Morte e Melancolia
ó senhor,me ajude por que em breve a tristeza tomara meu lugar,e a vida que me sobra logo morrera,e a luz que me guia logo se apagara.
_Tomate verdes fritos_
_Tristeza que aclama...
_Ar que morreu,
_Ligação de outro mundo,
_Passado que se abriu...
_Num espelho de um momento...
_Passagem que se dilui...
_Abraço, pois bem te amei,
_Um beijo que nunca esqueci.
_Lugares, que amo estar com você.
Celso Roberto Nadilo
Boi meu
morreu.
Tristeza besta que
me deu.
Cascavel enganou o santo
e ofendeu.
Asseverou o compadre
Alceu:
Antes ele
que eu.
Morre de sofrimento, tristeza e dor, quem espera de mais dos outro e menos de si mesmo. Quem tem pena de si próprio, quem não tem a ousadia de dar a própria cara a tapas, em prol da felicidade, quem não é carrasco com sigo. Ninguém tem mais obrigação de nos fazer feliz do que nos mesmo. Não é possível obrigar a amar, amor se conquista e a beleza estética é só um detalhe. A melhor simpatia de amor é o sorriso. Para conquistar, é preciso ter ousadia, aceitar desafios, ampliar a mente, os conhecimentos, ser flexível, versátil, mudar o ponto de vista, ser redondamente atraente. E além de tudo isso é preciso saber renunciar. Responsabilizar os outros pela nossa infelicidade é egoísmo, incompetência e descontrole emocional.
A felicidade é o melhor remédio para a saúde e talvez seja a chave que abre todas as portas para o sucesso. Hoje vejo que quem vive em berço de ouro, não tem a oportunidade de aprender a ser feliz.
Tudo na vida tem um preço. Portanto, não fique pagando para sofrer. Pague o preço que for preciso, mas pague desfrutando a felicidade.
Eu faço versos como quem morre. A Poesia brota no lodo da minha tristeza. É como a flor que um ser invisível usa para içar- me desse pântano escuro.
O grito de angústia se lança em pensamento, logo despertam e florescem versos...
A tristeza olhando para os céus,
anjos morrem por te amar...
o mundo está em chamas...
e suas cinzas ainda tem vida,
em meio a insanidade,
sinto teu amor,
mesmo em chamas vejo teu sorriso.
nem tudo está perdido.
tenha a certeza que estarei ao seu lado,
mesmo se as estrelas caírem...
os céus derramarem suas lagrimas
fará parte do espirito que vaga nesse sonho.
por Celso Roberto Nadilo
A lama.
Vejo com muita tristeza
tanta vida massacrada
ver morrer tanta riqueza
a vida humana desprezada
assassinaram a natureza
e quem pode não faz nada.
O mundo é para os fortes.
Os fracos sempre irão morrer, seja de dor, tristeza, amor, saudade...
Os fracos sempre irão fugir, para não encarar o mundo de frente.
Não morras por aquilo,que queiras porque quando morreres nada disso vai contigo,pelo deixas tristezas,dor e levas a alegria.
Você conhece alguém que morreu de tristeza?
Dizem que nunca, ninguém morreu de tristeza, não existe na história da medicina ou nos boletins policiais alguém que tenha falecido de tristeza...
A tristeza não mata os órgãos, não apodrece como algumas doenças. A morte causada pela tristeza é mais dolorida que qualquer outra. Sim, porque te faz vegetar, você perde o sentido da vida, esquece que ainda está em “Terra”, que ainda respira, que anda, fala... Mas, quem somos nós para julgar a tristeza alheia? Quem pode dizer o que eu sinto ou o que eu não sinto dentro de mim? Só eu, só você, só ele, ela, sabe o que sente, o que se passa no coração, na cabeça. O “morto” de “tristeza”, continua andando, falando, respirando, mas preferiria, estar em um caixão, sem reação, sem vida, ao sentir dentro de ti, tal dor insuportável, onde o remédio é o tempo e sabe-se lá, quantas doses de tempo você terá que tomar até que essa doença se cure, ou pelo menos se controle. Quando não se dá importância para o tempo, a tristeza se alastra, toma conta de você, traz também os sintomas, depressão, choro, raiva, nojo, insegurança, paúra...
Ela trás reações visíveis, lágrimas, gritos, insônia, sono...
Ela é causada por vários motivos, a perca de um ente querido, de um amor “forever”, de um bicho de estimação...
A perca de um amor, pode ser a mais perigosa, você tinha em mente ter aquela pessoa em sua vida, pra sempre, envelhecer com ela, os dois, lado a lado, sentados em uma cadeira de balanço, mãos dadas, olhando o tempo. Ouvir durante a juventude “Eu não vivo sem você” e assim seguirem suas vidas juntos. Quando, um dia, como uma tempestade, aquelas palavras se definham, se tornam mentiras, falsidade, dissimulação. A pior das percas, o Amor.
Também a tristeza mais intensa, a que transforma uma vida de flores, em um bosque de espinhos, escuridão, dor, lástimas...
Você se revira na cama, se perguntando “Onde foi que eu errei?”, mas ninguém te responde, ninguém sabe o que dizer. Na verdade, nessas horas, não há muito o que dizer, só lamentar.
Tristeza, um sentimento, tão ou mais forte que o amor. O amor te transforma em uma pessoa boba, um ser de luz inexplicável de tão intensa, te dá asas, mas tira seu chão. A tristeza, não, ela te trás pra realidade, te mostra o mundo e como ele realmente é, cruel e frio. A tristeza te faz companhia, fica do seu lado quando você quer chorar, quando você quer desabafar... A tristeza fica do seu lado na vida e na morte.
Você chora, eu choro, ele e ela também choram... mas não por sermos frágeis ou por não termos amor próprio, mas por sermos reais, de carne e osso, não essa fantasia vista na TV, de pessoas lindas, com pessoas lindas, sorrindo, se abraçando, correndo na praia ou onde quer que seja a paisagem feliz que os coloquem. A tristeza não se esquece com dinheiro, jóias, viagens. Não existe cura para a tristeza, por mais que um dia você se sinta feliz, esse vírus volta, te ataca, te derruba.
Quando você se der conta, já terá morrido de Tristeza...
A felicidade e a tristeza,
São estações que florescem
E morrem, entre primaveras
E outonos que se sucedem
Ininterruptamente dentro
De mim. Vivo meus verões
E invernos, sinto frio, calor
Falta de amor. Sou fera
Indomável na ânsia de
Suprir carências e vazios
Irremediáveis. Diria que
A tristeza é um acidente de
Percurso. E a felicidade, a
Volta, o retorno da vida
Ao seu curso. Me recuso
A ser, viver infeliz nesse
Mundo, nessa vida!
"Meu pai morreu! Dois sentimentos imperam: feliz pelo fim de seu grande sofrimento e tristeza pelo seu fim de vida, nesta vida, esta vida... O que ficará? Saudade, no tempo, nos anos, saudade, lembrar. Meu pai, não mais sofrer, descansar!"
Alegria de nascer e a tristeza de morrer , mas tenho certeza que uma outra vida continua em lugar muito lindo e sadio. Deus nos deu a chance de nascer do pó e retornar ao pó , mas essa vida que se torna pó é o descanso total e uma nova vida nos céus com o Criador de tudo. Ele nos chama na hora certa , pra sairmos se um possível sentimento e sem compreensão. O ser humano nos da alegria e tristeza também, mas na maioria das vezes , não precisamos estarmos doentes para morrer e sim cansados de tantas lutas que parece sem fim. Mas Deus é Sábio.
Minha querida e Sobrinha Valeriana Zago , aceite o repouso de seu esposo e sempre acompanhei suas atitudes e nunca deixou faltar nada pra você , inclusive alegria, tenho certeza que ele era feliz ao seu lado e você mais ainda por ter lindos filhos que deu e o que posso lhe oferecer nesse momento é que se tranquilize , porque nenhum de nós aceitamos retornar ao pó , mas foi melhor pra ele , não está sofrendo e viverá uma nova vida e te aguardará para viver com ele eternamente. Beijos de seu Tio ROBERTO CASTELHANO. A vida continua e continue com Cristo.
Sabes o que é tristeza?
Tristeza pra mim é gado morrendo
É a água em escassez
Seca domando o sertão
E o sertanejo sofrendo
É criança sem educação
Perdida no vandalismo
Pelas ruas vivendo á esmo
Muitas por falta de oportunidade
Largadas na marginalidade
Outras por pura margem de erro
Tristeza é mãe chorando
Ao perder filho inocente
Ou se culpando por…
Não ter sido mais "competente"
É ver pai enterrando filho
Ou visitando o mesmo no presídio
Tentando apaziguar um pouco
Da profunda dor que sente
É a existência de tantos idosos nas ruas
Ou largados em asilos,
Sofrendo com o abandono,
sendo amargamente esquecidos
Tristeza é ver mulher sendo assassinada,
Estuprada ou violada
Por apenas ser mulher.
É vê-las precisarem sair nas ruas,
Mostrarem o corpo,
Gritarem e baterem o pé
Reivindicando por algo
Que lhes deveria ser de direito
Sem precisar de movimento qualquer
É ver que pra rico,
Sempre vão achar
Uma "brecha na lei"
E que em terra de corrupção
Quem paga propina é rei
Tristeza é ver alguém ser agredido,
Humilhado ou ofendido
Por ter nascido "de cor"
Ou ver um ser humano sendo
Espancado, violado e assassinado
Por amar sem ter pudor
É matarem em nome de Deus
Em pró de uma religião
Mas se Deus era amor
Por que não amar então?
Tristeza é enchente devastando cidade,
Fazendo vítimas e destruindo lares.
É ter tanta gente nas ruas
Esquecidos como parte da sociedade.
É ver que o pobre paga tanto
Mas não tem direito à saúde de qualidade,
Moradia ou educação.
Tristeza é só ver tragédia
Ao ligar a televisão
Eu agora lhe pergunto
E de ti espero franqueza
E tu?
Sabes o que é tristeza?
Tentar é ter esperança..
Viver é ter amor..
Chorar não é só sentir tristeza..
E morrer não é viver na dor.