Ministério
Você deve nascer de novo
A menos que alguém nasça de novo, ele não pode ver o reino de Deus. - João 3: 3
“Não te maravilhes de que te dissesse: 'Você deve nascer de novo'” (João 3: 7). Essas palavras parecem fora de contexto. Achamos que Jesus deveria tê-los pronunciado no próximo capítulo de João, quando conheceu a mulher ao lado do poço (4: 6-26). Ela havia feito uma bagunça em sua vida e poderia ter recebido uma chance de começar tudo de novo. É por isso que colocamos a placa na missão de resgate, você deve nascer de novo, porque parece se aplicar a pessoas como ela.
Mas Jesus falou essas palavras para Nicodemos, o equivalente hebreu de um professor universitário, um juiz federal e um bispo, tudo em um. Nicodemos era tudo que a dama do poço não era. No entanto, foi para esse líder religioso respeitado e cultuado que Jesus declarou: “Você precisa nascer de novo”.
Por que Jesus disse a Nicodemos isso? A resposta é simples. Como todos nós, Nicodemos nasceu em pecado, então ele precisava de um segundo nascimento - um nascimento espiritual. Ele precisava mudar o foco de sua fé da religião para Jesus (3:15). Somente Cristo poderia fornecer perdão e vida eterna.
Se Nicodemos, o melhor que a religião pudesse produzir, precisasse nascer de novo, então as palavras de Jesus certamente se aplicam a todos nós. E se você? Você nasceu denovo?
Por que precisamos de um nascimento espiritual?
Somos concebidos em pecado (Sl 51: 5). Todos nós cometemos
pecado (Romanos 3:23). Somos feitos justos colocando nossa
fé em Jesus, que morreu na cruz (Rm 5: 12-19).
Somos salvos pela morte de Cristo, não pelo nosso fazer. Haddon W. Robinson
Changed!
Ele implorou ao Senhor seu Deus e se humilhou muito diante do Deus de seus pais. - 2 Crônicas 33:12
Durante seu reinado como rei, Manassés sacrificou seus próprios filhos aos ídolos, matou impiedosamente pessoas e praticou todos os tipos de males. Mas depois que ele se arrependeu e começou a adorar a Deus, sua conduta foi radicalmente alterada.
A vida de Manassés ilustra a verdade de que aquilo em que acreditamos profundamente dentro de nós tem um profundo efeito em nosso comportamento. É por isso que a ilegalidade e a violência de nossos dias não devem nos surpreender. O que podemos esperar das pessoas quando elas foram ensinadas que a crença em Deus e os padrões absolutos são meras superstições? Não é de admirar que a trapaça em nossas escolas e a gravidez na adolescência sejam escândalos nacionais. Não é de admirar que crimes cruéis sejam notícia todos os dias.
A única solução real para este problema é um retorno à crença em Deus como Ele se revelou na Bíblia. A vida de Manassés mudou drasticamente, e a vida das pessoas hoje também é transformada quando ouvem as verdades da Bíblia e respondem com fé obediente.
Como o que acreditamos é tão importante, não precisamos apenas das verdades da Palavra de Deus que podem nos salvar de uma eternidade sem Cristo, mas também precisamos das verdades que podem nos impedir de cometer erros trágicos nesta vida. Precisamos manter em nossas mentes novas as crenças que mudaram nossas vidas.
Permaneça na Palavra de Deus e você não cairá no erro. Herbert Vander Lugt
A Antena Necessária
A vida se manifestou e vimos e testificamos e declaramos a você a vida eterna. - 1 João 1: 2
Como você responderia à pergunta “Qual é o sentido da vida?” Jonathan Gabay, da Inglaterra, publicou um livro contendo as respostas de pessoas conhecidas a essa pergunta. Um deles, um líder da igreja, deu um testemunho impressionante. Quando criança, ele diz, ele assistiu TV preto e branco de sua família, desejando que ele pudesse ter uma imagem mais clara. Mas ele estava contente que eles tinham mesmo aquele conjunto insatisfatório.
Então sua família aprendeu que uma antena externa era necessária. "De repente", disse ele, "descobrimos que poderíamos obter imagens claras e distintas. Nosso prazer foi transformado ”. Então ele faz essa comparação:“ A vida sem um relacionamento com Deus através de Jesus Cristo é como a televisão sem a antena ”.
Sem o conhecimento de Deus e Seus propósitos revelados nas Escrituras e em Jesus Cristo, nós, seres humanos finitos, com nossas mentes obscurecidas pelo pecado temos, na melhor das hipóteses, uma imagem borrada do invisível e santo Criador. Mas quando pegamos a Bíblia e encontramos Jesus, o homem que era Deus-em-carne, a imprecisão desaparece. Como o próprio Salvador declarou: “Aquele que me viu, viu o Pai” (João 14: 9).
Você já viu claramente Jesus na Palavra de Deus? Você está ajudando os outros a vê-lo também? (1 João 1: 1-3; Atos 1: 8).
Agora, envia-me o teu Espírito, Senhor, para
que toque nos meus olhos e me faça ver;
Mostra-me a verdade escondida dentro da Tua Palavra,
e no Teu livro revelado te vejo, Senhor. —Lathbury
Você não pode obter uma imagem clara de Cristo, a menos que você o veja na Bíblia. Vernon Grounds
Por que não posso me sentir perdoado?
Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os nossos pecados. - 1 João 1: 9
A angústia na voz do interlocutor revelou sua dor. Não foi a primeira vez que ela ligou. O motivo foi sempre o mesmo. Ela havia dito e feito algumas coisas que machucaram muito sua irmã, e agora ela estava tendo problemas em se sentir perdoada.
Oh, não é que ela não tenha feito tudo que a Bíblia nos diz para fazer. Ela teve. Ela confessou seu pecado ao Senhor - repetidamente - e foi várias vezes à irmã pedir perdão completo. Mas ela não podia aceitar. Ela simplesmente não podia acreditar que estava verdadeiramente perdoada.
Por que algumas pessoas não aceitam o perdão de Deus? A causa é frequentemente sua incredulidade. Deus prometeu nos perdoar quando confessamos nossos pecados (1 João 1: 9). Duvidar do Seu perdão é duvidar da Sua integridade. Somos perdoados porque Ele declarou, não porque sentimos isso. Não temos razão para deixar que a descrença bloqueie a alegria, a paz e a liberdade que temos todo o direito de experimentar.
Talvez você esteja se sentindo imperdoável. Peça a Deus para ajudá-lo a aceitar o Seu perdão. Acredite na verdade dele e rejeite as mentiras que seus sentimentos lhe estão dizendo. Sua confiança irá glorificá-lo, e sua alegria e paz interior retornarão.
Deus mantém sua palavra. Portanto, quando pedimos que Ele nos perdoe, podemos ter certeza de que somos perdoados.
Os vãos arrependimentos de ontem
desapareceram pela graça perdoadora de Deus;
O medo culpado já passou
E a alegria veio para tomar seu lugar. —Ackley
Quando Deus perdoa, é hora de esquecermos. David C. Egner
O teste ácido
A genuinidade da sua fé. . . embora seja testado pelo fogo, pode ser encontrado para louvar, honrar e glorificar a revelação de Jesus Cristo. - 1 Pedro 1: 7
Um teste severo às vezes é chamado de "teste ácido". Esse termo se originou durante os períodos em que o ouro circulava amplamente. O ácido nítrico foi aplicado a um objeto de ouro para ver se era genuíno ou não. Se era falso, o ácido decompunha-se; se fosse genuíno, o ouro não seria afetado.
Na visão de Deus, nossa fé é “muito mais preciosa do que o ouro”, e ela também deve ser testada (1 Pe 1: 7). Mas esses "testes de ácido" são positivos. O Senhor está trabalhando para revelar a fé genuína, não para expor a fé falsa.
Nos momentos difíceis, no entanto, podemos nos sentir sobrecarregados com o medo de que nossa fé esteja se decompondo. Ronald Dunn, um professor da Bíblia que passou por muita tragédia pessoal, sabe o que estamos passando. Ele escreve: “Eu sou freqüentemente mistificado. . . . Eu não entendo porque é que, quando eu me esforço para viver para Deus e rezo e acredito, tudo parece estar desmoronando. Às vezes luto e digo: 'Querido Senhor, por que você está permitindo que isso aconteça?' ”Dunn conclui:“ É bom lembrarmos que Deus não é um incendiário; Ele é um refinador.
Se você está passando por um teste de sua fé, você pode se alegrar porque pode ser a mesma coisa que Deus quer usar para purificar e fortalecer você.
Nos julgamentos, Deus pode nos provar
apenas para nos trazer mais brilhantes;
Ele nunca pode deixar de nos amar -
Somos preciosos aos Seus olhos. —Anon.
Deus não é um incendiário; Ele é um refinador. —Dunn Joanie Yoder
Um casaco em seu nome
Quem recebe uma destas criancinhas em Meu nome me recebe. - Marcos 9:37
Era uma manhã muito fria na igreja do centro da cidade. Entre os cerca de 130 fiéis, o pastor deu especial atenção a Ken, um jovem que chegou para a escola dominical usando apenas uma camiseta sem mangas, jeans e tênis sem meias.
Após o culto de adoração e um almoço especial, a esposa do pastor levou a menina de 6 anos para o armário de roupas da igreja para escolher um casaco. Então o pastor e sua esposa o levaram e seu irmão mais velho, John, para casa. Quando saíram, John disse: “Obrigado por dar um casaco ao meu irmão.” Os dois meninos se tornaram frequentadores da escola dominical e o pastor teve a chance de visitar a mãe e explicar o evangelho.
Há alguma criança em nosso mundo que precise de ajuda com algumas necessidades básicas - um casaco, uma refeição, uma carona para casa? Podemos ser tentados a dizer que o problema é grande demais - que não podemos ajudar a todos, mas isso não é o caso. Jesus valorizou muito a vida de uma criança. Ele disse aos seus discípulos: “Deixem que as criancinhas venham a mim e não as proíbam; porque de tal é o reino de Deus ”(Marcos 10:14). Ele também lhes disse: “Quem recebe uma destas criancinhas em meu nome, recebe-me” (9:37).
Um casaco, um copo, uma palavra gentil. Dado em nome de Jesus, estas são as ferramentas do verdadeiro ministério. Estamos usando eles?
Ajuda-nos, Senhor, enquanto vivemos,
Para sermos fiéis, bondosos e verdadeiros;
Jesus, abençoe nossa humilde doação
Para que outros possam te encontrar. Johnson
Nós mostramos nosso amor por Cristo pelo que fazemos com o que temos. Dave Branon
'Nenhum poder
Nós fomos libertos da lei. . . para que sirvamos na novidade do Espírito e não na velhice da letra. - Romanos 7: 6
Lembro-me de ver uma fotografia de jornal de três placas pregadas a um grande carvalho. Sua mensagem era óbvia. No topo, foram impressas as palavras “No Trespassing”, no meio, “No Hunting” e, no fundo, “No Nothing”.
O comentário do jornal dizia: “'No Trespassing', 'No Hunting', bem, essa é uma prerrogativa de um proprietário de terras. Mas 'No Nothing' faz você querer soar a buzina, gritar pela janela - qualquer coisa para resistir um pouco. ”
O apóstolo Paulo estava muito familiarizado com o desejo por trás dessa resposta. Em Romanos 7 ele apontou que a lei realmente desperta desejos rebeldes dentro de nós (v.5). Ser dito para não fazer algo excita nossa natureza pecaminosa para se expressar.
Nossa resposta rebelde a regras negativas indica nossa necessidade de uma motivação forte e convincente para fazer o que é certo. Paulo disse que podemos ir além de uma lista de coisas a fazer e a não fazer para um relacionamento amoroso com o próprio Cristo (v.6). A lei traz consigo a sentença de morte por causa de nossa incapacidade de mantê-la (v.10). Mas estar unido a Cristo resulta na vida.
Caminhando e conversando diariamente com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, podemos passar do “não” poder da lei a todo poder nEle.
Embora libertado da lei com suas exigências severas -
não mais governado por seus comandos severos
- estou preso pelo amor de Cristo e sou verdadeiramente livre
para viver e agir com responsabilidade. —DJD
Em Cristo, o amor de Deus foi expresso e Sua lei foi satisfeita. Mart DeHaan
Uma mensagem para todos
Os céus declaram a glória de Deus; e o firmamento mostra Sua obra. - Salmo 19: 1
Um general do Exército dos Estados Unidos que falava no Japão contou uma história com a frase final: “Mostre-me. Eu sou do Missouri. ”O tradutor sabia que o público não entenderia, então ele disse em japonês:“ O general fez uma piada e eu vou estar em apuros se você não rir ”. As pessoas riram gentilmente. Mas como algumas coisas não se traduzem bem, o general não conseguiu se comunicar.
Há uma mensagem, no entanto, que é sempre clara. Ele atravessa as barreiras da linguagem e da cultura para se comunicar claramente com todas as pessoas da face da Terra.
O Salmo 19 declara: “Os céus declaram a glória de Deus; e o firmamento mostra Sua obra. . . . Não há fala nem linguagem onde sua voz não é ouvida. Sua linha saiu por toda a terra e suas palavras até o fim do mundo ”(vv.1-4).
Em Bornéu ou na Bélgica, na cabana ou no arranha-céus, a criação de Deus revela Seu poder e glória. Ninguém pode perder isso. E para nós Ele confiou a mensagem de Seu amor - as boas novas da salvação em Jesus Cristo. A mensagem de Deus nos céus abre o caminho para os Seus mensageiros na terra.
Você está pronto para falar com alguém que viu as estrelas e anseia por conhecer Aquele que as criou?
Os céus revelam o poder de Deus
para todos que vivem na terra;
Mas então as boas novas do evangelho devem vir
das pessoas que experimentaram um novo nascimento. —Sesper
Toda criação é um dedo estendido apontando para Deus. David C. McCasland
Mural da China
A retidão exalta uma nação, mas o pecado é uma reprovação para qualquer povo. - Provérbios 14:34
As palavras de Provérbios 14:34 poderiam ser esculpidas na lápide de muitas civilizações: “A justiça exalta uma nação, mas o pecado é um opróbrio para qualquer povo”. Achamos que podemos construir uma nação no produto nacional bruto ou defendê-la com armamentos. mas Deus diz que os países são construídos sobre o caráter de seu povo.
O povo da China antiga buscava segurança nas hordas bárbaras que desciam do norte, de modo que erigiram a Grande Muralha da China. A parede maciça se estendia por 1.500 milhas. Era de 12 a 40 pés de largura e 20 a 50 pés de altura. O muro era alto demais para o inimigo escalar, muito grosso para ser derrubado e muito longo para dar a volta.
No entanto, durante os primeiros 100 anos da existência do muro, a China foi invadida três vezes. Como foi a segurança violada? Os inimigos simplesmente subornaram um porteiro e marcharam facilmente através de um portão. A falha fatal na defesa da China estava em gastar sua riqueza para construir um muro, mas pagando muito menos para construir o caráter dos porteiros.
Um sistema de defesa maior não irá proteger nossa nação. Mas podemos contribuir para a segurança dela sendo "inocente e inofensiva". . . sem defeito no meio de uma geração perversa e perversa ”(Filipenses 2:15).
Proteção da terra de uma nação
Não vem de sua mão poderosa;
Segurança é apenas uma fraude
A menos que as pessoas confiem em Deus. —Sesper
Uma nação é tão forte quanto o caráter de seus cidadãos. Haddon W. Robinson
Por exemplo
Pastor o rebanho de Deus. . . [por] sendo exemplos. - 1 Pedro 5: 2-3
Uma chita mãe trouxe uma gazela viva para seus filhotes de 5 meses e a soltou. Depois que os filhotes fizeram vários ataques sem sucesso, a chita mamãe interveio e mostrou como fazer a matança.
Eu observei uma técnica semelhante usada por um vendedor de seguros de vida. Depois que ele me contou sobre os benefícios de uma política em particular, ele compartilhou a quantidade de cobertura que tinha para sua própria família. Suas palavras adquiriram um novo significado porque demonstrou, com seu próprio exemplo, como garantir uma família adequadamente.
Se queremos ensinar aos outros a arte de conhecer a Deus e servi-lo, não podemos enfatizar demais a importância e o poder do exemplo. Foi assim que Cristo e Seus apóstolos comunicaram a mesma mensagem. Sua obediência a Deus foi vista em termos de carne e osso que eram facilmente entendidos.
Liderança por exemplo é contagiosa. Quando Paulo mencionou as pessoas em Tessalônica que haviam se tornado “seguidores de nós e do Senhor”, ele disse que elas também “se tornaram exemplos para todos na Macedônia e na Acaia” (1Ts 1: 6-7).
A liderança é mais do que algo que acompanha automaticamente um título oficial como papai, mãe, professor da escola dominical ou pastor. Aqueles que querem liderar e ajudar os outros devem, em primeiro lugar, ser exemplos.
Tudo em vão é esplêndida pregação,
E as coisas nobres que dizemos;
Toda a nossa conversa é desperdiçada ensinando
Se não liderarmos o caminho. —Anon.
Você não pode ensinar o que não sabe nem liderar para onde não vai. Mart DeHaan
O livro esquecido
Deleitar-me-ei nos teus estatutos; Eu não vou esquecer sua palavra. - Salmo 119: 16
Um rapaz notou um livro grande e coberto de poeira em uma prateleira alta em sua casa. Sua curiosidade foi despertada, então ele perguntou a sua mãe sobre isso. Envergonhada, ela rapidamente explicou: “Oh, isso é uma Bíblia. Esse é o Livro de Deus. ”Ele pensou por um momento e depois disse:“ Bem, mãe, se é o Livro de Deus, por que não devolvemos a Ele? Ninguém por aqui usa isso.
Em muitos lares, a Bíblia raramente é aberta. Na verdade, dificilmente é notado ou até mesmo pensado. A única vez que é lido é quando há doença ou uma morte na família. E além do 23º Salmo, é improvável que a pessoa saiba onde procurar a ajuda necessária.
Quanto tempo desde que você pegou sua Bíblia e estudou? Sim, é o Livro de Deus, mas Ele não o quer de volta. Ele quer que você guarde, pondere, entenda, acredite e obedeça a sua mensagem.
Essa é a principal razão para este livreto, Our Daily Bread. Cada artigo devocional destina-se a ajudá-lo a entender a Palavra de Deus e deve ser usado para esse propósito. Você leu a escritura de hoje? Se não, por que não fazê-lo agora? Não deixe a Bíblia se tornar o livro esquecido em sua casa.
Oh, deixe-me amar minha Bíblia mais
E tome um novo deleite
De dia para ler estas maravilhas
e medite à noite. —Watts
Se a sua Bíblia está em boa forma, você provavelmente não está. Richard DeHaan
Abastecimento de Deus
Os olhos de todos olham com expectativa para você. - Salmo 145: 15
Certa manhã, enquanto fazia compras, comecei a conversar com uma mulher que era uma cristã radiante. Depois de mencionar que a renda dela era extremamente escassa, ela me incentivou quando compartilhou esse incidente: “Recentemente, nosso pastor perguntou se eu precisava de oração especial por qualquer necessidade material. Eu respondi: 'Apenas ore para que eu conheça mais de Cristo, porque através Dele eu recebo todas as coisas!' ”Esta mulher obviamente tinha o hábito de olhar esperançosamente para Deus, o verdadeiro fornecedor de suas necessidades.
Davi começou o Salmo 145 com uma explosão eloquente de louvor a Deus (v.1-13). Então ele escreveu sobre nossas profundas necessidades humanas e como essas necessidades são satisfeitas pelo suprimento abundante e livremente dado por Deus (vv.14-21).
O que é, então, que mantém esta lei de oferta e demanda operando como Deus planejou? O problema é que muitas vezes vivemos como se fôssemos autossuficientes. Ficamos chocados quando a vida nos lembra que não somos. Mas essa é a revelação de que precisamos para nos tornarmos pessoas dependentes de Deus. Precisamos reconhecer que é somente Deus quem provê as nossas necessidades.
O Senhor deseja ser responsável por você e por suas necessidades hoje. Você vai deixá-lo?
ere é meu coração, Senhor Jesus,
eu tenho um só para Ti;
Oh, deixe meu coração ser só
Tua, seja feita a tua vontade em mim. —Mick
Nossas necessidades não podem esgotar o suprimento de Deus. Joanie Yoder
Os sons do silêncio
Fique quieto e saiba que eu sou Deus. - Salmo 46:10
Três meses após o início do novo Aeroporto Internacional de Denver (DIA), em fevereiro de 1995, várias centenas de pessoas fizeram uma festa barulhenta para celebrar algo que não ouviam há muitos anos - o silêncio. Os celebrantes eram moradores do bairro Park Hill, em Denver, perto do Aeroporto Internacional de Stapleton, que foi fechado quando o DIA foi inaugurado.
"É como se nos mudássemos e nos instalássemos em um novo lugar", disse um homem. "Você pode continuar conversando, ouvir televisão e trabalhar no quintal sem barulho."
Muitas vezes chamamos nossas devoções pessoais de “tempo quieto”. Por alguns minutos todos os dias, excluímos os sons do mundo para obedecer ao mandamento do Todo-Poderoso: “Fique quieto e saiba que eu sou Deus” (Sl 46:10). ).
Parece estranho, então, preencher o resto do dia com fones de ouvido, música de fundo, talk shows de rádio e aparelhos de televisão tocando em salas vazias. Nos tornamos ameaçados pela quietude? TS Eliot escreveu: “Onde a palavra será encontrada, onde a palavra ressoará? Não aqui, não há silêncio suficiente.
Nós não podemos parar os aviões trovejantes. Mas o que podemos desligar hoje para que possamos ouvir com mais cuidado e calmamente ouvir a voz de Deus?
Sozinho com Deus, o mundo proibido,
Sozinho com Deus, Ó blase retirada!
Sozinho com Deus, e nele escondido,
Para manter com Ele comunhão doce. —Oatman
Para ouvir a voz de Deus, diminua o volume do mundo. David C. McCasland
As luvas
Jesus teve compaixão e tocou seus olhos. - Mateus 20:34
Quando ela se arrastou para o metrô, eu queria desviar o olhar. Ela era velha e só tinha roupas rasgadas para protegê-la do vento de inverno amargo de Chicago. Ela tomou o assento mais próximo, com os ombros curvados contra o frio e os olhos para baixo. Suas mãos brancas e esqueléticas agarraram um xale gasto ao redor dela. Eu assisti com admiração e pena.
Na próxima parada, um jovem enérgico entrou confiante no trem, com as bochechas vermelhas de saúde. Suas roupas eram afiadas, o cabelo imaculado, o passo gracioso. Ele também viu a miséria silenciosa da mulher. Três paradas depois, quando o trem diminuiu, ele deslizou por ela até a outra porta e desapareceu no túnel.
No colo, estavam as luvas de couro marrom.
Eu não sei se ele era um crente em Cristo ou não. Mas eu sei disso: ele viu sua necessidade e respondeu com compaixão - enquanto eu apenas me sentei lá. Nunca me ocorreu dar-lhe minhas luvas. Aquele jovem mostrou compaixão de uma maneira que eu nunca esquecerei. Isso me lembrou do tipo de compaixão que moveu Jesus a curar dois cegos perto de Jericó (Mt 20:34) e, finalmente, a dar a própria vida na cruz.
Vamos seguir o exemplo de nosso Senhor, alcançando e dando esperança às pessoas necessitadas.
Pensando nisso
Por que muitas vezes estamos relutantes em mostrar compaixão?
Não podemos ajudar a todos, mas quem podemos ajudar?
Como podemos desenvolver maior compaixão?
A verdadeira compaixão é amor em ação.
David C. Egner
Não um deus simples
Entre na rocha e esconda-se no pó, do terror do Senhor e da glória da Sua majestade. - Isaías 2:10
As pessoas adoram colocar Deus em uma caixa. Para satisfazer seu próprio pensamento ou apoiar seu lado de uma discussão, eles constroem uma caixa, rotulam, colocam Deus nela e a embrulham.
Uma caixa popular é a caixa de “amor”. É o único que as pessoas usam quando querem pensar em Deus como um personagem do tipo vovô benevolente que ama tanto a todos que Ele não poderia puni-los. Não importa qual seja o pecado em que se envolvem, esses indivíduos sugerem que Deus apenas sorri com um grande sorriso e olha para o outro lado. "Meu Deus ama demais as pessoas para puni-las", dizem as pessoas ao fechar a caixa.
Não há uma caixa grande o suficiente para colocar Deus em prática. Suas características são tão amplas que não podemos começar a compreender a totalidade de Seu ser. Claro, Ele é um Deus de amor, mas como Isaías 2 aponta, Ele também é um Deus de terror: “O dia do Senhor dos Exércitos virá sobre tudo orgulhoso e sublime. . . e será abatido ”(v.12). Essa não é a ação de um Deus tolerante e que tudo vai.
Nosso trabalho como seguidores de Deus é conhecê-lo tão completamente quanto pudermos. Precisamos investigar Suas características aparentemente opostas e nos inclinar diante Dele - nosso glorioso, todo-poderoso e complexo Senhor.
Para estudo adicional,
Deus é santo (Êxodo 3: 3-6), mas misericordioso (Sl 108: 4);
apenas (Atos 17: 30-31), mas amoroso (João 3: 16-17);
insuscetível (Salmos 145: 3), mas conhecível (João 14: 6-9).
Para fortalecer sua fé em Deus, busque a face de Deus. Dave Branon
A vida está definindo o momento
Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. - João 18:37
Vários estudantes de direito da Universidade Duke estavam sentados em torno de uma mesa discutindo ética com o juiz federal William Hoeveler. De acordo com um artigo do US News & World Report, o juiz alertou: “Garanto que em algum momento você será solicitado a fazer algo desonesto. Seu futuro está naquele momento. Mesmo se você tem filhos e uma grande hipoteca, há apenas uma resposta: 'Não!' ”
Todos enfrentaremos momentos semelhantes de definição de vida durante o curso de nossas vidas. Nenhuma decisão jamais será mais importante do que a forma como respondemos às reivindicações daquele que disse a um juiz: “Por essa causa vim ao mundo, para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz ”(João 18:37). Essa pessoa era Jesus Cristo.
Jesus era sincero em palavras e ações, mas mais do que isso, ele era a única expressão de Deus da verdade (João 14: 6). Somente Ele pode expor as mentiras sutis de nossos corações e criar dentro de nós um desejo de ser fiel a nós mesmos, aos outros e a Deus. Mais cedo ou mais tarde, todos nós devemos decidir se nos comprometemos com Aquele que é a verdade - Jesus Cristo.
Reconheceremos a verdade de que infringimos a lei de Deus e aceitaremos pela fé a oferta de salvação de Jesus? Esse é o momento decisivo da vida.
Sim, Jesus é a verdade, o caminho,
que leva você ao descanso;
Acredite Nele sem demora
E você é totalmente abençoado. - Stockton
Seu destino eterno está na sua resposta à verdade. Dennis J. DeHaan
Pessoas difíceis
Tenho prazer em enfermidades, em reprovações, em necessidades, em perseguições, em aflições, pelo amor de Cristo. - 2 Cor. 12:10
Nem sempre apreciei todos os membros das igrejas que pastoreei. No início do meu ministério, um homem me repreendeu na frente de um grupo de pessoas por meus sermões profundos e sem graça. Uma semana depois, um diácono disse que meus sermões eram interessantes, mas simples demais - como pequenas lições da escola dominical.
Na época, eu não agradecia a Deus por aquelas pessoas malcriadas. Também não agradeci ao Senhor pela pessoa que desanimara nosso novo organista assistente, colocando uma nota anônima no órgão criticando sua composição.
Aprendi, porém, que posso apreciar e até mostrar amor pelas pessoas que me irritam.
Ao ler as palavras do apóstolo Paulo em suas cartas aos coríntios, encontro-o expressando profunda mágoa e poderoso amor. Ele recebeu críticas injustas de várias pessoas em Corinto (2 Cor. 10:10), mas continuou a ministrar a elas. Ele sabia que pessoas difíceis, como situações difíceis, nos ensinam a confiar no Senhor e permitir que Ele mostre Seu poder no trabalho em nossas vidas (12: 9-10).
Ao longo dos anos, o Senhor me ajudou a mostrar amor àqueles que me irritaram. Muitos se tornaram meus amigos. Lidar com pessoas difíceis nunca será fácil para nós, mas através do poder do Espírito podemos fazê-lo.
Pensando bem
Como você responde quando alguém o critica?
Por que é tão difícil responder com amor e paciência?
Como Mateus 5: 43-48 se aplica a essas situações?
A pior crítica contra você pode trazer o melhor de você. Herbert Vander Lugt
Elogio - mesmo sofrendo
[Deus] nos abençoou com todas as bênçãos espirituais. - Efésios 1: 3
Terry Waite, um negociador britânico corajoso durante uma crise internacional de reféns, fora ao Líbano para organizar a libertação de prisioneiros. Mas ele próprio foi preso e detido em confinamento solitário.
Durante longos e solitários dias e noites, ele não tinha certeza de que sua vida seria poupada. No entanto, todas as manhãs, ele oferecia como prece uma oração escrita em 1596 pela rainha Elizabeth I. Nela, ele expressava “os mais humildes e sinceros agradecimentos pelas múltiplas misericórdias que me foram abundantemente concedidas, bem como por minha criação, preservação, regeneração e tudo o mais. outros de teus benefícios e grandes misericórdias exibidos em Jesus Cristo. ”
É assim que reagimos às dificuldades? Quando os problemas nos envolvem, imploramos a Deus pelo alívio do sofrimento, pela cura de doenças, pelo conforto, pela força e pelo suprimento de nossas necessidades. Tais petições são certamente legítimas, e devemos trazê-las ao Pai. Mas lembramos, como Paulo e Silas fizeram das profundezas de uma cela, para agradecer a bondade de Deus? (Atos 16:25). Louvamos a Deus por nos dar a própria vida, bem como pela promessa abençoada da vida eterna?
Quando reconhecemos as grandes misericórdias de Deus, somos capazes de oferecer-Lhe louvor - mesmo com dor.
Quando, sob as ondas da vida, você é atingido pela tempestade,
Quando está desanimado, pensando que tudo está perdido,
Conte suas muitas bênçãos - nomeie-as uma a uma,
e surpreenderá você o que o Senhor fez. —Oatman
O louvor vem naturalmente quando você conta suas bênçãos. Vernon Grounds
The Ultimate Giver
Não confie nos príncipes, nem no filho do homem, em quem não há ajuda. - Salmo 146: 3
Se depositamos nossa confiança em nosso bem-estar em uma pessoa, qualquer pessoa, estamos colocando-a no lugar errado. Por fim, nossa fé deve estar em Deus. Transferir essa confiança para um cônjuge, pastor ou filho é colocá-la onde ficaremos desapontados.
Em seu livro The Business of Heaven, CS Lewis escreveu: “No início, é natural que um bebê tome o leite de sua mãe sem conhecê-la. É igualmente natural para nós ver o homem que nos ajuda sem ver Cristo atrás dele. Mas não devemos permanecer bebês. Nós devemos continuar a reconhecer o verdadeiro Doador. É loucura não. Porque, se não o fizermos, confiaremos nos seres humanos. E isso vai nos decepcionar. Os melhores deles cometerão erros; todos eles vão morrer. Devemos agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram. Devemos honrá-los e amá-los. Mas nunca, nunca coloque toda a sua fé em qualquer ser humano.
O autor do Salmo 146 disse para não confiar em homens mortais - até mesmo em príncipes (v.3). Em vez disso, ele escreveu: “Feliz é aquele que tem o Deus de Jacó por sua ajuda, cuja esperança está no Senhor seu Deus” (v.5).
Deus pode ser confiável, porque Ele sempre fornece o que promete. Ele é o Doador definitivo.
Eu pertenço ao rei, e ele me ama, eu sei,
por sua misericórdia e bondade, tão livres,
são incessantemente minhas aonde quer que eu vá,
e meu refúgio infalível é ele. - Smith
Meu Deus suprirá todas as suas necessidades. Filipenses 4:19 David C. Egner
Começando hoje
Se alguém quiser vir atrás de Mim, negue a si mesmo, tome sua cruz diariamente e siga-Me. - Lucas 9:23
Quando Charles Swindoll era jovem, ele foi grandemente influenciado por essa observação de um velho texano: "O problema da vida cristã é que é tão diária".
É verdade. Seguir Jesus é um estilo de vida que se baseia em lições e decisões passadas, mas também depende de nossa dedicação dia após dia. Não podemos viver dos sucessos de ontem, das orações da semana passada ou das histórias da Bíblia que ouvimos quando éramos crianças.
Cada novo dia é um desafio e uma oportunidade. Nossa fé será desafiada, e podemos usar esse desafio como uma oportunidade de crescer em nosso relacionamento com Deus. O próprio Jesus disse que se esperava que aqueles que queriam ser Seus discípulos tivessem uma atitude contínua de abnegação e obediência a Ele. Eis como o Senhor colocou: "Se alguém deseja vir após mim, negue a si mesmo, tome sua cruz diariamente e siga-me" (Lc. 9:23).
À medida que cada dia se desenrola, devemos fazer uma pausa e lembrar que este é um dia dedicado a Deus, que deve ser usado para a Sua glória e que é melhor viver com uma lembrança contínua do que Jesus fez por nós na cruz.
A partir de hoje, vamos olhar a vida dessa maneira. É um compromisso diário.
A vida cristã é mais do que apenas
uma oração de fé feita no passado;
Dedica todos os dias
Viver para Cristo e o que vai durar. —Sesper
Dedicação a Cristo não é apenas uma escolha única, é um desafio diário.
Dave Branon