Não aja pela Emoção e sim pela Razão
Na escola da vida, aprendi a agir com a razão, agindo apenas pela emoção, sofri com recuperação e fui vítima da reprovação.
Entre a razão e a emoção.
Só posso dizer que poucos possuem controle suficiente para agir emocionalmente com racionalidade.
Razão e Emoção, grande conflito dentro de muitos!
A EMOÇÃO nos faz agir, falar e tomar atitudes impensadas que podem nos trazer grandes consequências... Já a RAZÃO, é ela que nos ajuda a discernir o certo e o errado e nos faz pensar no futuro!
Agir por razão abre a visão acerca das coisas do coração. Agir por emoção cega a visão acerca das coisas racionais.
Aprenda!
Canso de pensar que agir com a razão é a melhor forma, e canso de agir com a emoção.
Sempre acreditei que tudo na vida tem um motivo para acontecer e que nada é por acaso. Mas acabo de perceber que não, que muitas coisas na vida acontecem apenas por acontecer e que existem pessoas que não fazem diferença alguma em nossas vidas, que estão ali apenas como mais um, e não fazem alguma questão de mudar isso.
Agir com a razão seria agirmos de acordo com os nossos princípios, sem pensar no julgamento dos outros, e assim estar sempre com a consciência certa de que estamos no caminho certo. E agir com a emoção seria deixar que os sentimentos prevaleçam, o que seria entregar de bandeja o coração a pessoas que não iram sabem cuidar. E o coração é coisa tão preciosa que não devemos entregá-lo a qualquer um.
Vejo que as pessoas pensam muito diferente sobre os mesmos assuntos e que não adianta querer mudar ninguém. Caráter e respeito é coisa que vem de berço, não podemos comprar, nem muito menos vender.
Relacionamos-nos todos os dias com pessoas de vários tipos, por isso temos que sempre seguir o nosso caráter para que ninguém possa nos influenciar em aspecto algum.
Ser forte é algo que devemos exercitar todos os dias, no convívio com as pessoas, pois se não soubermos iremos fracassar em qualquer obstáculo que nos servirá de aprendizado para o resto da vida, e todos nos sabemos que só aprendemos quando apanhamos!
Então erre, confie, acredite, se jogue, se entregue, que só assim podemos aprender que a vida é um jogo, e que quanto mais jogamos mais acertamos.
Ser sensato nem sempre é o melhor caminho, às vezes temos que arriscar um pouco!
Querer resolver problemas usando a emoção só servirá pra perder a razão, pense antes de agir, para não ficar depois sem ação e só pensando!
Reflita...
Há momentos que é preciso agir com a razão, analisando cada detalhe, sem tomar decisões na emoção, que façam você se arrepender depois.
Era uma vez duas irmãs chamadas razão e emoção.
Uma dupla incrível quando se trata de resolver plobemas.
Em um certo dia apareceu um plobema na vida de razão, mas ela não sabia que o plobema estava ali, pois pra saber ela teria que sentir e ela não sente, só pensa. Mas emoção podia sentir o plobema da sua irmã e logo a avisou. Assim, razão estava ciente do plobema e resolveu. Um tempo depois, apareceu um plobema na vida de emoção, e ela sabia que tinha um plobema, mas não podia resolver, pois pra resolver ela teria que pensar, e ela não pensa, só sente.
Mas ela ciente do plobema foi pedir ajuda a razão para resolver o plobema, e ela conseguiu resolver.
Moral da história: pra saber que um plobema existe você tem que sentir, e pra resolver, pensar!
Sabe, pensei tanto... Que não agi! A culpa é da razão! Às vezes sinto falta de agir na hora da emoção que toma conta do meu coração, não achas que estou certo?
É bom sujeitar as ideias ao exame da razão ao invés de agir por impulso.
Ser conduzido (a) apenas por sentimentos nem sempre é uma boa escolha.