Msgs de Fortes Sentimento

Cerca de 24826 frases e pensamentos: Msgs de Fortes Sentimento

⁠Intempestividade de um Criativismo

Relações superficiais e imediatistas, talvez um intempestivo e importante é ter, sem que o ter, te tenha. Isto é, não seja possuído pelo o que você possui, não seja propriedade de sua propriedade de existir.

Inserida por samuelfortes

Afastamento das origens

⁠Para que, cara feia ? Na vida ninguém paga meio,ou senta e chora, ou levanta e enfrenta.O conceito de um ser supremo, criador do mundo, é produto da imaginação do pensamento humano. Cada indivíduo, por sua vez, transmite ao coletivo esta fantasia, através de uma ideologia ou religião. A fantasia volta mais forte e embota a mente. Se o Universo não teve começo, não tem fim e está em constante transformação, dialeticamente, é o próprio Deus, o qual, para Marx, foi criado pelo Homem e não o contrário. Mas, se houvesse um criador do mundo, da primeira forma de vida, das demais e do ser humano, como Ele seria?
No dia da Abolição da Escravatura, que mal lembram, vale dizer que, se existir, ele é preto e pobre.

Inserida por samuelfortes

Inverno em Acrópole

Dia frio, manhã distante do inciar remoto. O que temos é uma versão privatizada da modernidade e já em meio ao inverno, com sopro gelado, mais uma tentativa de homicídio, espiritual, volto ao início para incitar o cabresto, que montado à hegemonia de um setor flagelado em meio famigerado do não famígero.
Em tempos cinzentos de céu azul, porém frio, nasce o inverno em nossa estação. Se não ao inverno, a primavera não seria tão agradável: se não experimentássemos algumas vezes o sabor da adversidade, a prosperidade não seria tão bem-vinda e, estaríamos estacionados em uma estação perigosa, talvez familiar, como a primavera ou o senhor verão.
⁠Hoje, a esfera pública se resume a um "palco onde se confessam e se exibem as preocupações privadas",e adverte contra as “comunidades-cabide", momentâneas, declara “o fim da era do compromisso mútuo”, alerta que “não há mais líderes, só assessores". E concluí: "Uma vez que as crenças, valores e estilos foram privatizados, os lugares que se oferecem para a reacomodação, lembram mais um quarto de hotel, que um lar vazio abaixo daquela ponte".

Inserida por samuelfortes

⁠Duas de Dez

Com cruz de guiné, sal grosso diante de pé direito, pisando com pé esquerdo e de passo em passo, vou passando anilina azul, de um lado salpico e do outro, entorno.
A primeira, é por que são todos marechais in pectore, modalidade de nomeação de alguns cardeais quando o Papa não querem tornar públicas suas nomeações? Todos sabemos como ao militar agrada estufar o peito com medalhas e enfeitar os ombros com estrelas e afins. Fica a pergunta: por que não ostentar no corpo e no nome tão alta honraria?
Mas a cereja deste indigesto bolo de falta de vergonha e desrespeito, nos traz a segunda e bem mais profunda dúvida.
Como o fantasma do Coronel Brilhante Ustra, que para chegar a general teria que ter mais três promoções , general de brigada, general de divisão e general de exército: chegou a marechal, garantindo a cada uma de suas duas filhas uma pensão de R$15.307,90 enquanto o povo fica na fila dos ossos?
Como esta aberração, comparável apenas àqueles que o idolatram, conseguiu, apesar de condenado a eternamente beber o sangue, suor e urina dos que torturou, ser alçado ao marechalato? O lugar que junto a seus pares lhe foi reservado no inferno, é um lugar de onde jamais sairá, não importa sua patente nem o dinheiro sujo de sangue que alimenta suas proles e as de outros militares criminosos.
E todos viverão felizes para sempre, com a consciência tranquila, enquanto chafurdam na lama da falta de compromisso com a ética, por terem feito jus à nova patente em suas constantes guerras contra a democracia.

A nós, cabe apenas a certeza de que o péssimo ainda pode piorar.Alguém deseja a cereja do bolo ou a corto do pedaço em pedaços?
Servidos?

Inserida por samuelfortes

Lamentações, Negra ao Muro

Preciso me comportar.No dia da Abolição da Escravatura, que mal lembram, vale dizer que, se existir, Ele é preto e pobre! Não precisamos de um dia da consciência negra, branca, parda, amarela, albina... Precisamos de 365 dias de consciência humana. Se o muro que me impede de avançar é o racismo, vou derrubar com minha consciência negra. As mulheres que não são vaidosas na sua roupa de vestir são vaidosas de não serem vaidosas na sua roupa de vestir e ,todas às manhãs, ela deixa os sonhos na cama, acorda e põe sua roupa de viver.
Muro que nos separa, é o muro da igualdade, já este, atrás, organizado verticalmente, presença de filito na parede e cloritas baixo grau metamórfico e fração xisto-verde com mica-xisto e quartzito, só posso afirmar que seja Ouro Preto,e é.
Então, aquilo que a seleção natural vem fazendo desde o surgimento do homem (e da mulher), há mais de dois milhões de anos, na África, como se sabe, definindo diferentes padrões de fenótipos, a globalização pode mudar. Este processo caminha no sentido contrário ao da seleção natural, que diferenciou, e agora tende a unificar, um padrão médio de indivíduo, assemelhando-os no fenótipo e na cultura. O intercâmbio cultural e a miscigenação estão descaracterizando a língua, a alimentação, as vestimentas, a música e mesmo o tipo físico e o corpo das pessoas.Este fato concreto nos dá a certeza, pouco divulgada, de que o ser humano, quando surgiu, tinha menor porte, era coberto de pelos e tinha pele negra. A migração para o norte da África, Europa, Ásia e América, com a perda da melanina e a influência da vitamina D, com o isolamento, em sucessivos cruzamentos, com a seleção natural, a adaptação ao meio e as mutações genéticas, clareou sua pele negra.Mudando da água para o vinho, linda tonalidade, amarelo ao negro,minha preferida, viva a mulher negra, viva, bela, nossa e dela, viva para viver, marque a sua pegada, pise com força, martele o preconceito com o meu martelo dialético, premissas nem sempre são bem vindas, viva de postulados, esqueça a teoria, sobreviva ao teor, abale as estruturas, balance o alicerce, sufoque o sistema, me afogue em seu colo, suplique em voz alta, clame por nossa ajuda, soma-se à minoria, suma-se dos mesmos caminhos, abata o próprio mal, combata o nosso bem, afague aquela ajuda, lhe ajude à ajudar, grite em meus ouvidos, entorpeça a nossa alma, vislumbre o meu olhar, esqueçam às outrora, retire a roupa da manhã e acenda o fogo em teu mar.

Inserida por samuelfortes

Pássaro na Janela

⁠E o tempo cuida, o tempo domina e mantém, você rega e o tempo passa, ela toma sol e não toma tempo,o tempo a seca em meio à seca, mas, o tempo toma o tempo que ela não és minha.

Inserida por samuelfortes

Continuação Natural

⁠Deixe, eu gosto da seleção, não a de futebol, mas, a natural, sobreviverá o melhor, a mais adaptada e a que possui maior e melhor raiz. Selecionamos pessoas e o tempo seleciona a seleção, àquela mais linda, nem sempre é a melhor, nem sempre a melhor é a mais adaptada, adaptação é estar, e se estando é continuar, continuaremos.

Inserida por samuelfortes

Procissão de Profissão

Em geral, quem não sabe dar um sentido à própria vida, dispõe-se por profissão a sacrificar-se, achava que a política era a segunda profissão mais antiga, hoje vejo que ela se parece muito com a primeira.
Noite clara de clima frio,roupa cerrante olhar gelado, é melhor ser feliz do que ter razão. À noite, como a luz é pouca, a gente tem impressão de que o tempo não passa, ou pelo menos, não escorre como escorre durante o claro dia, e em face da imprevisibilidade da vida, inventamos Deus, que nos protege da bala perdida. Porque nada do que foi feito, satisfaz a vida, nada enche a vida. A vida é viver. Não quero saber do sofrimento, quero é felicidade. Não gosto de fazer lamúrias. Uma vez, discuti feio sobre determinada situação. Fiquei sozinho em casa, cheio de razão e triste pra cacete. Então, pra que querer ter sempre razão? Não quero ter razão. Quero é ser o beco. Tenho que baixar a voz, porquê, se falo alto, não me escuto.Uma parte de mim é multidão, outra parte, estranheza e solidão.
A literatura é uma profissão em que se torna indispensável dar provas constantes de que se tem talento para convencer pessoas que não têm nenhum. Sua profissão não é aquilo que traz para casa o seu salário. Sua profissão é aquilo que foi colocado na Terra para você fazer com tal paixão e tal intensidade que se torna chamamento espiritual.

Inserida por samuelfortes

Infalibilidade Papal

No Brasil, ser mito é ser responsável por sua irresponsabilidade, significando poder supremo e inteligencia compartilhada à serviço do aperfeiçoamento da convivência.Quanto à Aurélio,relato fantástico de tradição oral, protagonizado por seres que encarnam as forças da natureza e os aspectos gerais da condição humana.
⁠A gruta filosófica, atual, é aquela do Mito da Caverna de Platão. É, uma realidade, na reclusão solidária e solitária, para cada um de nós se afastar do outro que possa nos passar o vírus do morcego, que se mutou para parasitar o Homem e mudou o velho, porém mundo morto.
Voltamos as trevas, na Idade da Pedra, no Período Paleolítico, como se presos numa caverna, que serviam de abrigo natural dos seres humanos para se isolar das feras, das tempestades, do frio da noite e da luz do sol, convivendo entre si e, com os morcegos.
Perversidade é um mito inventado por gente boa para explicar o que os outros têm de curiosamente atrativo.
Acredito que mais forte que a sabedoria, é a imaginação. Que mais potente que a história, é o mito,mas não o brasileiro. Que a esperança sempre triunfa sobre a experiência. Que a única cura para a dor é o sorriso. Que mais poderosos que a realidade, são os sonhos.
Existe um mito, que é falante e brasileiro, de que tempo é dinheiro. Na realidade, tempo é mais precioso que dinheiro. É um recurso não renovável. Uma vez que você o gasta, e se você o usou mal, ele se foi para sempre.
Os detentores do poder, ficam tão ansiosos por estabelecer o mito da sua infalibilidade, que se esforçam ao máximo para ignorar a verdade e, você não derrota um inimigo tirando sua coragem,você o derrota tirando sua esperança.

Inserida por samuelfortes

⁠A Rocha e o Campo

⁠Toda rocha colhida,teve seu tempo, um local, um campo, pessoas, paisagens, suor, fome, calor, meu tempo e poeira. Quando se leva e eleva estes fatores, não é mais necessário levar outras considerações.
Recordar? Esquecer? Indiferente! Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disser que se pode achar a mesma rocha durante a vida inteira, é porque mente! Há uma primavera em cada rocha e é preciso encontrá-la assim, Florida.
E se um dia hei de ser pó, cinza e nada.Que seja a minha noite uma alvorada.Que me saiba perder, pra me encontrar, enfim, rocha.

Inserida por samuelfortes

Lápis Cor de Pele

Apreciamos e precisamos ter sempre a intencionalidade de progredir, aprendendo com os contextos, com as dificuldades. Maturidade é justamente isso, quando queremos nos desenvolver positivamente ou será simplesmente passarmos pelo tempo.
O sábio procura sempre aprender, mas o tolo está satisfeito com a sua própria ignorância. O sábio esconde a sua sabedoria, mas o tolo, anuncia a sua ignorância. O homem deve ter uma mente aberta progressiva e atualizada. O ser humano têm que buscar sempre a proeminência do seu espírito.
Não podemos nos limitar. Achar que nosso modo de ser é o melhor, único e perfeito é uma forma de parar no tempo e não melhorar. Precisamos abrir a cabeça para aprender lições e aproveitar as oportunidades de crescimento e aprimoramento.

E na silhueta de um profeta
Se em determinado instante
De um mero dia qualquer
Dentro da velocidade discreta
Da minha breve vida inquieta
Eu aprender
Tornar-me poeta.

Inserida por samuelfortes

Pecado Precatório

Assim é: "quando você esta certo, Deus é seu advogado,quando você está errado o advogado é o Diabo". ⁠Vou deixar, não vou ter gastos com justiça, sou de extrema esquerda à anarquista. Sou à favor do monopólio judicial,da derrubada do poder e do fogo pelas ruas, revolução nos bichos e não dos bichos, estes soltos e talvez uma queda da bastilha, não compactuo com justiça alguma, muito menos à divina. Acredito na injustiça, na vida não existe propósito, porque para existir, teria que ter somente o certo, o certo é relativo e o errado compra o certo, o errado é o certo que deu certo, o certo não dá errado, o errado é que dá certo. Ser advogado do diabo é bem mais interessante do que concordar com todos.Uma razão suscita diante de um fato, derruba todo argumento de vaidade de qualquer advogado do diabo.

Deus é o Diabo

Inserida por samuelfortes

Re-amar

Rimas avessas, que não param em minha cabeça, façam-me o favor, de não remar para longe, pois o amor anda revolto, e o mar não me responde. Embora estivessem no mesmo barco, as maneiras de remar podiam perfeitamente ser diferentes e o tempo se dilata sobre o aquecimento da monotonia. A vida podia ser duas, uma para ensaiar e outra pra viver à sério, e quando se aprende alguma coisa, já está na hora de ir. Quase que dizendo, a vida não possui rascunho, muito menos um ensaio prévio, vamos remando e jogando água e o que nos coloca a obrigação de sermos mais capazes, solidários e inteligentes. E, é especial dizermos, que em um mundo de diversidade, isso é um favorecimento para que não percamos a necessidade da diversidade, diversidade da compreensão, de modo que à aprender o que ainda não sabe, anotar aquilo que desconhece, fugindo da monotonia de convivência, repetição, diversidade de origem ética, religião, pensamento e formação intelectual.
Seguindo os passos de Pessoa, seja onde estiver e, a monotonia da vida cotidiana será para mim como a recordação dos amores que me não foram advindos, ou dos triunfos que não haveriam de serem meus.
Ter personalidade forte é remar contra a correnteza da ignorância.

Inserida por samuelfortes

Metódica da Verdade

Uma gaiola está sempre à procura de um pássaro, e homem não está condenado à morte, está condenado a viver.
Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós, e a culpa de todos os erros humanos, é a impaciência, que se torna uma interrupção prematura de um trabalho metódico.
Em filosofia, uma designação tradicional de verdade, diria que é aquilo que permanece inalterável a quaisquer contingências, um conceito que não está em concordância com o senso comum e que trás um problema.
A verdade é, tudo aquilo que o homem precisa para viver, não pode ganhar nem comprar dos outros, todo homem deve produzí-la sempre no seu íntimo, se não ele se arruína. Viver sem a verdade é impossível, mas não exagere o culto da verdade. Não há um único homem no mundo, que não tenha mentido muitas vezes e com razão.
Depois de ter dado abrigo ao mal, ele não mais pedirá que você acredite nele,desde que alberguemos uma única vez, este não volta a dar-se ao trabalho de pedir que lhe concedamos a vossa confiança.

Inserida por samuelfortes

A redondeza e o Olhar

No tanto,por mais que entre tantos e poucos muitos,entretanto, " a geologia entra pelos pés", nada mais correto que isso, lógico que a literatura é a ponte, mas os pés, são quase os olhos da geologia, parecem até que estão na sola.

Inserida por samuelfortes

Mulher no Rochedo

Quem anda no trilho é trem de ferro, você água que corre entre pedra.Um dos melhores segredos da vida, é fazer degraus com as pedras em que tropeçamos,fiz a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores, em alguns casos, à colhia, e no mais, acolhia no albergar de mim.Não quero saber em que língua a ópera será tocada, desde que seja em uma língua em que eu não entenda, é mais difícil vencer hábitos ruins do que despedaçar rochas.Tal como o espaço vazio numa pintura, o tempo em que nada acontece tem seu propósito.
Fluxo de massa e encaixes de encaixantes, possíveis enclaves em diácleses ortogonais. Uma falha normal, basculamento de blocos, matacões e calhaus, que matam homens.

Inserida por samuelfortes

⁠Pragmatismo Vital

No mais, o estranho é isso, tudo comportamental, sempre tive muita vergonha de mim, não pelas coisas que já feitas, mas nunca gostei de me expor. O ferimento é algo que se cura, cicatrizes sempre vão existir, temos que ser a fruta que não perece no galho, pereceremos até à morte, fazendo aquilo que mais gostamos. A vida passa e bate, bate tanto quanto batia em si mesmo, na batida da batida que bate sem parar e sem ritmo, bate tanto quanto a batida que não bate, mas é sentida. O peito aperta, produtividade cai e agente vê que tudo isso que é em vão, possui mais momentos entristecedores que os próprios momentos oportunistas. Volto a Voltaire, adoro isso, na verdade o filósofo Voltaire, possuía uma concepção de traição, mas para o Estado, e não o estado. Ele dizia que:" Os desconfiados desafiam a traição". Voltaire estava correto, quando a pessoa desconfia, ela não possui clareza, quando não temos clareza, estamos no escuro, e, no escuro, não enxergamos nada. O certo, não desconfie. O medo, a dúvida e a suspeita, convidam à traição. Cuidado com quem te aconselha a tomar cuidado. Hoje, as torturas são chamadas de “procedimento legal”, a traição se chama “realismo”, o oportunismo se chama “pragmatismo”, o imperialismo se chama “globalização” e as vítimas do imperialismo se chamam “países em via de desenvolvimento”. O dicionário também foi assassinado pela organização criminosa do mundo. As palavras já não dizem o que dizem ou não sabemos o que dizem. Ainda que a traição agrade, o traidor é sempre odiado.

Inserida por samuelfortes

⁠Mercado Educacional

O respeito e educação, não andam de mãos dadas, o respeito é uma tarefa difícil, porquê tem que ser praticado ao vivo, educação não, você não precisa demonstrar, o seu próprio silêncio é capaz de responder sim ou o não.
Uma alma sem respeito é uma morada em ruínas. Deve ser demolida para construir uma nova.É preferível cultivar o respeito do bem que o respeito pela lei.

Inserida por samuelfortes

Passageiros,Ofensas de Ofício

Se alguém me ofender, procurarei elevar tão alto a minha alma, de forma que a ofensa não consiga me alcançar!
Se não fosse assim, seria de outra forma. Se não fosse agora, seria bem depois ou amanha. Se não fosse esse ano, seria em algum ano qualquer.
As três coisas mais difíceis do mundo são: guardar um segredo, perdoar uma ofensa e aproveitar o tempo.Responder à ofensa com ofensa, é lavar a lama com a lama.O escândalo do mundo é o que faz a ofensa,epecar em silêncio não é pecar totalmente. Ser ofendido, não tem importância nenhuma, a não ser que nos continuemos a lembrar disso.Fazer grande estardalhaço a propósito de uma ofensa de que fomos vítimas, não atenua o desgosto, mas aumenta a vergonha.

Inserida por samuelfortes

Quem tem Força, Abusa

Ao escrever esse texto, não posso esquecer de citar Monteiro, àquele Lobato,nascido em taubaté,ativista, diretor e produtor brasileiro. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções.

"A Natureza sabe o que faz. Põe as frutas grandes no chão e as pequenas em árvores."

Monteiro Lobato, 18 de abril de 1882, Taubaté, São Paulo ; Falecimento: 4 de julho de 1948, São Paulo, São Paulo


A coisa que menos me mete medo é o futuro,nunca no mundo uma bala matou uma idéia. Loucura? Sonho? Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira,mas tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum.⁠
A natureza criou o tapete sem fim que recobre a terra. Dentro da pelagem deste tapete, vivem todos os animais respeitosamente, nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem.
Difícil é amar o próximo, amar quem está longe é fácil. Tudo vale a pena, se a alma não é pequena. Mas, uma alma se apequena quando ela imagina que precisa ficar restrita e guardada dentro de si.
Na vida, quando você vem andando ou até mesmo caminhando com uma vela acesa nas mãos e você encontra com uma outra pessoa que está com a vela apagada, então você cede sua chama a alguém e as duas pessoas são beneficiadas. Afinal de contas, parte daquilo que é a partilha representa exatamente a nossa condição de nós iluminarmos mais a nossa trajetória e uma das coisas é: juntos e juntas seremos capazes do ainda dá. Uma pergunta que me fizeram muito esse ano, é o fato de que tendo uma duração longa para nossa capacidade de paciência, esse momento pandêmico leva as pessoas a terem uma agonia muito grande, impaciência. Eu estou muito angustiado, impaciente, como eu faço para sair dessa angústia? Evidentemente que eu tenho meus limites no campo da filosofia e existem outras áreas do conhecimento que oferecem ferramentas muito mais apropriadas para que a pessoa deixe aquele estado de angústia, inclusive no campo dos fármacos, não é a minha área, mas eu digo que o seguinte e talvez o que eu vá dizer agora, vou repetir dezenas de vezes, mas eu continuarei insistindo: "a única saída para que a gente persista e vá buscar e acima de tudo e não perca a vitalidade que a esperança carrega, é lembrar da frase estupenda de um filósofo americano do início do século 19, Ralph Waldo Emerson, ele tem uma expressão que é fortíssima e que dizia: "torna-te necessário a alguém", a única maneira de eu e você não sentirmos nossa vida perder tempo, esvair-se, inútil, banal, ou autocentrata de modo exclusivo é: tornar-se necessário, torna-se necessária a alguém.Assim como é de cedo que se torce o pepino, também é trabalhando a criança que se consegue boa safra de adultos.

Inserida por samuelfortes