Necessidades
A sua vida não se transforma quando está direcionada para as necessidades do seu ego. Ela se transforma quando está direcionada para as necessidades do coletivo para construição de legado.
Com o tempo os aprendizados nos mostram que as experiências nem sempre se refletem nas necessidades que ficam pelo caminho. Aprendemos que o melhor é sempre viver o dia em seu tempo, e deixar o amanhã em seu lugar. Aprendemos que nem sempre teremos infindas alegrias que nos bastem, para alcançarmos distâncias que nos separam das pessoas, e raras vezes a culpa é o do outro. Mesmo porque as certezas que convencem minhas convicções nunca estão erradas, e os outros sempre serão vistos como algozes, pois, às vezes, meus olhos não querem enxergar mais nada além do que vejo. Infelizmente muitos aprendizados nascem dos arrependimentos, dos remorsos, dos pesares e de tantas outras razões que nos prendem à aflições que, aos poucos nos sufocam e nos consomem e não percebemos, porque estamos imersos em nossas arrogâncias e miudezas, e isso aumenta os abismos que nos separam da paz. Muito esquecemos para nos proteger de algumas verdades, pouco lembramos para não ter que justificar muitos erros, e os guardamos em nós mesmos para não carregamos culpas. Depois vamos filtrando tristezas e sorrisos, convivendo com as dores das desistências e os prazeres das soberbas por ter deixado o tempo passar, e a vida se esvair. E quando chega o vazio nos deparamos com o imaginário e o incômodo das aflições a nos corroer, afinal esta é uma das faces do tempo. E nos desafiará a buscar conformação em nossas ausências, e a vivermos com o pensamento livre de conflitos internos que consomem a consciência. É doloroso o processo de aceitação até nos acostumarmos com a ausência sempre na memória, e mais ainda quando preparamos nosso coração para os acalantos das alegrias e renovações, porque isso também é ser feliz. Preparar a mentalidade para encher o coração de bondades, que seja capaz de alimentar a boa convivência, é indispensável para que não haja tempo nem espaço para atitudes improdutivas. Quando chegar o depois aprenderemos a angustiante distância que separa ser e estar, falar e fazer, querer e agir, e então saberemos que saber sem acreditar é somente ouvir, e compreender sem aceitar nada mais é que fingir.
John Pablo de La Mancha
Eu mudo minha visão de mundo de acordo com as necessidades. Gerencio os obstáculos como oportunidades de crescimento. Equilibro razão e emoção.
"Possuem a arte de ensinar e superar dificuldades,
se reinventam diante das necessidades,
são atores do palco da realidade.
Eles transformam figurantes da vida em protagonistas.
Ser Professor, literalmente, não é para amador!"
Vivemos fechados em duas grandes muralhas. A do egoísmo, onde as minhas necessidades são mais importantes que a dos outros. A da hipocrisia, fingimos amar a Deus, para agradar os outros e aceito na sociedade.
A vida te ensina constantemente que ninguém deve passar por cima das tuas necessidades existenciais, seja por qual motivo for. E enquanto isto não for aprendido, outras lições virão até que seja internalizado o aprendizado primordial, pressuposto da autossobrevivência: aprender a se respeitar!
Desde as pequenas futilidades as reais necessidades o sistema nos oferece, mas tudo com o seu devido valor imposto por alguém.
Somos reféns das nossas necessidades e escravos da nossas obrigações, lutando diariamente para conquistar tudo aquilo que um dia ficará pelo caminho.
São as necessidades que nos motivam a buscar aperfeiçoamento das nossas aprendizagens e inovação do nosso profissionalismo.
Cada dia nos deparamos com novos desafios, porém através deles poderemos reaprender aquilo que já havíamos vivenciado e transformar em algo melhor.
- Relacionados
- Sobre Necessidades Humanas