Ministério
As grandes perguntas
A Palavra de Deus é viva e poderosa. - Hebreus 4:12
Escritura de hoje : Hebreus 4: 11-16
O autor Ronald B. Schwartz pediu a vários escritores contemporâneos conhecidos que nomeassem os livros que os influenciaram mais profundamente. Suas respostas variaram dos romances de Dostoiévski às histórias populares de Mark Twain. Os trabalhos de Dickens, Shakespeare e Faulkner foram mencionados muitas vezes. Mas no topo da lista estava a Bíblia. Por quê?
Talvez porque a maioria dos escritores queira lidar com as “grandes questões” da vida, e a Bíblia é o livro definitivo para as grandes questões da vida: Quem sou eu? Por que estou aqui? Existe um Deus? A vida tem algum significado ou propósito?
As páginas das Escrituras nos colocam cara a cara com nós mesmos, com Deus e com Seu grande desígnio para nossas vidas. A Bíblia, de acordo com o falecido jornalista Malcolm Muggeridge, é “o livro que me lê”. O escritor de Hebreus disse: “A Palavra de Deus é viva e poderosa, e mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, penetrando até a divisão. de alma e espírito, e de juntas e medula, e é um discernidor dos pensamentos e intenções do coração ”(Hebreus 4:12).
Quando lemos a Bíblia, Deus nos fala pessoal e poderosamente sobre as grandes questões que mais importam na vida.
Refletir e orar
Qual é o significado da vida aqui na terra?
Qual é o seu propósito e qual é o seu valor?
Deus tem as respostas em seu livro sagrado;
Esse é o primeiro e o melhor lugar para procurar. —Hess
A Bíblia é o livro de respostas de Deus. David C. McCasland
Celebrar Juntos
Faça um grito de alegria a Deus, por toda a terra! Cante a honra de Seu nome. -
Salmos 66: 1-2
Escritura de hoje : Salmos 66: 1-8
Feriados têm significados diferentes para pessoas diferentes - mas uma coisa é certa: todos gostamos de ter um motivo para comemorar.
Enquanto eu estava em uma beira do lago em um feriado de verão e vi centenas e centenas de pessoas passeando de barco, nadando, fazendo piqueniques ou simplesmente caminhando juntos, pensei no valor de celebrar eventos importantes com amigos e entes queridos.
Você já tentou comemorar algo sozinho? Uma exibição de fogos de artifício não é muito divertida se não houver ninguém com quem "ooooh e aaaah". Os piqueniques precisam de pessoas. Aniversários, aniversários, formaturas - todos vão melhor com muitos amigos e parentes por perto.
Como cristãos, temos muito o que comemorar - e não sozinhos ou apenas algumas vezes por ano! Devemos nos encontrar regularmente com outras pessoas que seguem a Cristo, encorajar uns aos outros em amor e boas obras (Hebreus 10: 24-25) e celebrar a bondade do Senhor. O salmista incentivou todas as pessoas a recordar “as obras de Deus” e elevar suas vozes juntas em louvor a Ele (Salmo 66: 5-8).
Vamos celebrar o amor e a bondade de Deus com aqueles que compartilham nossa emoção. O derramamento de Deus de Sua graça, misericórdia e provisão diária são apenas algumas das muitas razões para se alegrar!
Refletir e orar
Vamos celebrar juntos,
elevar nossa voz em um acordo,
Cantando a graça e a misericórdia de Deus
E a bondade do Senhor. —Sper
Se você conhece a Cristo, sempre tem um motivo para comemorar. Dave Branon
Exercite seu direito
Que nosso pessoal também aprenda a manter boas obras, a atender necessidades urgentes. - Tito 3:14
Escritura de hoje : Lucas 10: 30-37
Thomas Jefferson, que em 1776 escreveu o primeiro rascunho da Declaração de Independência dos EUA, deu como certo que todos nós possuímos certos “direitos inalienáveis” dados por Deus. No entanto, mesmo em uma democracia, há uma discussão feroz sobre quem é direito a quais direitos.
Os cristãos podem olhar para os direitos de outra perspectiva. Em vez de nos preocuparmos consigo mesmos, podemos pensar no que os outros precisam. Nesse sentido, temos o "direito" de ajudar os outros, assim como o bom samaritano (Lucas 10: 30-37). Esta parábola é uma ilustração do exemplo do próprio Salvador, pois lemos em Atos 10:38 que Ele “andou fazendo o bem”.
Os crentes devem seguir o exemplo de Jesus e ser “benfeitores”. Mesmo que esse termo seja freqüentemente usado negativamente, nós, que somos gratos pela graça redentora de Deus, queremos compartilhar com outras pessoas as coisas boas que Ele nos dá.
Sabemos que o evangelho é muito mais que uma mensagem humanitária de fazer o bem e ser bom. É a mensagem que Deus providenciou perdão dos pecados através da morte e ressurreição de Seu Filho. Ao exercitarmos nosso “direito” de ajudar as pessoas ao nosso redor, também compartilharemos em espírito de oração essas boas novas.
Refletir e orar
Para cansar as almas ao longo da estrada da vida,
ajuda-me, Senhor, a compartilhar sua carga;
Para almas caídas escravizadas em pecado,
Ajuda-me, Senhor, suas almas a vencer. - Jarvis
Um coração aberto a Cristo estará aberto àqueles a quem ama. Vernon Grounds
O solitário
Todas as coisas que o Pai tem são minhas. Por isso eu disse que Ele tomará o Meu e o declarará. - João 16:15
Escritura de hoje : João 16: 5-16
Um amigo do ensino médio meu se tornou um solitário. Ele passava o tempo lendo livros, isolava-se na casa dos pais até a morte deles e nunca tentava conseguir um emprego. Ele tinha tão pouco a ver com os outros quanto possível. Como resultado, ele nunca teve que amar sacrificialmente uma esposa, nunca teve seu sono perturbado por uma criança chorando, nunca se angustiou com um adolescente rebelde e nunca chorou pelos infortúnios de um amigo próximo. Mas oh, a que custo! Ele perdeu algumas das maiores alegrias e satisfações mais profundas da vida.
Deus, que nos criou para refletir Sua natureza pessoal, não é um solitário. Em João 1: 1, lemos que antes do início do tempo, "a Palavra", que mais tarde "se tornou carne e habitou entre nós" (v.14), estava "com Deus". A palavra grega que é traduzida com "implica" interação entre as pessoas distintas da Trindade.
Embora Deus não precise de nós, na graça Ele escolheu nos criar para ser Seus amigos. E em João 16: 5-16, o Senhor Jesus disse a Seus discípulos como Ele, Seu Pai e o Espírito Santo estão trabalhando juntos para trazer um mundo perdido para Si.
Vamos louvar nosso Deus pessoal e trino - Pai, Filho e Espírito Santo - por nossa grande salvação. Pela fé em Jesus, Deus nos perdoa e nos comunica consigo mesmo e com os outros, salvando-nos da tragédia de sermos solitários.
Refletir e orar
Santo, santo, santo!
Misericordioso e poderoso!
Deus em três pessoas,
Santíssima Trindade! - Heber
Nenhum cristão é uma ilha. Herbert Vander Lugt
Amigo ou inimigo?
Agora nós exortamos você. . . conforte os fracos de coração, defenda os fracos, seja paciente com todos. - 1 Tessalonicenses 5:14
Escritura de hoje : 1 Tessalonicenses 5: 12-22
Durante a Guerra dos Bôeres (1899-1902), um homem foi condenado por um crime muito incomum. Ele foi considerado culpado de ser um “desencorajador”. A cidade sul-africana de Ladysmith estava sob ataque, e esse traidor subia e descia as fileiras de soldados que defendiam a cidade e fazia todo o possível para desencorajá-los. Ele apontaria a força do inimigo, a dificuldade de se defender contra ele e a inevitável captura da cidade. Ele não usou uma arma em seu ataque. Não foi necessário. Sua arma era o poder do desânimo.
O incentivo, por outro lado, pode ser um amigo poderoso. Fortalece os fracos, dá coragem aos fracos de coração e dá esperança aos fracos. Um dos maiores ministérios que podemos ter é elevar o espírito dos irmãos na fé.
Muitos cristãos se cansaram de seu conflito diário com o maligno e são tentados a desistir de sua luta espiritual. Eles precisam de uma palavra encorajadora. Pastores e outras pessoas envolvidas no ministério precisam de expressões de gratidão e a garantia de nosso apoio à oração. Com o desânimo cobrando seu preço, eles precisam de incentivo para incentivá-los.
Incentive alguém hoje!
Refletir e orar
As pessoas ao redor estão sofrendo,
feridas pelo desânimo;
Deus nos chamou para fazer amizade com eles,
trazendo Seu encorajamento. —Sper
Um pouco de incentivo pode desencadear uma grande conquista. Richard DeHaan
Uma atitude equilibrada
Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. -
João 17:16
Escritura de hoje : João 17: 1-26
Nosso mundo possui evidências inconfundíveis da sabedoria, poder e bondade de Deus (Salmo 104: 14-18). O mesmo acontece com os céus repletos de estrelas acima de nós (19: 1). E depois há todas as bênçãos do amor e da criatividade humanos, que são presentes “de cima” (Tiago 1:17).
O teólogo John Calvin escreveu: “A vida atual. . . tem muitas tentações, uma grande demonstração de prazer, graça e doçura. Devemos ter tanto carinho por isso que o consideramos um dos dons da bondade divina que de maneira alguma devem ser desprezados. ”
Os dons de Deus para nós são abundantes e devem ser desfrutados (1 Timóteo 6:17). No entanto, precisamos ter uma atitude equilibrada - apreciar este mundo e, ao mesmo tempo, recusar ser cativos míopes do aqui e agora.
Essa atitude foi modelada por Jesus. Ele gostava de festas e casamentos (João 2: 1-2), amava crianças pequenas (Mateus 19: 13-15), e alegremente supria as necessidades das pessoas famintas (Mateus 14: 15-21). Ele prometeu e praticou uma vida abundante (João 10:10). No entanto, durante Seu tempo na Terra, Ele orou ansiosamente por Seu retorno à alegria do céu (João 17: 4-5). Ele estava no mundo, mas não era disso.
Senhor, ajude-nos a seguir o seu exemplo.
Refletir e orar
Deus nos deu esta terra para desfrutar,
Sua beleza e maravilha saber;
Mas quando chegar a hora de voltar para casa,
não perderemos nada aqui abaixo. —Hess
Aproveite ao máximo a vida na terra - mas saiba que o melhor ainda está por vir. Vernon Grounds
Hábitos pecaminosos podem ser quebrados
Se o Filho te libertar, você será realmente livre. - João 8:36
Escritura de hoje : Romanos 6: 11-23
Eu e um amigo fizemos um experimento. Primeiro, cortei um pedaço de fio de algodão e amarrei as pontas para fazer um laço. Então meu amigo levantou os dois dedos indicadores. Passei o fio por cima deles, ele os separou e o fio se partiu com bastante facilidade. Em seguida, amarramos dois fios juntos. Eles também quebraram, mas foi preciso mais esforço. No entanto, três fios amarrados juntos não poderiam ser quebrados sem cortar sua pele.
Hábitos pecaminosos são assim. Já foi dito: "Hábitos que começam como teias de aranha às vezes terminam como cabos". Se repetidos, tornam-se mais difíceis de quebrar. Isso se aplica ao abuso de álcool e drogas, além de preocupação e raiva.
Jesus veio não apenas para perdoar nossos pecados, mas também para nos libertar. Quando O recebemos como Senhor e Salvador e Lhe pedimos libertação, Ele também pede algo de nós - uma disposição, com Sua ajuda, de formar novos hábitos (Romanos 6:19). Ao termos comunhão com os crentes, estudamos a Bíblia e a obedecemos diariamente, Deus nos ajudará a desenvolver atitudes, ações e reações piedosas à vida.
Você está lutando contra maus hábitos? Deixe Deus ajudá-lo a construir novos hábitos de justiça. Ele quebrará esses hábitos pecaminosos teimosos e o libertará "de fato" (João 8:36).
Refletir e orar
Domine seus hábitos ou seus hábitos irão dominá-lo. Joanie Yoder
Segredos
As coisas secretas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as que são reveladas pertencem a nós e a nossos filhos para sempre. - Deuteronômio 29:29
Escritura de hoje : Deuteronômio 29: 10-29
Depois de ler uma breve passagem das Escrituras, um pregador tirou os óculos, fechou a Bíblia com força e disse: “Esta manhã pretendo explicar o inexplicável, descobrir o indefinível, refletir sobre o imponderável e desaparafusar o inescrutável”.
Essa é uma afirmação bastante ousada, pois lemos em Deuteronômio 29:29 que Deus tem segredos que guarda para si. Um deles é o nosso futuro. Moisés estava lembrando uma nova geração de israelitas da aliança de Deus para estabelecê-los como Seu povo na Terra Prometida (29:13). Moisés também alertou que eles seriam arrancados se desobedecessem (vv.25-28). Eles não deveriam especular sobre como seu futuro se desenrolaria; antes, eles deveriam se concentrar em viver em obediência à lei revelada de Deus.
Há um propósito mais amplo, no entanto, para as "coisas secretas" que pertencem a Deus. Ele é infinito e nós não somos. Portanto, Ele não nos dá respostas para todos os "porquês" de Seus caminhos. Ele revelou, no entanto, como hoje podemos conhecê-Lo pessoalmente confiando em Jesus como nosso Salvador, e como podemos viver sabiamente confiando nosso futuro a Ele como Senhor.
Embora ainda tenhamos muitas perguntas, podemos ter certeza de que os segredos de Deus são sempre projetados para o nosso bem (Romanos 8:28).
Refletir e orar
Quando o futuro está escuro e não podemos ver o que vem a seguir,
Do Senhor fazemos exigências infantis;
Não podemos saber tudo, nossa mente é pequena demais,
devemos deixar todos os nossos "porquês" em Suas mãos. - Carbaugh
Podemos confiar em nosso Deus onisciente para o futuro desconhecido. Dennis J. DeHaan
Tempo certo
Esse povo diz: "Não chegou a hora, a hora em que a casa do Senhor deve ser construída." - Ageu 1: 2
Escritura de hoje : Ageu 1: 1-13
Eu moro em Cingapura, então tive um interesse mais do que casual na crise econômica asiática de 1997. Veio de repente e pegou a maioria das pessoas de surpresa. Um dia as pessoas eram ricas e no dia seguinte eram pobres.
Era um lembrete vívido da importância do momento certo. Podemos iniciar um negócio e planejar cuidadosamente o futuro, mas, se o momento for errado, o negócio poderá falhar.
Em nossa leitura da Bíblia hoje, o foco está nos judeus que haviam retornado a Jerusalém do exílio na Babilônia. Eles sabiam que Deus queria que eles reconstruíssem o templo e começaram o trabalho. Mas então a construção parou. A desculpa deles? “Ainda não chegou o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser construída” (Ageu 1: 2).
Existe um momento errado para obedecer a Deus? Um amigo me disse que sua prioridade agora é obter sucesso, para ganhar muito dinheiro para doar ao Senhor mais tarde. Eu disse a ele que Deus não precisava do dinheiro dele. Deus quer que sejamos Seu "sacrifício vivo" agora (Romanos 12: 1).
Podemos ter medo do que acontecerá conosco se optarmos por obedecer a Deus imediatamente. Mas ser obediente aos Seus mandamentos não é o momento certo. É tudo sobre quem é Deus e quem somos como Seus servos.
Refletir e orar
Pensando bem
Quando relutei em obedecer ao Senhor?
Por que luto para fazer o que é certo?
Como Deus me abençoou quando eu O obedeci?
A verdadeira fé obedecerá sem demora. Albert Lee
Planos frustrados
Eles foram proibidos pelo Espírito Santo de pregar a Palavra na Ásia. - Atos 16: 6
Escritura de hoje : Atos 16: 6-12
Um jovem foi para a faculdade e depois para o seminário, determinado a se tornar pastor. Deus abençoou seus anos na escola e deu-lhe muitas oportunidades para pregar.
Após a formatura, ele procurou uma igreja para pastorear, mas não conseguiu encontrar uma que precisasse dele. Então, quando lhe ofereceram um contrato para ensinar em uma faculdade bíblica, ele disse que sim, ainda pretendendo pastorear uma igreja algum dia. Mas, após 2 anos de ensino, finalmente ficou claro que Deus queria que ele fosse um professor, e não um pastor.
Às vezes Deus frustra nossos próprios planos quando procuramos determinar Sua vontade. Nós seguimos em uma direção; Ele bloqueia o nosso caminho. Finalmente, nos contentamos em ir para onde Ele nos dirige.
Paulo experimentou esse tipo de frustração na Ásia Menor em sua segunda jornada missionária. Ele foi para a província romana da Ásia, mas foi "proibido pelo Espírito Santo a pregar a Palavra na Ásia" (Atos 16: 6). Então ele e seus companheiros tentaram entrar na Bitínia, “mas o Espírito não os permitiu” (v.7). Então eles viajaram para Troas, onde Paulo aprendeu que Deus queria que ele pregasse na Macedônia (vv.9-10).
Deus está frustrando seus planos? Ele pode estar tentando liderar você. Esteja aberto à Sua vontade e sensível à Sua orientação, e Ele o usará e o abençoará.
Refletir e orar
Eu quero te seguir, ó Senhor,
seus planos para mim obedecerei;
Então, quando você fechar ou abrir portas,
ajude-me a ver o seu caminho perfeito. —Sper
O contentamento ocorre quando queremos a vontade de Deus mais do que nosso próprio caminho. David C. Egner
Para céticos honestos
Eles . . . pesquisou as Escrituras diariamente para descobrir se essas coisas eram assim. - Atos 17:11
Escritura de hoje : Atos 17: 10-15
Um cético é aquele que está inclinado a duvidar. Se essa pessoa está procurando honestamente conhecer a verdade, suas dúvidas podem ser o primeiro passo para encontrar a verdade.
Quando Paulo chegou a Beréia, ele encontrou judeus que eram mais "justos" do que aqueles em Tessalônica. Eles receberam a palavra “com toda prontidão”, mas também “procuraram nas Escrituras diariamente para descobrir se essas coisas eram assim” (Atos 17:11). Embora eles acreditassem no Antigo Testamento, eles tinham um ceticismo saudável sobre o assunto da pregação de Paulo. No entanto, quando descobriram que era apoiado pelas Escrituras, tornaram-se fortes crentes em Cristo.
Nem todo ceticismo está errado. Os bereanos foram elogiados por sua prontidão em ouvir Paulo e por sua diligência em avaliar cuidadosamente o que ele disse à luz das Escrituras.
Um cético honesto dará ao evangelho uma audiência justa. Ele estará disposto a considerar as evidências da veracidade e autoridade única da Bíblia. Ele examinará e testará as alegações de todos os que dizem ter uma mensagem de Deus (1 Tessalonicenses 5:21). Ele reconhecerá que os cristãos têm uma base racional para sua fé e que existem boas razões para sua esperança (1 Pedro 3:15).
Sim, Deus acolhe céticos honestos.
Refletir e orar
Se você duvida, mas quer conhecer Deus, a
Dúvida pode ajudá-lo a encontrar o Seu caminho;
Mas suas dúvidas levarão à escuridão.
Se a vontade dele desobedecer. -D. De Haan
Perguntas honestas podem levar a respostas para fortalecer a fé. Herbert Vander Lugt
O ajuste certo
Tendo então os presentes diferentes de acordo com a graça que nos é dada, vamos usá-los. - Romanos 12: 6
Escritura de hoje : Romanos 12: 3-8
De acordo com um estudo de 350.000 pessoas, quatro em cada cinco têm empregos que não correspondem às suas habilidades. A pesquisa também sugere que as diretrizes mais usadas para contratação, como educação e experiência, têm pouco valor em prever o desempenho de um candidato em uma determinada posição. O que torna uma pessoa apta ou inapta para um emprego são as aptidões internas para certos tipos de trabalho.
O tipo certo de superdotação também é essencial para nossa eficácia na obra do Senhor. Fatores secundários, como talento e experiência, têm seu lugar. Mas Deus, por meio do Espírito Santo, concede sobrenaturalmente a todo cristão dons espirituais únicos para servir Sua igreja (Romanos 12: 3-8; 1 Coríntios 12). Funcionamos melhor e realizamos o máximo para o Senhor quando fazemos o que nos foi dado a fazer. É infrutífero e frustrante tentar ser algo que não somos.
Deus quer que cada um de nós descubra e confirme nossos dons. Alguns de nós podem se sentir desconfortáveis falando sobre nossos pontos fortes, mas essas não são habilidades pelas quais podemos acreditar. O próprio Criador colocou esses presentes dentro de nós para beneficiar outros e cumprir Seus propósitos.
Tendo descoberto nossos dons, vamos devolvê-los a Deus e edificar Sua igreja fazendo o trabalho certo.
Refletir e orar
Deus dá a cada cristão presentes especiais
Para que a igreja possa funcionar bem;
E se todos nós fizermos nossa parte,
seus membros serão excelentes. —Sper
Muitas pessoas cometem um grave erro enterrando seus presentes. Mart DeHaan
Desejo de vida
Nenhuma dessas coisas me comove; nem considero minha vida querida para mim, para que possa terminar minha carreira com alegria. - Atos 20:24
Escritura de hoje : Atos 20: 17-32
Uma vez, um alpinista e guia do Colorado foi perguntado se ele achava que os escaladores tinham um desejo de morte. Ele respondeu: "Na verdade, eles têm um desejo de vida, viver a vida ao máximo". Como um escalador cuidadoso, porém aventureiro, explicou por que considerava os riscos que vale a pena correr: "Quando chega a hora de eu morrer", ele disse. , "Não desejo descobrir que não vivi."
Enquanto o apóstolo Paulo viajava para Jerusalém, talvez parecesse a seus amigos mais próximos que ele tinha um desejo de morte. A certa altura, várias pessoas o avisaram do perigo e pediram que ele não fosse (Atos 21: 4,12). Mas Paulo já havia se decidido em Éfeso, onde afirmou claramente que seu objetivo era "terminar minha carreira com alegria, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para testemunhar o evangelho da graça de Deus" ( 20:24).
Paulo não assumiu riscos desnecessários em seu testemunho como cristão, mas nunca se esquivou de declarar publicamente sua fé em Jesus Cristo. Seu objetivo não era jogar pelo seguro e se proteger. Em vez disso, ele viveu para terminar sua corrida espiritual com alegria e para completar a tarefa de Deus para ele.
A coragem de Paulo nos desafia a viver para Cristo com abandono abnegado, não apreensão. Essa é a maneira de conhecer a satisfação e a alegria finais. Compartilhamos o desejo de sua vida hoje?
Refletir e orar
Para encontrar a maior alegria da vida, entregue sua vida a Cristo. David C. McCasland
My Achilles Heel
Observe e ore, para que não entre em tentação. O espírito realmente está disposto, mas a carne é fraca. - Mateus 26:41
Escritura de hoje : Efésios 6: 10-18
Ninguém é à prova de tentações. Até os cristãos maduros têm fraquezas em sua armadura espiritual que os tornam vulneráveis a um ataque ferido pelo inimigo de suas almas. Nosso orgulho pode fornecer a própria abertura necessária para o impulso agudo de um dardo satânico. O mesmo acontece com o amor ao dinheiro, um temperamento rápido, uma língua crítica ou impaciência crônica.
Afinal, o que é tentação? É uma tentação pensar, dizer ou fazer algo contrário à santa vontade de Deus. Pode ser um impulso fraco ou um desejo poderoso. É algo que é contra o que Deus aprova ou deseja para nós.
Os gregos antigos contavam a história de um guerreiro chamado Aquiles. Sua mãe havia sido avisada de que ele morreria de uma ferida, então ela o mergulhou quando criança no rio Styx. Isso deveria torná-lo invencível. Mas ela o segurou por um salto que as águas protetoras não cobriam. E foi através desse calcanhar que ele recebeu sua ferida fatal.
Cada um de nós deve perguntar: Qual é o meu calcanhar de Aquiles? Precisamos conhecer nossas fraquezas, onde poderíamos facilmente ser feridos espiritualmente. Então, ao confiarmos no Senhor por Sua ajuda, seremos protegidos dos “dardos inflamados do iníquo” (Efésios 6:16).
Refletir e orar
Não deixe lugar desprotegido,
Nenhuma fraqueza da alma;
Tome toda virtude, toda graça
E fortifique o todo. —Wesley
Nossa maior fraqueza pode ser nosso fracasso em pedir a força de Deus. Vernon Grounds
Uma oração que Jesus nunca orou
Senhor, ensina-nos a orar, como João também ensinou a seus discípulos. -
Lucas 11: 1
Escritura de hoje : Lucas 11: 1-10
Normalmente, solicitamos a um especialista que nos dê o melhor que ele ou ela tem a oferecer. Quando estamos com um banqueiro de sucesso, perguntamos como investir nosso dinheiro com sabedoria. Os discípulos de Jesus perguntaram a Ele: “Ensine-nos a orar” (Lucas 11: 1).
Como a oração era central no ministério de Jesus, Ele queria que fosse vital no deles. Então, Ele respondeu dando a eles o que os cristãos chamam de “A Oração do Senhor”. Na verdade, a oração é incorretamente identificada, pois o próprio Jesus não poderia ter feito. Como Filho de Deus, sem pecado, Ele não pôde participar da petição: "Perdoa-nos nossos pecados" (v.4). A oração deve ser rotulada como “A Oração dos Discípulos”. Ela pode nos servir da mesma maneira que um esboço serve a um ministro quando ele prega um sermão. Ele nos guia enquanto oramos.
A oração começa com um discurso para Deus: "Pai". Depois, siga duas seções principais. Primeiro, devemos adorá-lo como rei e conversar com ele sobre o seu reino (Lucas 11: 2). Segundo, devemos falar ao Pai sobre nosso lugar em Sua família - nossa necessidade de provisão, perdão e proteção (vv.3-4).
Se você precisar de ajuda em sua vida de oração, deixe que o padrão que Jesus deu aos discípulos o guie. Ao segui-lo, você aprenderá o que dizer quando falar com o Pai e como fazer seus pedidos.
Refletir e orar
Senhor, ensina-nos a orar corretamente,
Oh, guia-nos no teu caminho;
Nós humildemente nos curvamos
diante de Sua pura vista - Senhor, ensine-nos a orar. - Anon.
Nunca nos formamos na escola de oração. Haddon W. Robinson
O poder das pequenas ações
Quem desprezou o dia das pequenas coisas. - Zacarias 4:10
Escritura de hoje : Zacarias 4: 1-14
Muitas grandes realizações para Deus tiveram pequenos começos. Quando Zorobabel foi chamado para reconstruir o templo arruinado de Deus, uma das primeiras coisas que ele fez, com a ajuda do povo de Deus, foi estabelecer um fundamento. Então eles começaram a construir sobre esse fundamento, pedra sobre pedra. Muitos cidadãos míopes recusaram esses esforços básicos e "desprezaram o dia das pequenas coisas" (Zacarias 4:10). Mas Deus prometeu sucesso a Zorobabel, não por mero poder e força humanos, mas por Seu Espírito.
O autor Mike Yaconelli ilustrou esse princípio escrevendo sobre um adolescente que ficou sobrecarregado com moradores de rua na Filadélfia. Ele decidiu percorrer o bairro e recolher cobertores, que dava às pessoas que moravam na rua. Na semana seguinte, ele fez outra coleção. Outros logo seguiram seu exemplo. Como resultado desse primeiro pequeno ato, agora existe uma organização que oferece cobertores para pessoas sem-teto em todo o mundo.
Você deseja ter um impacto na vida dos outros, mas se sente oprimido pela enormidade da tarefa? Não despreze pequenos começos. Como aquele adolescente, comece a ajudar as pessoas em nome de Cristo, uma pequena ação de cada vez. Você logo provará que pouco é muito quando Deus está nele.
Refletir e orar
O trabalho que realizamos em nome de Jesus,
quando fortalecido por Seu poder,
pode começar pequeno, mas crescer com o tempo
E trazer deleite ao Senhor. —Sper
A menor ação é melhor que a maior intenção. Joanie Yoder
Você está pronto?
Eis que agora é o tempo aceito; eis que agora é o dia da salvação. - 2 Coríntios 6: 2
Escritura de hoje : Lucas 16: 19-31
Minha filha Julie estava em casa na faculdade e trabalhava em seu emprego de verão nos Ministérios RBC. Um dia, enquanto cortava o gramado com um cortador de grama, ela notou algum movimento na grama. Saltando para baixo, ela descobriu dois coelhos bebês fugindo de sua máquina barulhenta. Ela os expulsou do caminho de seu trator para o que ela achava que era segurança, depois saiu do céu e lançou um falcão. Em um segundo, ele tinha um dos coelhos em suas garras e se foi.
Julie se sentiu mal. Enquanto ajudava os pequenos a evitar um perigo, ela os tornava vulneráveis a outro. Apesar de seus esforços, aquele coelho encontrou sua morte. Como ela me contou, ela disse: "Isso me fez pensar em minha própria mortalidade".
Não é algo que os estudantes universitários pensem muito. Mas eles deveriam, e todos nós também. Muitas pessoas não querem admitir que a vida amanhã não é garantida. Não sabemos se viveremos até amanhã ou por mais 50 anos.
Então, por que pensar sobre isso? Simplesmente porque devemos estar preparados para encontrar o Senhor. A Bíblia diz: “É designado que os homens morram uma vez, mas depois disso o julgamento” (Hebreus 9:27). Se você nunca fez isso, hoje pela fé receba Cristo como seu Salvador. Verifique se você está pronto.
Refletir e orar
Oh, por que não virar enquanto ainda pode;
Tarde demais, logo será -
Uma vida gloriosa que você pode possuir Por
toda a eternidade. - Anon.
A morte pode chegar a qualquer momento - então devemos estar prontos o tempo todo. Dave Branon
Estou disposto?
Se primeiro existe uma mente disposta, ela é aceita de acordo com o que se tem, e não de acordo com o que ele não tem. - 2 Coríntios 8:12
Escritura de hoje : Marcos 12: 41-44
O orador convidado John De Vries desafiou a congregação a doar às missões. Enquanto as pessoas preenchiam os cartões de compromisso, ele notou um garoto escrever algo e mostrar aos pais, que sorriram com aprovação. Um minuto depois, ele o viu sussurrar algo no ouvido de seu pai. Seu pai estava obviamente divertido.
Após o culto, o pai disse a John que o jovem havia prometido todo o subsídio semanal, mas depois sussurrou: "Pai, acho que você sabe que vou precisar de um aumento". Não é à toa que ele estava tão divertido. Apesar da tentativa do garoto de cobrir sua perda, seus pais ficaram satisfeitos com a generosidade voluntária de seu presente.
Em Marcos 12:41, lemos que Jesus se sentou e viu pessoas ricas lançarem grandes presentes no tesouro do templo. Então uma viúva veio e caiu em duas moedas - a menor em circulação na época. Sabendo que esse era todo o dinheiro que ela tinha, Jesus disse aos discípulos: “Esta pobre viúva investiu mais do que todos os que doaram ao tesouro” (v.43).
Jesus não estava sugerindo que devemos doar todo o nosso dinheiro. Antes, ele estava dizendo que devemos doar de um coração totalmente dedicado ao Senhor e disposto a confiar nEle plenamente. Esse é o tipo de doação que agrada a Deus.
Refletir e orar
Concede-nos, então, a graça de dar
Com um espírito grande e livre, para
que nossa vida e todo o nosso viver
possamos consagrar a Ti. - Murray
Você pode dar sem amar, mas não pode amar sem dar. Herbert Vander Lugt
A fé de uma criança
Fora da boca dos bebês. . . Você aperfeiçoou elogios. - Mateus 21:16
Escritura de hoje : Mateus 21: 12-17
Podemos ser encorajados pela fé das crianças. Eles trouxeram encorajamento a Jesus quando ele lutou contra as forças das trevas. Depois que Ele montou um jumentinho em Jerusalém e entrou no templo, as crianças gritaram: “Hosana ao Filho de Davi!” (Mateus 21:15). Quando os líderes religiosos os ouviram, "ficaram indignados" (v.15). Posso apenas imaginar a arrogância deles quando colocam a culpa em Jesus: “Você ouve o que eles estão dizendo?” (V.16).
É claro que Jesus os ouviu e foi encorajado. Suas jovens vozes ministraram a Ele durante um período crucial. Seus gritos de louvor combateram os ataques caluniosos de Seus inimigos.
Jesus estava no meio de uma intensa batalha espiritual. Nas profundezas do território inimigo, ele foi criticado pelos líderes religiosos e atacado por inimigos satânicos. A fé e as palavras dessas crianças contrastavam nitidamente com as vozes insidiosas dos inimigos, e seus louvores o apoiaram no caminho para a cruz.
Quando somos sobrecarregados por problemas ou oprimidos pelo inimigo, isso pode nos ajudar a passar algum tempo com crianças que sabem quem é Jesus. Ao ouvirmos sua simples confiança no Senhor, nossa fé pode ser renovada.
Podemos aprender muito com a fé de uma criança.
Refletir e orar
Deus, me dê a fé de uma criança!
Uma fé que olhará para ti -
que nunca vacilará e nunca falhará,
mas te seguirá com confiança. - Chuveiro
A fé brilha mais intensamente em um coração infantil. David C. Egner
Aulas de direção
Não há outro mandamento maior que estes. - Marcos 12:31
Escritura de hoje : Marcos 12: 28-34
Certa manhã, no caminho para o trabalho, comecei a me perguntar: por que devo obedecer às leis de Deus? A resposta surgiu quando me aproximei de um semáforo que tinha acabado de ficar amarelo. Um motorista no cruzamento esperou para ter certeza de que eu tinha parado completamente. Por que eu parei? Eu me perguntei. Eu poderia ter conseguido.
Duas razões vieram à mente - sobrevivência e vigilância. Eu poderia ser ferido ou morto. Ou um policial pode me ver e me dar uma multa. Boas razões, você não acha? Mas esses são os motivos mais altos? Estou preocupado com outros motoristas?
Obedecer aos mandamentos de Deus por medo reduziria grande parte dos destroços espalhados pela estrada da vida devido a adultério, assassinato, mentira, roubo e cobiça. Mas há um motivo maior. Quando perguntaram a Jesus: “Qual é o primeiro mandamento de todos?” Ele respondeu: “Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração” e depois: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Depois, ele disse: “Não há outro mandamento maior que estes ”(Marcos 12: 30-31).
Uma vez que colocamos nossa fé em Cristo como nosso Salvador e experimentamos o amor de Deus, nossa motivação para obedecer a Seus mandamentos muda. Isso significa que desaceleramos diante das “luzes amarelas” de Deus, paramos diante de suas “luzes vermelhas” e seguimos para suas “luzes verdes” pela maior razão: amor.
Refletir e orar
"Nós Te amamos, Senhor Jesus", costumamos dizer:
Mas estamos tão prontos para a vontade de Ele obedecer?
Vamos prestar atenção no que o Espírito de Deus deseja que façamos.
É assim que podemos mostrar a Ele um amor que é verdadeiro. —DJD
Amar a Deus é obedecer a Deus. Dennis J. DeHaan