Mulher e Arte
Havendo um olhar bastante atencioso que transcende sabiamente o limite do óbvio, penso que será possível ao menos vislumbrar um mundo vívido e majestoso, que abraça o lúdico e o realismo, proporcionando um efeito mágico que transforma através do que é visto e também do ativo imaginário.
O véu da racionalidade é rompido
assim como a da obviedade, isso de uma maneira sábia, oportuna, considerando que a realidade continua relevante, não pode ser abandonada, tratam-se de outras formas de perceber a intrínseca veracidade, às vezes, imaginada, daquilo que se pode ver.
Percepção ampliada que permite ler nas entrelinhas das páginas de um livro, até mesmo numa simples poesia, quiçá, em algumas atitudes, os sentimentos contidos na beleza de uma arte, a euforia representada em uma música, a vida presente na simplicidade, uma distinta captura.
Como em todos os campos profissionais, analfabetos artísticos e culturais no Brasil, é o que mais tem.
A cada manhã um novo amanhã, independente do sol e dos cantos dos passarinhos mais uma nova oportunidade devagarinho, para enfim, ser feliz.
Exposição "Bolo no Buzu"
de Lilian Morais
É com imenso prazer que apresentamos a retrospectiva da exposição "Bolo no Buzu", uma jornada artística inquietante e multifacetada da artista visual Lilian Morais. O título aparentemente simplório revela-se uma metáfora intricada, cuja complexidade desafia nosso entendimento convencional. O "bolo" presente nesse contexto pode ser interpretado de várias formas, desde o bolo de aniversário celebrado dentro do coletivo até o bolo humano, símbolo de amontoados de pessoas, como punição ou resultado de promessas não cumpridas.
Ao adentrarmos essa exposição de impacto, somos confrontados com a realidade crua e desafiadora das condições precárias do transporte urbano. Lilian Morais capturou, com maestria, a essência dessa vivência coletiva, oferecendo-nos um espelho para refletir sobre as desigualdades sociais e as lutas cotidianas enfrentadas por aqueles que dependem desses meios de transporte. Através de suas telas, somos transportados para dentro e fora dos ônibus, testemunhando assaltos, abordagens policiais e a presença marcante de personagens políticos que, ironicamente, muitas vezes nos dão "bolo" ao não cumprirem suas promessas.
Mas a ousadia de Lilian Morais vai além. Nesta exposição, ela apresenta uma instalação de impacto assustador que nos transporta para os escombros de uma casa demolida pelas chuvas. É uma releitura poética da obra "preta, Bahia preta", do renomado poeta Jorge Carrano. Nessa reconstrução fragmentada, encontramos roupas, brinquedos, pedaços de madeira, fragmentos de móveis e um pé preto, medindo 1,80 metros de altura. É uma representação poderosa das consequências das forças implacáveis da natureza e das desigualdades sociais que afetam de maneira desproporcional as comunidades marginalizadas.
Essa instalação nos convida a refletir sobre a vulnerabilidade das estruturas sociais e a resiliência daqueles que enfrentam as adversidades diárias. Ela nos lembra que, apesar da destruição, a esperança e a resistência persistem nas histórias dos indivíduos que se reerguem diante das dificuldades.
A exposição "Bolo no Buzu" vai além do espaço tradicional das galerias e museus. Ela transcende fronteiras, unindo arte e realidade de forma inovadora. Como parte integrante da experiência, a exposição conta com a participação de poetas performáticos e atores que trazem à vida os personagens retratados nas telas, envolvendo-nos em narrativas intensas e envolventes. E, mesmo que o coquetel seja inexistente, Lilian Morais surpreende ao trazer ambulantes que normalmente vendem bebidas nos pontos de ônibus para o interior do museu, proporcionando uma experiência inusitada e inédita. Essa abordagem disruptiva desafia as convenções estabelecidas, ampliando ainda mais o impacto da exposição.
Em meio a esse cenário complexo, a artista nos convida a questionar o papel do transporte público como um microcosmo da sociedade, onde as desigualdades se manifestam diariamente. As obras de Lilian Morais nos fazem refletir sobre nossa interconexão e a importância de reconhecermos as histórias individuais que se desdobram dentro desses espaços. "Bolo no Buzu" nos convoca a enfrentar as injustiças sociais, a repensar as estruturas vigentes e a encontrar soluções criativas para as questões prementes que afetam nossa sociedade. Junte-se nessa jornada artística que desperta a consciência e ecoa as vozes daqueles que vivem à margem da sociedade. Esta exposição é um convite à reflexão profunda e à transformação social.
Paulo Müller
Sem perder tempo, honestamente honrado, adentro o teu olhar atraente que transmite tanta verdade, uma parte preciosa muito emocionante do teu vívido universo, que possui vários detalhes caprichosos, um amor bem raro, tão intenso e fascinante quanto um belo dia ensolarado.
Nesta ocasião inesquecível, é inevitável a grande gratidão que sinto por ter te encontrado, uma arte cativante com a beleza delicada dos teus traços, pele, cabelos, lábios e face que deixam os meus olhos sinceramente extasiados, além da tua amável essencialidade.
Afirmo seguramente que a tua natureza é notavel por ser graciosa e muito significante, um florescer oportuno em um lindo jardim de sentimentos, os mais sinceros e profundos, que agem no momento certo que nem o encontro marcante entre júpiter e saturno.
Com isso, posso concluir que se partilharmos algumas vivências, certamente, sentirei a tua falta quando estivermos distantes, porém, a distância não impedirá que fiques por perto, pois até que estejamos juntos novamente, pelo menos, estarás comigo em pensamentos.
O Bailarino
Suave momento de meditação.
Preparo para o início dos movimentos.
Solta no ar o som do violino.
Fecha os olhos. Passa pela mente um sentimento de paz.
Estira o corpo. Esguio. Ponta dos pés elevados. Movimentos lentos e leves. Acompanham o som do instrumento.
Leveza. Delicadeza. Corpo em ação. Passos para direita, pés firmes, gira pelo chão espelhado do palco.
Representar impecável. Arte. Perfeição.
Todo corpo em sintonia. Com o som vibrante.
No momento. Visualiza outros movimentos para seguir.
Dentro do próprio ser. Lembranças. Passado. Presente.
Futuro? Acelera mais os passos flutuando levemente ao som ...
Lágrimas escorrem à face. Curva a cabeça para baixo. Eleva a perna para trás.
O público julgando. A arte? O Bailarino? O espetáculo?
Finaliza. Deitando-se ao piso. Puxa uma pistola discretamente.
Com as mãos firmes. Leva até a cabeça. Aperta o gatilho.
Entre a plateia. Ouve se um alto estampido.
Oh! Gritou uma senhora ao final da cena.
Fecham se as cortinas.
FIM
Nas artes, tentei expressar como te enxergo, mas você não soube reconhecer sua própria beleza pela minha ótica.
A maioria das formas de expressão artística, seja por meio das artes plásticas, de um livro, de uma pintura, de uma música, poesia, designs gráficos, design de maquiagem, sobrancelha, procedimentos estéticos, penteados, moda ou estilismo, carrega consigo uma mensagem que reflete as filosofias de vida, valores e opiniões de seus criadores. Nem toda arte é apenas uma expressão de beleza pura e singela e algumas até nascem já com simbolismos ocultos independente do que expressam ainda que sejam aparentemente inocentes. Ao utilizarmos essas formas de arte, estamos propagando a mensagem que se deseja transmitir seja ela boa ou má. É importante lembrar que o mundo está sob a influência do maligno, que domina o sistema e exerce grande influência sobre todos os setores artísticos da sociedade e ele coopta pessoas para servir ao seu reino propagando sua mensagem ao mundo, cujo objetivo é apenas contraditar o Evangelho.
Enfim somos mais cores, vibrações, energias e ondas espirituais que matéria física dentro de um mundo imaginário bem distante da verdade.
Na maioria das vezes, as historias contadas são muito mais importantes e valiosas que os objetos antigos.
Tanto no oriente como no ocidente, os poderosos investidores sabem que não existem investimentos mais seguros e promissores do que ouro e obras de arte.
A liberdade e a independência não chegam de graça a ninguém, custam caro. Costumo pagar altas parcelas por elas, todos os dias.
Os falsos amores contemporâneos são só instantes, uma inconseqüente relação de trocas em ter, ser e prazer, por um momento somente, que menospreza qualquer verdadeira escolha e encontro de sentimentos.
Inimaginável no mundo contemporâneo de hoje com tantas liberdades, a quantidade absurda de estupros que ainda acontecem e na maioria das vezes as vitimas aos pedaços, omitem e envergonham se. Aos abusadores covardes, a lei cada vez mais severa, e as vitimas só um novo caminho de renovação, de se dar por entrega a quem se escolhe, por ternura, cumplicidade, compreensão e amor.
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