Ministério
No território inimigo
Quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus. - Romanos 5:10
A luta foi acirrada nos dias que antecederam o Natal durante a Primeira Guerra Mundial. Um soldado alemão saiu de sua trincheira e tentou avançar, mas foi atingido por tiros e gravemente ferido. Enquanto tentava voltar à segurança, ficou preso em arame farpado. Depois que seus gritos se transformaram em gemidos, um americano saiu de sua trincheira e avançou em direção ao homem ferido.
Quando os dois comandantes opostos viram o que estava acontecendo, eles ordenaram que suas tropas parassem de atirar. No silêncio sinistro, o americano consolou e libertou o alemão ferido, depois o levou aos braços de seus camaradas. As armas permaneceram em silêncio até que ele retornou à sua trincheira.
Esta é uma história inspiradora, mas conheço uma história ainda mais dramática. Jesus, por causa do amor de Deus, atravessou o “território inimigo” para nos resgatar da morte espiritual. Mesmo que nós merecemos morrer, Ele desinteressadamente aceitou a humilhação, a dor e a morte da cruz para pagar o preço pelo nosso pecado. O apóstolo Paulo escreveu: "Quando ainda estávamos sem força, no devido tempo, Cristo morreu pelos ímpios" (Rom. 5: 6).
Durante esta época movimentada de Natal, vamos nos lembrar com admiração e imaginar o que Jesus fez por nós. Ele nasceu para sermos resgatados da morte eterna.
Hark! Os anjos anunciantes cantam:
"Glória ao rei recém-nascido;
Paz na terra e misericórdia suave -
Deus e os pecadores reconciliados!" -
Wesley
O nascimento de Cristo trouxe Deus ao homem; A morte de Cristo leva o homem a Deus. David C. Egner
O bebê cresceu
Você chamará o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos pecados deles. - Mateus 1:21
Até os cristãos podem perder o objetivo da história do Natal se não forem cuidadosos. Halford E. Luccock alertou sobre esse perigo em um ensaio instigante. Ele escreveu: “Podemos ficar tão encantados com a história de um bebê que ficamos sentimentais com isso. Não pede que façamos algo a respeito; não exige nenhuma mudança vital em nossa maneira de pensar e viver.
“A grande questão para nós é a seguinte: o nosso Natal ainda é apenas uma história sobre um bebê, ou é mais, uma história sem morte sobre uma pessoa na qual o bebê cresceu, que pode resgatar o mundo de seus pecados e que nos chama em parceria com Seus grandes e poderosos propósitos? ”
Quando o anjo do Senhor apareceu a José, ele disse: "Você chamará o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles" (Mt 1:21). Somente quando vemos o nascimento de Jesus à luz de Sua crucificação e ressurreição é que conseguimos compreender todo o significado da vinda de Cristo.
Com os olhos bem abertos neste Natal, responda a Deus com amor e comprometimento pelo presente de Seu Filho. Concentre seus pensamentos, ações e motivações para honrar o bebê que cresceu e morreu por todos os nossos pecados.
Cristo Salvador nasceu!
Quando olharmos além da manjedoura
Para a cruz do Calvário,
saberemos o motivo pelo qual o Natal
traz tanta alegria para você e para mim. —DJD
A missão da cruz está oculta na mensagem do berço. David C. McCasland
'Vida com quatro olhos'
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça. . . . Bem-aventurados os misericordiosos. - Mateus 5: 6-7
Um peixe parecido com um peixinho da América do Sul é chamado de “quatro olhos” porque sabe como tirar o melhor de dois mundos. O Criador projetou seus grandes olhos esbugalhados com uma lente de ar na metade superior e uma lente de água na metade inferior. Ao cruzar a superfície da água, é capaz de olhar o mundo acima e o mundo abaixo.
Em certo sentido, os crentes em Cristo devem ser como este peixinho. Ao passarmos pela vida, precisamos olhar para o céu e também para o mundo ao nosso redor. O olhar para o céu nos permite focalizar o que Deus diz ser verdadeiro e correto, e o olhar para o "terreno" nos ajuda a ver oportunidades de demonstrar compaixão cristã às pessoas envolvidas em pecado.
No Sermão da Montanha, Jesus falou sobre buscar a justiça e mostrar misericórdia (Mt 5: 6-7). O apóstolo Paulo reforçou esses dois conceitos quando disse aos coríntios que defendessem os padrões de Deus, mas também mostrassem misericórdia a um irmão arrependido (1 Cor. 5: 1-5; 2 Cor. 2: 1-7).
Ninguém está em melhor posição para ver os dois mundos claramente do que aqueles que têm Cristo vivendo dentro. Nossos olhos foram abertos para a verdade de Deus e temos o Espírito para nos capacitar a responder com amor às necessidades que nos cercam. É disso que se trata "vida com quatro olhos".
Que sabedoria está na gentileza!
Que força a verdadeira mansidão possui!
À medida que a verdade se combina com o amor cristão,
uma história de bem se desenrola. —DJD
Mantenha a verdade de Deus em sua cabeça e o amor de Deus em seu coração. Mart DeHaan
O Cristo do Natal
No mundo você terá tribulações; mas tenha bom ânimo, venci o mundo. - João 16:33
Um cristão desanimado me disse em um Natal: “A vinda de Cristo à terra fez pouca diferença na minha vida. Ainda tenho muitas provações. ”Isso me fez pensar na diferença que a vida de Jesus fez. Eu refleti sobre essas quatro verdades:
Jesus não permaneceu um bebê. Ele cresceu para ser "forte em espírito" (Lc. 1:80) e tinha um ministério eficaz de ensino e cura (Mt 9:35).
Nosso Senhor crucificado não permaneceu na sepultura. Ele ressuscitou para ser nosso Salvador vivo (Mt 28: 1-7; Ap 1:18).
Nosso Salvador ressuscitado não permaneceu na terra. Ele subiu ao céu para preparar um lugar para nós e enviar o Espírito Santo para habitar em nós (João 14: 2,25-26; Atos 1: 9).
Nosso Senhor ascendido não permanecerá no céu. Ele voltará para nos levar para casa, para estar com Ele (João 14: 3).
O nascimento de Cristo fez a diferença, mas isso não significa que teremos uma vida livre de problemas. Jesus disse: “No mundo você terá tribulações.” Mas depois acrescentou: “Tenha bom ânimo, venci o mundo” (João 16:33). Como a presença e o poder de Cristo estão dentro de nós, podemos triunfar sobre as provações. Isso é motivo para uma boa alegria!
Em vez de sermos esmagados pelas provações, podemos enfrentá-los com confiança, porque Cristo faz a diferença.
Jesus disse que teríamos problemas
neste mundo tão cheio de pecados,
mas não precisamos ser desencorajados -
Ele dará paz e alegria interior. —Sper
Não seremos derrotados por nada se dependermos de Cristo para tudo. Joanie Yoder
Nascer do sol no céu
Agora é o tempo aceito; eis que agora é o dia da salvação. - 2 Coríntios 6: 2
"É inafundável!" Esse foi o orgulho orgulhoso dos construtores do Titanic, o magnífico transatlântico que em 14 de abril de 1912 caiu durante sua viagem inaugural. A maioria dos 2.100 passageiros foi enviada para a morte.
Em um artigo para a revista dinamarquesa Evangelisten , Ingvald Andersen falou sobre um dos passageiros, John Harper, que foi uma testemunha fervorosa de Cristo. De acordo com um sobrevivente, na noite do desastre, John levou um jovem inglês a acreditar no Salvador.
Logo depois, John foi passear no convés com a filha e a sobrinha. Enquanto admiravam o espetacular pôr do sol, Harper disse: "Vai ser lindo pela manhã".
Para ele e qualquer outro cristão que morreu naquela noite, a manhã seguinte foi linda. O sol nascera no primeiro dia no céu. Andersen, como relatou tudo isso, pediu aos leitores que tivessem certeza de seu próprio relacionamento com Jesus.
Não importa quão segura e serena sua vida possa ser, ela pode terminar em naufrágio a qualquer momento. Portanto, se você nunca fez isso, precisa fazer o que o jovem inglês fez - aceitar a Cristo como seu Salvador agora. Então, independentemente de quando ou como você morrer, o seu será o nascer do sol no céu.
A salvação adiada por muito tempo se torna a tragédia de tarde demais. Vernon Grounds
Lições para as idades
Eles não encontraram nenhuma acusação ou falha, porque ele era fiel. - Daniel 6: 4
As crianças adoram ouvir a história bíblica de Daniel na cova dos leões. Mas esse relato tem lições valiosas para todos nós. Vejamos novamente a fé de um homem idoso chamado Daniel.
A oração é uma tarefa ao longo da vida. Daniel tinha pelo menos 80 anos quando essa história aconteceu. No entanto, as Escrituras dizem que ele orou e deu graças a Deus “três vezes naquele dia. . . como era seu costume desde os primeiros dias ”(v.10). Daniel fora um homem de oração a vida toda - desde a juventude em Jerusalém até os 65 anos na Babilônia.
A fidelidade é um testemunho inegável. Quando Daniel foi jogado na cova dos leões, Dario disse: “Seu Deus, a quem você serve continuamente, Ele te livrará” (v.16). O testemunho de Daniel de confiança em Deus era bem conhecido (vv.1-4) - mesmo para um rei que queria que as pessoas o adorassem em vez de Deus.
Deus recompensa a fidelidade. Daniel foi poupado "porque ele creu em seu Deus" (v.23). Como resultado, o rei disse ao seu povo que voltasse sua fé para Deus. Daniel continuou a prosperar sob o reinado de Dario (v.28).
Você está enfrentando uma “cova dos leões” hoje? Lembre-se da fidelidade de Daniel e imite-a confiando na fidelidade de Deus.
Embora o estresse e a tensão da vida
Meu fio de fé possa romper,
O cabo de Sua fidelidade
Nenhuma tempestade pode abalar. - Anon.
Deus prova nossa fé para que possamos confiar em Sua fidelidade. Dave Branon
um ingresso para o Társis
Jonas levantou-se para fugir para Társis da presença do Senhor. - Jonas 1: 3
Um seguidor idoso de Cristo estava falando comigo sobre sua jornada pessoal com o Senhor. Em um ponto de sua vida, depois de alguns termos de trabalho missionário, ela perdeu o entusiasmo por servir a Deus. Embora ela tenha continuado a cumprir suas responsabilidades, ela tentou fugir de Deus. Ela comprou um "ingresso para Társis", para usar suas próprias palavras, enterrando-se na leitura.
Nosso Deus amoroso e persistente não deixou que esse missionário se afastasse dele. Assim como fez com Jonas, o Senhor chamou sua atenção e a atraiu de volta para Si mesmo. Ela agora O serve com um coração disposto, compassivo e alegre.
Qualquer pessoa que serve ao Senhor - líder ou leigo - pode enfrentar a tentação de "sair" de Deus. Quer nos apetecer fugir da vontade de Deus, como Jonas fez, ou se devagar e silenciosamente tentamos escapar, como este missionário relutante tentou fazer, deixamos nossos corações esfriarem e silenciamos nossos ouvidos à voz do Espírito Santo.
O Senhor não permitirá que você "navegue para Társis". Agora mesmo, ele pode estar chamando você de volta para Si mesmo. Se assim for, caia de joelhos e clame a Deus. Diga a Ele que você rasgou sua passagem para Társis e que está voltando para Ele.
Desviei-me, Senhor, e me desviei,
desobedeci à tua voz;
Mas agora contrito de coração eu me viro
E faço da tua vontade minha escolha. —DJD
Nunca é cedo demais para voltar para Deus. David C. Egner
Um tempo para esquecer
Esquecendo as coisas que estão por trás e alcançando as coisas que estão à frente. - Filipenses 3:13
O final de um ano e o surgimento de um novo oferecem uma excelente oportunidade para limpar a lousa e começar de novo. O conhecido pregador Henry Ward Beecher (1813-1887) disse: “Passamos mais um ano. Mais um longo estágio na jornada da vida, com suas subidas e descidas, poeira, lama, pedras, espinhos e cargas que desgastam os ombros. O ano velho está morto. Role para longe. Deixe ir. Deus, em Sua providência, nos tirou dela. Já se foi; . . . seu mal se foi; seus bons restos. O mal pereceu e o bem sobrevive.
Aqueles que conhecem o Senhor Jesus como seu Salvador podem deixar o passado e seguir em frente com segurança, porque Jesus oferece perdão e esperança. Tendo confessado seu pecado, “esquecendo as coisas que estão por trás”, eles podem enfrentar com confiança o futuro, “alcançando as coisas que estão à frente” (Filipenses 3:13). Lembrar a fidelidade de Deus e esquecer os erros do passado fará do ingresso no novo ano um momento de alegre antecipação.
Sim, podemos deixar para trás os pecados e fracassos do ano passado, aceitar o perdão de Deus e seguir em frente. No que diz respeito às nossas deficiências, podemos tornar o início do novo ano um momento para esquecer.
Não olhe para trás ontem
Tão cheio de fracassos e arrependimentos;
Olhe para frente e busque o caminho de Deus -
Todo pecado confessou que você deve esquecer. —DJD
Nunca deixe um passado sombrio nublar um futuro brilhante. Richard DeHaan
Elogios ao Criador
Você sozinho é o Senhor; Você fez o céu. . . a terra e tudo nela. - Neemias 9: 6
Escritura de hoje : Gênesis 1: 1-13
“No princípio” (Gênesis 1: 1) não é o único lugar na Bíblia onde lemos sobre criação. O notável trabalho da criação de Deus não é um fenômeno de passagem única. Tecidas ao longo das Escrituras são lembretes de que Deus formou nosso mundo - dizendo-nos repetidamente como é vital acreditar que o universo e tudo nele vieram através da obra magistral de Sua mão poderosa.
Precisamos desse lembrete. Caso contrário, poderíamos facilmente ser influenciados pelo ensino que ouvimos continuamente de alguns educadores que mantêm uma visão das origens que exclui Deus.
No entanto, essa não é a principal razão para explorar o que a Palavra de Deus diz sobre a criação. Não, a principal razão pela qual precisamos reconhecer o papel de Deus em trazer tudo à existência é para que possamos louvá-Lo.
A Bíblia nos diz que Deus criou: “os fundamentos da terra” (Sl 104: 5); sol, lua, estrelas e os céus (Sl. 148: 1-5); "Os confins da terra" (Isaías 40:28); relâmpagos, chuva, vento (Jr 10:13); pessoas (Mal. 2:10); "Todas as coisas" (Ef. 3: 9; Col. 1:16).
Olhar em volta. Veja a Bíblia, a Palavra de Deus. Veja a mão do Deus Todo-Poderoso. E louve-O por Seu trabalho poderoso e criativo.
Refletir e orar
A grandeza de nosso Deus é vista
no céu, no mar e na floresta;
Todas as criaturas vivas, grandes e pequenas,
revelam o Deus que as criou. —DJD
A obra de Deus de criar está concluída; nosso trabalho de louvor está apenas começando. Dave Branon
Aleluia!
Louvem o nome do Senhor, pois somente o seu nome é exaltado. - Salmos 148: 13
Escritura de hoje : Salmos 148: 1-14
Recentemente, vi um comercial de televisão que fazia parecer que peixes e animais estavam cantando “O Coro da Aleluia”. A princípio, parecia um pouco absurdo e até sacrílego ver peixes-anjo e ursos pardos falando a palavra aleluia . Mas, enquanto eu pensava sobre isso, uma passagem das Escrituras me veio à mente.
O Salmo 148 exige que tudo na criação louve ao Senhor. Incluídos no convite estão “grandes criaturas do mar” (v.7), “bestas e todo o gado; coisas rastejantes e aves voadoras ”(v.10). Não é exatamente a multidão habitual no coro ou na congregação no domingo de manhã!
Ao ler o Salmo 148, conte o número de diferentes elementos da criação de Deus que são convidados a se unir para louvar ao Senhor. Entre eles estão anjos, estrelas, criaturas marinhas, montanhas, árvores, animais, reis e príncipes, homens e mulheres, jovens e velhos.
O salmista clamou: “Louvem eles o nome do Senhor, porque somente o seu nome é exaltado; A sua glória está acima da terra e do céu ”(v.13). Alguém ou alguma coisa está excluída deste convite? Parece que não.
Neste dia e ao longo do ano, cada um de nós pode responder a esse chamado para louvar a Deus de uma maneira alegre e duradoura. Vamos nos juntar a toda a criação para celebrar a grandeza de nosso Deus!
Refletir e orar
Quando todas as Tuas misericórdias, ó meu Deus,
minha alma em ascensão inspeciona,
Transportadas com a visão, eu estou perdido
Em maravilha, amor e louvor. —Addison
Que tudo que respira louve ao Senhor. - Salmo 150: 6 David C. McCasland
Você tem seus ouvidos?
Samuel respondeu: "Fala, porque o teu servo ouve." - 1 Samuel 3:10
escritura de hoje : 1 Samuel 3: 1-10
Os pagers parecem estar em toda parte nos dias de hoje. As pessoas que têm um desses dispositivos presos ao cinto recebem um sinal quando necessário. Ser capaz de manter contato com sua casa ou escritório pode dar-lhes uma grande tranqüilidade. Eles sabem que, se alguém quiser contatá-los, poderá ser encontrado em qualquer lugar e a qualquer momento.
Esse é o tipo de linha aberta que precisamos manter com o céu. Qualquer paz de espírito que temos ao carregar um pager ou telefone celular é mínima em comparação com a confiança de saber que quando Deus quer falar conosco por meio de Sua Palavra, estamos em posição de ouvi-Lo.
Nos capítulos 2 e 3 de 1 Samuel, aprendemos que Eli aparentemente não estava mais nessa posição. Ele havia perdido sua receptividade espiritual porque tolerara o mal por não restringir seus dois filhos por sua maldade. Mas Samuel havia sido dedicado ao Senhor desde a infância e, em sua inocência e abertura, ele pôde ouvir a mensagem do céu.
Verifique os "ouvidos" do seu coração. Eles são monótonos porque você está desobedecendo ao Senhor? Você pode recuperar a confiança de uma consciência limpa, confessando seu pecado. Então você poderá dizer: "Fale, pois o seu servo ouve".
Refletir e orar
Se você não consegue ouvir Deus falando, verifique o controle de volume da sua consciência. Mart DeHaan
Temporário ou eterno
As coisas que são vistas são temporárias, mas as que não são vistas são eternas. -
2 Coríntios 4:18
escritura de hoje : Salmo 102: 24-27
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo eram maravilhosas! Essas criações impressionantes da genialidade humana incluem o Túmulo de Mausolos, construído em 350 aC; o templo de Ártemis em Éfeso; os Jardins Suspensos da Babilônia; Farol do rei Ptolomeu perto de Alexandria; a estátua de 30 metros de Apolo, chamada Colosso de Rodes; a estátua de 40 pés de Zeus na cidade de Olympia; e as grandes pirâmides do Egito.
Seis dessas realizações notáveis foram destruídas - o farol de Ptolomeu por um terremoto e as outras cinco demolidas por saqueadores. Apenas as pirâmides permanecem para nos encher de admiração.
Podemos nos maravilhar com essas sete maravilhas, mas nunca devemos esquecer que tudo em nosso mundo é temporário. Lembro-me de olhar para o horizonte da cidade de Nova York a partir da popa de um barco e relembrar as linhas de um hino: “Todos eles perecerão, pedra sobre pedra; mas não o teu reino nem o teu trono. ”
O escritor de Hebreus disse: “Visto que estamos recebendo um reino que não pode ser abalado, deixe-nos. . . sirva a Deus de maneira aceitável com reverência e temor a Deus ”(12:28). Essas palavras e as palavras do Salmo 102 nos ajudam a manter em perspectiva o temporário e o eterno.
Refletir e orar
Velozes e próximos do pequeno dia da vida,
as alegrias da Terra diminuem, suas glórias passam;
Mudança e decadência em tudo que vejo ao redor -
Ó Tu que não mudas, fica comigo! —Lyte
Segure-se firmemente ao que é eterno e vagamente ao que é temporal. Vernon Grounds
Precisamos um do outro
A doçura do amigo de um homem deleita-se com conselhos calorosos. - Provérbios 27: 9
Escritura de hoje : Provérbios 27: 6-17
Em 1948, quatro amigos se reuniram em Modesto, Califórnia, para orar e planejar. Eles queriam que seu ministério evangelístico fosse honrar a Deus e acima de qualquer censura; portanto, concordaram em responsabilizar-se mutuamente pelos princípios de integridade que orientariam sua organização e sua vida pessoal. Eles chamaram o acordo de "Manifesto Modesto". Você pode reconhecer seus nomes: Billy Graham, Grady Wilson, George Beverly Shea e Cliff Barrows.
Somente Deus conhece o impacto espiritual completo de seu alcance evangelístico mundial. Esses homens atribuem a eficácia de seu ministério à importância de permanecer fiéis a Deus e ao “manifesto” que fizeram anos atrás. Sua amizade e compromisso de encorajar um ao outro é o que fez a diferença em suas vidas e ministério.
A maior parte da obra de Deus é realizada por meio de pessoas que são honestas umas com as outras, comprometidas em servir uma à outra e dispostas a receber conselhos sábios uma da outra (Pv 27: 6,17). Quando construímos confiança, trabalharemos juntos sem problemas e veremos Deus trabalhando em nós e através de nós.
Sim, para sermos homens e mulheres íntegros e membros produtivos de nossas igrejas, precisamos um do outro.
Refletir e orar
Compartilhamos um vínculo comum de amor
Que vem de Deus, nosso Pai,
e somos dependentes da força
que atraímos um do outro. —Sper
Precisamos um do outro para fazer o que Deus quer que façamos. David C. Egner
Pedreiros para Deus
Pela fé [Abraão] habitou na terra da promessa. - Hebreus 11: 9
Escritura de hoje : Hebreus 11: 8-12
Na Bíblia, a vida de fé é frequentemente descrita como uma caminhada (Gênesis 17: 1; Sal. 84:11; Mic. 6: 8; Rom. 8: 1; Gálatas 5:25). Para a maioria de nós, nossa peregrinação cristã envolve penúria, um ritmo que às vezes parece pouco espiritual e improdutivo. Meu dicionário define labareda como "abrindo caminho de maneira lenta e perseverante".
Duas das primeiras vítimas de Deus, Abraão e Sara, confiaram nas promessas de Deus, apesar de terem que esperar muitos anos para que essas promessas fossem cumpridas (Hb 11: 8-12).
Outro exemplo de trabalho produtivo é William Carey. Sapateiro de profissão, Carey tornou-se estudioso, linguista e pai de missões modernas. Ele viveu com esse lema: “Espere grandes coisas de Deus; tente grandes coisas para Deus. ”Na velhice, ele deixou uma coisa clara:“ Se, após minha remoção, alguém achar que vale a pena escrever minha vida, darei a você um critério pelo qual você pode julgar. sua correção. Se ele me der crédito por ser um mendigo, ele me descreverá com justiça. Qualquer coisa além disso será demais. ”E acrescentou:“ Eu posso me esforçar. . . . A isso devo tudo.
Você está cumprindo pacientemente suas responsabilidades dadas por Deus pela fé ou sente vontade de desistir? Deus quer que você seja um trapaceiro de propósito.
Refletir e orar
Dia após dia, cumpra sua missão,
com a ajuda de Cristo, mantenha-se em suas tarefas;
Seja encorajado por Sua presença -
Fidelidade é tudo o que Ele pede. - Bosch
O mundo coroa rápido sucesso; Deus coroa a fidelidade a longo prazo. Joanie Yoder
Não seja falso
Não faça suas obras de caridade diante dos homens, para serem vistas por eles. - Mateus 6: 1
Escritura de hoje : Mateus 6: 1-18
Todos os dias, milhares de pessoas viajam de Hong Kong a Shenzhen, China, e vão direto para Lo Wu Commercial City, um shopping gigante que vende imitações de itens de luxo. Em um artigo do New York Times , Mark Landler diz: "Com cinco andares e 500.000 pés quadrados de espaço de varejo, Lo Wu pode ser a capital mundial de produtos falsificados".
As pessoas pagam ansiosamente US $ 58 por um falso relógio Rolex. Eles compram sapatos Gucci imitados, roupas Fendi e carteiras Chanel por uma fração dos preços cobrados pela peça real. As brigas geralmente surgem quando os compradores lutam pelos produtos mais populares.
Que comentário sobre a tendência do homem de valorizar mais a aparência externa do que a realidade! Pagamos muito dinheiro para ter a etiqueta e a aparência corretas, mesmo que a mercadoria não seja autêntica.
Essa tendência também pode ser vista em assuntos espirituais. Em Mateus 6, Jesus condenou os fariseus por sua hipocrisia. Eles fizeram boas ações (v.2), oraram (v.5) e jejuaram (v.16) para criar uma aparência de serem devotados a Deus. Eles pareciam genuínos, mas seus corações estavam longe dele.
A solução para a hipocrisia é encontrada na oração que Jesus ensinou aos discípulos (vv.9-13). Ao orarmos sinceramente, paramos de fingir e nos tornamos reais com Deus.
Refletir e orar
Oh, como temos medo de largar nossas máscaras!
Sabemos tão bem o que está dentro;
No entanto, Cristo poderia usar nossas vidas para abençoar
Se primeiro formos purificados do pecado. - Rápido
Quanto mais você trabalha no que deveria ser, menos tentará esconder o que é. David C. McCasland
Um teste de fé
Deus proverá para Si o cordeiro. -
Gênesis 22: 8
Escritura de hoje : Gênesis 22: 1-14
Quando eu era garoto, não gostava da história de Abraão indo ao monte Moriá para sacrificar seu filho Isaac. Por que Deus disse a Abraão para fazer uma coisa dessas? Eu era filho único e não queria que isso acontecesse comigo! Meus pais me garantiram que Deus estava testando a fé de Abraão. E ele passou no teste. Mesmo com a faca na mão, Abraão creu em Deus (Gn 22: 8-10). Ele havia aprendido que o Senhor podia ser confiável.
É fácil fazer uma profissão de fé. Mas o verdadeiro teste ocorre quando Deus nos pede para colocar nossos preciosos tesouros em risco. Assim como Abraão, a questão se torna uma questão de obediência. Uma empresária perdeu um emprego bem remunerado porque não comprometeria seus padrões. E um pastor foi expulso de sua igreja quando ele obedeceu à Palavra de Deus e falou sobre racismo em sua congregação.
Essas pessoas não deveriam ter sido recompensadas quando fizeram a coisa certa? A fé encontra seu teste mais difícil quando sentimos que o Senhor não recompensou nossa fidelidade.
Você pode ter que devolver a Deus algo que sente que Ele lhe deu. Aprenda a ver esse teste como uma oportunidade para demonstrar sua fé naquele que sempre cumpre as promessas dele - mesmo quando você não entende.
Refletir e orar
Fique quieta, minha alma - o Senhor está do seu lado!
Carregue pacientemente a cruz de pesar ou dor;
Deixa ao teu Deus ordenar e prover -
Em toda mudança, Ele permanecerá fiel. - Schlegel
Fé é a capacidade de ver Deus no escuro. Haddon W. Robinson
Fique na luz do sol!
Se você guardar os meus mandamentos, permanecerá no meu amor. - João 15:10
Escritura de hoje : João 15: 5-17
Em seu livro O melhor ainda está por vir , Henry Durbanville contou a história de uma garotinha em Londres que ganhou um prêmio em um show de flores. Sua entrada foi cultivada em um velho bule de chá rachado e colocada na janela traseira do sótão de uma casa em ruínas. Quando lhe perguntaram como ela conseguiu cultivar uma flor tão adorável em um ambiente tão improvável, ela disse que a movia para sempre estar sob a luz do sol.
Durbanville então lembrou a seus leitores as palavras de Jesus: “Como o Pai me amou, eu também te amei; permanece no meu amor ”(João 15: 9). Aprendemos com isso que também devemos nos manter continuamente no calor do amor de Cristo.
Permanecemos no amor de Cristo quando mostramos amor aos outros. Jesus deixou isso claro quando disse: “Se você guardar os meus mandamentos, permanecerá no meu amor. . . . Este é o meu mandamento: que vocês se amem como eu te amei. Um amor maior não tem ninguém além disso, do que dar a vida por seus amigos ”(vv.10,12-13).
Sentimos o calor do amor de Cristo quando obedecemos ao Seu mandamento de amar e servir aos outros. Essa é a maneira de ficar ao sol!
Refletir e orar
PARA ESTUDO ADICIONAL
Quais são algumas das maneiras pelas quais Jesus demonstrou amor?
(Mt. 5: 1-2; 8: 14-17; 15: 32-39; 19: 13-15; 27: 33-35)
Como podemos mostrar o amor de Cristo aos outros?
(Mt. 28: 19-20; Gál. 5:13; 6: 1-2; Col. 3:13)
Nosso amor a Deus é visto em nosso amor pelos outros. Richard DeHaan
Consciência e Consequência
Ele nos livrará da sua mão, ó rei. Mas se não,. . . nós não servimos seus deuses. - Daniel 3: 17-18
Escritura de hoje : Daniel 3: 1-18
Quase todos os dias enfrentamos questões de consciência. Devemos escolher entre fazer o que agrada a Deus e o que agrada aos nossos próprios desejos egoístas.
Os funcionários do governo podem ficar tentados a aceitar subornos e a tomar decisões antiéticas. Às vezes, os funcionários são solicitados a reorganizar números ou registrar relatórios falsos. Os alunos geralmente enfrentam tentações como trapaça e plágio.
Como cristãos, enfrentamos situações em nossa vida cotidiana que testam a consciência. Eles nos ajudam a ver se levamos a sério a integridade que Deus espera de nós. Sabemos que nossas escolhas terão consequências boas ou más, mas o verdadeiro teste ocorre quando precisamos decidir o que fazer.
Qual é a maior proteção contra a tomada de decisão errada? É confiar em Deus que cuide de nós enquanto escolhemos fazer o que é certo, independentemente do resultado.
Em Daniel 3, Shadrach e seus amigos decidiram não se curvar diante da imagem dourada. Eles ousaram desobedecer ao rei porque confiavam em Deus. Eles disseram que, mesmo que o Senhor não os libertasse, eles ainda confiariam nEle (vv.17-18).
Quando enfrentamos questões de consciência, também podemos fazer a coisa certa - e deixar as consequências com Deus.
Refletir e orar
Seja a estrada áspera e sombria,
e o seu fim muito longe da vista;
Ponha-o bravamente, forte ou cansado -
Confie em Deus e faça o que é certo. —Macleod
Se a Palavra de Deus guia sua consciência, deixe sua consciência ser seu guia. Dave Branon
Eu tenho medo de Deus
Nosso Deus é um fogo consumidor. -
Hebreus 12:29
Escritura de hoje : Hebreus 12: 25-29
Muitas vezes conversei com as pessoas sobre nossa necessidade de temer a Deus. Já ouvi eles responderem algo assim: “Você realmente não tem medo de Deus, tem? Eu nunca acreditaria nesse tipo de Deus.
Sim, tenho medo de Deus e não tenho medo de admitir. Eu também tenho medo de água. Isso não significa que não gosto de pescar e nadar. Mas nunca quero esquecer o poder que leva a vida de um rio, um lago ou um oceano.
De uma maneira mais pessoal, lembro-me de um menino temendo meu pai. Eu o amava e sabia que ele me amava e estava preocupado com o meu bem. Mas eu respeitava sua autoridade como meu pai e tinha medo das medidas corretivas que ele tomaria se eu fizesse algo errado.
O mesmo é verdade no meu relacionamento com Deus. Eu tenho respeito por Ele e Sua santidade. E porque amo, eu O amo e quero estar perto dele. Desejo amar o que Ele ama e odiar o que Ele odeia. Quero viver com a consciência de que Ele deve ser temido mais do que ninguém. Satanás e as pessoas podem destruir o corpo, mas Deus é "um fogo consumidor" que pode "destruir a alma e o corpo no inferno" (Mt 10:28).
Somente quando tememos a Deus, nós O amamos verdadeiramente. E somente à medida que esse amor cresce, garante que nosso medo de Deus é o tipo certo de medo.
Refletir e orar
Temer ao Senhor significa dar-Lhe
nossa reverência, confiança e reverência,
reconhecendo Sua soberania,
submetendo-nos à Sua lei. —Hess
Tema a Deus e você não terá mais nada a temer. Mart DeHaan
Jogo de espera
Ele será muito gentil com você ao som do seu clamor; quando ele ouvir, ele responderá. -
Isaías 30:19
Escritura de hoje : Isaías 30: 12-19
Às vezes, demoramos a pedir perdão a Deus. Nós carregamos nossa culpa por dias, semanas ou até mais antes de lidar com nosso pecado. Por que esperamos tanto tempo?
Alguns de nós podem achar que ir a Deus imediatamente torna o perdão barato. Outros podem considerar arrogante esperar que Deus perdoe.
Em Isaías 30: 18-19, o Senhor disse a Israel, obstinado e não arrependido, que estava esperando ser gentil com eles. Ele prometeu que, no momento em que ouvisse o clamor deles, seria misericordioso e responderia a eles.
A ânsia de Deus em perdoar o pecado tornou-se mais clara através do sofrimento de Cristo na cruz. Sua morte foi suficiente para pagar a penalidade pelo pecado, para que ele pudesse oferecer perdão a todos no mundo inteiro (1 João 2: 2). Portanto, podemos “chegar ousadamente ao trono da graça, a fim de obter misericórdia e encontrar graça para ajudar em momentos de necessidade” (Hb 4:16). A palavra corajosamente significa “com confiança, não com arrogância; livremente, não de forma barata. ”A frase em tempos de necessidade significa“ sem demora ”.
Você precisa de perdão? Deus está esperando que você o receba. Se você se arrepender e chegar com ousadia a Ele sem demora, Ele não o deixará esperando. Ao som da sua voz, Ele será muito gentil com você.
Refletir e orar
Se você se rebelou e se afastou
Do que você sabe que é verdade,
volte para Deus - Ele perdoará;
Seu perdão espera por você. —Sper
O perdão é livre, mas devemos aceitá-lo.
Joanie Yoder