Mundo Contemporâneo
O problema do mundo contemporâneo é que existem muitas pessoas normais e poucas pessoas loucas. Prefiro viver como louco em um mundo maluco, do que viver como cópia em uma sociedade de padrão.
Os deveres de manter uma família. Função dos pais. Não caberiam no mundo contemporâneo. Pois, influências externas. Que controlam as forças das massas alienadas. A sociedade da ditadura do consumo. Do “aqui e agora”. As forças das suas vozes. Corrompidas. Soam tão altas. Divergindo os valores éticos. Hoje. Cabe a cada um de nós a formação de um caráter moralmente ético. Para que na harmonia do comportamento humano. Haja união entre os verdadeiros seres. Respeitando-os. Valorizando-os. Sem se deixar ser levado por interesses escusos. Pois, se houver máscara, dissimulação, rodeios. Num momento qualquer. Em meio às tempestades. Tudo desmoronará. Fragilizando a confiança daquele que vive na Luz da Justiça. Confiança não terá mais.
AS INFORMAÇÕES PELA INTERNET E COMO ELAS AFETAM A NOSSA SOCIEDADE
No mundo contemporâneo os meios de comunicação de massa estão gradativamente perdendo espaço para a Internet no que se refere sobretudo a obtenção de informações. Se teoricamente as pessoas obtiveram como vantagem a abrangência desse conhecimento e a sua democratização. Na prática reduziram drasticamente a profundidade do que se conhece de uma forma geral, em detrimento do que se quer conhecer, e não do que se devia de fato conhecer. É só perceber que muitos somente leem sobre esportes e entretenimento e não dão a devida atenção a assuntos com maior relevância, como política e educação. Com um conhecimento tão raso sobre tais assuntos, como podemos lutar para mudar aquilo que de fato é importante? Outro problema é que a informação pela internet está ainda mais encaixada numa visão mercadológica, onde geralmente a notícia é dada aos poucos como forma de estar presente na vida do público o tempo todo, cativando-o. O grande desastre implicado dessas informações repartidas é uma geração de usuários que não conseguem construir uma opinião sobre determinado assunto, pois não conseguem manter o foco no desenrolar dos fatos. Isso quando eles não constroem uma opinião errônea e superficial. E assim, se não tivermos uma apuração crítica e completa, a construção desse conhecimento fica totalmente comprometida e tudo aquilo que aprendemos ao invés de nos confrontar, apenas reforçará as convicções preestabelecidas.
Está na hora de entendermos que o mundo contemporâneo não aceita mais metanarrativas, ou melhoramos nossa capacidade de diálogo ou perderemos espaço na sociedade.
Dificilmente os Oprimidos, subjugados mudarāo o mundo contemporâneo com acentuado nivel de crescimento demografico, visto que, a maior parte está desassociada da escrita, da leitura, da actividade de pensar para trazer soluções à problemas desta dimensāo.
Nāo nego que as revoluções podem ser feitas com pouco efectivo, mas nesse Mundo contemporâneo precisamos de massas.
Educar não diz respeito a se habituar ao mundo contemporâneo, expressa à herança de uma geração de valores sem data de validade que se aprimoram ao decorrer do tempo com a chegada das novas gerações.
A Contradição do mundo contemporâneo
No mundo contemporâneo, as coisas, a vida, tem uma concepção completamente diferente, pois não adotamos posturas adequadas, e muito menos sabemos quem realmente somos, levando uma vida inteira através de decisões tomadas, sem um pensamento bem estruturado que por ventura nos condicionam vidas completamente contraditórias daquilo que realmente somos. Passamos por cima de tudo aquilo que realmente tem valor então nos apegando a coisas supérfluas sem valor ético algum, nos abraçamos fortemente sobre os critérios morais, mas a moralidade está atrelada diretamente ao coletivo, ao pensamento de uma sociedade qual dita regras e comportamentos, quais nem sempre nos encaixamos e engajamos. Essa contradição da vida contemporânea, ainda assim, é a mesma metodologia, o mesmo caminhar na mesma direção do autoengano, sendo que refletir dentro de si pode extrair o melhor conteúdo de nós mesmos, direcionando para o autoconhecimento como a maior virtude, assim, não só conhecer-se, mas também parar para pensar naquilo que realmente somos. Não levar a vida no famoso “o vento levou” e até mesmo poder responder aquelas perguntas “toscas” que nos fazem em entrevistas de emprego: quais são seus pontos positivos e quais são suas fraquezas, pois, simplesmente não sabemos responder por conta de adotarmos uma postura do “deixa a vida me levar” e nunca em hipótese alguma damos valor aquilo que realmente tem valor, aquilo que realmente somos.
Em Deus não há parcialidade
. No mundo contemporâneo, o que não faltam são prognósticos enganosos e envenenados e ao menor descuido estamos a mercês de mentes capciosas a captar nossa atenção. (Já observou quantos candidatos “se dizem” fieis ao Evangelho de Cristo???)
. O Evangelho é puro e não contem dúbias palavras; exemplo: nos ensina que devemos defender a vida, desde a concepção no ventre materno ate o ultimo suspiro consciente. Ou seja, não é compatível defender “a proibição do aborto” e simultaneamente defender “a pena de morte.” São situações antagônicas.
. A vida humana não é propriedade humana, e qualquer ato contra a vida é um ato contra um bem do próprio Deus. Em Êxodo 20: 13 contem a mais incisiva ordenança a favor da vida: “Não matarás”. Noutras palavras não matar significa defender a vida em todas as situações de ameaça. Significa também valorizar a vida em todas as suas dimensões. É por isso que a Lei da Santidade nos exorta ao combate a pobreza e consequente diminuição da fome, a proibição da exploração e da extorsão, a necessidade da justiça nos julgamentos, a condenação da conspiração contra a vida de outras pessoas, Etc. “O rico e o pobre têm isto em comum: o Senhor é o Criador de ambos/... glória, honra e paz para todo o que pratica o bem:...Pois em Deus não há parcialidade” Provérbios 22:2/Romanos 2:10 e11
A feliz notícia de que Ele ressuscitou não muda o mundo contemporâneo. Mas a Páscoa nos dá o poder espiritual para fazer o trabalho, aceitar a disciplina, e fazer o sacrifício.
No mundo contemporâneo, estamos abarrotados de informações por toda parte e qualquer indivíduo pode ser capaz de correr atrás do que lhe interessa. Assim sendo, o professor – novato ou veterano – está cada dia mais longe de ser o detentor do saber.
O mundo contemporâneo dos direitos iguais é o mesmo da divisão desigual, o mundo da Fé que reúne milhões e o mesmo que separam filhos do mesmo Pai.
No mundo contemporâneo muitas mulheres priorizam o exercício do corpo, mas será que se preocupam também em exercitar a mente?
O mundo contemporâneo caminha para a especialização e ao mesmo tempo exige um profissional especialista generalista, caso contrário, olhará o problema sempre sob um único aspecto, sem contemplar todos os demais fatores que interferem no resultado, ou seja, sem uma visão global.
A maior miséria do mundo contemporâneo não é o surgimento de heróis sem um único ato de heroísmo, mas a multiplicação dos idiotas que acreditam neles.
Dinheiro capitalista é uma necessidade no mundo contemporâneo, mas não importa ser rico, forte, fraco ou pobre, o importante é capacidade de fazer uma pessoa feliz e amada.
Sobre o mundo contemporâneo e as relações de trabalho. O operário é visto como recurso estratégico, é considerado recursos humanos, é chamado colaborador etc. Porém, este trabalhador vive para o trabalho, pouco tempo lhe sobra para a vida social, pouco lhe resta financeiramente para sobreviver e sua jornada de trabalho o sufoca significativamente, para que, não seja percebido o seu valor humano. Pois, sendo tratado como máquinas obsoletas que não podem apresentar falhas e nem sinais de cansaso, o operário está fadado a sua melancolica busca por uma vida melhor.