Msgs de Fortes Sentimento
Neste feriado ao Tiradentes - líder enforcado, esquartejado, com os pedaços salgados pendurados nos postes de luz que não existiam, entre a cidade do Rio de Janeiro e a Vila Rica, atual Ouro Preto, em sua homenagem, uma vez que morre o libertário, mas não a liberdade, vamos ter a liberdade ! Comer sem carne vermelha ,pois ele é a imagem e semelhança de cristo .
Hoje é um outro dia ,o hoje é o caminho entre o ontem e o amanha, caminhos podem ser os mesmos , mas muitas coisas acontecem neles, as vezes você acha dinheiro, as vezes você acha pessoas conhecidas, outras vezes ele serve apenas para caminhar , outras vezes ele é o caminho e em muitas vezes para todo o sempre, ele é o meio do caminho entre o dia anterior e o dia novo que vai nascer.
21\04
Ouro Preto -Minas Gerais
Quando temos uma fotografia em mãos ou assim virtual , agente até a toca e podemos sentir em um mero passar de segundos a felicidade contida no conjunto imagem do espectro real papel imagem . E o melhor que pode acontecer ao se ter e ver uma fotografia, é quando paramos e pensamos o quanto ela é , pois ela não muda ,mesmo quando as pessoas mudam e o tempo passa, o amarelo já pode ter se transformado em algo normal e quanto mais amarelo fica ,mais guardada e amada se fica ,se tornando imortal .A fotografia é uma das poucas coisas que detém o poder sobre o tempo: na verdade ela controla o cheiro , sorriso, posição, olhar e o melhor de tudo : ela o paralisa ,tornando-o em poesia.
Esse pensamento é bom, como resistir aos fatores protetivos da vida ? E o primeiro passo é tentando encontrar na vida que vivemos ,todos seus grandes valores. Eu costumo dizer que a vida não está nem em abril deste ano muito menos em janeiro do próximo ano ! A vida está neste momento e agora, por ser a única que temos na mão e é ela que tem que ter todos os seus valores, tem a expressão :" A vida que vale a pena " e a pena é sempre o sofrimento , dor ,angústia e isso é a pena ,e se vale a pena ,é o que compensa a pena . Então a gente tem que encontrar o que compensaria a dor, a pena e o sofrimento . E eu penso que encontrando na vida vivida todo o seu valor, teremos muito mais razões para esperar do amanha ,alguma coisa tão boa quanto ou melhor. Viva a breve vida vivida ,mas vívida !
Com a minha arma , munição carregada com pentes de dialética de disparar premissas , acabo por fazê-lo refém de suas próprias palavras.
Quão grande é o milagre da existência, que se pode quem dar-se o momento no qual nós percebemos e temos ciência que a causa terrena do sofrimento não é viver "ignorantado", que essa é de Deus e é causa celeste, e sim, muito mais termos negado que na ignorância nos estivéssemos.
Como descobrir a nossa própria ignorância pessoal? Aceitando o processo psicológico inerente à existência, todos reagem à realidade matematicamente, como se observasse a realidade com raciocínio sobre a mesma e emite um julgamento,mas nessa equação entra um fator extremamente inquietante, é que eu tenho um processo psicológico, se você desconhece seu processo, você claramente não percebe ele atuando em ti. Agora, se você conhece, você atenua a ação de sua subjetividade sobre a interpretação do real.
O sucesso é muitas vezes definido como sucessões de resultados alcançados por qualquer um, muito nos deixamos escravizar pelo sucesso definido pelo grupo, haveria uma outra possibilidade de entender o problema, que é entender o sucesso como uma realização da nossa própria natureza propriamente.Nesse sentido, o sucesso eu diria: o pleno florescer,a exuberância maior da nossa vida e a busca da nossa maior excelência. Me parece ser mais interessante do que alcançar o resultado do que o outro espera de nós.
A ética, é essa restrição à conduta a estratégia que leva ao prazer, ganho,resultado e com vistas à preservação de um bem maior, que é a convivência justa e harmônica entre todos.
Emocionais e intelectuais, levantar-se a mão e defender-se para os princípios de convivência que considera justos, porque se acovardar e omitir ,estará oferecendo de mão beijada às forças que lhe são contrárias à prerrogativa de nadar de braçadas e, definir sozinho como devemos interagir e conviver.Exatamente por isso que cada um de nós, deve ter essa competência cívica de cidadão, para qualquer momento de interação social e levantar a mão, ainda que seja na contramão de forças hegemônicas e dominantes para defender seu espírito de justiça, seu sentimento de equidade ,seu intuito de uma convivência melhor para todos .
A busca da justiça não é simples e a complexidade dos valores destacadas por Edgar Morin , já era apresentada pelos antigos em formas geométricas.
Os senhores já andaram nas ruas, já viram o que acontece nas ruas, nós é que somos provocados, a provocação não é o jeito de eu dizer, provocação é o que acontece em meu País, essas angústias que vejo pelas ruas, infelicidades estampadas de branco e preto, hoje eu conversei com uma pessoa absolutamente maravilhosa , uma pessoa que viveu na rua, morou na rua e se fez na rua fazendo à rua tentando viver com alegria, uma pessoa que fica " ao passe ao passe ao passe ao passe ",sabe o que é isso: ela vende passagens de ônibus a um preço abaixo, e ela vende com muita alegria e me disse: " viver é muito perigoso ". Então pensei: Se você reage a uma provocação, então, foi porque o seu ego foi tocado.
Lembra quando lhe disse que ficava chocado ao ver cada vez mais cabelos brancos em meus pais? Pois é, dessa vez eu convivo e vejo, dessa vez eu sinto e posso, dessa vez eu passo e ando, dessa vez escuto e paro, pego e toco quando posso , paro e sento , na verdade, eu atravesso tropeçando no meu passo, passeando em meu pensar no breve e curto, admirando minha linda capistrana.
Acredito na minha segurança e na má lembrança alheia, adoro ser esquecido pelo tempo, mas amo lembrar do tempo que me lembras.
Mas e o peso na consciência, toda atividade moral é dolorosa e naturalmente que não é fácil,Sócrates dizia que a moral tem muito haver com o parto e ele uma certa vez pensou :" não se interessou pela filosofia da natureza, ou da physis, mas seu ponto de partida foi o próprio ser humano. Para Sócrates todas as pessoas traziam dentro de si o conhecimento, assim como para o seu pai, a obra de arte já estava dentro do bloco de pedra, apenas lapidava para tirar de dentro o objeto e , como sua mãe, que não fazia o parto, apenas auxiliava as mulheres a darem a luz, o conhecimento era colocado para fora através das perguntas e questionamentos, portanto, não podia ser ensinado" ,afinal de contas escolher a própria vida não é fácil e pressupõe identificar uma vida de carne e osso a ser vivida em detrimento de tantas outras preteridas , a moral é exatamente isso, a moral não é só escolher a vida que você vai viver, a moral também é definir as vidas que você não viverá e, isso as vezes é chato ,afinal de contas quem nos garante que a vida é eleita, quem nos garante que aquela escolha que fizemos é de fato a melhor? As vezes olhamos para as vidas não vividas, as vezes olhamos para as vidas que jogamos no lixo das reuniões de pautas de nossa existência, as vezes olhamos para vidas não apenas cogitadas por nós, mas que não mereceram em nós o estatuto de vida de carne e osso e muito nos lamentamos e aprece o ,arrependimento. Arrependimento, é atribuição de um valor tardio a uma vida não vivida como superior a uma vida escolhida para viver. Fazer moral não é nada fácil, a dor acompanha todo trabalho da moralidade e a angustia é inseparável de toda escolha, sobretudo, porque deixar de viver é necessariamente perder de uma certa forma.
O curioso, é que no próprio pensamento mitológico, o surgimento do Homem não é exatamente um episódio nobre .Você se lembra que o homem surge da iniciativa de Epimeteu e Prometeu, de compensar o tédio cósmico promovido por Zeus. O homem surge tanto ele como os demais mortais como uma tentativa de divertimento, não é exatamente a aparição triunfal que imaginávamos para nós, e o que é mais curioso, que em relação aos animais o homem surge à partir de um erro. O erro de ter entregue aos animais, todos os atributos, acessórios, prerrogativas e todas as armas que a natureza poderia ter para enfrentar o mundo e a eles mesmos e , ao homem nada sobrou. Talvez por isso Prometeu tenha entregue ao homem a astúcia, para que ele mesmo fabricasse o que lhe faltava, porque o homem nasceu zerado, incompetente, incapaz de sobreviver por contra própria, se entregues à si mesmo, perece. Coube ao homem aprender a viver no meio do caminho, como se fora aprender a remar, remando. Desprovido de tudo e coube ao homem desenvolver uma tecnologia de vida que a natureza pode lhe dar. Lembra-se que a tartaruguinha sai do ovo, e vem a primeira onda e já é tartaruga, um recém nascido ao lado, vem a primeira onda e já é um recém nascido afogado. Portanto, se o valor é concomitante ao surgimento do homem, o valor tem a ver com a própria condição humana e esta , não é a mais auspiciosa e a mais rica, pelo contrário, é a de carência, de escassez ,debilidade. Se o valor é uma invenção humana ,aparentemente faz parte desse aprendizado para a vida que o homem teve que se desenvolver para apetrechar os seus, que como ele ,nasceram na carência e carestia e na impossibilidade .O valor então, faz parte dessa tecnologia que o homem desenvolveu para se virar, sem os recursos que a natureza por alguma razão, lhe privou.
Passado, presente e futuro,nada é passado, passado não tem existência material, passado não é nada, passado não existe. O futuro, tão pouco, nada existe no futuro, futuro não tem existência material ,então futuro não é. Sobrou-nos o presente, que também não é, porque se fosse permaneceria e se tornaria eternidade. Estranho o presente, que para ser tempo precisa deixar de ser e transformar-se em passado . Perceba, para que o ser seja, não pode deixar de ser, se o presente é, tem que continuar presente, se for presente que continua presente , ele é exatamente o instante que não sai dali e se torna eternidade. Portanto, para que o presente possa ser tempo, ele precisa não ser ou deixar de ser,mas virar passado. Por consequência, estamos na mão de um presente que não é, porque está na sua índole temporal tornar-se passado.
Um cão mal adestrado, ou um mau cão adestrado ? A filosofia está em todo lugar, até em quem guia a guia da coleira do próprio cão !
Muitos dizem que não precisamos de filosofia para pensar,claro que não! Porque pensar é um atributo atávico de nossa espécie .
De fato, filosofia se assemelha um pouco a algo que sai do óbvio e portanto entra para nós oferecendo outra percepção, mas saber colocar um ponto de interrogação naquilo que parece óbvio, já se torna por si só um movimento filosófico.