Ministério
Pregadores descuidados
Não faça conforme as suas obras; porque eles dizem e não fazem. - Mateus 23: 3
Alguns oponentes do cristianismo podem não ser tanto contra Cristo quanto são contra a hipocrisia. Ironicamente, não ocorreu a eles que ninguém era mais contrário à hipocrisia do que o próprio Cristo.
Todos nós conhecemos os escarnecedores que papagaiam sem pensar a frase: “A igreja está cheia de hipócritas!”. Mas não devemos ser negligentes em nossa resposta e descartar tais pronunciamentos sem levar em conta que eles sejam verdadeiros.
Nós tendemos a pensar que não é verdade de nós. Mas vamos pensar de novo. Quantas vezes fomos como a mulher cristã que olhou pela janela, apenas para ver uma vizinha barulhenta e barulhenta se aproximando da porta! Suas filhas jovens e impressionáveis ouviram-na grunhir: “Oh, não - ela não de novo!” Ao que ela abriu a porta e disse sem sinceridade: “Que bom ver você!”
Nossos lábios e nossas vidas freqüentemente pregam uma mensagem mista. Na leitura de hoje, Jesus descreveu os mestres hipócritas da lei e advertiu Seus discípulos: “Não façam conforme as suas obras; porque dizem e não fazem ”(Mt 23: 3).
Deus nos livre de que algum oponente de Cristo seja influenciado pela hipocrisia descuidada em nossas vidas. Senhor, ajude-nos a sermos cuidadosos "pregadores".
Você pode enganar o infeliz público,
Você pode ser uma fraude sutil,
Você pode esconder sua pequena mesquinhez,
Mas você não pode enganar a Deus! —Kleiser
Um hipócrita reza de joelhos no domingo e ataca seus vizinhos na segunda-feira. Joanie Yoder
Nossa única esperança
Nós devemos viver. . . piedosa na presente era, procurando a abençoada esperança. - Tito 2: 12-13
Um autor desconhecido escreveu: “Quando eu me converti pela primeira vez, e por alguns anos depois, a segunda vinda de Cristo foi uma idéia emocionante, uma esperança abençoada, uma promessa gloriosa, o tema de algumas das canções mais inspiradoras da igreja.
“Mais tarde, tornou-se um princípio aceito de fé, uma doutrina cardeal, uma espécie de marca registrada invisível do meu ministério. Foi a arena favorita das minhas discussões teológicas, no púlpito e na imprensa. Agora, de repente, a segunda vinda significa algo mais para mim. Paulo chamou isso de "esperança abençoada". Mas hoje aparece como a única esperança do mundo ”.
Do ponto de vista humano, não há solução para os problemas do mundo. Os líderes parecem estar completamente frustrados em tentar lidar com a agitação e aumentar a violência na sociedade. A única solução completa e permanente é encontrada no retorno de Cristo. Quando Ele vier, Ele estabelecerá o Seu reino. Ele governará as nações em justiça, e “a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar” (Hc 2:14).
Enquanto aguardamos o retorno de nosso Salvador, continuemos orando, trabalhando e observando, enquanto “procuramos a bendita esperança” - nossa única esperança para este mundo.
E pela esperança de seu retorno,
querido Senhor, louvamos o teu nome;
Com saudade corações nós assistimos e esperamos
Para aquele grande dia de dias! - Sherwood
À medida que este mundo se torna mais escuro, o retorno prometido do Filho torna-se mais brilhante. Richard DeHaan
Tempos de Problemas
O grande dia do Senhor é. . . um dia de problemas e aflições. - Sofonias 1: 14-15
A turbulência continua a se agitar em muitas partes da antiga União Soviética. A agitação, a revolta, a fome, o desemprego e a grave escassez ainda atormentam a maior parte da terra. Isso levou um importante jornalista russo a se referir a esses dias como smutnoye vremya, o "tempo de angústia".
A Bíblia usa uma frase semelhante para descrever os eventos do fim dos tempos. Eles ocorrerão durante a era profética chamada “o dia do Senhor” (Isaías 2: 12-22). Será um tempo de terrível tribulação, durante o qual a humanidade sofrerá como nunca antes. Haverá terremotos, fome, guerra e morte (Apocalipse 6).
Durante este período, os judeus serão destacados. Sua perseguição será tão intensa que a época é profeticamente referida em Jeremias 30: 7 como “o tempo da angústia de Jacó”. Mas esse versículo termina com a maravilhosa promessa de que os judeus “serão salvos dela”. tribulação intensa os levará à fé no verdadeiro Messias.
Como seguidores de Cristo, nos deparamos com momentos pessoais de dificuldade. O apóstolo Pedro escreveu: “Se alguém sofre como cristão, deixe-o. . . glorifique a Deus ”(1 Pe 4:16). Nossos “tempos de angústia” pessoais são oportunidades para o Senhor nos mostrar Sua provisão, proteção e amor.
A presença invisível de Deus me conforta,
eu sei que ele está sempre perto;
E quando as tempestades da vida assediam minha alma,
Ele diz: “Meu filho, não tenha medo.” —DJD
Tempos de dificuldade são tempos de confiança. David C. Egner
Deus das estrelas
Existe um Deus no céu que revela segredos. - Daniel 2:28
Uma olhada no jornal diário nos diz que a vida moderna ainda está infectada pela antiga prática da astrologia. Convidados em talk shows discutem seus signos astrológicos com a mesma facilidade com que discutem seus divórcios. A televisão noturna oferece os serviços de astrônomos por telefone a quatro dólares por minuto. A esposa de um recente presidente dos Estados Unidos consultou um astrólogo para aconselhamento sobre a agenda de viagens do marido.
Quando jovem, Agostinho (354-430) consultou astrólogos. Nos últimos anos, no entanto, ele se opôs à prática. Porque a astrologia assume que a posição das estrelas no momento do nosso nascimento determina a personalidade e o curso da nossa vida, Agostinho perguntou: “Por que, na vida dos gêmeos - em suas ações, os eventos que lhes acontecem, suas profissões, artes , honras e outras coisas relativas à vida humana, bem como em suas próprias mortes - há sempre uma diferença tão grande que, no que diz respeito a essas coisas, muitos estranhos são mais parecidos com eles do que com os outros? "
Nossas vidas não são moldadas por estrelas sem vida, mas pelo Deus que criou as estrelas e nós também. Ele nos revelou na Bíblia nosso destino em Jesus Cristo.
Eu não procurarei saber os anos futuros,
nem nuvem hoje com os medos sombrios de amanhã;
Eu pedirei apenas luz clara do céu para mostrar
Como passo a passo minha peregrinação deveria ir. —Anon.
Você não precisa saber para onde está indo se souber que Deus está liderando. Haddon W. Robinson
Thomas insensível
Palavras agradáveis são como um favo de mel, doçura para a alma e saúde para os ossos. - Provérbios 16:24
Algumas pessoas são boas em estourar o balão daqueles que estão sentindo a empolgação de uma nova experiência. E seu espírito negativo tende a desencorajar os outros.
Um novo convertido ficou entusiasmado com uma resposta à oração. "Eu tinha um pneu furado e não conseguia fazer o meu macaco funcionar", disse ele ao pastor. “Eu rezei para que alguém parasse para me ajudar, e em um minuto um homem apareceu e me fez logo.” O pastor respondeu: “Agora, não fique muito animado. Ele poderia ter parado mesmo se você não tivesse orado!
Os discípulos de Jesus estavam excitados. Eles conversaram com o Senhor ressuscitado e ficaram cheios de alegria e confiança. Mas Thomas, que não estava com eles naquela primeira noite de Páscoa, estava cético. Ele disse: “A menos que eu veja. . . Não crerei ”(Jo. 20:25). Sim, foi uma notícia surpreendente. Ainda assim, Thomas poderia ter respondido positivamente se ele tivesse recordado o que Jesus havia prometido. Ele poderia ter dito: "Eu estou tendo dificuldade em acreditar em você, mas eu posso ver como você está animado, e eu realmente quero ver a mim mesmo Jesus." Em vez disso, ele deixou escapar sua incredulidade, e eu não posso ajudar, mas sinto que isso amorteceu a alegria dos outros discípulos.
Senhor, ajude-nos a responder às pessoas com palavras gentis e sensíveis - mesmo quando tivermos dúvidas.
Cuidado com aqueles que estão distantes
E cumprimente cada empreitada com repreensão;
O mundo pararia se as coisas fossem executadas
por homens que dizem: "Não pode ser feito!"
Trabalhe na construção de pessoas, não as destruindo. Herbert Vander Lugt
Qual é o próximo?
Senhor, o que você quer que eu faça? - Atos 9: 6
Tendo acabado de receber o Senhor Jesus como seu Salvador do pecado, um jovem entusiástico deixou escapar: “Agora, o que eu faço? O que vem depois? Ele teve a ideia certa! Embora nada tivesse que ser feito para receber a salvação, havia muito mais a fazer para servir a Deus.
A Bíblia, em Efésios 2: 8-9, deixa bem claro que somos salvos pela graça através da fé. Nós nunca poderíamos fazer nada para merecer a salvação. O melhor que temos a oferecer não é bom o suficiente para atender aos santos padrões do Senhor. Vivenciamos o perdão do pecado, encontramos a paz com Deus, temos a promessa do céu e nos tornamos possuidores da vida eterna confiando no Senhor Jesus e somente nEle. É impossível alguém ganhar esses favores!
Após a conversão, no entanto, devemos responder como aquele menino e o apóstolo Paulo fizeram: “Agora, o que eu faço? O que vem depois? ”Imediatamente depois de afirmar que não somos salvos por obras, Efésios 2 nos diz:“ Somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que andássemos nelas ”(v.10) .
Primeiro, há fé, depois vem o serviço. Nós acreditamos nos tornar cristãos. Nós servimos porque fomos salvos. Isso é o próximo!
Oh, o que posso dar ao Mestre,
Aquele que do pecado me libertou?
Eu darei a ele uma vida de serviço
para agradecer a Ele por morrer por mim. - k. De Haan
Não podemos trabalhar pela salvação, mas a salvação é seguida por obras. Richard DeHaan
A igreja no mundo
Aqueles que foram dispersos foram por toda parte pregando a Palavra. - Atos 8: 4
Recentemente vi uma foto de pessoas saindo de uma igreja depois de um culto. Eles estavam carregando Bíblias e sorrindo. Quando olhei para aqueles homens, mulheres e crianças, pensei, lá vai a igreja. O prédio ficará, e será referido como "uma igreja". Mas esses tijolos não podem pregar e esses bancos não podem testemunhar. Somente pessoas podem fazer isso.
O autor RC Sproul escreveu: "Onde está o povo de Deus, há a igreja - sob o senhorio de Cristo e habitada pelo Espírito".
Essa é a essência da comissão que Jesus deu aos seus discípulos pouco antes de deixá-los. Ele lhes prometeu poder do Espírito Santo, e disse que eles seriam Suas testemunhas em Jerusalém, Judéia, Samaria e até o fim da terra (Atos 1: 8). E quando a igreja do primeiro século de Jerusalém ficou sob perseguição, foi o que aconteceu. Eles foram dispersos e proclamaram o evangelho onde quer que fossem (8: 4).
Quando os crentes em Jesus Cristo deixam um culto de adoração, o edifício permanece, mas o povo de Deus - a igreja - se espalha pela comunidade. Ao longo da semana, eles continuam a ser a igreja onde quer que estejam no mundo - em lojas, universidades, restaurantes e casas. Eu me pergunto, o mundo está ouvindo o evangelho da igreja?
O testemunho da igreja na terra
Deve brilhar com a luz mais brilhante
Para todos que precisam do segundo nascimento
E a força para viver corretamente. JDB
O mundo não vai para a igreja, então a igreja deve ir ao mundo. David C. Egner
Uma salvação completa
De acordo com a Sua misericórdia Ele nos salvou. . . que, tendo sido justificados por Sua graça, devemos nos tornar herdeiros. - Tito 3: 5,7
John Newton, autor do célebre hino Amazing Grace, era um homem infeliz aos 23 anos de idade. Estivera envolvido num estilo de vida imoral e estava envolvido no cruel comércio de escravos africanos. Mas ele estava farto de seu modo de vida pecaminoso.
Uma crise chegou em 10 de março de 1748, a bordo de um navio que foi pego em uma tempestade violenta. Pensando que tudo estava perdido, Newton gritou aterrorizado: “Senhor, tem misericórdia de nós!” De repente, a palavra misericórdia o atingiu com grande força. Se alguém precisava, ele fez. Naquele momento, ele acreditava em Jesus Cristo como seu Salvador. Deus perdoou seus pecados e quebrou o poder de seu estilo de vida perverso.
O apóstolo Paulo se referiu tanto à misericórdia quanto à graça de Deus na salvação. Ele declarou que é pela graça de Deus que somos justificados e libertos da culpa de nossos pecados (Ti. 3: 7). Mas ele também disse que é a misericórdia de Deus que nos liberta de um estilo de vida que ele descreveu como “tolo, desobediente, enganado, servindo várias luxúrias e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiando e odiando uns aos outros” (v.3).
Vamos agradecer a Deus diariamente por Sua graça e misericórdia. Juntos, eles nos fornecem uma salvação completa.
A plenitude do incomparável amor de Deus
brilha do bendito Calvário;
Que graça e misericórdia nos vieram
quando Jesus morreu sobre aquela árvore! —DJD
Graça e misericórdia são bênçãos imerecidas dadas a pecadores indignos. Herbert Vander Lugt
Mais alto através de julgamento
Também nos gloriamos em tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança. - Romanos 5: 3
Pinheiros caribenhos rotineiramente com furacões ferozes, longos períodos de seca e até incêndios. Mas uma coisa que eles não podem tolerar é o cultivo. Em um quintal bem cuidado com muita água e fertilizante, eles geralmente morrem.
Nós tendemos a ser como aqueles pinheiros. Nos bons tempos, podemos nos tornar complacentes e perder nossa eficácia para Cristo. Mas explosões de julgamento nos lembram de nossa necessidade de depender dEle. Quando nos sentimos mais fracos, podemos realmente ser os mais fortes (2 Co 12:10).
Um turista no Maine estava observando um fazendeiro construir um muro de pedra. Depois de alguns momentos, ele perguntou sobre as estranhas dimensões da parede. Foi de 4 metros de altura e 5 metros de largura. O agricultor explicou: "Estou construindo assim para que, se alguma vez acabar, seja mais alto do que antes."
Sem dúvida, a diligente fabricante de vime disse isso com ironia, mas há uma boa lição a ser tirada dessa história. Mesmo que as tempestades do julgamento pareçam nos surpreender, o Senhor usa essas experiências para nos tornar “mais altos” do que éramos antes.
Às vezes, no meio de grandes provações, pode parecer que o Senhor nos abandonou. Mas podemos "nos gloriar nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança" (Rm 5: 3). Sim, podemos crescer mais alto através de julgamento.
Eu te agradeço, Senhor, pelas provações doloridas,
que me ensinaram a confiar em você mais,
pois quando não encontrei outra estadia,
aprendi a confiar em você todos os dias. —Sorrell
A fé precisa de exercícios para crescer. Henry G. Bosch
Tomando Deus em sua palavra
Estas coisas eu escrevi para você que acredita. . . para que saibais que tens a vida eterna. - 1 João 5:13
Infelizmente, muitos cristãos verdadeiros são atormentados pela dúvida sobre sua salvação. Mesmo que eles tenham entrado em arrependimento e fé em Jesus como seu Salvador, eles ainda se perguntam: "Eu estou realmente salvo?"
Meu falecido marido Bill, muitas vezes contou sobre algo que aconteceu com ele quando ele tinha 2 anos de idade. Um dia ele desobedientemente se desviou de casa e se perdeu. Quando seus pais perceberam que ele estava desaparecido, saíram à procura dele. Finalmente, para o imenso alívio de todos, eles viram o menino choroso e o levaram para casa em segurança.
Dias depois, Billy ouviu sua mãe relatar esse incidente a um visitante. Quando chegou à parte em que saíram à procura dele, Billy começou a reviver a história. "Mamãe, mamãe!" Ele soluçou. “Você já me encontrou?” Surpresa e profundamente tocada por sua dúvida, ela o abraçou e disse: “Claro, meu filho! Você não se lembra daquele momento feliz? Veja, você está com a gente agora, e nós vamos ter certeza de que você é sempre. Isso resolveu para Billy. Ele simplesmente acreditava na palavra dela.
A carta do Novo Testamento de 1 João foi escrita para dar aos crentes a certeza da salvação. Essa garantia pode ser sua quando você aceita a palavra de Deus.
Aquele que se entregou para me salvar,
agora me manterá até o fim;
Em seu cuidado descansando com segurança,
em sua promessa eu dependo. HGB
O trabalho de Cristo nos faz seguros; A Palavra de Deus nos faz seguros. Joanie Yoder
O objetivo mais alto
Cresça na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. - 2 Pedro 3:18
O que você está vivendo em seus poucos anos fugazes aqui nesta terra? Qualquer coisa que não seja fama, riqueza ou influência?
Quando Thomas Naylor estava lecionando administração de negócios na Duke University, ele pediu a seus alunos que elaborassem um plano estratégico pessoal. Ele relata que “com poucas exceções, o que eles queriam se encaixava em três categorias: dinheiro, poder e coisas - coisas muito grandes, incluindo casas de veraneio, automóveis estrangeiros caros, iates e até aviões”. Esse foi o pedido deles da faculdade: "Ensina-me a ser uma máquina que faz dinheiro."
Isso não é exatamente uma ambição exaltada! Nenhum pensamento de serviço humanitário e nenhum pensamento de valores espirituais! No entanto, o que esses estudantes queriam era o que muitas pessoas querem - talvez o que a maioria das pessoas queira.
A ambição dominante do apóstolo Paulo era totalmente diferente. Seu desejo consumado era conhecer a Jesus e tornar-se cada vez mais conforme o Seu santo exemplo (Fp 3:10). Ele queria servi-lo proclamando as boas novas da graça de Deus.
Qual é o nosso maior objetivo? Queremos ser uma máquina de fazer dinheiro, que nunca pode comprar felicidade duradoura? Ou queremos nos tornar mais parecidos com Jesus?
Uma pessoa sábia define seus objetivos terrestres em ganhos celestes. Vernon Grounds
A sabedoria das formigas
As formigas são um povo não forte, mas preparam sua comida no verão. - Provérbios 30:25
Nós tendemos a assumir a liderança dos grandes personagens e personalidades do mundo. Mas o sábio ancião Agur nos apontou em outra direção. Em Provérbios 30, ele registrou as virtudes das coisas baixas ao nosso redor: formigas, texugos, gafanhotos e lagartos (vv.24-28).
“As formigas são um povo que não é forte”, Agur nos disse, “mas preparam sua comida no verão” (v.25). As formigas sabem instintivamente que o inverno está chegando, então aproveitam o clima mais quente. Eles participam de piqueniques. Enquanto você está devorando um cachorro-quente e um refrigerante, eles estão saindo com as batatas fritas. Eles vão armazená-los, e quando a neve chegar, eles terão comida suficiente.
Para nós, o primeiro passo em “preparar-se para o inverno” é aceitar Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. “Agora é o dia da salvação”, somos avisados (2 Co 6: 2). Se já fizemos isso, como crentes em Cristo, temos muito trabalho a fazer. Se exibirmos a “sabedoria das formigas”, nos prepararemos para o “inverno”. Podemos nos equipar para tempos difíceis, armazenando a Palavra de Deus em nosso coração. Então, quando enfrentarmos as nevascas da vida, saberemos onde encontrar comida para o nosso espírito.
Da próxima vez que você vir uma formiga, lembre-se: o inverno está chegando! A melhor hora para se preparar para o amanhã é hoje.
A indústria afiada da formiga humilde
Pode nos ensinar uma lição,
Se na natureza nós veremos
a sala de aula de Deus em sessão. - Gustafson
A hora de se preparar para o amanhã é hoje. Haddon W. Robinson
Mensagem não entregue
Como acreditarão n'Ele de quem não ouviram? - Romanos 10:14
George Sweeting, em seu livro O guia sem culpa para testemunhar , fala de um homem com o nome de John Currier, que em 1949 foi considerado culpado de assassinato e sentenciado à prisão perpétua. Mais tarde ele foi transferido e resgatado para trabalhar em uma fazenda perto de Nashville, Tennessee.
Em 1968, a sentença de Currier foi encerrada e uma carta trazendo as boas novas foi enviada a ele. Mas John nunca viu a carta, nem lhe foi dito nada sobre isso. A vida naquela fazenda era difícil e sem promessa para o futuro. No entanto, John continuou fazendo o que lhe foi dito, mesmo depois que o fazendeiro para quem ele trabalhava havia morrido.
Dez anos se passaram. Em seguida, um oficial de liberdade condicional aprendeu sobre a situação de Currier, encontrou-o e disse-lhe que sua sentença havia sido encerrada. Ele era um homem livre.
Sweeting concluiu essa história perguntando: "Seria importante para você se alguém lhe enviasse uma mensagem importante - a mais importante de sua vida - e, ano após ano, a mensagem urgente nunca fosse entregue?"
Nós, que ouvimos as boas novas e experimentamos a liberdade através de Cristo, somos responsáveis por proclamá-la a outros que ainda são escravizados pelo pecado. Estamos fazendo tudo o que podemos para garantir que as pessoas recebam a mensagem?
Nós que nos regozijamos em conhecer você
Renove diante de seu trono
A solene promessa que nós lhe devemos
Ir e fazer você conhecido. - Houghton
Mantenha a fé, mas não para si mesmo. Richard DeHaan
Seguro no cuidado de Deus
O Senhor preservará sua saída e sua vinda a partir de agora e até para sempre. - Salmo 121: 8
O presidente Franklin D. Roosevelt amou a música que chamamos de Hino da Marinha. Foi cantado em seu funeral em Hyde Park, Nova York, em 14 de abril de 1945. As palavras do hino foram escritas em 1860 por William Whiting, que ensinou e dirigiu um coral de 16 vozes. Ele escreveu para um estudante que estava prestes a zarpar para a América e que estava apreensivo sobre a viagem.
A melodia bonita foi escrita por John B. Dykes e publicada pela primeira vez em 1861. Ele nomeou a melodia do hino Melita , o nome romano para Malta, a ilha onde Paulo naufragou.
O hino é uma oração simples baseada na verdade profunda de que o Deus eterno que criou o universo controla todos os elementos da natureza e pode proteger os Seus, não importando quão grande seja o perigo. Vento e onda estão sujeitos ao Seu comando. O primeiro verso diz:
Pai Eterno, forte para salvar,
Cujo braço se une à onda inquieta,
Que bidd'st o poderoso oceano profundo
Seus próprios limites nomeados manter;
Ouve-nos quando clamamos
por aqueles que estão em perigo no mar.
Quando nós ou nossos entes queridos viajamos para algum destino distante, ou se apenas viajamos para o trabalho, podemos ter certeza de Sua proteção e cuidado.
Não precisamos temer naufrágio com Jesus no leme. David C. Egner
Como ser livre
O homem perverso. . . está preso nas cordas de seu pecado. - Provérbios 5:22
O espírito humano anseia por liberdade. Mas para muitas pessoas, sua busca na verdade leva a uma maior escravidão.
A professora da Bíblia Henrietta Mears disse uma vez a seus alunos: “Um pássaro está livre no ar. Coloque um pássaro na água e ele perdeu sua liberdade. Um peixe é livre na água, mas deixa-o na areia e ele perece. . . . O cristão é livre quando faz a vontade de Deus e é obediente ao mandamento de Deus. Este é um reino tão natural para o filho de Deus quanto a água é para o peixe ou o ar para o pássaro ”.
Embora o rei Salomão não tenha usado a palavra liberdade em Provérbios 16, ele entendeu que isso só acontece dentro da esfera de honrar a Deus e a Sua Palavra. Em contraste, a escravidão vem para aqueles que ignoram a verdade de Deus. A liberdade resulta da prática da humildade, confiança, conversa cuidadosa e autocontrole (vv.19-24). Mas escravidão inevitavelmente escraviza aqueles que são governados por rebelião voluntária, orgulho, arrogância, conflitos e problemas maliciosos (vv.18,27-30).
Você quer ser livre? Jesus disse: “Se permanecerdes na minha palavra, realmente sereis meus discípulos. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará ”(Jo 8,31-32). Jesus é a fonte suprema da verdadeira liberdade.
Que liberdade cabe a todos os que escolhem
viver para Deus todos os dias!
Mas as cadeias de escravidão prendem aqueles
que seguem por outro caminho. —DJD
A verdadeira liberdade não consiste em ter o seu próprio caminho, mas em ceder ao caminho de Deus. Mart DeHaan
Um problema persistente
Perdoar um ao outro, assim como Deus em Cristo perdoou você. - Efésios 4:32
A Universidade de Wisconsin, em seu catálogo Extension Outreach, anunciou um novo curso sobre “Perdão interpessoal”. O catálogo explicava que os alunos estariam explorando “as últimas abordagens para o perdão”.
Em um mundo em que o espírito de ficar no mesmo nível é muito comum, é bom saber que uma universidade importante está preocupada com o perdão. Mas, embora tal curso possa oferecer alguns insights valiosos, a Bíblia tem a melhor resposta para a pergunta de como perdoar: Perdoando os outros como Deus nos perdoou.
Pense na graça e misericórdia de Deus em perdoar os pecadores totalmente indignos com base no sacrifício infinitamente caro de Cristo (Rm 5: 8). Pense em Jesus quando Ele orou por Seus executores: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34). Pense no perdão que nos é oferecido quando sinceramente nos arrependemos e confessamos nossos pecados (1 João 1: 9). Pense em como o Espírito Santo nos ajuda a cumprir o imperativo de Paulo: “Seja bondoso para com o outro, ternura, perdoar um ao outro, assim como Deus em Cristo o perdoou” (Efésios 4:32).
Nenhuma nova técnica de perdoar é necessária. Esse método antigo, o método de Deus, realmente funciona.
Já que todos nós precisamos de perdão, devemos sempre perdoar. Vernon Grounds
Gigantes improváveis
Entre os nascidos de mulheres não há um profeta maior do que João Batista. - Lucas 7:28
Dwight L. Moody ficou muito comovido com a afirmação de um pregador leigo de que o mundo ainda precisa ver o que Deus pode fazer através de uma pessoa totalmente entregue a ele. Porque uma atitude de submissão é muito mais importante do que a aparência externa, algumas pessoas improváveis se tornaram gigantes espirituais.
A primeira vez que eu encontrei Pete, ele teve um crescimento de dois dias de restolho, um dente da frente faltando, e um terno que parecia ter dormido nele. Mas descobri que Deus o estava usando de maneira incomum para alcançar pessoas desfavorecidas.
Philip Yancey descreveu o falecido Bill Leslie como "desgrenhado", "desorganizado", e aquele que "riu ruidosamente de suas próprias (más) piadas". Mas ele ressalta que, como pastor da LaSalle Street Church em Chicago, esse homem havia liderado muitas pessoas a Cristo e trouxe grandes mudanças sociais e econômicas para aquela parte da cidade. Este gigante espiritual improvável morreu aos 60 anos depois de três décadas de trabalho no centro da cidade.
Pete e Bill me lembram de John the Baptist. Embora ele vivesse como um recluso e usasse uma roupa áspera de pelo de camelo, ele tinha um ministério para milhares. Jesus o chamou de o maior dos profetas (Lc 7:28).
Deus usa pessoas comuns e Ele quer usar você. Sirva-o com humildade, zelo e expectativa.
A verdadeira grandeza não está com aqueles
que lutam pela fama mundana;
Em vez disso, repousa com aqueles que escolhem
servir em nome de Jesus. —DJD
Deus usa aqueles que são pequenos aos seus próprios olhos. Herbert Vander Lugt
Onde está a paz?
Minha paz eu te dou; não como o mundo dá, eu dou para você. - João 14:27
Mais de 45 anos atrás, meu pai foi ferido enquanto lutava na Segunda Guerra Mundial, um conflito que custou pelo menos 35 milhões de vidas. Milhões de outras pessoas em todo o mundo carregam consigo as consequências trágicas e ao longo da vida do conflito internacional.
Cada família que se lembra de um filho ou filha perdido, a vítima da guerra e cada veterano que deve viver com as cicatrizes físicas e emocionais da batalha é um testemunho do fracasso da humanidade em alcançar uma paz duradoura na terra (Lucas 2:14). O que deu errado? Por que ainda estamos vendo bombardeios e tiroteios e destruição de nações?
Os homens e mulheres que lutaram pelo seu país devem ser honrados com gratidão. Devemos lembrar também que qualquer paz garantida por armas nunca pode ser permanente. Isso só pode acontecer quando o Príncipe da Paz governar as nações. Mas Ele deve estar entronizado em nosso coração agora. Ele nos traz uma paz interior que vem da confiança em Deus através de Cristo. É uma paz com Deus - algo que até aqueles que enfrentaram os terrores da guerra podem experimentar.
Um dia, quando Cristo voltar, haverá paz mundial. Mas por enquanto, a paz na terra chega a uma pessoa de cada vez. Você tem essa paz?
Oh, a paz que encontro em Jesus,
Paz que nenhum poder na terra pode abalar,
Paz que faz o Senhor tão precioso,
Paz que ninguém de mim pode suportar. - Beck
A verdadeira paz não é a ausência de guerra, mas a presença de Deus. Dave Branon
Super-homens e Aviões
O orgulho do seu coração te enganou. - Obadias 1: 3
Minha filha viaja por todo o mundo como comissária de bordo e muitas vezes chega em casa com alguns contos fascinantes. Uma dessas histórias é sobre o ex-campeão peso-pesado de boxe Muhammad Ali, que estava sentado em uma aeronave que estava se preparando para decolar. Um comissário de bordo, percebendo que ele não estava com o cinto de segurança preso, perguntou-lhe amavelmente: "Com licença, senhor, mas você se importaria de apertar o cinto de segurança?"
Como a história se passa, Muhammad Ali olhou para cima com aquele seu sorriso atrevido e disse em uma voz lenta e grave: "Superman não precisa de cinto de segurança!" Sem perder o ritmo, a comissária de bordo deu um soco com esta resposta rápida: "Superman não precisa de avião, então que tal apertar!"
Claro, Ali estava apenas brincando. Se uma pessoa realmente acreditasse que ele era o Super-Homem, ele seria seriamente iludido. Ele seria como os antigos edomitas das Escrituras de hoje, que se auto-enganaram por seu próprio orgulho. A verdade é que todos nós temos a mesma tendência.
AW Tozer descreveu apropriadamente o tipo de cristãos que o Senhor deseja que sejamos: “Homens e mulheres que deixaram de ser 'enganados' por sua própria força e não têm medo de serem 'apanhados' dependendo de seu Senhor todo-suficiente.”
Peneire a substância da minha vida,
Filtrando o pecado e a luta;
Deixe-me, Senhor, uma alma mais pura,
Purificada , santificada e inteira. -Limão
Para experimentar a força de Deus, devemos admitir nossa fraqueza. Joanie Yoder
Presentes ruins
Haverá falsos mestres entre vocês, que trarão secretamente heresias destrutivas, negando até mesmo o Senhor. - 2 Pedro 2: 1
Um casal da cidade de Nova York recebeu pelo correio dois ingressos para um grande sucesso da Broadway. Estranhamente, o presente chegou sem uma nota, e eles se perguntaram quem o havia enviado. Mas eles ainda assistiram ao show e gostaram imensamente.
Voltando ao apartamento, descobriram que o quarto deles havia sido saqueado. Peles valiosas e joias estavam faltando. No travesseiro havia uma nota simples: "Agora você sabe".
Como aquele ladrão sem nome, um falso professor sabe o que as pessoas querem e apela aos seus desejos (2 Pd 2). Ele não usa um distintivo de lapela para alertar sobre suas mentiras, mas ele vem disfarçado de representante da verdade. Ele alega que ele enriquecerá vidas, mas aqueles que o seguem freqüentemente aprendem com um alto custo que foram enganados.
Jesus, no entanto, é um professor em quem podemos confiar completamente. Ele nos oferece o dom da vida eterna porque nos ama de verdade. Aceitar o dom da salvação é o primeiro passo para nos protegermos dos presentes enganosos que os falsos mestres oferecem.
Mas até os crentes podem ser enganados por falsos ensinos. É por isso que a Palavra de Deus nos exorta a estudar as Escrituras (1 Pedro 2: 2), testar o que ouvimos (1 João 4: 1) e crescer na fé (2 Pedro 1: 5-9). Dessa forma, não descobriremos de repente que nossa vida espiritual está em desordem.
Desde lobos selvagens, consumidos com ganância,
Busquem ovelhas simples para se alimentar,
Sábios são aqueles cordeiros cautelosos que pastam
Perto do olhar atento de seu Pastor. - Gustafson
Nem todos os presentes são gratuitos; alguns têm etiquetas de preço escondidas. Haddon W. Robinson