Não Gosto da sua Frieza
"Cidades frias e corações vazios
Vivem-se dias de corações vazios em cidades frias
palavras belas a transbordar e atitudes efêmeras
mentes cheias de pensamentos vazios
que positiva+ mente não conseguem refletir
e negativa+ mente mentem pra si
de olhos fixos num único ponto de vista
de visões estereotipadas, estigmatizadas
cegos diante da possibilidade de um novo olhar
Assim escorregam- se por entre os dedos, dia após dia,
sonhos, projetos, pessoas e o tempo de uma humanidade perdida
pelos becos e vielas, criados por ela, nos labirintos da vida."
Viviane Andrade
Fuja das pessoas frias, com o tempo elas podem congelar seu coração, contemple o sol e as pessoas quentes, pois sempre aquecem nossa jornada e iluminam nossa alma.
ELA SE TORNOU FRIA. E A CULPA É SUA
Ela amava sentar pertinho de você e passar um tempão conversando sobre tudo. Às vezes nem era nada tão importante assim, mas ela ficava. Pelo prazer de estar ali. Mas você não achava que isso era importante. Assim como não achava importante lhe dar um presente de aniversário ou comemorar o dia dos namorados. Das fores de antes, ninguém mais teve notícias. Nada de cartão. Declarações, só as dela, que vagavam sem respostas convincentes.
Ela tinha um jeito de amar ativo, que era verbo. Cheio de adjetivos. E veio você, com seu amor passivo, quase nocivo. E com seu jeito de quem não estava nem aí, não respondeu, não correspondeu, nem abraçou, nem surpreendeu.
Agora ela já não se importa tanto. Nem faz questão de continuar tentando. Declara amor a si mesma e com suas amigas se desfaz da solidão. Do frio se abriga, e já não o sente, nem no tempo, nem na vida.
Não tenciona mais fazer suas vãs investidas. Sabe o que está perdendo, e sinceramente, ela nem acha que é tanto assim. Azar de quem não fez questão, ela pensa.
Ela até continua por perto, ainda dá amostras do seu carinho, mas já não é mais a mesma.
E você, que não a tem mais no todo, porque achava que ela seria eternamente sua, cometeu um terrível engano.
Agora você haverá de entender que nenhuma mulher é conquista perene. É conquista diária, e se vacilar, já era.
E quantos vacilos não foram?! Você vacilou quando a ofendeu e não fez questão de se desculpar. Quando não fez questão de celebrar a nova idade dela, ou não reparou nas novidades do seu visual. Quando se esqueceu de elogiar o quanto ela estava bonita. Quando você não quis ir, ou não quis ficar, ou não quis ser boa compania.
E se não quis, quisesse. Agora, nem queira nem tente.
Ela se tornou diferente. Suas ausências não são mais tão ruins. Ela cuida de si e do que mais lhe apetece. Não faz mais tanta questão de ter você por perto.
É verdade que ela ainda tem sentimentos por você, mas não são os mesmos de antes.
E se isso lhe interessa, ela não se tornou fria de tudo. Ainda guarda um calorzinho dentro do peito. Pra aquecer os bons momentos que ela planeja ter consigo mesma.
ROUPAGEM DE QUIXOTISMO
"Ó roupagem acurada vestida de quixotismo,
Diz-me onde aportar nesta imensa aclamação
Entupida de mim, de reticências, de ansiedades,
De arpões desencabeçados, de importunações,
E acolhe-me com frieza
Sem que eu aspire a todos os receios
Que tanto me desacasalaram nesta caminhada escatológica."
CAROLINE PINHEIRO DE MORAES GUTERRES
Daqui a pouco essa saudade passa
O coração se afaga
E seu rosto se apaga
Daqui a pouco a explosão que queimava
De repente vira uma lava
No encontro com a frieza
Sem perder a beleza
Transforma-se em rocha
Rija não mais chora
Daqui a pouco já nem saberei quem me fez escrever o que sinto agora. Daqui a pouco.
Maltratado
Veja bem meu bem
Você não tem culpa dos outros corações
Desamorizados e alados que por mim passaram
Os que me ganhando de antemão
Quebraram lentamente a ternura primeira desse meu coração
Foram malvados ainda que fartos de desilusão
Veja bem meu bem
Você não merece minha ingratidão
Essas feridas imaturas me deixam madura e duram
Maltratando minha ocasião
Espaços interditados que foram direcionados ao pivô da sensação
Veja bem meu bem
Você não tem culpa dessa confusão
Amor é como um deserto, você está la porque você quer, ou porque se perdeu. Pode ser muito quente ou pode ser muito frio, se você ficar lá por muito tempo vai começar a lutar contra si mesmo, vai começar a ver miragens, coisas que só você vê, poucos encontram água.
Portanto, não ficam no deserto, não permaneçam no deserto, só os fortes sobrevivem.
Há incessantes ruídos, um interminável som, uma agonia e uma dor tão grande, o lamento e o descompromisso fizeram de minha tese uma frieza, não sei quando me tornei tão insensível sem uma alma, meu espírito está dormindo em algum lugar frio, preciso que alguém me encontre, e guie-me de volta pra casa, pois o ódio que sinto falou mais alto, e hoje sou do jeito que nunca quis ser
Reflexão
Todos os olhos estão sobre mim neste momento, a cobrança de ter que lidar com as merdas que os outros te fazem. Não há alternativas viáveis se não a frieza, o orgulho e o ódio. Ódio a dor que causaram, orgulho para não pedir o que deveria ter sido dado, frieza para com aqueles que nunca a apreciaram. Ida, seguindo, caminho solo.
Vivemos num tempo em que "amor" voltou a ser apenas uma palavra no dicionário.
Estamos em crise com tamanha frieza, crueldade e a falta de fé na humanidade.
Para os poucos de bem e que conseguem compreender e viver o amor próprio e a prática do amor ao próximo, permaneçam firmes, continuem plantando as boas sementes para que se colham bons frutos.
Você, eu, nós ainda somos a esperança para um mundo menos sombrio e frio.
O amor, a intensidade, o carinho e o cuidado assustam as pessoas neste mundo frio e indiferente. Negar amor e reciprocidade a alguém que só deseja o seu bem é cruel.
Todos carregamos um passado; sem o meu, não seria a pessoa que sou hoje. Acredito no valor das lições aprendidas ao longo da vida. A falta de doação e diálogo me entristece. Usar minha intensidade e meus sentimentos como desculpa para desconforto é doloroso.
Minhas escolhas ao longo da vida foram oportunidades de aprendizado. Sou uma mulher capaz de realizar meus desejos. Odeio compromissos vagos e pessoas que oferecem pouco. Minha maior dificuldade é gerenciar expectativas. É difícil aceitar que nem todos oferecem a mesma consideração.
Um conselho: seja 100% entregue nas amizades, no amor, na vida pessoal e profissional. Não perdemos nada ao nos doar. Não me faça mergulhar em relacionamentos rasos. O tempo passa, e restam lembranças. Pergunte a si mesmo como gostaria de se lembrar de mim.
Gosto de diálogo, calor e sinceridade. Não quero alterar quem você é, mas peço tempo de qualidade. Se isso é demais, talvez eu seja demais para o pouco que você pode oferecer. Mesmo gostando de você, alguns amores não valem a dor. Melhor deixar ir.
Nunca foi amor,
sempre foi possi.
Nunca foi amor,
sempre foi ego.
Nunca foi amor,
sempre foi capricho.
Nunca foi amor,
sempre foi troféu.
Nunca foi amor,
sempre foi abandono.
Nunca foi amor.
E nunca seria,
sua frieza não permitiria.
Quisera eu sentir como você, vendo tamanho sofrimento vindo de alguém que “ama” e não se importar. Como conseguiste esse dom, querida? Como consegues, tu, que me ama, ser tão fria?
Sensibilidade:
Sempre com dois pesos;
Ao mesmo tempo que toca;
Por vezes na troca;
Recebe de outros;
o oposto.
Mas uma parte não tornar se há insensível;
Pois sabe o quão bom é sentir;
Não deve ser impossível, nem facilmente substituível;
Senão apenas será interesse, apenas mentir;
Apenas o oposto.
Por vezes o mundo precisa apenas ficar sozinho;
Compreendendo por que seguir neste caminho;
Nem sempre o sensível compreende a brutalidade;
Nem sempre o sensível aceita sua incapacidade;
Necessita do oposto.
Talvez uma parte tenha que insensibilizar;
Talvez o insensível possa amar;
Uma parte que não sente, não sente tristeza;
Olhando para o outro, o mundo, não sente a frieza,;
Assim como, uma parte oposta a si mesma.
Mesmo assim, continua tocando no que se pode tocar;
E fitando tudo o que se estende no imaginar;
Não falha no sentir e no fazer ;
Porém deve se esforçar no compreender;
O que, por vezes o mundo precisa.