Necessitados Pobre
Definição para arritmia cardíaca:
A mente apavora o coração
com pensamentos negativos,
e o pobre fica na aflição,
acelera e quer pular fora do peito.
O mate ...
É na confraria do mate que não tem rico nem pobre..
desde mais trapilho ao mais nobre...
Desfruta da mesma bebida..
Neste momento tudo se iguala
e essa é a funcão do mate
Reunir todos os irmãos...os de sangue
os de coraçao,
Todos na mesma irmandade a maior fraternidade da gente
do meu rincão. Ivens@breu
Banquete do pobre homem
Saia . . . e traz aqui os pobres e os aleijados e os coxos e cegos. - Lucas 14:21
Durante a campanha norte-africana da Segunda Guerra Mundial, algumas tropas alemãs se destacaram de sua fonte de suprimentos. Com suas gargantas ressecadas pelo intenso sol do deserto, eles ficaram muito felizes quando encontraram uma linha de água britânica recém-construída. Atirando-o cheio de buracos, eles caíram em seus estômagos e começaram a engolir furiosamente.
Mas eles perceberam algo muito tarde - os britânicos estavam testando o oleoduto com água do mar salgada. Em 24 horas, todos os alemães estavam morrendo de sede. Reconhecendo a gravidade de sua situação, eles rapidamente se renderam.
De maneira semelhante, os dolorosos reveses da vida às vezes são necessários para quebrar a resistência intencional de pessoas que rejeitam os termos de rendição de Deus. A parábola de Jesus em Lucas 14 nos lembra que o infortúnio pode ser uma bênção se nos deixar dispostos a aceitar o convite de Deus. Ele disse que apenas os pobres e necessitados aceitaram a oferta para participar do banquete. Os demais eram muito auto-suficientes e preocupados.
Quer nossa necessidade seja a salvação ou o desenvolvimento do caráter cristão, as adversidades são frequentemente necessárias para nos ajudar a resolver o que realmente conta. Que possamos vê-los como o amoroso convite de Deus para tomar nosso lugar no “banquete do pobre”.
Deus nos oferece Sua graça inigualável
Se apenas nós crermos,
Mas não até que sintamos nossa necessidade
Nós receberemos Seu amor. —DJD
Admitir nossa fraqueza abre espaço para a força de Deus. Mart DeHaan
►Pobre Coração
Em um dilúvio de ideias,
Tudo o que me resta
É pensar nela.
Enquanto os dias passam,
E as noites me solapam
Busco refúgio, como um cãozinho assustado,
Em memórias aconchegantes, esperando reparo.
Exangue, diante a um sorriso vibrante,
Enlouqueço-me, deslumbrando o vermelho brilhante
Agonizada e desamparada, a triste saudade clama teu nome
"Donzela, para onde fugiste? Cansou-se deste teu amante?".
E, tal como Carolina
Musa, pudera eu audaciosamente chamá-la de minha
Transformaste na rainha de meu xadrez
Em águas, longínquas, em escassez
E, em olhos do vira-lata, preto e branco,
Resumo meu mundo sem "você".
Aguentei por horas a fio os gritos de solidão
Mas, o meu coração se encontra sem guarnição
Incapaz, pobre coitado, de se defender
Incapaz, pobre coitado, de se compreender
E, tudo o que ele consegue dizer, em desolação
Confesso, em murmúrios, não conseguir escrever
"Irei te amar em direção ao horizonte,
E jamais haverei de te esquecer".
Nenhum Dumping Permitido
[O Senhor] tira o pobre do pó e tira o necessitado do monte de cinzas. - Salmo 113: 7
Durante vários anos trabalhei em um ministério para viciados em drogas e vi Cristo transformar muitos que perderam a esperança. No entanto, em resposta a um artigo de jornal sobre o nosso trabalho, recebi uma carta de alguém que disse: “Você está perdendo seu tempo trabalhando com viciados em drogas sem valor. Eles devem receber uma injeção letal e jogar no lixo da cidade.
Quão sem coração! Essas pessoas precisam de uma boa dose de boas notícias. Eles (e também aquele escritor de cartas) precisam ouvir que Deus não nos expulsa os pecadores em algum monte de lixo. Pelo contrário, Ele amou tanto este mundo que enviou Seu único Filho para morrer por nossos pecados. E quem puser a sua fé nEle não perecerá, mas será dada a vida eterna (João 3:16).
Algumas pessoas visitam lixões, procurando objetos para resgatar e restaurar. De acordo com o Salmo 113, Deus olha compassivamente para os sobreviventes humanos. Ele procura maneiras de tirá-los do monte de cinzas do pecado e da morte e dar-lhes um lugar de honra e dignidade (vv.7-8).
Se essa é a resposta de Deus aos náufragos deste mundo, devemos torná-lo nosso. Nós também estávamos perdidos nas profundezas do pecado, mas fomos elevados à novidade da vida. Deus diz dos pecadores: "Nenhum despejo é permitido!"
Com bondade amorosa Jesus veio
Minha alma em misericórdia para recuperar
E das profundezas do pecado e da vergonha
Pela graça Ele me levantou. —Gabriel
Cristo foi levantado na cruz para sermos tirados do nosso pecado. Joanie Yoder
"Nem todo branco ou negro pobre é bandido, assim como nem todo branco ou negro rico é bom. Nossa sociedade é tão cheia desses esteriótipos que dentro de todas as camadas sociais se cria e se dissemina esse imaginário, que termina formulando uma ideia de certo e errado que se tem do mundo e principalmente das pessoas extremamente equivocada".
Padrão de Doação de Deus
Embora [Jesus] fosse rico, contudo, por sua causa, Ele se tornou pobre, para que você, por meio da Sua pobreza, se tornasse rico. - 2 Coríntios 8: 9
O que é doação sacrificial? As primeiras congregações da Macedônia definiram o ritmo de outras igrejas do primeiro século. Eles deram não apenas o que eles eram capazes, mas até mesmo além de sua habilidade (2 Co 8: 3).
Stanford Kelly, missionário no Haiti, oferece um exemplo do século 20 desse tipo de generosidade. Depois de fazer uma oferenda na pequena congregação onde ele servia, Kelly encontrou um presente de US $ 13. Isso foi o equivalente ao salário de um mês. O presente surpreendeu-o tanto quanto um cheque de US $ 5.000 surpreendeu um pastor em uma nação mais rica.
O presente extraordinário levou Kelly a procurar o doador, que era agricultor. Quando questionou o homem sobre seu presente, o camponês relutou em responder. Kelly sondou até descobrir que o homem vendera seu cavalo, mesmo que o animal ajudasse a sustentar o homem. Kelly perguntou: "Por que você não veio à igreja para dar o presente a si mesmo?" O fazendeiro respondeu: "Porque eu não tinha camisa para vestir".
Nenhum de nós pode corresponder ao padrão de doação do Senhor. Ele desistiu de tudo o que tinha para nos trazer a redenção. Tenha isso em mente ao planejar, em espírito de oração, dar à obra de Deus. Como sua doação se compara ao padrão de doação de Deus?
Para Pensamento Adicional
Você dá sacrificialmente à sua igreja?
O que seu talão de cheques ou cartão de crédito
diz sobre suas prioridades financeiras?
Seu padrão de doação é mais importante que seu padrão de vida. Haddon W. Robinson
Os Milhões da Viúva
Em verdade vos digo que esta pobre viúva colocou mais do que tudo. - Lucas 21: 3
Alguém calculou que, se os 2 ácaros da viúva tivessem sido depositados em um banco a juros de 4% compostos semestralmente, até hoje ele teria crescido para a soma de US $ 4,8 bilhões de trilhões. Que potencial existe em um investimento tão pequeno quando é deixado crescer por um longo tempo!
Em um sentido mais significativo, o investimento de 2 ácaros da viúva continua a se reproduzir até o dia de hoje. Somente a eternidade revelará quantas pessoas de Deus foram desafiadas pelo sacrifício daquela mulher e ousaram seguir seu exemplo.
Com alguns, pode ter sido um compromisso com uma maior administração de seu dinheiro. Com outros, pode ter sido a doação de si mesmos e seus talentos no serviço a Cristo e ao Seu reino. Como podemos começar a estimar o valor eterno de todo o bem que esse serviço de doação produziu através dos séculos? Como a viúva, os cristãos mais pobres e menos talentosos podem investir na eternidade quando o que eles dão representa sacrifício, devoção e amor por Cristo.
Não subestimemos o potencial que nossas pequenas contribuições podem trazer para a causa de Cristo. Somente na eternidade os verdadeiros milionários deste mundo serão revelados. Nós estaremos entre eles?
Se você não pode dar um milhão,
Você pode dar
a mínima para a viúva E o mínimo que você faz para Jesus
Será precioso à vista Dele. —Anon.
O motivo do doador é mais importante do que a medida do presente. Dennis J. DeHaan
Caminho com olhar
De desprezo
Pisados entre detritos
Ruas demasiadas de sujeiras
Pobre aterro
Atmosfera caótica
Contento com ver natural
A Visibilidade está em ser
Amante da própria alma.
Não se faça de coitado, ninguém é tão pobre que não tenha o que ofertar e tão rico que não precise de ninguém. Reinaldo Vasconcelos
Se soubesse o quanto pobre somos mesmo possuindo riquezas ou fortunas, olharia para o entardecer e ali perguntaria que dia dormirei ou quem sabe o não despertar do sono profundo. Reinaldo Vasconcelos
CENTAVOS DESPREZADOS
[Jesus disse] Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais
do que o fizeram
todos os ofertantes.
—Marcos 12:43
Em 1987, um calouro de uma universidade, encontrou uma forma inusitada de financiar a sua educação. Ele convenceu um famoso colunista de um jornal a pedir aos seus leitores para enviarem “um centavo para a minha educação.”
“Apenas um centavo,” declarou o estudante. “Um centavo é insignificante. Se cada um vasculhar a sala neste momento encontrará um centavo embaixo do sofá ou caído ao chão. Isso é tudo que eu peço… Um centavo de cada um dos leitores deste conceituado jornal.”
Em menos de um mês o fundo atingiu um valor superior a 2,3 milhões de centavos. Chegaram doações de todo o país e também do México, Canadá e das Bahamas. No final das contas aquele estudante conseguiu o suficiente para pagar por sua educação!
Um único centavo não vale muito — a menos que seja somado a uma porção de outros centavos. A mulher sobre a qual lemos em Marcos 12 deu o equivalente a uma fração de centavo, que era “tudo quanto possuía” (v.44). Mas Jesus honrou aquela pequena oferta.
O sacrifício da viúva foi um exemplo e um incentivo para os discípulos — e para nós. Ela deu tudo que tinha. Será que algum dia fomos assim tão generosos? Jesus usou uma viúva desconhecida para nos ensinar o verdadeiro significado de ofertar.
Era menos de um centavo, ainda assim era uma oferta de valor inestimável e de amor a Deus. —CHK
Deus olha para o coração, não para a mão;
para o doador, não para o valor. Cindy Hess Kasper
Namorar…
Por nos “permitir ver”” num outro ser;
o que existe, em seu tão pobre habitar;
que bom, é nós podermos tal fazer;
por esse tal, poder a nós salvar!
Salvar a Alma de um sofrer tão profundo;
que existe, neste viver pra morrer;
por tanto ser, ter um ser tanto imundo;
que jamais se importará, com sofrer!
Sofrer, de quem com ele se meter;
por, tão mal, ter visto no namorar;
que entre ambos, se deu, para a ambos mostrar!...
O que um e outro tinha para esconder;
do que deste morrer, tão vai levar;
mas nunca; do que por cá, vai ficar!
Com O carinho do bom e LONGO namorar; não te iludas
com as coisas supérfluas desta morte e tenta durante tal; é ver, com QUEM teu "EU", estás a meter!