Msgs de Fortes Sentimento
As revoluções, são as locomotivas da história.
O socialismo se parece com o homem, assim como o fascismo é a negação do homem. O socialismo é "o caminho" não isento de erros para o comunismo, é um caminho de justiça cheio de obstáculos, marcado por desafios, retrocessos e avanços. Se o Comunismo acabar, quem é que vai levar a culpa? O comunismo e as mulheres dizem que todos os homens são iguais e, o comunismo existe hoje porquê o cristianismo não está sendo suficientemente cristão. "Na construção socialista, planejamos a dor de cabeça que não a torna escassa, mas pelo contrário. O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções e assim, quanto menos comes, bebes, compras livros e vais ao teatro, pensas, amas, teorizas, cantas, sofres e praticas esporte, mais economizas e mais cresce o teu capital. És menos, mas tens mais. Assim todas as paixões e atividades são tragadas pela cobiça. O comunismo será, entre outras coisas, uma aspirina do tamanho do Sol".
O capitalismo procura semear a falta de fé no ser humano, exalta o cinismo, o ego reverenciado, como Ayn Rand definiu o homem ideal do capitalismo: "Enquanto o criador é egoísta e inteligente, o altruísta é um imbecil que não pensa, não sente, não julga, não age".
O problema com o comunismo é que um dia o dinheiro dos outros acaba.
Anel de Giges
Bergson, foi o expoente da linha de filosofia intuicionista, assim chamada porque afirma constituir o verdadeiro conhecimento não nos conceitos abstratos, do intelecto racionalmente, mas na apreensão imediata, na intuição, como é evidenciado pela experiência interior.
Na verdade, talvez a excentricidade de um momento que está em jogo e se torna a noção de consciência presente que, adverte Bergson, não é instantânea: ela é na verdade a contração do passado e do futuro imediatos, e por isso "já é memória": percepção do passado imediato, de um lado, determinação do futuro imediato, de outro.
Contrapondo o pensamento intuitivo e que é de nossa essência, quando pensamos na origem do pensamento intuitivo e a ferramenta extraída por mim mesmo, segundo o que aprendi e os valores que por ventura tenha, ou por ser constrangido por algo externo a mim, como figura coerciva e punitiva? E quando não estiver submetido a esse controle? Qual será minha atitude se achar um anel de Giges? Será que respeito as leis em razão de ainda não ter encontrado o anel? Ou respeitarei o anel até que me seja válido?
Humano "gado" que Bolsonaro leva ao abatedouro
No país em que a maioria da população é reduzida à sobrevivência, quem são os burros e os mal-informados?
O brasileiro cordial é o mito que caiu em 2018. O fato de Bolsonaro ainda ter 30% das intenções de voto é uma prova que muitos brasileiros amam a desigualdade. Uma parte da classe média sabe que nunca será rica, então prefere tornar os pobres mais pobres para se sentir melhor.
Daí vc vê uma enquete aqui onde 60% diz q ganha acima de 6 salários mínimos e dá pra abastecer o veículo e comprar carne sem chorar.
E a classe média, tem a certeza de que estão a um passo para ser ricos, mas para baixo é mais fácil e rápido. Pobre classe média gourmet!
Desde há classe média nas antigas colônias, como é o caso do Brasil, é essa tristeza. Esse fim do Bolsa Família, só serviu pra me lembrar que eu já acreditei que o Brasil pudesse inspirar o mundo um dia.
Seria válido lembrar que muitos estão saindo da classe média para o andar de baixo, a diferença é que fica a duras penas, mantendo um carro na garagem e morando em bairros nobres, por não aceitarem, daí mantém a aparência.
A intuição consiste num único ato do espírito, ou seja, por meio dessa, obtém-se um conhecimento imediato que vai diretamente ao objeto, tratando-se, portanto, de um método direto. Em suma, trata-se de um método indireto pelo qual se atinge um conhecimento mediato.
Lições do Covid-19
Estado mínimo, não funciona
Iniciativa privada, não atende o interesse coletivo
No capitalismo, o lucro está acima da vida
A solidariedade é a base do bem estar comum
Não devemos eleger dementes
Pelo Olhar da Vidraça
Pelo vidro
Da vidraça
De
Meu canto
De espiar
Noitinha
Baixando
Lua
De
Meia curva
Vespertina
A pontuar
Miríades
De
Outras tantas
Pouco
A pouco...
Atirador sem Elite
Qualquer
Um
É capaz
De tudo
Idealizar
Crer
Caminho
Sem volta
Nada
É longe
Muito
Longe
Jornadas
Não começam
Nem terminam
O interior
Transcende
O exterior
Uma jornada
Para toda
A vida
Cada um
A seu
Modo
Por que?
Por que não!?...
Outros Tempos da Velha Direita Nova
Um doce
De melancolia
De tardes
De domingo
De antigamente
Na
Rua Direita
Mormaço
De sol poente
Com preguiça
De segunda
Pela frente
Inda ontem
Era sábado
Dia de banho
De corpo inteiro
Na bacia grande
À noite
Cinema
De Romeu
Coboiaço
E seriado
À saída,
Cafezinho
Com
Pão de queijo
No Dormival...
Eram tempos
De
Se ter tempo
Outros tempos!
Olhar da Menina, Casa 07
Raios
De sol
No olhar
Meiguice
De pureza
Sem pudor
Generosa
Vênus
Lira
Que
Aos fortes
Adormece
No que
Parece
Morrer
Enternece
Raios
No olhar
De sol
Doçura
De brilho
De luar
Que tudo
Por tudo
E atudo
Meu fim
Agressão à nossa Inteligência.
Aos olhos de Spinoza, só morremos de tristeza. A tristeza é o aperitivo da morte, a alegria no sentido da vida na contramão da primeira. O ganho de potência é a lógica de nossa vida, usamos a nossa inteligência antecipando encontros que supomos alegradores, evitando encontros que supomos entristecedores. Mas aqui cabem 2 advertências.
A primeira delas: Pô, se às 7h da manhã você está alegre todo dia, eu acho que vou mudar para sua cidade, me tornar geólogo, dar aula particular, porquê todo os dias, ás 7h ter alegria, está bom demais.
Então vai aqui a minha resposta e como segunda evidência: Você não entendeu! Pois o que me alegra, não tem porque te alegrar, porquê como você deve ter percebido eu não sou você.
A Morte em Anúncios de Sessão de Empregos
Como amanhã você é outro em relação a hoje, o que te alegra hoje poderá não te alegrar amanhã.
Como assim, eu sou outro amanhã em relação ao hoje?
Lógico que é, tudo amanhã trocou, Células morreram, células nasceram, as ideias são outras, os afetos são outros e tudo mudou. Aliás, é porque amanhã você é outro, que você morre, porque se amanhã você fosse o mesmo que hoje, você não poderia morrer. Como você vai morrer, é porque amanha você é outro.
Entendeu ?
Reich
Alegria incomoda, já a tristeza, têm torcida anunciada em plena segunda feira de uma Noite dos Cristais.
Incorruptível, talvez um Idealista
Nossa civilização é vítima de apenas uma única interpretação do mundo e, esta interpretação é a socrática-platônica, que acredita que o mundo não é apenas o que a gente vive, mas existe um outro mundo determinado pela ideia, pelo pensamento, pois todo idealismo é uma espécie de niilismo.
Na medida que idealistas adotam valores tão elevados, refugiam-se em um mundo que nega a realidade que o cerca. Ao contrário de fazer uma realidade filosófica à partir do mundo, como Nietzsche pretendia, o idealista tenta mudar o mundo através de sua filosofia já preconcebida.
Em Miscelânea de Opiniões e sentenças, ele escreveu: " O idealista é incorrigível, se é expulso do seu céu, faz um ideia de seu inferno".
Quase no Olimpo
Grande Hermes, nos ajudando como sempre na mitologia grega Pré- Socrática. Talvez esvaziando a lata de lixo no olimpo do pensamento abstrato.
Leve as ordens de Zeus, para que Calipso liberte Ulisses de seu cativeiro.
Sentes como odeias
Você odeia a forma como se sente
Sempre mais perto da chama
Cada vez mais perto da lâmina
Ela é veneno, louca, exuberante.
Construí estas mãos para me levantar.
Somos servos de nossas formas formulaicas