Muros
Bom dia amigos!
Hoje acordei extasiada
Ao bater os olhos lá fora
Nada de muros limitando
A natureza toda exposta
Ao meu dispor para apreciá-la...
mel - ((*_*))
Enquanto alguns constroem muros , outros derrubam com um simples •••• Sorriso .
D. A
By
Autora : Gislene Pascutti
A liberdade não tem seus limites sobre a terra, porque necessitaria de muros, e então não seria liberdade. A liberdade tem um limite tênue sobre as águas para que possamos aprender a usar o bom senso.
Prisão sem Muros
Vivo numa prisão sem muros
O que se pode fazer!
Não pude escolher
Vivo numa prisão sem Muros
um corpo apenas ,prendendo
Uma alma , atividades comuns
Penso não ter como ser
Se o ser esta preso
Num corpo sem quase função!
A limitação corpórea
Ter braços que não elevam
Pernas que não correm
Vivo numa prisão sem muros
Invisível aos olhos seus
Mas bem nítidos aos meus
Ter mãos e não tocar os cabelos
É ter membros e não tocar os pés
É ser adulta e precisar de ajuda
Sim ! Ajuda como a um bebê
Vivo numa prisão sem muros;
É não poder fazer o que se deve
E ter um dever normal
Mente aberta , infinita
Onde só a mente é livre
Liberdade nos sonhos
Onde posso correr
Amar, voar, caminhar
Dançar sem cansar
Deitar no chão e levantar
Vivo numa prisão sem muros
Mas vivo, intensamente
com que tenho
É pouco , mas tenho
É meu, meu corpo
Que um dia perecerá
E quem sabe neste dia
Está Prisão acabará. ...
Yascara Samara.
Verdadeiramente sonha com a liberdade quem tem o corpo aprisionado por detrás de muros ou grades. Mas aquele que teve coração e mente conquistados, ainda que possa caminhar, será cativo em qualquer lugar.
Entre Muros
Sobre esta selva de pedra
Que protege, cerca e separa
Trancado dentro de mim mesmo
Percebo o quanto tudo me pasma
Rendendo-me aos seus encantos!
-- josecerejeirafontes
Muros fazem divisas, mas atitudes tolas, desprezos, vaidades, arrogância e interesses fazem distâncias...
Nossos maiores muros são criados por nossas limitações ou por nossas cobranças mas eles só podem ser derrubados por nós mesmos.
Você não "construiu muros" e se reclusou, você ignorou os toques suaves de amizade, estocou clichês em torno do seu coração em vez de ser simplesmente real
Crônica de uma prisão de muros agora caídos: Hoje acordei de um pesadelo inacabável nele alguém que podia fazer algo de útil estava aprisionado, prisão sem muros que me dilacera e sufoca, essa prisão que me
provoca e me condena, me faz tão pequeno, Sem insignificância nenhuma.
Não preciso disso para sobreviver, não quero isso para enlouquecer. Agora já acordado só tenho uma certeza será diferente, um ser
eloquente em busca de dias melhores.....
Que as palavras não sejam usadas para erguer muros de rancores, mas que abram caminhos para se chegar ao oásis do entendimento humano.
Cika Parolin
Os muros são como as pontes, a diferença está no fato de que os paredões são construídos na vertical e as pontes na horizontal. Olhe para as árvores, foram os primeiros muros a surgir mas podem ser derrubadas para se fazer pontes. Mas isto é subverter a ordem natural, porque é a natureza que diz quando basta. precisamos de mais muros destruídos que árvores caídas.
As vezes em coisas simples, colocamos muros tão altos ou fazemos abismos por medo de nos arriscar ou por causa de um passado, mas a culpa não é só dos outros, é nossa também, e basta termos sabedoria para não cometemos os mesmos erros, e se for pra voltar atrás que seja consciente e se for pra avançar que seja firme...
Bem , não acredito em bandeiras que segregam, não acredito em lutas que erguem muros no lugar de construir pontes, se no passado erramos nada podemos fazer é passado , mas se no futuro ainda erraremos é uma decisão a ser tomada no presente.
Como sempre repito e vou repetir até morrer , meu avô de mãe era brasileiro, negro, neto de escravo. Já meu avô paterno era branco, europeu, imigrante vindo de Portugal, logo por que eu deveria exaltar só me Tataravô branco europeu, se eu não faço ideia de que pais da Africa veio meu Tataravô negro escravo? Não tenho que exaltar de onde eles vieram , mas de onde eu , que sou resultado dessa junção, vim. E eu sou do Brasil , não sou da África , não sou de Portugal , eu sou do Brasil !
Eu cresci entre esses 2 homens que me ensinaram muita coisa mas a maior de todas foi a respeitar o outro pelo que o outro é e não pela melanina .
Não acredito em grupos que se isolam entre si para lutar por igualdade , pois creio que o 1º o passo para a igualdade seja exatamente se ver e se tratar sem distinção , sem essa segregação ...
O Brasil é a maior mistura de povos do Mundo , todas as raças trouxeram seu legado , não apenas europeus , nem apenas africanos , mas asiáticos e orientais também .
Somos branco do cabelo sarará , somos negros do olho verde , somos ruiva de pele morena , somos chineses meio mulato , na nossa etinia nao cabe apenas branco negro ou pardo , na nossa etnia devia vir escrito o mesmo quer a nacionalidade ... brasileiro!
Somos ricos no tamanho, somos ricos na cultura, mas precisamos ser ricos na aceitação da igualdade, respeitar a identidade da diversidade e enxergar-se na igualdade da humanidade.
Eu quis fazer o ensaio EURO AFRO BRASIL , porque são as 2 maiores contribuições que tivemos , dos muitos imigrantes dos muitos países da Europa que vieram por opção ou fugidos de conflitos e dos muitos escravos de muitos países da Africa que vieram sem opção, mas que trouxeram seu legado.
Então essa é minha contribuição, essa é minha representação visual do que eu acredito , vivo e prego . . .
Não lute pela Africa mais do que lutaria pelo Brasil , pois se seus ancestrais vieram da Africa, você veio do Brasil.
Não lute pela Europa mais do que deve lutar pelo Brasil , pois se seus ancestrais vieram da Europa, você veio do Brasil.
Eu tenho sentido que está ocorrendo uma inversão , estamos esquecendo quem somos , estamos esquecendo que somos daqui , não dali ou acolá.
Entenda-se, ame-se, promova-se, enxergue-se como integrante de um povo misturado.
Para que o BRASILEIRO seja respeitado, ele precisa antes de mais nada se comportar como brasileiro , assumidamente um povo miscigenado , somos brasileiros, não importa que cor de pele temos , temos todas as cores de pele, que cabelo o brasileiro tem ? Todos os que existirem .
Hoje cedo eu vi uma reportagem de imigrantes e o porque eles não querem voltar para seus países, confesso que até senti mais orgulho deles do que de muita gente daqui, pois eles amam e respeitam a terra de onde vieram, mas amam e respeitam a terra que os acolheu. E nós ?
Então , pra falar isso , pra falar desse mundo que eu acredito ser possível, mas que antes tem que haver um Brasil possível , Desenvolvi o ensaio . . . Euro Afro Brasil.
Não somos branco , amarelo ou negro ,
Somos o mundo todo, somos o mundo inteiro,
Somos todos os povos nesse povo único que se chama BRASILEIRO
Em prédios, elevadores, casas, lojas, ruas, muros...vivemos cercados de câmeras, escutas, gravadores... e temos que nos habituar à desagradável sensação de sermos vigiados.
A grande maioria dirá "é por segurança"...
Mas que triste constatar que todos, sem exceção, estamos
cada vez mais reféns do que se alastra para a vida em geral...
Em qualquer situação tornou-se um hábito julgar que o outro é
pouco sincero, nada confiável e muito suspeito,
quando o ideal seria julgar apenas ante a constatação
da falha ou do crime.
Cika Parolin
AMORES NOS MUROS
Onde está o amor?
No amanhecer ou escurecer?
Nos muros, no revoar de uma flor?
Nas curvas do teu corpo aceitando o calor?
Onde está o amor?
Na cura da saudade?
Na virtude de cometer o pudor?
Procurarei... Não, acrescentarei.
Certos muros que encontramos pela frente, são os problemas
que precisamos resolver para continuar vivendo...
MUROS QUE ENCONTRAMOS
Marcial Salaverry
Em nossa vida,
diversos muros encontramos,
e nem sempre os escalamos...
Muros existem diversos,
aqueles que escalei
em minha infância,
e que por vezes
me despertam sonhos infantis...
Já teve um outro,
que foi o Da Vergonha...
com esse, ninguém sonha...
Em Cuba...
transformaram em "paredóns"...
soturnos "paredóns"...
que tantas vidas ceifaram...
Prefiro mesmo os
saudosos muros
de minha infância...