Moral
Cara, caráter !
Cara é ter caráter ? Não custa caro meu caro, cara na moral, menos cara e mais caráter !
Kaab
Pessoalmente, sustento que [a moral] resulta da pertença biológica dos homens a uma espécie. Sustento que nas pessoas se enfrentam e convivem dois instintos essenciais: O da sobrevivência do indivíduo e o da sobrevivência da espécie.
Existe uma grande inversão conceitual na sociedade pós-moderna no que tange a ética e a moral. Exemplificando: A probidade deveria ser uma regra social, mas hoje é tida como uma exceção. Precisamos urgentemente rever nossos conceitos e valores.
“O trabalho é a faculdade da atitude moral, física, caridosa, produtiva e construtora, sem ela vivemos em uma sociedade plana de explorações indiscretas sem capacidade de exercermos a nós mesmos a experiência da criação em prática, sem ela o mundo dará revira voltas para manter-se em pé com a influência de nos ajudar, portanto sozinha sem a ação humana é impossível o progresso.”
É fácil ensinar sem exemplos, sem moral e sem experiência.
O difícil é se por no lugar de quem está aprendendo!
São dois os objetivos do dano moral o primeiro visa dar ao ofendido uma satisfação a dor da ofensa que lhe foi imposta, tal satisfação é meramente pecuniária, o segundo trata-se de desestimular o agressor para não incidir novamente na mesma prática ofensiva.
O debate Moral em torno do capitalismo deveria centrar-se então não em uma condenação completa e irreversível do sistema, mas em como manter um livre mercado garantindo eficiência econômica com dignidade humanitária e discussões honestas sobre as gafes do modelo.
Para onde foi a eficiência moral da escola? Sabendo que as influências educacionais da vida no lar e na escola são forças protetoras do mal.