Mudar de Cidade

Cerca de 15729 frases e pensamentos: Mudar de Cidade

⁠Desejo de eleitor/munícipe de Fátima/BA a partir de 2021:

Ter atendimento eficiente na cidade onde moro e pelo SUS, sem ter que ir buscar esse direito em outras cidades, como exige a Lei 8080/90 no seu Art.5º.

(Parte VII)

Inserida por vicente_culino

⁠Resido numa cidade em progresso, a querida Fátima na Bahia, município de quase 19 mil habitantes, que evidencia ascensão social e econômica e que faz definhar políticos ruins de um passado que os munícipes não esquecerão e não decidirão novamente ao egoísmo, à ganância, à captação da coisa pública para o bem particular individual.
Avante minha querida! ✊

Um dia de satisfação!
03/06/2024.

Inserida por vicente_culino

⁠Inútil!
O ser que passou 12 anos⁠ sendo prefeito de uma cidade e não tem nada pra falar da própria gestão.
Tenta esconder a inutilidade ofendendo pessoas que trabalham em prol de uma sociedade melhor, mas todos sabemos quem faz em prol de muitos e quem prefere os gados e fazendas!

Inserida por vicente_culino

Cidade de Goyas (Goiás Velho)

Hoje, eu fui o menino de cabelos brancos,
que andou na ponte da menina feia (Aninha)
poetando suas lembranças em cânticos
do rio vermelho e das serras que recitam poesia em ladainha
E lá em sua janela a figura dela, Coralina, de versos românticos
tão meigo, tão terno, tão teu... que alegria
poder caminhar nos teus passos semânticos
das ruas indecisas, entrando e saindo em romaria
em trovas dos teus larguinhos e becos tristes
ouvindo os cochichos das casas encostadinhas
fui cada trepadeira sem classe, que vistes
cada morro enflorados, lascados, grotinhas
fui cada muro da ruinha pobre e suja, momentos tão teus...
Eu,
só quero te servir de versos, meus...

© Luciano Spagnol

poeta do cerrado
A Cora Coralina (paráfrase)
Após minha primeira visita a sua cidade
09/06/2015, 19’13”
Cidade de Goyas

Inserida por LucianoSpagnol

⁠Maioria dos barulhos que tem nessa cidade não tem necessidade.

Inserida por paulocelente

⁠Em uma projeção astral, fui parar em uma linda cidade, envolta em mistérios e magia, onde o conhecimento estava guardado como o tesouro mais precioso. No centro da cidade, erguia-se uma imponente biblioteca, repleta de livros antigos, pergaminhos e artefatos raros. A biblioteca era guardada por um ancião sábio conhecido como Elyon, cujos olhos refletiam a profundidade de mil histórias.
Eu estava cheia de curiosidade e determinação, sonhando em desvendar os segredos do mundo. Pedi permissão para olhar os livros da biblioteca, decidida a buscar respostas para as perguntas que me inquietavam. Elyon, observando minha determinação, recebeu-me com um sorriso acolhedor.
"O que buscas, querida?" perguntou Elyon, sua voz suave como o sussurro das folhas ao vento.
"Quero compreender o mundo e encontrar o conhecimento que me libertará de todos os laços e armadilhas do mundo", respondi com fervor.
Elyon ponderou por um momento antes de me conduzir a uma seção secreta da biblioteca, onde os livros estavam envoltos em um brilho etéreo. "Para alcançar o conhecimento que procuras, precisarás de coragem, persistência e um coração puro. Este caminho não será fácil, mas é a única forma de libertação."
Mergulhei nos estudos, dia após dia, noite após noite, enfrentando desafios e superando dúvidas. Cada livro lido, cada enigma resolvido, me aproximava mais do meu objetivo. Aprendi sobre antigas civilizações, filosofias perdidas e verdades universais que moldaram o tecido do universo.
Com o tempo, percebi que o verdadeiro conhecimento não estava apenas nos livros, mas na sabedoria adquirida através da experiência, da empatia e da conexão com o mundo ao meu redor. Entendi que cada pessoa, cada ser vivo, carregava em si um pedaço desse conhecimento sagrado.
Anos se passaram, e agora tenho uma conexão com o conhecimento e a sabedoria ancestral, e não há mais a necessidade de ler os livros. Tudo o que preciso saber me é revelado, e sou guiada a fazer o que precisa ser feito, sem a ilusão do véu que reveste os olhos da matéria. Compartilho minhas descobertas através da escrita, inspirando outros a buscar o mesmo caminho de sabedoria além das histórias que incutiram em nossa mente.
Sob a orientação dos irmãos das estrelas, faço o que precisa ser feito, sem expectativas, pois com o conhecimento da verdade, fui liberta da ilusão que nos prende no mundo material.
Despertando em uma linda manhã no sétimo dia da primavera, senti uma presença ao meu lado. Elyon me observava com um olhar de orgulho. "Você percorreu um longo caminho", disse ele. "Mas lembre-se, o conhecimento verdadeiro nunca termina. Ele se expande e evolui com o tempo, assim como você. Não precisa continuar a ler os livros. Apenas continue buscando, continue comprometida com a vida e compartilhando com os demais o que aprendeu fora do mundo físico."
Sorri, sentindo uma nova chama de determinação dentro de mim. A jornada do conhecimento nunca terminava, e eu estava pronta para seguir em frente, guiada pela luz da sabedoria que agora brilha dentro de mim.

Inserida por fluxia_ignis

⁠Ruas Caminhadas.

Dez anos se passaram desde que deixei a cidade,
Recentemente, voltei pra lá, meio por saudade.
Poucas mudanças, quase nada alterado,
É até engraçado, parece que o tempo ali foi parado.
Em uma década, só o mato foi aparado.

Andando por ruas onde, quando criança, corria,
De bicicleta, subia e descia sem ter medo do dia,
Percebi que cresci, mais alto fiquei,
O que era gigante, agora, miniatura enxerguei.

Por cada esquina e praça, um eu antigo eu via,
Uma fagulha do que fui, que hoje em mim renascia.
O filósofo, o questionador, o inventor esquecido,
O artista enterrado, que eu mesmo tinha reprimido.

É triste e feliz ao mesmo tempo esse reencontro,
Essa dualidade que me deixa viver sem confronto,
Revisitando o passado e o que nele deixei,
Descobrindo, de novo, os pedaços de quem sou e serei.

Inserida por Zeta

Padrinhos

Ainda na minha cidade natal,
As visitas aos dindos eram ritual.
De cavalo eu ia, mas ele, ligeiro,
Pegava embalo, virava no pampeiro,
E eu, pobrezinho, só via o terreiro!

Na piscina, afogava e ria,
Meio nadava, meio bebia.
E certa noite, na sala a deitar,
Uma aranha gigante parou pra me olhar.
Corri pro berço, fiz-me bebê,
Na falta de cama, o que mais ia ser?

De manhã, a cena ilustre:
Eu espremido, perna pra fora,
Torto, embolado, num baita sufoco!
Os dindos riam: “Isso é maria mole ou menino?”

Inserida por Zeta

⁠⁠Em deslocamento pela cidade percebi por um momento as pessoas.
Os auto falantes da composição dizia em vós estridente "estamos aqui pra você" e no entanto oferecia em seus serviços lentidão e espera.
Ao lado ia uma senhora que ao virar-me percebi seus olhos a fitar-me, ora cochilava, ora observava, e o entorno tolos feito eu a teclar cada um sua tecnologia.
Parecíamos TODOS macacos presos em nossas jaulas tecnológicas a nos coçar.
E compreendi que viver é tão somente uma ilusão exercida por cada um desses algoritmos feito eu!
Vivemos com base em que, Percebem?

Inserida por dalainilton

Belém do Pará;

Cidade morena das chuvas da tarde,
Cidade das mangueiras e frutas a vontade,
Cidade pequena, mas grande na fé,
Cidade do gigante, Círio de Nazaré.
Do açaí, da tapioca,
Do tucupí da mandioca,
Do cupuaçú, do taperebá,
Da nossa castanha do Pará,
Da maniçoba, do tacacá,
Do carimbó e do siriá.
Tem tudo isso e muito mais,
Cidade rica de cultura e paz,
Lugar pai d'égua, venha visitar,
Todos que provam querem ficar!

Inserida por LeonardoBrelaz

A voz da Natureza é o silêncio colorido; esta emudece: quando chega a cidade.

Inserida por JoniBaltar

A cidade é uma aldeia em bicos dos pés.

Inserida por JoniBaltar

⁠É na Natureza que tu aprendes a não ser uma cidade vazia.

Inserida por JoniBaltar

Corajoso mesmo não é aquele que destrói uma cidade com bombardeios, é aquele que reconstrói honrando sua história.

Inserida por BrioneCapri

Ruim é,
Quando queremos matar a saudade,
E a cidade não é mais a mesma.

(Não é so sobre cidade)

Inserida por BrioneCapri

⁠⁠Há tantos lugares nessa cidade que me lembram você. Alguns deles não existem mais. Mas ao passar por determinadas ruas, em frente a um local que nos trouxe tantas memórias boas, é impossível não se lembrar de você. Já faz quase duas décadas que nos conhecemos. Nós éramos tão jovens. O tempo passou tão rápido e eu nem percebi. Tanta coisa ficou para trás, mas o que tínhamos de mais valioso, permaneceu. Algumas coisas simplesmente nunca mudam.

Inserida por droplets

⁠Quando volto para minha cidade natal, sinto tantas emoções ao mesmo tempo. Fazia alguns anos que eu não voltava para esse lugar. É um pouco difícil para mim, porque apesar de essa cidade ter me proporcionado tantos momentos incríveis, também me traz algumas lembranças dolorosas. Porém, depois de alguns anos, resolvi tomar coragem e encarar essas memórias. Deixei a tristeza de lado e fui. Finalmente, pude ver pessoas tão importantes para a minha vida depois de tanto tempo. Também é doloroso lembrar que muitas pessoas que fizeram parte da minha infância e juventude, hoje não estão mais nesse mundo. Passo pelas ruas em que elas moravam, pelos lugares que frequentei no passado e é impossível não se emocionar. As lágrimas começam a cair. Eu era tão jovem quando deixei essa cidadezinha, tinha tantos sonhos. Fiz uma escolha importante e não me arrependo, mas é difícil ver quantas coisas deixei para trás. E foi só voltar para perceber o quanto devo a esse lugar.

Inserida por droplets

Nenhuma cidade prospera onde a corrupção toma espaço do desenvolvimento.

Inserida por Ivo67

"Não adianta trocar de casa, de bairro, de cidade,
de país, de amor...
Se você não trocar de você!"
☆Haredita Angel

Inserida por HareditaAngel

Quando tens prosperidade, nunca tenhas a mania que um quintal é uma herdade. Hoje podes ser cidade e amanhã uma freguesia.

Inserida por AntonioPrates