade...
Se questione sobre sua utilidade nesta vida, o quanto aproveita as oportunidades e o nível de vontade que tem para seguir em frente ao invés de ficar curioso em assuntos que te desviam do caminho.
Quando você investe em capacitação, amplia as habilidades profissionais e eleva o seu nível de empregabilidade.
Mantra: Toda e qualquer baixaria deve ser ignorada. Um país de alto nível se constrói com pensamentos, palavras e atitude de alto nível.
O quê está levando a isso tudo? O ego a nível macro, o medo de perder o domínio, a polarização política provocada artificialmente e a falta de emprego judicioso da convergência sobre tudo aquilo que nos diz comum a tudo e que é essencial à sobrevivência (atitude corriqueira encontrada das sociedades tribais e menosprezados pelas 'civilizações').