Necessário
O aborrecimento que um homem sente ao executar um trabalho necessário embora monótono, não se compara ao que sente quando nada tem que fazer.
Qualquer um pode odiar a humanidade depois de levar um tiro. É necessário um grande homem para odiar antes disso.
Uma das descobertas mais deliciosas da maturidade é a de que podemos viver muito melhor sem aquela enorme quantidade de coisas que antes acreditávamos “indispensáveis”, e de como a vida fica tão mais leve sem elas.
Uma receita para o seu dia ser melhor será necessário doses excessivas de alegria, porções cavalares de amor e olhar de bondade ao próximo
Nunca faça mais que o necessário por alguém, pois tudo em exagero estraga. Lembre-se: adubar em excesso não faz florescer.
“Ter compaixão não se resume somente em compreender a emoção do próximo, mas também estender a mão quando necessário for.”
Para se alcançar um ideal é necessário ter ambição. E ter ambição é perder de vista o ideal.
O bem é um mal necessário. Se não existisse o bem, ou a ideia dele, não conheceríamos o mal, portanto o bem é ele próprio um mal, e é necessário (para conhecer o mal): um mal necessário. Q.E.D.
Quem escreve para obter o supérfluo como se escrevesse para obter o necessário, escreve ainda pior do que se para obter apenas o necessário escrevesse.
Para Plotino (204-270 ac), mesmo o mal tem a sua razão de ser, pois sendo ele inevitável, significa que ele é necessário. Ele atribui ao mal também uma função ética, ele vê no mal uma espécie de expiação por uma culpa original.
O ato de criação foi um ato livre e não um ato necessário, dessa forma o mundo poderia ser diferente do que é, mas ele é assim por causa de uma escolha livre feita por Deus. Se o mundo pode ser diferente é porque ele não é absolutamente necessário, e se ele não é necessário, não é eterno.
Ao acender a luz para aquele que vive da escuridão, estará criando o atalho que ele necessita para sair de seu próprio labirinto
Para que novas histórias sejam escritas é necessário concluir outras. Não é segredo, cada história é a gente que faz: Inícios, meios, finais. Deus nos dá a caneta, a borracha e o papel, mas a mão que escreve tudo é a nossa. É da gente que sai as guerras, dramas, aventuras ou lindas cenas felizes que nos levem ao céu!