Ninguem se Encontra por Acaso
Em um momento de tantas incertezas
meu coração é grato ao acaso,
que me presenteou com a oportunidade de te encontrar,
decepcionando meu lado cético,
que vê a certeza de um amor florescer cada vez mais,
e meu lado sonhador, que vê na realidade ao seu lado muito além do que um dia foi capaz de sonhar.
Esta em nós
Os rótulos colocados em mim são um mero acaso dos insignificantes momentos específicos da minha existência no passado,
Me afastei daquela pessoa que eu era, hoje através da dignidade tenho escrito uma nova história,
Minha vida é um mosaico feito de vários pedaços, o tempo passa com a mesma beleza e a velocidade de uma nuvem apressada sobre uma montanha,
Podemos encontrar a nós mesmos de forma radiante e especial, desde que saibamos olhar para os nossos sentimentos pelo ângulo certo e acreditemos verdadeiramente na nossa imaginação.
Ouvir e falar
Deus nos dotou de dois ouvidos e uma boca, certamente não foi por acaso, ele quer que a gente escute mais do que fale.
Considero essas duas atitudes uma verdadeira arte, sobretudo para aqueles que dominam as duas.
Isto porque tem gente que fala bem, mas não é bom ouvinte. Assim como tem gente que é bom ouvinte, mas não consegue verbalizar bem.
As duas características são essenciais ao ser humano, devemos trabalhar para que elas sejam rotina na nossa vida. Parar um pouco da correria do dia a dia e ouvir, ouvir seu coração, e também externar os sentimentos, verbalizar tudo aquilo que está dentro de nós. Faz bem pra quem ouve, e ainda melhor para quem fala.
Não deixe que nada te consuma internamente, fale, diga, dialogue. Mas pra isso tenha calma, nunca fale quando estiver irritado, porque normalmente nessa condição falamos coisas que não queremos e assim acabamos por magoar as pessoas.
Aprenda a controlar seu impulso, reze, ore, peça a Deus sabedoria para direcionar seus pensamentos e suas palavras. Ele certamente vai te dar a melhor orientação.
Certa vez ouvi uma frase que me marcou muito e que hoje me faz refletir ainda mais, a frase era mais ou menos assim: essa pessoa morreu de quê? Engasgado com as palavras que nunca disse!
Não morra sufocado pelos pensamentos e pela agonia de não conseguir dizer aquilo que precisa ser dito. Vai lá e fale, exponha, deixa o outro saber sobre sua posição. Talvez ao se poupar, você esteja também poupando o outro de ter mais sabedoria, de mudar algo que precisa ser mudado e ele talvez não tenha percebido. Na realidade você não estás poupando nada, está sendo apenas egoísta.
Saibamos também ouvir. Ouvir com o coração aberto, com a certeza de que estamos preparados para assimilar bem qualquer diálogo. Não se feche na sua ignorância, aprender com os erros dos outros é uma caraterística que só as pessoas mais sabias possuem. Por isso ouça, ouça com calma, com atenção, com a mente aberta para receber e assimilar.
Já vimos tantas amizades, tantos relacionamentos acabarem por falta de diálogo. Tudo porque não foi externado aquilo que precisa ser falado no momento certo. O que causa profundo arrependimento é mais tarde descobrir que tudo poderia ter sido tão mais simples, se as pessoas tivessem tido a sabedoria de abrir o coração ao outro.
A vida é muita curta para cometermos todos os erros que precisamos, porque são eles que mais nos ensinam, e é por isso que devemos ouvir mais do que falar. Porque quando ouvimos assimilamos aquilo que o outro está nos passando, e, principalmente, aprendendo com ele. Se for algo bom ouça reflita e assimile, se for algo ruim ouça apenas para fazer diferente.
A arte de falar e ouvir, são duas características que somente as pessoas especiais possuem. Se você ainda não domina ainda dá tempo. Nessa vida nunca é tarde para aprendermos.
Sou um aluno aplicado, aprendo todos os dias e não canso. Descobri depois de mais velho que ouvir e falar não são apenas duas condições humanas, são exercícios de sabedoria que Deus nos dotou para que sejamos úteis uns aos outros.
Por José Márcio Sousa
"Tudo nessa vida tem seu propósito. você não está neste mundo por acaso ou pelo um fato do destino"
A insanidade me conforta
Das incertezas da vida
Qual o sentido da existência
Será acaso ou consequência?
Sobre seu novo amor
Se por acaso nada acontecer
Pra nós nunca é tarde
Talvez desperte e
eu possa agir e alegrar você
O silêncio sempre falará, mais do que palavras ditas ao acaso, o que por muitas das vezes, fere, e magoa mais ainda o ser por trás de um amor que está a morrer por dentro!!
Se por acaso percorreres estas linhas espero que sinta-se em casa, pois cada palavra é um pedaço de uma alma onde fizestes morada. Se por acaso estiver a percorrer estas linhas, sinta-se abraçada. Se teus olhos esbarrarem com estas letras, enxergue com o coração. Se por acaso isto chegar até você, saiba que tua essência refletiu à mim um bem singular. Se andares por aqui, deixe pegadas, porque quando vens, tua luz me faz ver um mundo melhor. Se vieres até aqui, sinta a paz de um sentimento que apenas procura lhe enviar energia. Se estiver presente neste trecho, saiba que o amor é o princípio de cada entrelinha que lhe enviei. Se me lê agora, tenha certeza de que quero vê-lá feliz, de verdade. E se ainda estiver entre estas linhas, saiba que minha gratidão é enorme, por tudo que me proporciona, com tua arte e alma, ainda que as cortinas estejam fechadas e a dança em silêncio.
“Um poema por acaso”
Sem inspiração
estou agora.
Tento alcançá-la
mas não entendo a demora.
Mal consigo pensar em algo
que me faça criar rimas.
É como querer sobrevoar
toda a américa latina.
Como é chato ser incapaz de imaginar
Isso é a faltaque a inspiração me faz passar.
Não acho um bom assunto
que combine com meus versos.
Mesmo que no mundo
exista diversos.
No final eu acabo relendo
todos aqueles meus pensamentos.
E se no início eu não tinha um tema
parece que eu criei um poema!
Por acaso eu vi sua foto
E não deu para esconder
O mais sincero sorriso
Que eu dei sem perceber
Na verdade o que sinto
É o mais puro amor...
Amor que é para sempre
Mesmo que me traga dor
Quando penso em desistir
Do nada lembro da paciência;
Que vem do amor
Mesmo na sua ausência
O que farei sem você...?
Sem o seu sorriso
Sem os seus abraços
Sem você não vivo.
AMOR
Na caminhada dessa longa estrada que se chama vida,
No acaso quantos olhares cruzam-se,
Quantos corações encontram-se,
Tocam no mesmo acorde,
Em paixão ardem.
Tempo, só o tempo dirá o quanto ira durar,
Enquanto isso porque não se permitir, e viver o que a vida possibilitou acontecer.
Na cautela de não machucar e nem se deixar ferir.
Acaso sereis suficientemente filósofos para me fazer esta objeção? (...)
Escolhei a BOA solidão, a solidão livre, frívola e ligeira, aquela que vos dá o direito de permanecerdes bons, num sentido qualquer(...)
O cinismo é a única forma sob a qual as almas torpes tocam ao de leve no que se chama sinceridade. O homem superior deve apurar o ouvido perante qualquer variante do cinismo, felicitar-se de cada vez que ouve IDIOTICES do FARSANTE despudorado ou do sátiro científico (...)
Para um homem dotado de profundo pudor, os destinos e as decisões delicadas escolhem caminhos por onde poucos transitaram e de cuja existência nem os seus mais íntimos confidentes devem ter conhecimento(...)
Devemos livrar-nos do mal gosto de querermos estar de acordo com muitos(...)
Aquilo que pode ser comum tem sempre pouco valor. Em última instância tudo deve ser como é e sempre foi. As coisas grandes estão reservadas para os grandes, os abismos para os profundos, as delicadezas e os arrepios para as almas delicadas e, de um modo geral, tudo o que seja raro, para os raros.
Eu não sou crédulo, e nem cético; eu sou racional e tenho princípios.
Eu não acredito no acaso; eu acredito em propósito.
Eu não acredito em coincidência; eu acredito na lógica.
Eu não acredito em sorte; eu acredito em benção.
Eu não acredito no nada; eu acredito em Deus!