Morte de um Amigo
"As vezes você pensa que vai ter um
amigo verdadeiro para sempre,
mas nem sempre você vai ter um amigo verdadeiro nos momentos ruins"
Já imaginou se tudo que lhe contam é mesmo verdade?
Um parente, um conhecido, um melhor amigo... sabe aquele ditado: “confio cegamente”? Pois é...
Pessoas usam da confiança para tentar derrubar outra. Os motivos? São vários: Tentar crescer profissionalmente; tentar mostrar que é melhor q alguém; afastar alguém do círculo... inveja, ciúmes ou até mesmo as vezes por insegurança.
Só que as consequências são irreparáveis. As palavras têm um poder de alterar o mundo. E se usadas por pessoas que fingem ser do bem, provoca sérias consequências.
Busque sempre a verdade, pergunte, pesquise, vá atrás, sempre vai valer a pena!
“O verdadeiro amigo está pronto a elogiar quando você tropeça em seus acertos; o falso procura um único erro dos seus acertos para criticá-lo.”
A tua resposta é tremenda, Senhor:
Comunicação da minha fé — o que desejo transmitir a um amigo para que também possa conhecer o Senhor Jesus e receber a sua salvação;
Eficácia no conhecimento — sabedoria para falar das coisas de Deus para o meu amigo de modo que ele venha a indagar mais e mais sobre a verdade eterna e se decidir por ela junto aos seus;
Revelação — há bem em mim pelo poder e pela graça de Jesus que me capacita para propagar seu evangelho e alcançar almas para o Senhor.
Devo, portanto, aproveitar todas as oportunidades para lograr êxito nessa missão. As redes sociais são grandes aliadas nessa empreitada de fé e propagação do evangelho.
“Que a comunicação da tua fé seja eficaz no conhecimento de todo o bem que em voz a por Cristo Jesus” (Fm 1:6).
Vários se julgam amigo, mais poucos estão do seu lado, quando tu tem das GRANA💵 é conhecido quando NÃO TEM 💸 tu nem é lembrado
NEUROCIÊNCIA E A GRATIDÃO
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede.
Vamos falar um pouco da neurociência e o poder da gratidão.
Atenção no texto; venham com Nilo Deyson.
“A neurociência explica o poder da gratidão na nossa vida, manifestada em nosso corpo através do sistema hormonal.
Quando geramos sentimentos de gratidão em nossos pensamentos, ativamos o sistema de recompensas do nosso cérebro, localizada numa área chamada Núcleo accumbens (ou NAc). Este sistema é responsável pela sensação de bem estar, prazer, impulsividade e comportamento maternal do nosso corpo.
Quando o cérebro identifica que algo de bom aconteceu, que fomos bem sucedidos e que existem coisas na nossa vida que merecem reconhecimento e somos gratos por isso, ocorre liberação de DOPAMINA, um importante neurotransmissor que aumenta a sensação de prazer. Por isso, pessoas que manifestam gratidão pelas coisas que lhes acontece, vivem em níveis elevados de emoções positivas, satisfação com a vida, vitalidade e otimismo.
A gratidão precisa ser construída pelo nosso pensamento consciente. Para que isso torne-se um hábito, é preciso que você construa o reconhecimento interno pensando em suas conquistas. Por isso se diz que devemos ser gratos pelas menores conquistas, assim mantemos ativo este incrível canal hormonal de satisfação.
Por outra via neural, a gratidão estimula as vias cerebrais para a liberação de outro hormônio chamado OXITOCINA, que estimula o afeto, traz tranquilidade, reduz a ansiedade, o medo e a fobia.
Exercitar o sentimento de gratidão dissolve o medo, a angústia e os sentimentos de raiva. Fica mais fácil CONTROLAR os estados mentais tóxicos e desnecessários, e por fim, ser resiliente a ponto de controlar internamente qualquer coisa que venha de fora (fatores externos).
O nosso cérebro não é capaz de sentir, ao mesmo tempo, gratidão e infelicidade, portanto, você é que faz a escolha.
Ocupe seu espaço interno e exercite diariamente a gratidão. Para fazer com que seu dia comece de forma positiva, já pela manhã experimente pensar nos diversos motivos que você tem para sentir gratidão.
E termine seu dia refletindo sobre as realizações que lhe deram prazer.”
Uma dica de Nilo Deyson, é que você evite focar em problemas, ao contrário, coloque sua atenção na gratidão por estar participando da existência no universo.
DEUS sempre estará alimentando você com paz e discernimento.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
Aquele amigo que se vangloriava em estar mostrando como um troféu a foto de uma determinada filha adolescente, dizendo, no entanto, que não sabia aonde andava, só fez. Um dia ela descobriu seu paradeiro e telefonou dizendo desejar conhecê-lo. Ele, com toda má vontade do mundo, combinou encontrá-la em frente às Lojas Americanas na hora do almoço. No outro dia deu um pulinho ao encontro combinado. Voltando, no entanto, mostrou-se indignado dizendo ter entrado na loja e comprado para ela um presente bom. Alardeou enfático: "um play station 2" - presente de menino, cá entre nós. E para sua surpresa, ela não aceitou. Disse-lhe que pensava que ficaria com ele a tarde toda, ora! Sentariam numa mesa e comeriam uma pizza como fazem os outros pais e filhas comuns, quanto mais eles que nunca tinham se visto antes, desde então. Se conheceriam melhor, dariam risadas, falariam sobre a longa ausência, a emoção natural do encontro, essas coisas, entende? Mas não, ele foi logo embora. Mais tarde, o mundo dá voltas. Ele casou com alguém e quis um ter um filho como todo casal, segundo a ordem natural das coisas. Acontece que a mulher era estéril. E aí só restou adotar um menino, ironia do destino, gesto nobre com o filho não sanguíneo, dando de tudo que não deu a biológica, boas roupas, presentes finos, o filho de outro enchendo de mimos.
SONETO DO VELHO AMIGO
Então, depois de tanto andar trilhado
Pesar rasgado nas retaliações, malícia
Eis que a amizade súplica por carícia
De amparo, dos tantos erros, passado
Enfim, se calado, deixai de ter sevícia
E sentai tu, amigo, aqui do meu lado
É tão bom novamente em ter-te amado
Nunca abandonado, do afeto imperícia
E no abraço antigo, não fomos garrano
Perceba ao nosso arfante a se comover
Pois deixe na quimera o nosso engano
Amigo que é amigo nada e então explica
Estamos sempre reencontrando no viver
Necessidade e, no coração se multiplica...
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Março de 2017
Cerrado goiano
- Relacionados
- Homenagem a um amigo que faleceu: textos para honrar sua memória
- Frases de luto por um amigo que expressam a falta que ele faz
- Frases de luto que expressam a dor da saudade e do adeus
- Mensagens de pesar pelo falecimento de um amigo que dão conforto
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Versos e Poesias para Amigo
- Frases sobre a morte que ajudam a valorizar a vida ✨