Necessário
Sobre Solidão...
Solidão é algo que vai sempre existir. É necessário que ela exista. Por mais que estejamos ao lado das pessoas, uma parte de nós se sentirá só. Ninguém nunca vai nos compreender a fundo, ir no nosso âmago. Esse é um trabalho só nosso. Através da solidão que entramos em contato com nós mesmos. Uma busca do eu pelo ser.
Nós somos seres individuais, únicos. Não precisamos procurar uma outra parte que nos complete, porque não existe alguém que irá nos complementar. Fazer isso é perda de tempo. Estar ao lado de alguém e achar que irá acabar com o sentimento de solidão também é perda de tempo. Uma solidão jamais se encontra com outra e se fundem. É algo que sempre permanecerá separado. E nós buscamos tanto do lado de fora algo que somente pode ser encontrado dentro de nós, buscamos no outro algo que somente está em nós.
Solidão não precisa ser algo ruim, podemos olhar de uma forma mais ampla. Ela pode ser transformada em algo de bom, pode ser transformada em Solitude; o prazer de estar de só, de estar em contato com a sua essência. Quando conseguimos fazer esse movimento, quando temos essa compreensão, entendemos que nada precisa ser preenchido, não existe metade. O que existe é um ser uno, um ser conectado com o todo, com a existência.
E esse ser uno entende que por mais que tenha semelhanças, terá também uma parte única, individual, intransferível, terá a sua própria essência. Quando entendemos isso, fica mais fácil de se relacionar com os outros. Deixamos de querer cobrir, preencher algo que não pode ser preenchido por outro. Saímos do apego, da carência, da dependência, partimos para algo maior; para o amor talvez. Algo ainda muito desconhecido pelos seres humanos. Algo que todos nós necessitamos desenvolver e evoluir.
Esse ser uno entende que existe essa individualidade, e ele aprende a ver no outro também a sua solitude e decide compartilhar, aprender com esse outro. Ele decide por algo maior se juntar ao outro. As relações deixam de ter um significado pequeno para ganhar algo mais amplo. Aqui já não existe mais a necessidade de se relacionar com o outro para completar algo, para preencher um vazio, aqui nós escolhemos estar com o outro por amor.
Conseguimos elevar as relações para um outro nível de consciência. E assim conseguimos dar passos maiores na nossa jornada, na nossa evolução, partimos para algo maior, mais conectados com a consciência universal.
Só conseguimos nos relacionar de forma verdadeira com o outro quando já abraçamos a nossa própria solidão, quando já fizemos as pazes com nós mesmos. Transformar a solidão em solitude é um grande desafio para todos, mas é algo transformador e libertador.
Texto publicado 24/10/2017 e editado 19/09/2022
Se o sol fosse à noite
o que a lua é ao dia
não seria necessário
esta estranha afasia
não seria nem prudente
pensar na estadia
não seria permitida
esta boba poesia!
Nem mesmo o sol
deixaria
a porta aberta do cais
o tempo tão logo
entraria
na solidão dos haicais
eu, em grande assombro,
diria
as rimas em nada falam
além das tais fantasias
além dos além do mais!
Se o sol fosse à noite
o que a lua é ao dia
não seria necessário
esta estranha afasia
não seria nem prudente
pensar na estadia
não seria permitida
esta louca poesia!
Em várias situações é necessário fazer perguntas não intrínsecas para
chegar ao mais vasto das visões que se pode obter das situações
vivenciadas.
Para quase toda afronta o silêncio é necessário, pois, o momento pede sabedoria ao invés da desarmonia.
Acho que fui pega pelo choque da realidade,alivio sinto e querendo ou não, foi necessário...necessário,mas ué porque sinto uma dor todas as vezes que me pego a pensar sobre? porque a dor não se foi?
acho que o amor apesar de tudo não quer sair de mim,achei que sabendo a verdade seria livre e que o amor encontraria saída...fazer o que ne,toda sorte do mundo aqueles que sentem de mais na maior intensidade e profundidade,a nos!
Nascer de Deus, é necessário para entender do espiritual e vida eterna, mas acordar para politica, também é necessário para vida na Terra antes de partir para eternidade.
O exercício é necessário, mas oprime. A leitura, por outro lado, liberta. Exercite, pois, a leitura!
É necessário as vezes, que Fiques no Silêncio e deixe o Silêncio Fluir Por te, e Verás os Resultados.
Devemos sempre dizer a verdade, refletir sobre nossos atos e se necessário buscar um entendimento mais claro. Só assim podemos viver de alegria intensa.
Quando se tem paz de espírito o necessário se torna suficiente para a gente viver bem em qualquer lugar.
Se envolver com seres humanos, é uma das coisas mais complexas que pode existir, porém é necessário para o desenvolvimento.
Busque estar com pessoas no mínimo mais inteligente que você, para que assim você possa crescer.
Quando se está com as pessoas certas, aquilo que poderia demorar anos para acontecer, consegue-se em meses.
Não basta querer e ter vontade é preciso conhecimento.