Moral e Ética

Cerca de 496 frases e pensamentos: Moral e Ética

Quanto vale um homem hoje no mundo capitalista?
No sentido ético da palavra homem, deveria valer de acordo com seus conhecimentos morais, educacionais, o que ele tem a oferecer e ensinar, seu modo de vida, sua proporção de amor e carinho que dá de coração aberto, também como instrui filhos e como planeja seus relacionamentos de vida, seja familiar, ou pessoal, daí mistura tudo isso com suas crenças, amigos e deveria sair um sujeito normal, cheio de vida e alegria em viver e ser alguém respeitado na sociedade. Mas estamos num mundo capitalista, avarento, vaidoso e arrogante, sem dó nem piedade, onde as fatias são divididas de acordo com o poder aquisitivo de cada ser. Não há pecado alguém em ser rico, mas a Aparência é o que esta valendo, sentimentos, e moralidade são facilmente trocados por um cartão de crédito, daí aparece à depressão, onde o homem deixa de ser homem por ter falhado na aquisição de bens, e perde muito do que conquistou, por vezes até o amor de sua amada, e de acordo com o status tem ou não poder de decisões. Não podemos dar ênfase ao socialismo que não eleva em nada o ser humano, mas deixar o poder cruel do capitalismo destruir lares, amores, famílias, e endurecer corações antes por vezes românticos e sonhadores, isso é muita crueldade. Um homem hoje para conquistar uma mulher, se não tiver algo atrativo, com certeza é deixado de lado, por mais belo, fiel, trabalhador e verdadeiro que seja, e se chamá-la de interesseira, logo é taxado de muitas coisas, e as amigas e família a apóiam, mas, cadê o amor nisso? Notamos que a Sabedoria, se não for no sentido que ganhar muito dinheiro, por incrível que possa parecer, hoje não tem muito valor. Quem sabe seja a proximidade dos cálices dos anjos sobre a humanidade. Uma sociedade onde músculos e corpos esculpidos valem muito mais que inteligência, alguns filhos só o chamam de pai herói se este der tudo o que querem, mas isso é tremenda falta de princípios básicos familiares, para conquistar amigos, quando adulto, só se tiver algo a oferecer, mais uma falência de valores morais... Ter uma sociedade com regime de socialismo jamais, mas a liberdade tão sonhada por muitos, prende-se a uma doutrina de valores que corroem os corações e não correspondem a muitos que se dizem cristãos. Ai a pergunta: Homem deixa de ser homem por não ter dinheiro? Tem que rir para não chorar...

Inserida por valdirventuri

O cotidiano sem poesia subverte a ética.

Inserida por Valdirdomiciano

A ética geralmente gera desconforto, pois é tomar uma atitude certa diante de uma estrutura errada.

Eu estou me vendo, isso basta para que eu busque ser ético!

Inserida por SebastianStriquer

Padrão ético correto é questão de maioria ou uma questão supra-social, ou seja, de princípios universais de vida?

Inserida por PASTORJORDAO

Pode-se aceitar a corrupção, seja ela ativa ou passiva, como moralmente correta ou aceitável em decorrência de sua crescente generalização, como se tem visto nas instituições públicas e nas grandes empresas?

Inserida por PASTORJORDAO

SOBRE O ESTÉTICO, O ÉTICO E O RELIGIOSO

No evangelho segundo Lucas, encontramos uma das mais famosas parábolas de Jesus - a parábola do filho pródigo. O filho mais novo pede sua parte na herança (antes mesmo da morte de seu pai) e sai em busca de prazeres e paixões carnais. Gasta tudo o que tem e percebe que não foi feliz. O outro filho, aparentemente mais responsável, submete-se à obediência das normas do Pai. Fica com ele na fazenda, mas não o vê como um pai justo e amoroso, haja vista que questiona seu pai quando este decide receber de volta o filho pródigo. Um paralelo à filosofia existencialista de Soren Kierkegaard, nos remete à ideia das três etapas a que todo ser humano passa, a saber: o estético, o ético e o religioso. O filho pródigo representa o estético, ou seja, a busca por prazeres e paixões. Há uma fome insaciável e um buraco existencial que o leva ao desespero. No ético, representado pelo filho mais velho, existe uma busca pelo que é correto, acreditando que, obedecendo regras, se pode encontrar a paz para alma, contudo, o que se percebe, é uma vida insípida travestida de moralidade, tal qual os fariseus. Apenas no religioso, afirma o filósofo, vamos encontrar a paz para nossa alma. Da angústia, surge a fé - o salto para além da razão, e a total resignação a Deus.

Inserida por EduBreves

Cabeça de dinossauro

É demasiado suspeito quem apregoa a ética
Determinando princípios e condutas
De como o outro deve ser e agir
Como se fosse o douto da moral.
É censurável qualquer indivíduo demasiado versado
Ajuizador de tantos atributos.
Pessoa hábil, experiente
Embebido no que é certo e errado.
Sua práxis é colocar à prova
A intolerância de não se fazer cumprir
A própria hombridade,
Provando a conta gotas sua extinção
Por possuir cabeça de dinossauro.

Inserida por MariadaPenhaBoina

Enquanto dilma minusculo fala mentiras, os fatos verdadeiros desmascaram a sua falta de ética política e moral, quem mente não merece credito!

Inserida por beladonilo

Normalmente, as pessoas mais interessadas em debater e questionar a "ética'" dos outros, são os menos éticos...Excesso de rigidez em métodos antigos cega para diversas realidades, mesmo que elas sejam explícitas. Como eu disse outro dia, ser flexível é uma coisa, ser volúvel é outra.
Boa parte dos profissionais gosta de tentar encobrir formação medíocre, covardia e baixa capacidade crítica com falso moralismo. São esses que continuam, com orgulho, seguindo com a manada enquando falam mal de tudo e de todos pelas costas.
Se querem ver arco-íris onde existe escuridão, que vejam.

Inserida por josieconti

⁠Nada é mais imoral que o moralismo pois ele tenta subtrair o indivíduo de seu próprio ser. Fazendo que ele se ajuste a um ideal metafísico que se justifica pelo mero apelo a tradição e manutenção de costumes, muitas vezes os tratando como sagrados, perpetuando em sua prole preconceitos anti progressistas. Preconceitos esses que se convertem em instrumento para a própria escravidão do indivíduo moralizado.

Inserida por logusinfinity

⁠Há em cada um de nós algo intrínseco, o código moral de leis, que nos impulsiona a sermos pessoas cada vez melhores, mais éticas, amorosas. Quandonão atendemos a esse impulso natural surgem os conflitos conscienciais, que, com o tempo, caso não sejam resolvidos, tornam-se doenças emocionais.

Inserida por AlirioCerqueira

A moral é como cordas de violão, por melhor que seja o som, mais cedo ou mais tarde vai ser necessário um ajuste,diapasão, ai sim falaremos de ética !

Inserida por roberto_casagrande

As famílias estruturadas são células que constroem uma sociedade mantenedora dos preceitos éticos e morais.

Inserida por LazaroGomes

⁠A crise ética, que perpassa da base da pirâmide social ao seu topo, é a mais preocupante e danosa de todas as crises.

Inserida por LazaroGomes

⁠O mundo não precisaria ser regido por regras em sociedade se a moral reinasse.

Viver exige que as pessoas passem por construções morais e éticas a fim, por exemplo, que uma criança, após crescer, tenha responsabilidades e desafios pela sua vida. Porém, a grande dificuldade não será em se inserir em uma sociedade regrada e que te aceite, mas sim, em conviver com as devastas imoralidades, infrações e ilegalidades que decorrem dentro de um grupo social, todavia, isso é apenas mais um dia dentro da humanidade.

Inserida por GustavoRoccoCorrea

As pessoas passam o tempo todo atropelando a ética em nome da sobrevivência.

Inserida por Valdirdomiciano

Se a busca pela reflexão moral, fosse tão intensa quanto a busca por fama, ostentação, facilidades e poder, com certeza, estaríamos vivendo tempo menos sombrios.

Inserida por EduardoColamego

Perder princípios?
Quando princípios refere-se a moral,moral é um conjunto de costumes, regras culturais, sociais... e por esse motivo podem ser ultrapassadas e injustas , sabendo-se que a cultura deve ser aperfeiçoada ou mudada sempre. Basta pensar nos costumes de outros países que consideramos bizarros ou ignorantes.
Logo, os princípios, como tudo na vida, devem ser repensados com muita calma, e em alguns casos, mudados sim.
No entanto, uma pessoa que muda por qualquer influencia, é uma pessoa sem personalidade, uma farsa!

Inserida por LucianeGuimaraes