Natureza Humana

Cerca de 381 frases e pensamentos: Natureza Humana

⁠A história inteira não é senão uma transformação contínua da natureza humana.

Karl Marx
A miséria da filosofia. São Paulo: Global Editora, 1985.

Uma visão da natureza humana que ignore o poder das emoções é lamentavelmente míope. A própria denominação Homo sapiens, a espécie pensante, é enganosa à luz do que hoje a ciência diz acerca do lugar que as emoções ocupam em nossas vidas.

Admiração x Inveja

Afortunadamente, porém, há na natureza humana um sentimento compensador pelo sentimento da inveja, chama-se admiração. Todos os que desejam aumentar a felicidade humana devem procurar aumentar a admiração e diminuir a inveja.

As vezes surpreendo-me fazendo coisas que eu mesma reprovo. É a velha natureza humana provando estar viva.""

A natureza humana é limitada, ela suporta a alegria, a triteza, a dor... até certo ponto, se o ultrapassa ela irá sucumbir.

O celibato é o maior dos pecados, é uma atitude contra a natureza humana de perpetuar sua espécie

Mesmo sendo Deus poderoso, ele não despreza ninguém! Ele compreende perfeitamente a natureza humana. [Jó 36:5]

É difícil tentar explicar a Natureza Humana,
pois nem sempre o Ser Humano consegue ser humano
ou ao menos procura se-lo...
Dificil para entender, e mais ainda para explicar...
Osculos e amplexos,
Marcial

TENTANDO EXPLICAR A NATUREZA DO SER HUMANO
Marcial Salaverry

Para tentar explicar a Natureza Humana, precisamos entender que uma das leis mais imutáveis que existe, é aquela que é representada por nossa imagem no espelho, ou seja, como nossa imagem nos é devolvida pelo espelho, nossos atos serão retribuídos da mesma maneira, e nem sempre se aceita essa realidade da vida...

Se sorrirmos para o espelho, veremos um rosto sorridente à nossa frente. Se sorrirmos para as pessoas, elas nos sorrirão também (claro que nem todos, pois gente mal humorada sempre existe, mas estas, claro que podemos deixar de lado). Contudo, se fecharmos a carranca, é dessa maneira que nos tratarão. Se formos educados, a tendência é recebermos a reciprocidade, da mesma maneira que se formos grosseiros, não poderemos esperar sorrisos, ou sequer um tratamento educado dos demais, que naturalmente devolverão o que receberem...

Existem diversas pequenas peculiaridades do relacionamento interpessoal que devem ser observadas, se quisermos receber boas respostas por nossos atos.

Uma delas, e que sempre causa grande aborrecimento, é sermos deixados de lado por quem tanto nos estimava. Isso ocorre quando alguém nos apoiava e proclamava nossas qualidades aos quatro ventos. De repente, sem que nossas qualidades antes elogiadas tenham sofrido qualquer perda de rendimento, ou por vezes, até melhorando, esse alguém passe a desconsiderar tudo o que antes elogiava. Por vezes por causa de algum relacionamento pessoal. Mas isso nada tem a ver com as qualidades profissionais de alguém. Podemos amar ou detestar alguém pessoalmente, mas o reconhecimento de suas qualidades profissionais não deve ser afetado. Quando isso ocorre, denota falha de julgamento, já que sentimentos pessoais não podem interferir na vida profissional.

Também, o que dói na vida é descobrir que aqueles que foram nossos amigos, de repente parecem estar sempre muito ocupados para nos dar atenção. Nesses casos, sempre é conveniente tentar descobrir o porque dessa mudança de tratamento, e se a culpa for nossa, ou seja se esse afastamento se deve a alguma atitude inconveniente, que tal fazer um reestudo e procurar modificar-nos um pouco. Da mesma maneira que desejamos que amigos nos entendam, devemos procurar entende-los. Sempre devemos procurar manter a amizade, usando do diálogo. Para isso, somos dotados da capacidade de comunicação.

Se por quaisquer razões, começarmos a nos afastar de nossas amizades, existe o perigo de ficarmos apenas cercados de maus amigos, de pessoas que ficam em nossa volta, apenas movidas por interesses, e que, no momento em que deixarmos de as interessar, nos darão o mesmo retorno que demos a nossos amigos leais, ou seja, as costas.

E é triste descobrir que estamos sós apenas porque não soubemos reconhecer quem nos dedicava real amizade, e nos rodeamos apenas por bajuladores, que tão logo deixemos de os atender, sequer pensarão antes de nos abandonar.

Devemos sempre observar uma certa coerência de atitudes, procurando cuidar de nossa língua, pois muitas vezes fazemos comentários desabonadores sobre alguém. Sempre causará estranheza se mais tarde nos declararmos amigos incondicionais. Ora, se ontem alguém não prestava, como mudou tão repente? Isso denota muita incoerência de nossa parte. São atitudes que devem ser evitadas.

Assim como, nos deixarmos levar por vaidade excessiva, proclamando aos quatro ventos nossas excelsas qualidades. Deixemos que os outros as reconheçam. A vaidade excessiva não é bem vista pelas pessoas. Apenas pelos bajuladores, que sempre saberão agradá-las, atiçando sua vaidade.

Bem crianças, a velha lei da Natureza Humana condena certos, digamos, defeitos de caráter, tais como ingratidão, egoísmo, vaidade, orgulho, mas nós também temos pontos positivos para abordar, tais como gratidão, reconhecimento, solidariedade, amor, temperança, amizade, que, por serem virtudes, são quase que obrigatórios em nossa formação. Só que nem todos sentem isso, o que é pena.

Esperando que esses pontos obrigatórios sejam melhor considerados, desejo a todos UM LINDO DIA.

____________

"A suprema felicidade da vida é a convicção de ser amado por aquilo que você é, ou melhor, apesar daquilo que você é"
Victor Hugo

DA INVEJA
De todas as características que são vulgares na natureza humana a inveja é a mais desgraçada; o invejoso não só deseja provocar o infortúnio e o provoca sempre que o pode fazer impunemente, como também se torna infeliz por causa da sua inveja. Em vez de sentir prazer com o que possui, sofre com o que os outros têm. Se puder, priva os outros das suas vantagens, o que para ele é tão desejável como assegurar as mesmas vantagens para si próprio. Se uma tal paixão toma proporções desmedidas, torna-se fatal a todo o mérito e mesmo ao exercício do talento mais excepcional.
Por que é que o médico deve ir ver os seus doentes de automóvel quando o operário vai para o seu trabalho a pé? Por que é que o investigador científico pode passar os dias num quarto aquecido, quando os outros têm de expor-se à inclemência dos elementos? Por que é que um homem que possui algum talento raro de grande importância para o mundo deve ser dispensado do penoso trabalho doméstico? Para tais perguntas a inveja não encontra resposta. Afortunadamente, porém, há na natureza humana um sentimento compensador, chamado admiração. Todos os que desejam aumentar a felicidade humana devem procurar aumentar a admiração e diminuir a inveja.
(A Conquista da Felicidade)

Você não pode mudar as leis sem antes mudar a natureza humana.

O amor verdadeiro sempre merece uma segunda chance. Cometer erros é da natureza humana, visto que não somos perfeitos. Conceder o perdão uma única vez é acreditar na evolução do indivíduo. Temos o dever de acreditar, que o amor e a compreensão podem vencer todas as dificuldades. Meu erro foi amar demais, querer demais estar ai com você. Essa vontade louca em te amar, obscureceu meus pensamentos e fizeram o que eu não deveria fazer. Amar demais, errar demais e te perder.

A natureza humana tem uma vocação irresistível para a mentira e para a hipocrisia.

Quanto mais experimento a bondade de Deus, mais percebo a maldade na minha natureza humana...
Quanto mais contemplo sua santidade, mais vejo o pecado que diariamente se apresenta diante de mim, em suas diversas formas, disfarçado até de boas virtudes...
Quanto mais me é revelado seus valores, mais percebo a minha pobreza...”

⁠Compreendo a negação como uma das características da natureza humana, mas um olhar de rejeição a gente nunca esquece.

⁠"Um dia você descobre que pessoas "confiáveis" falaram mal de você pelas costas depois de receber muita ajuda... Recebe ingratidão, desfeitas, desprezo de outras... Mas faz parte na natureza humana, esta é a má notícia. A boa é que Deus, que tudo vê e tudo provê, não espera, não se adianta e nem se atrasa: na hora certa faz justiça e o ingrato recebe conforme deu. É da sua Lei. Enquanto eles ficam pelo caminho, repensando atitudes em árduas provas, você segue em frente. Em paz."

Constitui estranheza ao coração dos sensíveis, a real natureza humana.

A natureza humana não é ruim, mas estamos desaprendendo os bons costumes, desaprendendo os valores, que valores? Nossos pequenos quase nem sabem mais o que é isso (valores), estamos desaprendendo amar, e por este motivo nos tornamos a pior espécie de se lidar!

A natureza humana se resume em viver em mundo cheio de horrores, sorrir para coisas infames e não levantar questões e opiniões próprias, pois corre o risco de você ser preconceituoso.

Uma grande amostra da sádica natureza humana ocorre quando encontra-se conforto diante da desgraça alheia.

De todas as características que são vulgares na natureza humana a inveja é a mais desgraçada. O invejoso não só deseja provocar o infortúnio e o provoca sempre que o pode fazer impunemente, como também se torna infeliz por causa da sua inveja. Em vez de sentir prazer com o que possui, sofre com o que os outros têm. Se puder, priva os outros das suas vantagens, o que para ele é tão desejável como assegurar as mesmas vantagens para si próprio. Se uma tal paixão toma proporções desmedidas, torna-se fatal a todo o mérito e mesmo ao exercício do talento mais excepcional.