Não espere
Se ainda tem duvidas se deve fazer o bem, FAÇA, mas não espere reconhecimento ou retribuição, por que como próprio ditado já diz.. as pessoas só se lembram apanham.
Quando você despertar para a Luz, não espere situações tranquilas e calmarias. Espere situações conflituosas e problemáticas. Pois, são estas situações que vão fortalecer você no caminho da Iniciação.
Não espere à transformação de quem não tem consciência do que faz . Requer muita luz, de quem não sai da caverna(mito de Platão) ou nem sequer tem ideia de que está nela .
Valorize quem te ama enquanto ela está do seu lado, não espere para valoriza-la depois que ela parti, as oportunidades de fazer-lá feliz é agora, amanhã poder ser a chance de outra pessoa a conquista-lá todos os dias pra mostrar o quanto ela é importante.
Não espere nada em Troca
Nunca damos algo a alguém na esperança que a pessoa devolva ou agradeça, isso não está presente nas pessoas... não mais, por mais que bondosa as pessoas sejam, ou grata se sintam às vezes ela não vai agradecer ou demonstrar um gesto similar, isso não é o fim, apenas mostra qual distorcido esse mundo esta. Não espere nada... Você pode ser melhor dando mais de si do que esperando receber.
Não espere elogios , sorrisos ou aplausos. Não viva procurando respostas e tentando entender tudo e agradar a todos.
Viva do seu modo, sem medo e sorrindo nos momentos bons e aprendendo com os ruins.
Pois só quem vive no presente com a mente tranquila poderá se livrar do passado e alcançar o futuro que espera.
Se você não consegue arrumar a merda da cama todos os dias então não espere ter disciplina para conseguir estudar para aquela prova cabeluda.
Tenha mais cuidado com você, não espere isso do outro. Você sabe das suas carências, das suas fases, das suas lacunas. O outro sabe das dele. Às vezes há o encontro perfeito, o encaixe. Em outras, há a mudança brusca pedindo outras conquistas, outras evoluções. Permita-se ser a nova pessoa que acorda todos os dias com mais sede de tudo... Permita-se conhecer a nova pessoa que se relaciona com você diariamente: com outra disposição pra vida, pro amor, pras relações.' Não espere que a oportunidade venha até você, vá você em busca dela. Não acredite quando te disserem que “é tudo igual, é tudo a mesma coisa” ou “é melhor ficar por aqui mesmo, mas vale um pássaro na mão, do que dois voando” – isso é um grande engano, só se é igual se você for igual. Seja diferente, busque sempre algo melhor, tenha fé naquilo que você acredita”. Faça a diferença em todo.. Mas seja sempre você mesmo, joga limpo e transparente em tdo.. Não exija dos outros o que vc não consegue fazer.. Dê bons exemplos hje só assim poderá cobrar no amanhã... Pense nisso...
Não espere nada de mim,
além do meu amor...
Mas saiba, que ao te dar o meu amor,
te dou tudo o que tenho.
Faça, mas não espere nada em troca.
Interessante observar a postura de algumas pessoas, que dizem: “Ah, sabe porque ajudo e procuro fazer o bem? Porque se um dia eu precisar, vou encontrar alguém que retribua o que faço.”
Não é bem assim que as coisas acontecem! Se fazemos algo por alguém pensando desse jeito, já começamos errado.
Esperar reconhecimento pelo bem que praticamos é uma péssima forma de pôr em prática a caridade. Se o que nos move é interesse, melhor não fazer nada.
São bem poucos os que sabem expressar gratidão. A grande maioria deturpa tudo e acha que temos obrigação, não compreendem que ajudamos porque queremos, porque nos sensibilizamos com o sofrimento alheio, etc.
Muita gente não sabe ser merecedor(a) das almas boas que Deus coloca em seu caminho e, aproveitando da boa vontade de gente bem intencionada que lhes oferece ajuda, metem os pés pelas mãos e começam um verdadeiro círculo vicioso de exploração da boa fé alheia.
Muito meritório, sem dúvidas nenhuma, auxiliar os que precisam, entretanto, necessitamos observar quem circula em nosso entorno,e não ser permissivos, deixando que tirem vantagens em cima de nós, aproveitando-se da nossa bondade e espírito cristão.
A vida anda difícil, tem muita gente malandra que não quer fazer nada a não ser “colar” em pessoas de bem, sugando o máximo que podem.
Por outro lado existe também gente boa, sincera, bom caráter, porém, é necessário muita atenção da nossa parte para distinguir com o devido critério.
Como já dizia Jesus, é preciso separar o joio do trigo e ter consciência de que estamos procedendo de maneira correta. Devemos, sim, ajudar dentro das nossas possibilidades; óbvio, sem esperar nada em troca, desde que não sejamos bobos, sabendo diferenciar quem merece ou não ajuda.
Uma coisa é ser bom outra bem diferente é ser ingênuo demais, achando que todo mundo que se aproxima da gente é do bem.
Corretíssima a máxima de São Francisco de Assis inserida em sua prece: É dando que se recebe. Lógico, existe a Lei do Retorno. Se praticamos o bem, recebemos o bem de volta e vice-versa. Porém não pensemos em recompensas ao estender a mão para ajudar o próximo que realmente precisa e merece.
Deus tudo sabe e no momento certo sua misericórdia nos alcançará. Portanto, vale muito a pena ser bom!
Se você não consegue dominar sua própria língua, não espere viver de uma maneira diferente do que dominado por seus sentimentos.
Faça as coisas de coração e não espere recompensas. As estrelas do céu e o oxigênio que respiraste mais intensamente serão testemunhas suficientes de sua dedicação. E isso já basta. Se nunca esperar nada de ninguém, nunca se decepcionará com ninguém"
O jogo só termina quando o juiz apita. Mas não espere os acréscimos para correr atrás da vitória. Talvez não haja mais tempo, talvez os refletores apaguem, talvez…