Nação
Presságio
Eu vejo braços no ar
Defendendo a nação
Eu ouço desatinos
E me ponho a chorar
Pois conheço o destino
De toda essa gente
Que insiste segurar o rojão
E conter a enchente
Obedecendo o coração
Pra poder se libertar
Eu vejo uma multidão a caminhar
Intensamente na mesma direção
E sinto que a luta
Ainda demora acabar
Enquanto não se falar em amar
E em ter compaixão
Eu vejo abraços
Travados com a luta
Por isso há uma luz
Lá no fim do túnel
Acendendo um sorriso
Que ainda reluz
Mostrando que esse
É o fim da labuta.
Enquanto não decidimos que nação somos e que país queremos ser, projetos de Estado serão meras colchas de retalhos, com espaço para trapos!
Somente uma nação que cuida de seus adolescentes e jovens fomentando estudo com qualidade, orientado por um corpo acadêmico qualificado e reconhecido, e escola acessível para todos poderá ser considerada desenvolvida.
A verdadeira cultura de um povo, de um grupo e de uma nação tem geralmente a transmissão natural do conhecimento pela oralidade, pela repetitividade da atividade na herança familiar e pelos valores internos aferidos a cada participe por reconhecimento, status e poder de ser membro legítimo efetivo e participativo de cada comunidade.
"Seja você um indivíduo ou uma nação, a verdade vai visitá-lo dezenas, centenas, talvez milhares, de vezes, ao longo de sua existência.
Mas tenha cuidado...Ela é quem decide quando será a última."
Todo o político, é elegido pelo povo para trabalhar em prol da Nação, Estado e Município. Provar com dignidade suas promessas de campanha, embora seja uma tarefa muito difícil, mas pelos menos mostre aos que confiaram através do voto, a sua boa intenção, sem deixar corromper-se, e ir as tribunas para fazer discursos bonitos , mas sem fundamentos.
Vamos nos enganar juntos?
- Ontem fui assistir Missão Impossível 5-Nação Secreta e não poderia ir com alguém mais que especial, porque especial? Porque literalmente o filme fala dos melhores e nossa necessidade de enganar, de nos enganar e de viver. Existe um momento no filme, quando Tom Cruise travestido de Ethan Hunt se disfarça de Chefe da espionagem britânica para enganar o primeiro ministro britânico. A fala é filosófica de Alec Baldwin, travestido de Chefe da CIA, Hunley, descrevendo quem era o agente Ethan Hunt, suas qualidades e o que o diferenciaria de todos os mortais agentes secretos do mundo.
Pera ai sou de filosofia, estudo filosofia e vou tentar humildemente fazer uma analogia entre Missão Impossível: Nação Secreta, você, o ENEM que fará daqui a poucas semanas, seus amores errados e todas as pessoas idiotas que a sociedade te obriga a dar bom dia, mesmo sabendo que ter um bom dia é uma escolha e não uma vontade. Primeiro detalhe que é instigante e desafiador desde o princípio. O céu não é o limite, claramente você tenta adequar pessoas que nunca poderão te seguir ao seu lado. Por isso vamos ao filme, filosoficamente falando, a Missão Impossível 5 também envolve uma cena dramática em que Cruise mergulha em um vórtice de água assustador, lutando para concluir um plano com múltiplas variáveis e que, em certos momentos, acaba por depender unicamente da sorte (guarde a palavra sorte, você usará para mentir para as pessoas a sua volta, elas adoram creditar seu sucesso ao acaso). Ethan Hunt, como o início na loja de discos deixa transparecer, é um homem que se tornou quase uma lenda (termo usado por jovens ‘padawan’, que tem uma mania feia de achar que seres humanos limitados e falhos são lendas); e como muitos grandes heróis das lendas, ele conta muito com a sorte (olha a sorte aparecendo como sinônimo de competência, estudo, dedicação e respeito ao suor de seus pais). O filme questiona essa sorte o tempo todo, ao mesmo tempo em que nos joga em situações que Hunt cada vez mais depende dela. Por outro lado, também acena para aspectos mais simples sobre trabalho, esforço e competência. A sorte às vezes é necessária para se fazer um bom trabalho, mas quando se é competente no que se faz, a sorte torna-se apenas um elemento de apoio inevitável. Dai começamos a entender que o problema não é sabermos amar o problema é não sabermos escolher, o amor não une as pessoas, seus objetivos que fazem isso,não adianta você cursar o curso dos sonhos de seu pai se não é seu sonho, um professor não é lembrado pela aula que ele deu, mas pelo amor que ele dedicou aquela aula, o amor que ele deixou de viver para fazer o outrem acreditar, se acreditar, aceitar o inevitável: não amamos quem desejamos, amamos quem nos estimula, nos impulsiona, nos remete, nos irrita e nos faz melhor. As ações no filme faz o mestre de Ethan Hunt fortalecer um pouco mais sua lenda. Porque é exatamente como Alec Baldwin diz após ser inacreditavelmente surpreendido por uma missão impossível: “Hunt é a manifestação viva do destino.”.
Eu sou a manifestação do que escolhi, eu sou a vida que criei para meu destino e minha história se confunde com seu sucesso, como eu sei que você é sucesso? Sorte! “Eu e você temos sorte” Entendeu?
E viram os amigos de Ethan Hunt? Eles em nenhum momento ofereceram tequila e nem o covidaram para Gardênia, mas morreriam por ele, entende a diferença entre amigos e migos?
Então: preparados para sua missão impossível?
"É incrível, parece que no Brasil só prospera aquilo que é contra o progresso da nação, nada deixam prosperar se for para o bem comum, é triste isso, muito triste principalmente quando vemos os nosso dirigentes se fazerem indiferentes ao primeiro mandamento da lei divina e ao contrário de amar ao próximo como a si mesmo, deixam o poder subir à cabeça e a ganância falar mais alto."
Não importa a nação, o idioma, a cor, a origem, o que importa é que somos descendentes de um só Pai.
E o que importa e que devemos lembrar apenas disso: AMOR.
É POSSÍVEL
É possível construir uma nação forte,
Enfraquecendo a educação?
É possível solidificar um povo
Desvanecendo a saúde?
É possível projetar o futuro
Mantendo o olhar voltado para o passado?
É possível formar um cidadão crítico, consciente e capaz,
Fazendo vista grossa para os problemas sociais?é poss
É possível crer num país que planta violência,
Espargia terror...
.... ignora vidas... ultrapassa direitos...
... Sobrevive de medidas e emendas?
É possível dar crédito para um país
Que se diz do futuro
Em franca evolução
Mas não cria oportunidades para o presente?
É possível ser alguém
Num país de políticos corruptos, desumanos...
Que se alimentam do analfabetismo, da ignorância...
... Da impunidade...
Se você acredita que tudo isso é possível
E que a situação é irreversível
Chama pela morta para aliviar a sua dor
Porque você não vive,
Simplesmente vegeta.
A glória de uma nação é o seu povo bem administrado, seus filhos crescendo em paz com liberdade e um governo que os honre fazendo aquilo que realmente precisam.
"Todo povo, nação ou ser humano que esconde um milímetro do próprio passado, lança-se a passos de pusilanimidade, em maior ou menor grau e, assim, nega-se metros de presente e quilômetros de futuro."