Misericórdia
Três coisas devem ser multiplicadas na vida de um Cristão:
A Misericórdia;
A Paz;
E o Amor.
A Misericórdia deve ser mostrada, a Paz deve ser buscada e o Amor deve ser Praticado.
Graça é Misericórdia são manifestações da bondade de Deus para com o pecador nesse mundo caído.
Enquanto estamos vivos, a Graça concede bênçãos que não merecemos. Já a Misericórdia, nos preserva do juízo que merecíamos.
Nenhuma escritura pode significar que Deus não seja amor, ou que sua misericórdia não seja sobre todas as suas obras; isto é, o que quer que ela prove, nenhuma escritura pode provar a predestinação.
A salvação não é algo distante, é uma coisa presente, uma bênção da qual, pela livre misericórdia de Deus, você agora possui.
Se as pessoas soubessem que não merecem nada, que são devedores da misericórdia de Deus a cada dia, logo cessariam de se queixar.
J. C. Ryle - Bispo Anglicano
Teologia Arminiana
Em algumas situações a igreja precisa exercitar o amor e a misericórdia com certos erros cometidos, jogando apenas fralda suja no lixo, e não a criança que a sujou.
Todo cristão Bíblico e Ortodoxo sabe que a Soberania de Deus não diminui a Sua misericórdia e amor por sua criação. Somente calvinistas colocam a Soberania de Deus acima do Amor e da Misericórdia.
"O beneplácito da misericórdia de Deus é refletido na indulgência do ar da sua graça como arcabouço do seu amor incondicional."
"A misericórdia de Cristo busca preencher o vazio de um coração marcado pelo pecado, através do seu amor incondicional manifestado na cruz."
Compaixão é palavra-chave para o mundo. Misericórdia é o que engloba essa palavra-chave. E amor é o que as une num só sentimento
O bem não só vale a pena para quem recebe, como também para quem transmite sua perpétua misericórdia
Cultivar sempre o jardim da misericórdia é fazer esmaecer a erva daninha da injustiça e fazer florescer a semente do perdão
A misericórdia divina é tão fabulosa, que ela se manifesta no coração do homem ao apagar o fogo do egoísmo e ao acender a chama da esperança
Ecumenismo não é reunir o judeu, o cristão e o muçulmano num mesmo propósito de misericórdia, o verdadeiro nome disso é humanidade
Um espírito benevolente possui raízes tão profundas dentro da misericórdia divina, que sua fortaleza encontra refúgio na fragilidade do outro ao ajudá-lo em todos os momentos, como bálsamo que perfuma, como brisa a fazer velejar