Não Confio em Amigos
Se você precisa abrir mão dos seus princípios e valores para ser aceito no seu grupo de amigos é melhor mudar de amigos.
" Os pais devem ser amigos dos seus filhos, mas nunca deixe que eles confundam a sua amizade com uma amizade qualquer, e sim deve cobrar deles disciplina e respeito."
Quanto mais alto você estiver , mais sozinho ira se sentir, mais longe seus amigos vão estar e menos pessoas estarão a sua frente.
Muitos se fazem de amigos, mas querem te ver derrotado. Não conte seus problemas, seus sonhos e seus planos para qualquer um, conte tudo para Deus, apenas Ele pode resolver todas as coisas, é socorro bem presente na angústia, é alívio para os oprimidos e cansados... Deixa Deus cuidar da sua vida e do seu coração
_ Luh M.
REFLETIR LITERATURA " DOSTOIEVSKI "
Amigo leitor e prezados amigos de rede, venho trazer um pouco de literatura para seu dia.
Alguns escritores possuem a capacidade de transformar seus textos em verdadeiros tratados teológicos e filosóficos. Admiro quem consegue transformar uma boa história em um momento de reflexão, sendo Dostoiévski a meu ver, um destes geniais escritores.
O livro Memórias do subsolo pode lhe parecer estranho à primeira vista, coisa que no decorrer da leitura passa, mas algumas nuances do texto nos prendem totalmente a obra.
O protagonista não tem nome, a princípio não entendemos, mas conforme o texto avança, é inevitável não sentir a vontade de dar o nosso nome ao personagem. É imprescindível nos vermos em alguns momentos narrados na história, pois no fim, somos tal como o homem sem nome, um misto de bondade e maldade, egoísmo e empatia.
O livro é um diário que não está sendo escrito para ser lido, é uma espécie de diário de desabafo de um pobre coitado e suas mazelas. De um homem muito mau, diga-se de passagem, sendo este um dos pecados que o personagem confessa logo nas primeiras palavras do livro: “
Sou um sujeito doente…Sou um sujeito maldoso. Um cara repulsivo eu sou” (DOSTOIÉVSKI, 2015, p. 21)
Quem é você caso ninguém tivesse lhe observando? Se por acaso você tivesse apenas desabafando em um diário, este desabafo iria condizer com quem os outros veem? Ou você vive um personagem.
Conforme avançamos na leitura, perdemos aquela estranheza, percebemos um pouco de nós e de como o ser humano é. Sendo as vezes invejoso, algumas horas hipócrita e em alguns momentos se vê dependente da aprovação dos outros. Cada um tem as suas falhas, não existe ninguém alheio a erros e contradições. O que existe são pessoas que não percebem suas falhas ou são orgulhosas demais para confessá-las. Luiz Felipe Pondé, em um livro onde ele discorre sobre o pensamento e a filosofia dos livros de Dostoiéviski, define o livro Diário do subsolo de forma bem pontual:
“Fazendo uma metáfora, podemos dizer que a fala do personagem de Memórias é uma espécie de dança macabra de átomos, embora ele ainda se revolte com sua caracterização como ser determinado” (PONDÉ, 2013, p. 229).
Sendo que a dança macabra é visível em todo o livro, quando o personagem se mostra como perfeitamente se definiu, “um sujeito maldoso”, além de cruel e egoísta.
A parte interessante é que você vê aquele homem maldoso sofrendo a todo o momento, se corroendo de raiva e inveja e fazendo alguns malabarismos para manter a sua aparência.
A crítica do livro é dirigido a Tchiernichievski, autor do livro “Que fazer?” Que acreditava que para um novo mundo surgir, a tradição e tudo o mais que existia deveria ser destruído (PONDÉ, 2013, p. 237, 238). O livro foi referência na revolução russa.
Já não sou tão novo para me deixar de impressionar com a maldade humana, e sou cristão demais para deixar de olhar para a Bíblia e perceber que ela tem razão quando diz que:
O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? (JEREMIAS 17:9)
O homem sem Deus não é nada, o ser humano quando é guiado por seu coração e suas aspirações, sempre se dirigirá para a maldade e o caos. Pondé termina a sua análise resumindo muito bem este homem:
“O indivíduo do subterrâneo é como que o ser humano mostrado na sua obscenidade interior: absoluta, sem nenhum prurido, na hipocrisia necessária à convivência” (PONDÉ, 2013, p. 242).
Eu sei que podemos ser até pessoas boas, quem sabe você esteja se perguntando: “será que eu sou realmente uma pessoa má?” A luz de realidade que nos circunda, acredito que possamos até sermos pessoas boas, honestas e bem intencionadas. A grande questão é que o homem tem uma propensão para a maldade muito grande.
Somos corrompidos pelo pecado, com isso, temos em nós uma capacidade de nos destruir e destruir o próximo sem tamanho. Sem Deus, perdemos o controle e seguimos nossos impulsos naturais em fazer o mal.
Deus é o nosso Norte, a bússola que não deixa com que o pecado tome a leme e guie a nossa vida para a destruição, sendo que eu vejo o personagem do “Diário do subsolo” como uma sombra de como o homem sem Deus é.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
'O tempo e o vento vão ser meus melhores amigos nessa luta... Eu vou entregar a eles os meus pensamentos que transbordam você"
A coisa ruim da vida de solteiro é não ter como mentir que estava jogando futebol com os amigos...
(Patife)
enquanto temos moedas valiosas para algumas pessoas somos amigos,parceiros ,íntimos, sera mesmo que tudo isso é duradouro ate quando isso vai ser preciso para você descobrir que pouco vale apena que unicamente que vale em tudo isso é você mesmo descubra viva.
Os amigos saíram do meu lado, alegando que meu ego me deixou cego de vez
O foda é você achar que humildade é ter que se sentir culpado por fazer o que você não fez
Que se foda você
Amigos:
Não se mede em números, mas sim
em afinidades;
Não te derrubam, eles ajudam a te erguer;
Não observam você cair, são os que estão ao seu lado até o fim;
Não te faz de escada, se junta e apoia na escalada.
Não se compram, se conquistam;
Não sentem ciúmes de você, são todos
aqueles que se orgulham das suas vitórias;
Não te delata, são seus fiéis confidentes;
Podem até esquecer seu aniversário,
mas estão sempre presentes na sua vida.
Podem até não expressar palavras para
te consolar, mas te consolam com um simples abraço."
É aborrecedor estar entre familiares e amigos e eles ficarem vidrados nos seus celulares. Esse comportamento atrapalha o diálogo e a interação virtual acaba por afastar quem está próximo. A tecnologia traz inúmeras benesses e facilidades, desde que seja utilizada sensatamente. Devemos valorizar a presença das pessoas que nos ladeiam.
Ter amigos é muito bom, pois eles te inspiram. Se cercar de pessoas mais capacitadas do que você, fará você muito bem, como é bom ter pessoas melhores do que eu ao meu lado, me ensinando e me fazendo avançar em todos os sentidos.
- Relacionados
- Amizades Sem Confiança
- Frases sobre a fome: uma realidade que assombra o mundo
- Frases de policial militar que inspiram motivação e coragem
- Quando se perde a confiança: frases para lidar com a desilusão
- Mensagens para Amigos
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- Frases Românticas para Amigos