Ministério
Conforto para hoje
Eu estou sempre com você, até o fim dos tempos. - Mateus 28:20
Nos últimos 50 anos, muitas vezes lembrei à maravilhosa verdade que uma gloriosa ressurreição aguarda todos os que crêem em Jesus Cristo. Mas, às vezes, as pessoas enlutadas ficam tão sobrecarregadas com sua perda que não podem se alegrar com a perspectiva de uma reunião distante no futuro.
Em João 11, lemos sobre a luta de Marta entre seus sentimentos e o que ela sabia ser verdade. Ela estava de luto porque seu irmão Lázaro havia morrido. Quando Jesus falou com ela, ela disse a ele que acreditava em um futuro dia de ressurreição. Mas então Jesus deu um passo adiante e ajudou-a a encontrar conforto, concentrando-se nEle e não apenas em um evento futuro. Ele declarou: "Eu sou a ressurreição e a vida" (v.25). Isso a levou a confessar sua fé nEle (v.27). Seu novo foco nEle deve tê-la ajudado, porque ela foi até a irmã Maria e lhe disse para ir a Jesus (v.28).
É maravilhoso saber que, porque Jesus morreu pelos nossos pecados e ressuscitou da morte, podemos esperar um dia de ressurreição. Mas é ainda mais reconfortante conhecer e confiar naquele que é a ressurreição e a vida. Ele está presente conosco hoje para confortar, tranquilizar e fortalecer-nos em todas as nossas circunstâncias (Mateus 28:20).
Eu já passei pelo vale do choro,
O vale da tristeza e da dor;
Mas o Deus de todo conforto estava comigo,
Na mão para sustentar e sustentar. —Anon.
O rei que vem é nosso companheiro atual.
Herbert Vander Lugt
Uma paixão pela integridade
Como então posso fazer essa grande maldade e pecar contra Deus? - Gênesis 39: 9
Um jornal relatou um incidente incomum em um restaurante fast-food. O gerente colocou o dinheiro do dia em um saco de papel para depósito naquela noite, mas um atendente confundiu-o com um pedido e deu para um casal na janela do drive-thru.
Pouco tempo depois, quando o homem e a mulher abriram a sacola em um parque próximo, ficaram chocados com seu conteúdo. Eles imediatamente voltaram para devolvê-lo.
O gerente relatou um assalto, de modo que os carros da polícia e uma equipe de TV estavam no local. Quão aliviado ele estava de receber o dinheiro de volta! Ele disse ao casal: "Você deveria aparecer no noticiário da noite por sua honestidade". "Ah, por favor, sem publicidade!", Respondeu o homem nervosamente. "Ela não é minha esposa."
Ser honesto com o dinheiro de outro, mas desonesto com o cônjuge do outro, não é consistente. A integridade moral em todo o caráter é chamada de integridade. Essa qualidade de caráter era claramente evidente na vida de Joseph. Potifar confiou tudo o que possuía a José (Gn 39: 6). E quando a esposa de Potifar tentou seduzi-lo, Joseph manteve sua integridade recusando seus avanços (vv.8-12). Isso lhe custou caro, mas no final gerou grandes recompensas (41: 37-50: 26).
Senhor, nos dê uma paixão por esse tipo de integridade.
Peneire a substância da minha vida,
Filtrando o pecado e a luta;
Deixe-me, Senhor, uma alma mais pura,
Purificada , santificada e inteira. -Limão
Uma pessoa íntegra não tem nada a esconder. Dennis J. DeHaan
Fé "Mower"
Ó Senhor Deus do meu mestre Abraão, por favor me dê sucesso neste dia. - Gênesis 24:12
A aluna da quinta série observou seu pai lutando sob o sol quente para cortar a grama no quintal considerável da família. Quando ele finalmente terminou, ela disse a ele: “Papai, eu gostaria que tivéssemos um cortador de grama. Eu vou comprar uma para você. Ela fez mais do que fazer o que parecia ser uma promessa impossível. Ela começou a orar por um cortador de grama para o pai dela. E ela começou a fazer biscates para ganhar dinheiro.
Finalmente a garota economizou US $ 50, mas todos sabiam que não era suficiente. Então um dia ela e sua mãe viram um cortador de grama que estava à venda. Cépticamente, eles deram uma olhada mais de perto no letreiro. Eles não podiam acreditar em seus olhos: 50 dólares. E o cortador funcionou!
Em Gênesis 24, lemos o relato do servo de Abraão procurando uma noiva para Isaque. Ele tinha a difícil tarefa de encontrar uma mulher de uma família a centenas de quilômetros de distância. E ela teve que estar disposta a voltar com ele para Canaã. Ele orou especificamente, fez tudo o que pôde e esperou no Senhor.
Dois pedidos aparentemente impossíveis. Dois crentes fiéis em oração e ação. É uma fórmula para ótimos resultados.
Nem todas as orações são respondidas afirmativamente, é claro, mas isso não é nossa preocupação. Nosso trabalho é ver a necessidade, pedir ajuda a Deus e fazer o que pudermos. Todos nós precisamos da fé “cortador”.
PENSANDO NO TEMPO
O que Jesus ensinou sobre a oração em João 15: 7?
O que Tiago disse sobre o poder da oração? (5: 16-18)
Como Jesus expressou sua fé em Mateus 26: 36-39?
Uma fé viva é uma fé operante. Dave Branon
Do Podunk à Eternidade
De modo algum entrará nele coisa alguma que contamine. . . mas apenas aqueles. . . no Livro da Vida do Cordeiro. - Apocalipse 21:27
Norman Kotker decidiu descobrir por si mesmo se o Podunk, que em nossa linguagem serve “como um símbolo de total insignificância”, realmente existe. Ele aprendeu que existem várias cidades dos EUA com esse nome, incluindo uma em seu estado natal, Massachusetts. Sua busca pela cidade foi uma aventura divertida e um pouco frustrante. Mas finalmente ele encontrou a Podunk Road, que o levou a um conjunto habitacional e ao antigo cemitério Podunk.
Kotker termina sua conta no jornal Smithsonian de sua pesquisa com este comentário sobre as pessoas enterradas naquele velho cemitério: “Como os mortos das cidades mais famosas, eles foram para um lugar onde o nome da cidade de onde você veio não faça um pouco de diferença ”.
E isso não acontece! Seu lugar de origem, origem étnica, status social, realização pessoal e até mesmo sua afiliação à igreja não influenciam onde você passará a eternidade. O único fator determinante será a sua fé em Cristo como Salvador do seu pecado. Essa é a única maneira de ter o seu nome “escrito no Livro da Vida do Cordeiro” (Apocalipse 21:27).
É interessante descobrir de onde é uma pessoa. Mas infinitamente mais importante é a resposta para a pergunta: "Aonde você vai depois que esta vida termina?"
O céu é um lugar perfeito,
uma terra tão brilhante e justa,
mas somente aqueles que confiam na graça de Deus
ganharão uma entrada ali. —DJD
Não é de onde você é, mas aonde você vai, isso conta. Vernon Grounds
Fortalecido pelo trabalho
"Seja forte ... e trabalhe; pois estou contigo", diz o Senhor. - Ageu 2: 4
Tive o privilégio de passar um tempo com um grupo de líderes da igreja em uma conferência de pastores. Logo tornou-se evidente que as exigências acidentadas do pastorado e as expectativas idealistas de algumas congregações estavam prejudicando esses servos fiéis do Senhor. Alguns foram queimados e emocionalmente exaustos. Outros faziam perguntas difíceis sobre as principais responsabilidades de um pastor e como encontrar tempo para tudo.
Alguns foram enfatizados pelos membros do “cão de guarda” de sua igreja - você sabe, o tipo que assiste cada pequeno movimento e deixa você saber se você está um pouco fora de sintonia. Outros pastores se perguntaram como saber quando é hora de sair.
Em uma reunião, o diretor da conferência trouxe uma mensagem encorajadora do livro de Ageu. Ele lembrou a esses trabalhadores fiéis na igreja das palavras de Ageu do Senhor a Zorobabel, o líder do projeto de reconstrução do templo: “Sê forte” (2: 4), “eu estou contigo” (v.4), “ Eu te abençoarei ”(v.19) e“ eu te escolhi ”(v.23).
Estas palavras do Senhor devem encorajar todos os que estão cansados na obra de Deus. Se você está estressado e exausto, lembre-se de que Deus está com você e Ele irá fortalecê-lo para o trabalho que Ele chamou você para fazer.
Deus dá a Seus servos esta promessa:
"Eu nunca te deixarei em paz;
E quando você ficar fraco em sua luta,
Minha força prevalecerá - não a sua própria." - Hess
A obra de Deus feita do modo de Deus nunca faltará ao suprimento de Deus. David C. Egner
O que podemos dar?
A alma generosa será enriquecida. - Provérbios 11:25
Quando Milton J. Petrie morreu aos 92 anos de idade, seu padrão de generosa generosidade continuou. A manchete do jornal relatando sua morte dizia: A morte do milionário não impede sua generosidade.
Petrie, filho de um dono de casa de penhores imigrante russo, construiu sua fortuna com uma cadeia de lojas de roupas femininas. Seu testamento nomeou 451 beneficiários de sua propriedade de US $ 800 milhões. Muitos destinatários eram funcionários fiéis, alguns eram amigos pessoais e outros eram pessoas sobre as quais ele havia lido e decidido ajudar em tempos difíceis.
Poucos de nós têm os recursos monetários de Milton Petrie, mas temos as mesmas oportunidades para dar. As pessoas ao nosso redor precisam de tempo, encorajamento, ajuda financeira, compaixão, amizade e oração. Como nos sentimos sobre dar o que temos?
Provérbios 11: 24-25 desafia nossa inclinação natural para sermos tensos: “Há quem dispersa, mas aumenta mais; e há alguém que detém mais do que é certo, mas leva à pobreza. A alma generosa será enriquecida, e aquele que águas também será regado. ”
Podemos esconder nossos olhos das oportunidades de dar, ou podemos procurá-los. Seremos generosos hoje?
O sacrifício é a verdadeira medida de generosidade. David C. McCasland
Porque somos perdoados
Seja gentil com o outro, ternura, perdoando um ao outro, assim como Deus em Cristo perdoou você. - Efésios 4:32
Se alguém matou seu filho, você poderia perdoá-lo? Pela graça de Deus, o ardente desejo de vingança pode eventualmente morrer dentro de nossos corações, mas a maioria de nós provavelmente preferiria nunca mais ver essa pessoa, nem ajudá-lo de qualquer maneira.
No entanto, essa não foi a reação de Walter Everett, um pastor metodista em Hartford, Connecticut. Quando Michael Carlucci foi condenado por homicídio culposo por filmar o filho de Everett, o pai enlutado deu um exemplo que desafia todos nós que reivindicam Cristo como Salvador.
Walter disse que perdoou Michael porque as pessoas “não serão capazes de entender por que Jesus veio e o que Jesus é, a menos que nós perdoemos.” Isso era mera retórica? Não no mínimo! Michael tornou-se um crente enquanto estava na prisão, e quando ele foi libertado e queria se casar, Walter realizou a cerimônia.
Se tivermos experimentado a maravilha do perdão de Deus, perdoaremos a outros como Ele nos perdoou por meio de Cristo (Mt 18: 21-35; Efésios 4:32). Pode exigir uma luta emocional angustiante e oração fervorosa da nossa parte. E a restauração completa do relacionamento pode não ocorrer. Mas com o poder do Espírito Santo, podemos perdoar - porque somos perdoados.
Perdoe nós agora falhas um do outro
Como nós nossas falhas confessamos,
E nos amemos uns aos outros bem
Em santidade cristã. - Westendorf
Podemos deixar de perdoar os outros quando Cristo deixa de nos perdoar. Vernon Grounds
Nos holofotes
Ele deve ter um bom testemunho. . . para que não caia em opróbrio e na armadilha do diabo. - 1 Timóteo 3: 7
A recusa de Rosa Parks, em 1955, de dar seu assento de ônibus para um homem branco em Montgomery, Alabama, foi um ponto de virada na luta pelos direitos civis. Então, em 1994, o público ficou chocado quando Rosa, de 80 anos, foi assaltada e assaltada em sua casa por um intruso. Pouco tempo depois, um cidadão alerta reconheceu o suspeito de uma foto policial e, com um amigo, segurou o assaltante de Rosa até que a polícia chegasse.
Mas o holofote público não foi bom para o novo herói. Depois que ele deu uma entrevista na TV, agentes do FBI o reconheceram como um fugitivo da lei. Eles o prenderam por dirigir o carro em um roubo em 1991 de uma caixa automática.
Este incidente ilustra a verdade de que o pecado não resolvido pode roubar uma pessoa da honra de ser conhecido por fazer o bem. É por isso que Paulo enfatizou em 1 Timóteo 3 quão importante é para os líderes da igreja terem uma boa consciência e um registro irrepreensível de lidar com seu próprio pecado. Aqueles que querem ser conhecidos por andar com Cristo devem enfrentar e lidar com qualquer coisa que os desqualifique de receber essa honra.
Viver com uma boa consciência não é apenas uma obrigação religiosa e moral. É a única maneira de poder andar com Cristo no centro das atenções de um mundo que assiste.
"Certifique-se de que seu pecado vai te encontrar",
o aviso é para você;
Mas se você é rápido em lidar com o pecado,
seu testemunho soará verdadeiro. - Hess
Você não pode deixar seus pecados para trás até que esteja pronto para enfrentá-los. Mart DeHaan
Crianças velhas
Ele lhes deu seu pedido, mas enviou magreza para sua alma. - Salmo 106: 15
Sem dúvida, esta é uma idade auto-indulgente e exigente. As pessoas querem o que querem e querem agora. E quando eles pegam, só querem mais. Isso é verdade não apenas de crianças indisciplinadas, mas também de adultos. "Um adulto indisciplinado", escreveu David Augsburger, "é apenas uma criança que envelheceu".
Um homem chamado Bob admitiu que estava sempre tentando fazer com que as circunstâncias e as pessoas fossem do jeito que ele queria que fossem. Mas ele estava frustrado porque estava lutando uma batalha perdida. Um dia ele acordou com o fato de que sua vida continha muitas coisas boas, assim como era. “Quando penso nisso”, confessou, “percebo que estou estragado. Talvez uma das definições de uma pessoa mimada seja não saber quando ficar satisfeita ”.
Esta não é apenas uma tendência moderna. O Salmo 106 faz uma confissão honesta da infidelidade de Israel. Com que rapidez as pessoas se esqueceram das grandes obras de Deus e resmungaram como crianças mimadas quando não conseguiram o que queriam! Finalmente, quando se cansaram do maná, Deus lhes deu a carne que exigiam, mas logo se arrependeram de tê-lo pedido (v.15; Nm. 11:33).
Graças ao Senhor, Ele é capaz de nos livrar de atitudes exigentes e ingratas. Oh, que possamos estar plenamente satisfeitos com nosso gracioso Deus.
Ó Senhor, ajuda-nos a contentar-nos
com tudo o que possuímos,
e mostremos a nossa gratidão
com gratidão sincera. —Sesper
O contentamento está querendo o que temos. Joanie Yoder
Uma oferta única
Nós temos a redenção pelo Seu sangue, o perdão dos pecados. - Colossenses 1:14
Vários anos atrás, um grupo de missionários cristãos se reuniu em Delhi, na Índia, com representantes de outras religiões para discutir suas crenças. No curso de suas palestras, um membro de uma grande religião não cristã disse a um missionário: “Diga-me uma coisa que sua religião pode oferecer aos índios que a minha não pode.” O missionário pensou por um momento e respondeu: “Perdão ! Perdão!"
Ao contrário dos seguidores de todas as outras religiões do mundo, aqueles que depositam sua esperança em Cristo têm plena certeza de que seus pecados são perdoados.
O professor e palestrante britânico da Bíblia, David Pawson, diz: “Falei com os muçulmanos mais devotos que oram cinco vezes por dia, viajaram para Meca, jejuaram durante o Ramadã e são mais devotos do que muitos cristãos. Mas quando eu pergunto: "Você sabe se seus pecados estão perdoados?" eles disseram: 'Nós não sabemos. Nós apenas temos que esperar o melhor '”.
Em Colossenses 1, Paulo nos deu a base sobre a qual repousa o perdão - a redenção que Cristo assegurou por meio de Sua morte na cruz. Mas Cristo não é meramente o fundador de uma religião importante. Ele é a “imagem do Deus invisível” por quem todas as coisas foram criadas (v.15-16). O perdão que Ele oferece, portanto, é uma oferta do próprio Deus.
PENSANDO EM VOCÊ
Já aceitou o dom do perdão? (Rom. 6:23) Que membro da família, vizinho ou colega de trabalho precisa ouvir você sobre a oferta de perdão de Deus?
A busca pelo perdão termina quando você encontra a Cristo.
Dennis J. DeHaan
De ratos e cristãos
Cuidai de vós e de todo o rebanho. . . para pastorear a igreja de Deus. - Atos 20:28
Alguém gritou: “Lá vai um rato! Entenda! Mas ela desapareceu em um pequeno buraco no chão da varanda da casa de campo. Então nós estabelecemos uma armadilha. Na manhã seguinte, nós tínhamos o mouse. (Os ratos não são muito espertos.)
No dia seguinte ficamos surpresos ao ver um pequeno rato rastejando no chão. Poucos minutos depois, encontramos outro e mais três camundongos-bebê vagando sem rumo em busca de alguma coisa.
Nós pegamos a mãe do rato, e agora os bebês estavam deixando o ninho em busca de mamãe e comida. Eles estavam contentes enquanto mamãe os alimentava, mas quando ficavam com fome ficavam inquietos e começavam a procurar algo para comer.
Pequenos ratos permanecerão no lugar desde que sejam alimentados corretamente. Isto também é verdade para o povo de Deus, freqüentemente referido na Bíblia como ovelha. Por que tantos membros de nossas igrejas são atraídos por cultos e professores de erro? São ovelhas famintas que vagueiam procurando comida em outro lugar. Quando eu leio os anúncios da igreja no jornal e vejo o que as pessoas estão sendo alimentadas, fico surpreso que não haja mais ovelhas errantes.
Líder da igreja, alimente bem o seu rebanho. E membro da igreja, tenha cuidado com o que você engole.
PENSANDO NO FUTURO
A Bíblia é ensinada fielmente em sua igreja? Você lê e estuda sua Bíblia para saber se o que está sendo ensinado é verdadeiro? (Atos 17:11)
Um cristão bem nutrido não vai lamentar o erro.
MR DeHaan
Lugar mais seguro em uma tempestade
Deus é nosso refúgio e força, uma ajuda muito presente em problemas. - Salmo 46: 1
O lugar mais seguro no sul da Flórida durante a temporada de furacões pode ser o Centro Nacional de Furacões de Miami. A estrutura de US $ 5 milhões possui paredes de concreto de 10 polegadas projetadas para suportar a força de ventos de 130 mph. Como as fortes tempestades ocorrem todos os anos, o Centro está lá para proporcionar um ambiente de trabalho seguro para as pessoas que monitoram o clima e emitem os avisos. Quando outros residentes saem, eles devem ficar.
Assim como os furacões, as tempestades de nossas vidas chegam com uma regularidade desconcertante. Muitas vezes atacam sem aviso e perduram sem serem bem-vindos, testando os limites de nossa fé e perseverança. Mas Deus nos deu um lugar de segurança no meio de nossas circunstâncias.
O profeta Naum escreveu: “O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia; e conhece os que nEle confiam ”(1: 7). E o salmista afirmou com confiança: “Deus é nosso refúgio e força, uma ajuda muito presente em problemas. Portanto, não temeremos, ainda que a terra seja removida ”(Sl 46: 1-2).
O próprio Deus é o nosso centro de segurança. Não é nossa força, mas a Dele que nos protege dos ventos redemoinhos das circunstâncias e da mudança.
Dá-me um espírito de paz, querido Senhor, Em
meio às tempestades e tempestades que rolam,
Para que eu possa encontrar descanso e quietude interior,
Uma calma enterrada profundamente em minha alma. —Dawe
Quando o problema entrar em sua vida, procure abrigo em Deus. David C. McCasland
Obediência Completa
Obedecer é melhor que sacrificar. - 1 Samuel 15:22
Deus disse que Davi era um homem “segundo o meu coração” (Atos 13:22). Saul, por outro lado, era um homem segundo seu próprio coração. Ele insistiu em fazer as coisas do seu jeito, em vez do caminho de Deus.
Em 1 Samuel 15, o Senhor instruiu Saul: “Vá e ataca Amaleque, e destrua tudo o que eles têm, e não os poupe” (v.3). Como instrumento do julgamento de Deus, Saul não deixaria ninguém ou coisa escapar.
Saul obedeceu a Deus? Não! Ele poupou a vida do rei e manteve os melhores animais e "tudo o que era bom" (v.9). Quando confrontado por Samuel, Saul mentiu, deu desculpas e insistiu que ele havia obedecido ao Senhor (vv.20-21). Ele era culpado de fazer o que queria e esperar que Deus aprovasse sua obediência incompleta.
Nós também às vezes escolhemos não obedecer ao Senhor completamente. Então tentamos justificar nosso próprio comportamento pecaminoso dizendo a nós mesmos que isso não é realmente importante para Deus, ou que outros cristãos são muito mais pecadores do que nós. Mas Deus exige total obediência.
O Espírito Santo usa a Palavra de Deus para revelar a nós o que o Senhor quer que façamos. Vamos parar de dar desculpas e honrá-lo com nossa completa obediência.
Ajuda-nos, Senhor, a escutar a tua palavra, os
seus preceitos a obedecer;
E nos dê força para extinguir o desejo de
fazer as coisas do nosso jeito. —Sesper
A obediência nem procrastina nem questiona.
David C. Egner
Use o que você tem
Tendo presentes então diferentes de acordo com a graça que nos é dada, vamos usá-los. - Romanos 12: 6
Um grupo de animais decidiu melhorar seu bem-estar geral iniciando uma escola. O currículo incluía nadar, correr, escalar e voar. O pato, um excelente nadador, era deficiente em outras áreas, então ele se formou em escalada e vôo, muito em detrimento de sua natação. O coelho, um corredor superior, foi forçado a passar tanto tempo em outras classes que logo perdeu muito de sua famosa velocidade. O esquilo, que tinha sido classificado como “A” como alpinista, caiu para um “C” porque seus instrutores passaram horas tentando ensiná-lo a voar. E a águia não conseguia mais voar para as copas das árvores porque ele tinha que aprender a nadar.
O que aconteceu com esse grupo de animais retrata o que freqüentemente ocorre em nossas igrejas. Romanos 12: 1-8 ensina que todos nós recebemos certos dons. Mas alguns de nós servem em tantas áreas que nossas tarefas não são bem feitas. Como resultado, toda a igreja sofre.
Se Deus fez de você um professor - seja um professor. Estude diligentemente e faça o seu melhor. Se Ele lhe deu o dom da misericórdia, sirva com alegria e não espere que os outros façam o que você faz. Aceite seus dons espirituais. Cultive suas capacidades. Pare de comparar. Gosta de ser você.
Sim, use o que você tem!
Não esteja sempre querendo
Algum outro trabalho para fazer,
Mas alegremente execute a tarefa
Que Cristo lhe deu. —Anon.
Faça o que puder, onde você está, com o que você tem. -Temperamental Richard DeHaan
Abra os olhos deles
Abra os olhos, a fim de transformá-los da escuridão para a luz. - Atos 26:18
Você concorda com o apóstolo Paulo que a natureza dá testemunho da sabedoria e do poder de Deus, o Criador? (Atos 14: 15-17; Rom. 1:20). Ou você acha que tudo evoluiu acidentalmente? Segundo o astrônomo e escritor Carl Sagan, “a natureza não exige um projetista. Talvez haja um escondido, enlouquecedoramente disposto a ser revelado.
Como crentes em Cristo, estamos tristes com a incapacidade das pessoas de ver a impressão digital de Deus em todo o mundo (Sl 19). Muitos também não acreditam que Deus se revelou em Seu Filho Jesus Cristo (Hebreus 1: 1-3). Eles discordam das Escrituras que declaram que a luz do conhecimento da glória de Deus brilha na face do Salvador (2 Coríntios 4: 6) e com a declaração positiva de nosso Senhor: “Aquele que me viu, viu o Pai” (Jo. 14: 9).
Se o Senhor abriu os olhos de nosso entendimento para que creiamos Nele, podemos apenas humildemente agradecer por Sua graça. Como não fizemos nada para merecer a misericórdia de Deus, precisamos continuar orando para que o Todo-Poderoso Criador faça por céticos incrédulos o que Ele fez por nós: “Abram os olhos para desviá-los das trevas para a luz” (Atos 26: 18).
Fale com Deus sobre os perdidos - depois fale com os perdidos sobre Deus.
Vernon Grounds
Fazendo Jesus em um ídolo
Filhinhos, guardem-se dos ídolos. - 1 João 5:21
Por que João terminaria sua carta escrevendo: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos”? (1 João 5:21) Certamente suas palavras não se aplicam a nós, não são? Nós não temos falsos deuses em nossas salas de estar, não é?
O que exatamente João quis dizer com “ídolos”?
É improvável que ele estivesse falando sobre os deuses do metal e da pedra tão predominantes em seu tempo. Esses tipos de ídolos não eram uma tentação tão grande para as pessoas que ele estava escrevendo como tinham sido para seus ancestrais.
Um ídolo, no entanto, pode ser uma falsa idéia sobre Deus ou um substituto para Ele que nos afasta de conhecer Seu verdadeiro caráter. João afirmou que Jesus Cristo é o verdadeiro Deus (v.20). Conhecer Jesus é conhecer o Pai. Estar intimamente relacionado com o Seu Filho é estar para sempre relacionado com o Deus eterno.
É possível para mim adorar um ídolo que chamo de "Jesus" que me leva para longe dEle. Talvez meu Jesus se assemelhe a um ursinho de pelúcia que me acalma, ou a um pai indulgente, ou a um Papai Noel que não leva a sério meu pecado. Tais equívocos não são o Jesus da Bíblia, mas um ídolo. Essa é a razão pela qual João nos advertiu para nos afastarmos dos ídolos.
Seja cuidadoso. A devoção a um falso Jesus é idolatria. Mas conhecer Jesus, o verdadeiro Deus, nos traz a vida eterna.
Com tanta frequência, Senhor, ao procurá-Lo,
meu pecado distorce e obscurece meu ponto de vista;
Ajude-me em oração para ver seu rosto
E aprenda sua justiça e graça. - Gustafson
Somos feitos à imagem de Deus - Ele não é para ser feito no nosso.
Haddon W. Robinson
Agora ou depois
Não seja enganado, Deus não é escarnecido; porque o que o homem semear, isso também ceifará. - Gálatas 6: 7
O princípio de que colhemos o que semeamos é ensinado e ilustrado em toda a Bíblia. Os efeitos de nossas escolhas podem estar no aqui e agora, ou podem ser experimentados no futuro, quando nos colocamos diante de Deus.
Do ponto de vista da eternidade, é muito melhor colher as consequências do pecado agora nesta vida. Isso porque ainda há tempo para arrependimento e restauração.
Em Juízes 1, aprendemos que o rei cananeu Adoni-Bezek estava entre os mais afortunados a esse respeito. De acordo com a crueldade de seus dias, ele havia cortado os polegares e os dedões dos 70 reis capturados. Mas então as mesas foram viradas. Os israelitas capturaram Adoni-Bezek e cortaram seus dedos grandes e polegares. O perverso patife, entretanto, tinha senso suficiente para admitir que Deus estava fazendo com que ele colhesse o que havia semeado (v.7). Não nos é dito se ele realmente se arrependeu, mas podemos considerá-lo afortunado por ter tido a oportunidade de fazê-lo.
Se você se vir colhendo as conseqüências de seus pecados, pare o ciclo autodestrutivo. Aproveite ao máximo o resto da sua vida correndo de volta para os braços abertos do Senhor. Ele deseja perdoá-lo e conduzi-lo a um modo de vida que colhe Sua bênção e recompensa.
Pensando sobre o
que a sociedade está colhendo hoje?
O que eu pessoalmente estou colhendo?
O que preciso parar de semear? Começar a semear?
As escolhas atuais determinam recompensas futuras. Herbert Vander Lugt
Protegendo os machucados
Filhinhos, não amemos na palavra ou na língua, mas na ação e na verdade. - 1 João 3:18
Além dos habituais tempos de escovação duas vezes ao dia, não passávamos muito tempo em nossa casa preocupados com os dentes do meu filho Steven. Pelo menos não até que ele derrubou um dos dentes da frente permanente em um pequeno arranhão com sua árvore de escalada favorita.
Depois de ter o dente reinserido, imobilizado, radiografado, perfurado e examinado por uma série de dentistas, estamos agora muito conscientes da proteção da boca de Steven. Toda a família se reuniu em torno de Steven para ter certeza de que salvamos esse dente. Sabemos que, se ele o danificar novamente, ele poderá perdê-lo. Por enquanto, ele teve que parar de jogar futebol, perseguir garotas no recreio e morder maçãs.
Nossa experiência com o dente de Steven me lembra de como devemos proteger as pessoas de nossas igrejas que foram prejudicadas pela vida. João nos disse para amar uns aos outros (1 Jo 3: 14,17-18). De fato, esta é uma maneira importante de demonstrarmos que pertencemos ao Senhor (v.19). Se sentirmos a presença de pessoas que precisam do nosso amor e cuidado, não podemos simplesmente ignorá-las e arriscar perdê-las. Se não os protegermos com amor cristão, na próxima vez que eles se machucarem, eles podem pedir ajuda em outro lugar.
Como uma criança ferida, as pessoas feridas precisam de proteção. Vamos garantir que eles recebam da igreja.
Colocando na Prática
Existe alguém na minha igreja que está sofrendo?
O que eu poderia fazer? Uma palavra amável, uma visita ou
um cartão encorajador de minha parte seriam úteis?
O que diz respeito a um filho de Deus diz respeito a toda a família de Deus.
Dave Branon
Pulando de alegria
Quem se humilha como esta criança é o maior no reino dos céus. - Mateus 18: 4
Uma coisa boa sobre ter uma filha pequena é os lembretes frequentes que ela me dá sobre a confiança alegre. Debbie ainda pula nos meus braços das escadas, da varanda ou da mesa de piquenique com um grito e um grande sorriso. Nós nunca temos uma longa discussão antes sobre se eu vou pegá-la ou não. Ela só olha para mim e pula.
Como adultos, tendemos a nos tornar mais cautelosos com a idade. Isso pode ser bom em dirigir um carro ou gastar dinheiro, mas é sufocante em nosso relacionamento com Deus.
Quando os discípulos de Jesus queriam saber quem era o maior no reino dos céus, o Senhor apontou para uma criança quando falava de conversão e humildade: “Aquele que se humilha como esta criancinha é o maior no reino dos céus” (Mt 18: 4).
Como anseio tornar-me mais infantil a cada ano com meu Pai celestial, em vez de mais hesitante, mais calculista, mais insistente que Ele garanta os resultados antes que eu dê um passo de fé. Em vez de me tornar mais cauteloso à medida que envelheço, quero me tornar mais ousado em minha caminhada com Deus. Em vez de ficar obcecado em aterrissar com segurança e com boa aparência, quero pular com humilde e alegre abandono para os braços do Pai celestial.
Eu tomo a mão do meu pai na fé,
embora onde ele conduz eu não possa ver;
Minha mão é dada a
Ele - confio nEle quando meu filho confia em mim. -Sapateiro
A fé infantil centra-se em nosso Pai celestial, não em nossos medos. David C. McCasland
Bom o bastante?
Era necessário que o Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos. - Lucas 24:46
Eu tinha 17 anos quando examinei o evangelho pela primeira vez. Não que eu senti que precisava, lembre-se de você. Eu era um frequentador de igreja, um benfeitor e, acima de tudo, era sincero. Mas eu conheci alguns adolescentes cristãos que tinham algo que eu não tinha e fiquei curioso.
Duas coisas me incomodaram. Primeiro foi a ênfase deles no pecado e no arrependimento. Eu sempre me comparara favoravelmente àqueles que eu considerava mega-pecadores - assassinos, gângsteres e coisas assim -, fazendo-me sentir mais grata do que pecadora.
Uma segunda coisa que me incomodou sobre esses cristãos foi a insistência deles em Jesus ter que morrer e ressuscitar. Bem, ele não precisava ir a tais extremos para mim, pensei.
Então uma noite Deus me levou a comparar-me com ele. Eu percebi minha pecaminosidade e me arrepiei ansiosamente! Por fim, apreciei a necessidade da morte e ressurreição de Cristo. Se a penalidade do pecado não caísse sobre nós, onde mais ela poderia cair? O Calvário era o único lugar. Em Seu amor incomensurável, Jesus fez o que era necessário (Lucas 24:46). Morrendo, Ele permitiu que a penalidade do pecado caísse sobre ele. Levantando-se, Ele se tornou nosso Salvador vivo para superar o poder do pecado em nós.
Você não precisa acreditar na minha palavra, é claro. Mas você tomou o dele?
Eu sei que sou pecador e que Cristo é minha necessidade;
Sua morte é meu resgate, sem mérito eu imploro;
Sua obra é suficiente, creio nEle;
Eu tenho a vida eterna quando eu recebo. —Anon.
Se você diz "não sou pior do que o resto", você ainda falha no teste de Deus. Joanie Yoder