Motivação Profissional
"Em poucas palavras: EMPREGABILIDADE é a capacidade que um profissional tem em adaptar-se as novas necessidades do mercado, de continuar prestando serviços que satisfaçam VOCÊ, ao CLIENTES e que o mantenha EMPREGÁVEL".
Até aqui tudo deu errado...namoro, empregos, estudos, enfim...a vida profissional e pessoal tem falhado. Mas eu não desistir e espero manter-me firme para o dia que vou comemorar porquê tudo deu certo!
"Um diploma, não faz um bom profissional mas amar o que se faz, ter dedicação, correr atrás e ter uma excelente execução do que se ama fazer, sim! "
No mundo profissional que está cada vez mais competitivo, só se estabelece quem tem competência.
Capacite-se sempre.
"Em qualquer contexto da sua vida, pessoal, profissional ou social, seu empenho e perseverança são as únicas coisas que verdadeiramente importam."
Ser reconhecido profissional de alta performance não significa dizer que erros e desvios nunca serão cometidos, significa dizer que a capacidade de ser humilde e reconhecer que correção, aprendizado e superação será sempre prioridade.
Uma das coisas que consome um profissional é ser eficaz na autocobrança e ser ineficaz na execução. Se você é o tipo de pessoa que vive cobrando a si mesmo demais e executando de menos, entenda que com o passar do tempo, autocobrança vira autossabotagem, e fatidicamente, a autossabotagem limita a sua execução. Quanto maior for a sua necessidade de autocobrança, maior deverá ser o seu poder de execução.
A vida é uma dádiva, mas não há qualquer garantia de sucesso pessoal ou profissional, se não aprendermos com nossos próprios erros, através da maturidade emocional, buscando energias que nos motivem para mudar as coisas que não nos satisfazem, na contínua busca pela nossa satisfação e felicidade.
A liderança pode fluir conforme sua iniciativa ou na falta da mesma, gerando oportunidade aos demais, quando a figura de um líder se faz necessária.
Ambição e Ganância
O dicionário Aurélio define do seguinte modo as palavras citadas:
Ambição - S. f.: 1. Desejo veemente de alcançar aquilo que valoriza os bens materiais ou o amor-próprio (poder, glória, riqueza, posição social, etc.). 2. Desejo ardente de alcançar um objetivo de ordem superior; aspiração, anelo. 3. Aspiração relativamente ao futuro. 4. Desejo intenso.
Ganância - S. f.: 1. Ambição de ganho. 2. Ganho ilícito; usura. 3. P. ext. Ambição desmedida.
Ganância e ambição andam de mãos dadas. Enquanto a ambição é a mola propulsora do sucesso, a ganância sai “atropelando” tudo e todos para alcançar seus objetivos. Ter ambição é desejar ardentemente; é depositar a mente e a vontade focalizadas num objetivo e se esforçar para que ele se concretize. Entretanto, a ambição sem medida apresenta um caráter muito negativo, pois foge aos limites da ética e do bom senso.
Todos nós precisamos cultivar um pouco de ambição em nossas vidas. Sem ela não há como traçar metas que nos levem ao sucesso, pois não encontraremos motivos para lutar e vencer.
O ganancioso é uma pessoa muito negativa, porque não consegue colocar limites em seus desejos. Suas atitudes são antiéticas e seus caminhos não são motivados pelo respeito ao próximo.
Quando ele conquista algo, esse algo logo perde o valor já que foi apenas um objeto a ser conquistado e não a realização de sua alma. Para este, a busca pelo sucesso é apenas um objeto a mais a ser colecionado: casas, lojas, fábricas, etc.
O homem ambicioso tem grandes planos, mas ao contrário do ganancioso, ele busca realizá-los de acordo com o chamado de sua alma.
Dentro essa ótica, o profissional e a empresa ambiciosos desejam ardentemente vencer, mas usam estratégias limpas, sem precisarem burlar as leis do país, roubar, e praticar atos ilícitos.
Uma coisa você não deve esquecer nunca:
Torna-te aquilo que fazes para o BEM ou para o MAL.
Quando foco no crescimento gerado pelo aprendizado constante, a remuneração vira consequência, meus clientes me tomam como referência, o trabalho se torna mais atrativo e motivador. Então, eu estou sendo mais crescente profissionalmente e maduro como pessoa! Vamos adiante, positivo e operante!
Empreender é como tricotar. Não se sabe se vai ser de alguém, se vai vender ou se vão se interessar. No mínimo, faça pra si, por hobby.