Morra de Inveja
Continue seu trabalho e ignore os olhos sobre seus ombros.
Deixe que a inveja irá derrubá-los do degrau que você alcançou.
Ah, inveja,
boca sem dente,
amargo que se sente quando se engole o sorriso de lado e o olhar descrente.
A Inveja
A inveja mata, o que a tem, mata! Mata!
Eu não sei porque, mas muitos me invejam,
Sem admitirem, têm inveja, como uma espada!
Eu sinto essas invejas, pois de todo me cercam!
Mas vós que ardeis, em esse sentimento do mal,
Sabei que não me contaminais, nem por sinal!...
Mas só a vós muito prejudicais, de todo o modo!
Por isso com tal, eu em nada me incomodo!
Tenho costas largas e uma boa protecção,
não tendes em mim, mesmo qualquer ação!
Mas porque tal, fazeis? Isso eu vos pergunto?
Mas já sei a vossa resposta de verdade!...
Não tendes nenhuma resposta com facilidade!
Mas eu vos dIgo, vós sois maus, mesmo muito!
O rancor, o ódio, a inveja, a raiva, o medo e a tristeza nada mais são que pequenas partículas na galáxia dos sentimentos criados pelo ser humano.
Toda tua desgraça, fracasso pode estar naquela raiva, inveja que você cultivou dentro do seu coração e elas te envenenam em pequenas doses cada vez que você age contra um irmão.
Se a inveja, em vez de fazer doer o cotovelo, fizesse doer o tornozelo, consequentemente o nosso país seria um país repleto de coxos.
A inveja consume cada pessoa como um câncer. Mas a fraternidade, a bondade e o amor, renovam cada uma delas a cada dia. E quando essas virtudes se aliam em uma comunhão com Deus, Veremos a sua graça ser gerada em cada coração.
Assim como a amargura, e a inveja nos consumem como uma câncer. Igualmente se não tratarmos a cobiça e o desejo possessivo, viveremos de depressão em depressão, e de opressão em opressão. Por isso, aquele que quer ser verdadeiramente sábio, deve colocar toda a sua dependência e carência no amor de Deus, que é perfeito e não tem sombra de variação.
A inveja e o ódio, são como um câncer na nossa mente, alma e espírito. E quando eles penetram no íntimo do nosso ser nos envenenando e tirando assim toda a nossa vida e paz, veremos realmente quanto falta faz o perdão e o amor que negligenciamos por toda a nossa vida.
A mesma inveja que se abriga no coração do estúpido e insensato, e que é a razão da sua própria destruição. É também a força que move o coração do sábio, e temendo a Deus e que reverte toda a sua maldade, em graça e santidade diante de Deus em oração.
O ódio e a inveja consomem a cada dia aqueles que o manifestam, enquanto o amor, a misericórdia e a fraternidade serão um caminho de prosperidade, honra e paz para todos que andam em seus caminhos.
Assim como a inveja adoece e envelhece o corpo e a alma, tal como o ódio que aprisiona e oprime o espírito. Assim também são todas as emoções, pensamentos e desejos que não foram curados pela graça, e pelo amor de Deus e que nos deixam a cada dia com um vazio do tamanho de cada um deles.