Ministério
Mudando pronomes
Seja praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes, enganando a si mesmos. - Tiago 1:22
Os cursos de composição em inglês nos ensinam a evitar o uso do pronome I tanto quanto possível quando escrevemos. Afinal, não é um bom estilo nem boas maneiras de nos tornar o centro das atenções.
Mas há momentos em que o amolecimento do pronome eu posso ser uma má gramática espiritual. Por exemplo, na próxima vez que você estiver conversando com amigos sobre viver para Cristo, evite usar nós ou nós quando você apontar como os cristãos podem ser mais eficazes em servir a Cristo.
É fácil e vago dizer: “Sofremos de apatia. Precisamos de uma nova devoção ao Senhor.”É mais difícil de confessar:“ Eu sofrem de apatia. Eu preciso de maior devoção ao Senhor ”.
Muitas vezes nós - oops, com licença - eu disse: "Nós deveríamos estar fazendo algo sobre nossa escola dominical". Ou "Precisamos nos ocupar com o evangelismo". Que diferença isso poderia fazer se fôssemos um pouco menos modestos sobre dizer “eu”. Tente dizer: “ Eu deveria fazer algo sobre a nossa escola dominical. Não há nenhuma boa razão para que eu não possa me envolver mais. ”Ou,“ Eu preciso me ocupar com evangelismo, e com a ajuda de Deus, eu vou! ”
Alterar os pronomes pode não ser o melhor estilo de escrita, mas pode levar a um estilo de vida mais honrador de Cristo.
Oh, use-me, Senhor, use até a mim,
assim como tu queres, e quando e onde,
até tua bem-aventurada face, vejo-te o
teu descanso, a tua alegria, a tua glória. —Havergal
Que tipo de igreja seria minha igreja se todos os seus membros fossem como eu? Haddon W. Robinson
Alegria sobre um
Há alegria na presença dos anjos de Deus sobre um pecador que se arrepende. - Lucas 15:10
Muitos cristãos sucumbiram à falsa noção de que seu testemunho de um indivíduo não conta muito. Mas isso certamente não é suportado pelo que lemos nos Evangelhos. Embora o ministério público de Jesus fosse limitado a pouco mais de três anos, ele nunca era “grande demais” para lidar com uma pessoa de cada vez.
É verdade que Jesus pregou a multidões na Judéia, alimentou cinco mil pessoas reunidas pelo mar da Galiléia e ministrou às multidões em Cafarnaum. No entanto, Ele nunca perdeu de vista o valor de uma alma!
Quão encorajador é ler a conversa dele à noite com um indivíduo chamado Nicodemos (João 3); de sua visita a uma mulher no poço de Samaria (João 4); e do seu interesse pessoal em um pequeno homem Zaqueu, que estava sentado em um plátano (Lucas 19). Quão emocionado ele deve ter ficado quando Jesus o escolheu da multidão e disse: “Zaqueu, desce depressa e desce, porque hoje devo ficar em tua casa” (v.5).
Se você for tentado a minimizar o valor de seu testemunho individual e individual de uma única alma, lembre-se do exemplo de Jesus. A Bíblia diz que há alegria no céu por um pecador que se arrepende!
Aquele que fez os céus,
que morreu no Calvário, se
alegra com seus anjos
quando uma alma é libertada. —Fasick
Nunca subestime o valor de uma única alma. Richard DeHaan
O Senhor Fornecerá
Meu Deus suprirá todas as suas necessidades de acordo com Suas riquezas em glória em Cristo Jesus. - Filipenses 4:19
Uma viúva necessitada em Chicago vivia pelo lema: "O Senhor proverá". Mesmo quando severamente testada, a Sra. Hokanson nunca perdeu seu sorriso pronto e sua fé triunfante. Lançando seu cuidado em Deus (1 Pe 5: 7), ela descobriu que Ele sempre aceitou o fardo e forneceu a bênção necessária.
A Sra. Hokanson era o único suporte para o seu filho mentalmente retardado. Eventualmente, a artrite crônica a confinou na cama. Quando um grupo de jovens da igreja foi até a casa da Sra. Hokanson para animá-la, ficaram surpresos ao descobrir que ela não estava deprimida. Eles perguntaram: "Agora, o que você e Arthur farão?" Ela deu sua resposta silenciosa e confiante: "O Senhor providenciará".
Quando a Sra. Hokanson morreu, muitas pessoas se perguntaram o que aconteceria com seu filho. Mas quando amigos e vizinhos foram para casa com Arthur após o funeral, ele orgulhosamente mostrou-lhes sua coleção de selos. Em vez de tirar os selos dos envelopes, ele interceptara e guardara várias cartas destinadas a sua mãe e as deixara sem abrir. Muitos continham presentes substanciais - o suficiente para cuidar do menino pelo resto de sua vida.
Quando lançarmos todas as nossas preocupações no Senhor, ficaremos maravilhados com a forma maravilhosa que Ele provê!
Quando a dúvida e o desespero envolverem você,
E a esperança pelo alívio se tornar fraca,
Lembre-se que Alguém lhe disse
Para lançar todo o seu cuidado sobre ele. —Anon.
Nossas necessidades nunca podem esgotar o suprimento de Deus. Henry G. Bosch
A verdade sobre a verdade
. . . sempre aprendendo e nunca capaz de chegar ao conhecimento da verdade. - 2 Timóteo 3: 7
Quando a Universidade de Harvard foi fundada, seu lema era Veritas Christo et Ecclesiae - "Verdade para Cristo e a Igreja". Sua crista mostrava três livros, um virado para baixo para simbolizar a limitação do conhecimento humano. Mas nas últimas décadas esse livro foi virado para cima para representar a capacidade ilimitada da mente humana. E o lema foi alterado para Veritas - "Verdade".
A busca do conhecimento é louvável, mas o aprendizado pode levar rapidamente ao orgulho e à recusa em reconhecer quaisquer limites em nossas habilidades mentais. Quando isso acontece, a verdade bíblica é ignorada.
Qual é então a verdade sobre a verdade? Um sábio rei escreveu séculos atrás: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento” (Provérbios 1: 7). Precisamos reconhecer o relacionamento entre Deus e a verdade. Sem a ajuda do Espírito de Deus e a instrução da Palavra de Deus, o homem estará sempre “aprendendo e nunca será capaz de chegar ao conhecimento da verdade” (2 Timóteo 3: 7). Quando reconhecemos e obedecemos a Sua verdade, porém, seremos libertados da ignorância e do erro espirituais (João 8:32; 17:17). É por isso que devemos ser diligentes no estudo da Bíblia (2 Timóteo 2:15). É o único livro que nos diz a verdade sobre a verdade.
Bíblia Sagrada, Livro divino,
precioso tesouro, tu és meu;
Meu para me dizer de onde vim,
Meu para me ensinar o que sou. —Burton
Para conhecer a Palavra viva de Cristo, estude a Palavra escrita. Vernon Grounds
A melhor notícia de sempre!
Esperança no Senhor; porque com o Senhor há misericórdia. - Salmo 130: 7
Eu soube imediatamente que a pessoa do outro lado do telefone estava se sentindo derrotada. Era evidente em sua voz. Ela ligou para dizer que um versículo das Escrituras estava incomodando-a. Depois de citar as palavras de Jesus: “O que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Marcos 8:36), ela disse que sentia que o versículo a descrevia.
Tinha certeza de que perdera a alma mesmo sendo cristã. "Eu fiz tantas coisas erradas", ela explicou, "que sei que Deus nunca poderia me perdoar".
O desespero em sua voz confirmou que ela realmente sentia que toda a esperança estava perdida. Então, sem negar que a dor dela era real, eu gentilmente tentei compartilhar a verdade encorajadora de que tudo não estava perdido para ela. A morte de Jesus na cruz removeu a penalidade por todo o nosso pecado. E quando confiamos nEle como Salvador do nosso pecado, somos justificados com Deus e não precisamos temer o castigo eterno (Romanos 5: 8-9). Eu poderia confiantemente dizer-lhe que nosso pai está disposto a perdoá-la e recebê-la de volta em comunhão íntima.
A melhor notícia que poderíamos ouvir ou compartilhar com os outros é esta: "Com o Senhor há misericórdia" (Sl. 130: 7). Assim como Deus perdoou o povo de Israel apesar de seu retrocesso (vv.4,7-8), também Ele está disposto a nos perdoar.
Senhor, ajuda-me humildemente a confessar
Meu pecado e culpa a Ti;
Então por Tua graça Tu perdoarás
E me libertará completamente. —DJD
As manchas dos pecados são removidas pelo sangue purificador de Cristo. Dave Branon
O senhor e você
Na minha primeira defesa, ninguém ficou comigo, mas todos me abandonaram. . . . Mas o Senhor estava comigo. - 2 Timóteo 4: 16-17
Em seu livro Filhas da Misericórdia , de Lincoln , Marjorie Greenbie conta sobre Mother Bickerdyke, que trabalhou com o General Sherman durante a Guerra Civil. Ela trouxe alívio para milhares de soldados da União feridos e moribundos.
Certa vez, quando Mother Bickerdyke estava dando atenção especial a um homem considerado inútil por seus camaradas, ela foi perguntada: “Por que você desperdiça seu tempo no lixo desse jeito?” “Porque”, ela respondeu, “quando há alguma criatura por aqui miserável que não há ninguém para cuidar dele, ele ainda tem dois amigos neste exército. Um é Deus e o outro sou eu.
Paulo certamente não foi considerado inútil por seus colegas de trabalho, mas houve momentos em que ele se sentiu sozinho. Demas o abandonara; Crescente, Tito e Tíquico estavam todos viajando (2Tm 4: 10,12). No entanto, Deus e uma pessoa, Lucas, sustentaram Paulo quando ele estava em sua defesa final em Roma. Como o julgamento que levaria à sua execução começou, apenas Lucas estava com Paulo (v.11). Ele e o Senhor deram a Paulo o apoio de que ele precisava para manter um testemunho claro.
O Senhor trabalha através das pessoas. Com Paulo, ele usou Lucas. Alguma pessoa que luta em sua vida hoje pode precisar do Senhor - e de você!
Para aqueles na noite mais escura
Seja um amigo gentil;
Derrame amor e sol em seus cuidados
E vidas quebradas você consertará. - Zimmerman
Tudo ao redor precisa atender: Seja o coração e as mãos e os pés de Deus. Dennis J. DeHaan
Um ateu nascido?
Como escaparemos se negligenciarmos tão grande salvação? - Hebreus 2: 3
Todos nós temos um senso inato da existência de Deus (Rm 1: 18-21). Mas alguns podem suprimir essa profunda consciência de Deus e podem até se convencer de que Ele não é real - até um momento de crise.
O romancista Eric Ambler estava fazendo um documentário sobre a Segunda Guerra Mundial na Itália, A Batalha de San Pietro, quando explosões de granadas o derrubaram no chão e ele pensou que poderia morrer. Em sua autobiografia, ele escreveu: “Minha mente inconsciente escolheu fazer um truque desagradável comigo. Eu me ouvi dizendo: "Em Tuas mãos eu recomendo o meu espírito." Unhurt, ele resolveu nunca revelar esse abandono momentâneo de sua incredulidade.
Tal lampejo de insight é um dom da graça que pode fazer com que a verdade há muito suprimida se torne confiança consciente em Deus. Mas Ambler se recusou a deixar essa centelha de fé se tornar uma chama constante que iluminaria a escuridão de sua alma incrédula com a verdade redentora.
Felix, o governador da Judéia, adiou a decisão por Cristo até “uma hora conveniente” (Atos 24:25). Mas tempos convenientes nos iludem. Todos nós precisamos nos comprometer na mão de Deus, não apenas na morte, mas na vida. Começa aceitando o dom da salvação pela fé em Seu Filho.
Se você não confiou em Cristo como Salvador, faça hoje.
Quase persuadido agora a acreditar;
Quase persuadido Cristo a receber:
Parece agora alguma alma para dizer: "Vai, Espírito, vai Teu caminho,
Algum dia mais conveniente em ti eu vou chamar."
Você não pode se arrepender muito cedo, porque não sabe quando poderá ser tarde demais. Vernon Grounds
Peixe duro
Siga-me e eu farei você se tornar um pescador de homens. - Marcos 1:17
Ok, eu admito. Eu gosto de pescar. Não, eu não sou o tipo de cara que compra o último, o bass-boat, o get-out-every-weekend. Mas eu gosto de pescar walleyes em uma represa nas proximidades no verão ou pegar poleiro através do gelo em um dos muitos lagos de Michigan no inverno.
Isso me deixa interessado em coisas relacionadas à pesca. Então fiquei viciado quando vi este adesivo nas costas de uma caminhonete velha:
A vida é curta: peixe duro
Eu ri, mas quanto mais eu pensava nisso, mais eu fui pego por essa idéia: Como um seguidor de Jesus Cristo, eu sou um “pescador de homens”. Eu fui ordenado pelo Senhor Jesus para proclamar a mensagem do evangelho (Matt 28: 19-20), para contar aos outros sobre o maravilhoso e salvador amor de Deus por todas as pessoas.
Eu também pensei sobre a declaração: "A vida é curta". É! Com que rapidez 10, 20, 30 anos se passam. Muito cedo, nossos filhos estão começando a escola, se formando, se casando, tendo filhos. Muito rapidamente esses amigos e familiares que sempre quisemos conversar sobre Jesus Cristo não estão mais conosco.
Sim, a vida é curta. Então, como seguidores obedientes de Jesus Cristo, vamos "pescar arduamente" para trazer outros a ele.
Dicas de Pesca
Vá para onde os “peixes” estão.
Use a "isca" certa.
Seja paciente!
Nunca é fora de temporada pescar almas. David C. Egner
Ascensionado e Entronizado
Aquele que desceu também é Aquele que subiu acima de todos os céus. - Efésios 4:10
Chamar o rolo de alguns dos estados homens e ditadores que por um breve tempo dominaram o palco global neste século: Woodrow Wilson, Franklin D. Roosevelt, Winston Churchill, Kaiser Wilhelm II, Adolf Hitler, Joseph Stalin. Onde eles estão agora? Morto e enterrado! Mas onde está Jesus Cristo, o galileu do primeiro século rejeitado e crucificado? Ele está vivo para sempre, entronizado na glória celestial.
Depois de morrer na cruz para nos redimir, Jesus ressuscitou da sepultura. Quarenta dias depois, Ele se afastou dramaticamente de nossa esfera de tempo e espaço subindo para as nuvens enquanto Seus discípulos observavam. Ele retornou ao indescritível esplendor e alegria do Seu lar celestial.
Embora não pensemos com frequência na ascensão de Jesus, foi um evento crucial em Seu ministério. Isso marcou o início de seu ministério de sumo sacerdote em glória. Não mais limitado a estar em um lugar de cada vez, Ele poderia estar presente em qualquer lugar como nosso intercessor invisível, constantemente orando por nós (Hb 7:25). E como nosso Sumo Sacerdote é também o Todo-Poderoso Soberano (Mateus 28:18), Ele controla todas as coisas e pode fazer com que até mesmo os piores males da vida funcionem, em última análise, para o Seu louvor e para o nosso bem.
Que conforto! Jesus vive no alto!
Aquele que veio para nos salvar, Aquele que sangrou e morreu,
Agora é coroado de glória ao lado de Seu Pai,
Nunca mais para sofrer, nunca mais para morrer,
Jesus, Rei da Glória, subiu para o alto. —Havergal
Jesus veio ao mundo para intervir por nós; agora Ele está no céu para interceder por nós. Vernon Grounds
Uma pedra ou pão?
Que homem há entre vós que, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? - Mateus 7: 9
Nenhum pai amoroso daria uma pedra ou uma cobra ao filho faminto se pedisse um pedaço de pão ou um peixe. Jesus usou o absurdo dessa analogia em Mateus 7 para ressaltar a prontidão de Deus para dar boas coisas a Seus discípulos quando eles lhe perguntassem. Ele queria que eles tivessem total confiança na provisão do Pai Celestial para suas necessidades espirituais.
Às vezes, porém, pode parecer que o Senhor nos deu “pedras” em vez de “pão”. Mas, em Sua sabedoria, Ele realmente está trabalhando em nossas circunstâncias para nos dar algo muito melhor do que o que solicitamos. Um autor desconhecido expressou desta forma:
Eu pedi saúde para poder fazer coisas maiores;
Foi-me dada a enfermidade de poder fazer coisas melhores.
Eu pedi a Deus por força que eu poderia alcançar;
Fui fraco para aprender a obedecer.
Eu pedi riquezas para que eu pudesse ser feliz;
Foi-me dada a pobreza que eu poderia ser sábio.
Eu pedi poder e louvor dos homens;
Foi-me dada fraqueza para sentir minha necessidade de Deus.
Eu pedi todas as coisas que eu poderia aproveitar a vida;
Recebi vida para poder aproveitar todas as coisas.
Não recebi nada que pedisse, mas tudo o que esperava;
Apesar de tudo, minhas orações foram respondidas
- estou entre todos os homens mais ricamente abençoados.
Sim, Deus sempre nos dá o que é melhor para nós.
Podemos nos perguntar, mas Ele responde corretamente. Richard DeHaan
Vivendo perto de Deus
Senhor, quem pode habitar em teu tabernáculo? . . . Aquele que anda retamente e pratica a justiça. - Salmo 15: 1-2
Ao longo dos anos, conheci pessoas cujas vidas manifestavam um sentido singular da presença e do poder de Deus. Alguns estão agora no céu. Alguns ainda estão servindo ao Senhor.
O Salmo 15 cita as características de uma pessoa que pode “permanecer” no tabernáculo de Deus e habitar em Seu “monte santo”. Esse era o modo do salmista de descrever a experiência de conhecer a proximidade e o poder de Deus. Tal pessoa, disse ele, é correta e verdadeira (v.2) e sem malícia (v.3). Ele despreza o vil, honra o piedoso, guarda votos de qualquer maneira, empresta dinheiro sem egoísmo e se recusa a aceitar subornos (vv.4-5).
Como cristãos, somos gratos que Jesus morreu para que pudéssemos ser perdoados e ter paz com Deus. Mas tendemos a esquecer que Jesus também morreu para nos fazer bem. Nós devemos desejar tanto isso que estamos dispostos a nos afastar de qualquer coisa que não seja semelhante a Cristo. Paulo disse: “Todo aquele que citar o nome de Cristo se aparte da iniqüidade” (2 Timóteo 2:19).
Claro, não podemos fazer isso sozinhos. Precisamos orar continuamente pela ajuda de Deus, encher nossa mente com Sua Palavra e nos submeter ao Espírito Santo. Assim como nós, Deus se tornará uma realidade viva em nossas vidas e seremos como a pessoa no Salmo 15 que viveu perto de Deus.
Agite-me agora, desejo conhecê-lo,
conheça a plenitude do seu poder;
Ajude-me, Senhor, a ceder completamente,
dia a dia e hora a hora. —Hallan
Uma vida cheia de Deus é uma vida cheia de bem. Herbert Vander Lugt
Por que manter a fé?
Você deve continuar nas coisas que você aprendeu e foi assegurado. - 2 Timóteo 3:14
Muitos cristãos estão na linha de frente de algumas batalhas muito importantes. Alguns estão falando sobre questões sociais e declínio moral. Outros estão ajudando a aliviar o sofrimento e combater os efeitos da pobreza. Outros ainda estão tentando fazer diferença no governo ou no entretenimento.
Às vezes, essas batalhas são vencidas, mas muitas vezes o outro lado ganha terreno. Pode ser um esforço desanimador.
Quando perdemos uma escaramuça nas linhas de frente das batalhas de hoje, como isso nos afeta? Podemos nos sentir desencorajados, mas não precisamos nos sentir sem esperança. Sabemos que, em última instância, Cristo vencerá, e podemos ser encorajados porque há algumas coisas que não podem ser tiradas de nós:
• A presença contínua de Jesus Cristo conosco (Hb 13: 5).
• A promessa do Senhor de vida eterna (Tito 1: 2).
• O Espírito Santo habita (1 Co 6:19).
• Acesso ao nosso Pai celestial através da oração (Efésios 2:18).
• Dons espirituais para servir o corpo de Cristo (1 Cor. 12).
Dói perder uma batalha na luta diária pelo que é certo. Mas, como Paulo deixou claro em 2 Timóteo 3, não deveria ser uma surpresa. Somos chamados apenas para sermos fiéis. E quando contemplamos o que Cristo nos deu, nunca teremos que nos perguntar por que devemos guardar a fé.
Dia a dia realize sua missão,
com a ajuda de Cristo, mantenha suas tarefas;
Seja encorajado por Sua presença - A
fidelidade é tudo que Ele pede. HGB
Ter o Espírito Santo no seu interior prepara você para qualquer batalha do lado de fora. Dave Branon
A pista do silêncio
Os principais sacerdotes acusaram-no de muitas coisas, mas ele nada respondeu. - Marcos 15: 3
A história de Sir Arthur Conan Doyle, Silver Blaze, gira em torno de uma pista de silêncio. Nesse mistério, o detetive Sherlock Holmes investiga o roubo de um cavalo de corrida de valor, que havia sido guardado por um excelente cão de guarda.
Na coleta de provas, Holmes descobre que o cão não latiu durante a invasão. O grande detetive deduz que o cão conhecia o culpado e isso leva à solução do crime.
Para qualquer um que investigue a identidade de Jesus Cristo, a Bíblia contém muitas pistas. Uma prova é o seu silêncio. Falando sobre Ele séculos antes, o profeta Isaías ofereceu esta pista: “Como uma ovelha, antes que os seus tosquiadores, se calem, assim também não abriu a sua boca” (53: 7). O significado disso permaneceu obscuro até que Jesus foi levado diante de seus acusadores e "Ele não respondeu nada" (Marcos 15: 3).
É uma pequena, mas importante peça de evidência, especialmente quando combinada com outras pistas, como Seu nascimento em Belém (Mic. 5: 2; Lucas 2: 4), Sua linhagem davídica (Isaías 11:10; Lucas 3:31). , a fundição de lotes para suas roupas pelos soldados (Sl 22:18; João 19: 23-24). Essas e mais de outras 300 profecias cumpridas nos apresentam evidências esmagadoras da identidade de Jesus. Ele é o Messias, o Filho de Deus, o Salvador de todos os que depositam sua fé nEle.
Pense nisso
Você está convencido de que Jesus é o Salvador prometido?
Você aceitou o perdão e a vida eterna que Ele oferece? Se você tiver dúvidas, leia o Evangelho de João.
Acreditar que Cristo morreu - isso é história; crer que Cristo morreu por mim - isso é salvação. David C. Egner
Bola de neve congelada
Já que estamos recebendo um reino que não pode ser abalado, tenhamos graça, pela qual podemos servir a Deus. - Hebreus 12:28
O arremessador de beisebol Tug McGraw tinha uma filosofia maravilhosa de arremesso. Ele chamou isso de teoria da "bola de neve congelada". "Se eu entrar para arremessar com as bases carregadas", explicou Tug, "e o pesado rebatedor Willie Stargell estiver no bastão, não há motivo para eu querer jogar a bola. Mas eventualmente eu tenho que lançar. Então eu me lembro de que em alguns bilhões de anos a Terra se tornará uma bola de neve congelada no espaço, e ninguém vai se importar com o que Willie Stargell fez com as bases carregadas! ”
Sabemos, é claro, que a Bíblia nos diz que a terra um dia “se derreterá com calor ardente” (2 Pedro 3:10). Ainda assim, o ponto de McGraw é válido: precisamos manter a vida em perspectiva. Muitas coisas com as quais nos preocupamos não têm significado eterno.
O escritor para os hebreus estava preocupado com nossa perspectiva. Ao longo da carta, nossos olhos se desviam da terra e vão para o céu. A menos que sejamos pessoas cujas mentes estão no céu, não seremos bons na terra.
Chegará um tempo em que a terra será abalada e as coisas que antes pareciam permanentes desaparecerão (Hb 12:27). O que você mais teme hoje será esquecido como as manchetes de ontem. O que mais importa é o que você faz hoje que tem um toque de eternidade.
Nada é perdido que é feito para o Senhor,
Ele vai aprovar e pagar;
O para um coração que está disposto a servir,
Trabalhando enquanto é dia! —Anon.
Aquele que vive para esta vida só terá a eternidade para se arrepender. Haddon W. Robinson
Luz para cada passo
Sua Palavra é uma lâmpada para os meus pés e uma luz para o meu caminho. - Salmo 119: 105
Alguém observou: “Aquele que leva uma lanterna em uma estrada escura à noite vê apenas um passo à frente. Quando ele dá esse passo, a lâmpada se move para frente e outro passo fica claro. Ele finalmente chega ao seu destino em segurança sem andar uma vez na escuridão. Todo o caminho está iluminado, mas apenas um passo de cada vez. Este é o método da orientação de Deus ”.
Quando uma pessoa recebe o Senhor Jesus como Salvador, ele conhece seu destino final e está certo de sua chegada segura. Mas a nuvem escura do desconhecido pode velar o caminho do peregrino. Potenciais armadilhas, perigos à espreita e trágicos equívocos muitas vezes perturbavam o viajante exausto e roubavam-lhe a paz e a confiança que o Senhor pretendia que ele desfrutasse.
Mas como o filho de Deus se recusa a se preocupar com o amanhã e confia nEle hoje, ele encontra, à luz da Palavra de Deus, a graça e a orientação para todas as situações da vida. Mesmo quando uma lanterna ilumina cada novo passo em uma estrada escura à noite, a lâmpada das Escrituras ilumina nosso caminho.
Não é necessário ver além do que o Senhor revela. Seguindo sua liderança, sempre há luz suficiente para cada passo do caminho!
Ele não me guia ano após ano,
Nem mesmo dia a dia;
Mas passo a passo meu caminho se desdobra -
Meu Senhor direciona meu caminho. - Riberg
Não precisa temer a escuridão amanhã se você estiver andando na luz de Deus hoje. Richard DeHaan
Felicidade é . . .
Eu aprendi em qualquer estado que eu esteja, para me contentar. - Filipenses 4:11
O que te faz feliz? Ele apareceu em um daqueles adesivos de pára-choque dizendo: “Prefiro velejar. . . pescaria . . . compras . . . comendo pizza . . . dormindo em"?
Centenas de coisas me fazem feliz. Eu posso ficar empolgado comendo uma boa refeição italiana, jogando uma partida de tênis, dando um passeio tranquilo ou participando de um bom debate. No entanto, juntamente com o melhor dos tempos, devemos muitas vezes suportar dores profundas e sentimentos de vazio. Eu não gosto desses momentos infelizes, mas eu preciso deles. Eles me lembram que há apenas uma alegria que dá sentido a todos os meus outros interesses.
A carta de Paulo aos filipenses mostra que ele havia descoberto essa alegria - a alegria de conhecer e servir ao Senhor Jesus Cristo. Ele aprendeu a se concentrar no que era realmente importante.
As palavras do apóstolo me fazem pensar. Posso honestamente expressar um saudável desrespeito pelas circunstâncias? (Filipenses 4:11) Quantas vezes eu me regozijo no Senhor? (4: 4). Vivo para servir a Cristo com a visão de que partir e estar com Ele seria muito melhor? (1: 21-23)
Eu tenho um gostinho de como Paul estava certo, mas algo dentro de mim diz que há mais. Eu poderia estar fazendo muito mais desse tipo de alegria! E quanto a você?
Só tu, Senhor Jesus, pode a verdadeira alegria transmitir,
Pois conheces a tristeza do coração humano;
Você desceu da glória, buscando almas para vencer,
E no amor pelos pecadores sofreu uma vez pelo pecado. —Anon.
Alegria duradoura vem quando você coloca Cristo em primeiro lugar. Mart DeHaan
Aprendendo a confiar
Quão grande é a sua bondade, que você. . . tenha preparado para aqueles que confiam em você. - Salmo 31:19
Renée ainda acreditava na existência de Deus, mas por muitos anos ela não confiava nEle. E não é de admirar! Quando criança, ela havia sido maltratada por um pai cruel. Esse trauma deixou cicatrizes emocionais tão profundas que ela se culpou e sentiu que não merecia viver.
Quando ela se tornou um adulto, ela se casou, mas não podia acreditar que seu marido a amava. Nem ela poderia aceitar o amor de Deus. Por que ele a deixou passar por tanta dor? Ela não podia confiar em si.
Algumas vítimas de abuso infantil tentam encontrar uma fuga em drogas, álcool e conduta imoral, mas Renee escolheu um caminho diferente. “Finalmente, me entreguei a um Deus em quem nem mesmo confiava”, escreveu ela. “Meu alicerce estava desmoronando tão rápido que eu me agarrei ao único fragmento de esperança que pude encontrar - Deus!” Ele respondeu, tornando a Bíblia viva para ela. Amigos cristãos entraram em sua vida, um dos quais era um pastor que chorou com ela e aconselhou-a. Desde então, muita cura ocorreu. Ela diz que aprendeu que, embora Deus nem sempre a impeça de ser ferida, Ele está sempre presente para ajudá-la.
Nós podemos aprender a confiar em Deus. Quando o fazemos, descobrimos que Deus pode ser confiável. Tudo começa com a rendição.
Confie nEle quando dúvidas sombrias o atacarem,
confie nEle quando sua força for pequena;
Confie nele quando simplesmente confiar nele
parece ser a coisa mais difícil de todas. —Bennett
A crença na Palavra de Deus mais a entrega à vontade de Deus é igual à confiança na bondade de Deus. Herbert Vander Lugt
Quando o período de carência termina
Porque a graça de Deus que traz a salvação apareceu a todos os homens. - Tito 2:11
Ainda bem que nossa biblioteca local dá um período de carência antes de começar a cobrar pelos livros atrasados. Minha família dá uma olhada nos livros às dúzias e às vezes nos esquecemos de devolvê-los a tempo.
Recentemente, uma das minhas filhas passou o período de carência - por mais de três semanas. Quando fui pagar a multa, perguntei se poderíamos obter crédito pelo período de carência e pagar apenas pelos dias seguintes. Foi-me dito, no entanto, que uma vez que o período de carência termina, a penalidade total é devida.
Segundo a Bíblia, nós vivemos na era da graça. Deus está retendo o Seu julgamento porque Ele não quer que ninguém pereça. Mas algum dia o período de graça terminará de repente e será hora de “pagar a multa” pelo salário do pecado.
Durante essa era de graça, temos que reconhecer nossa pecaminosidade a Deus e depositar nossa fé em Jesus Cristo, que já assumiu a penalidade completa sobre Si mesmo. Mas se morrermos sem receber a Cristo como Salvador, ou se Ele voltar e nós O rejeitarmos, o “período de graça” terminará e seremos julgados por nossos pecados.
Você já pediu a Jesus Cristo para perdoar seus pecados e ser seu Salvador? Se não, não espere. Ninguém sabe quando o período de carência terminará.
Não espere ter amanhã
O que lhe é oferecido hoje;
Jesus lhe pede agora para seguir -
Confie Nele e não demore. —Sesper
A oferta de graça salvadora de Deus está disponível por um tempo limitado. Dave Branon
Puxando poder
Pastor o rebanho de Deus. . . não por ganho desonesto, mas ansiosamente; nem como sendo senhores sobre aqueles confiados a você. - 1 Pedro 5: 2-3
Dwight D. Eisenhower costumava demonstrar a arte da liderança de maneira simples, mas contundente. Ele colocava um único pedaço de corda em uma mesa e dizia: “Puxe-o, e ele segue para onde você quiser ir. Mas empurre, e não vai a lugar algum.
Este princípio de liderança aplica-se tanto na igreja quanto nas forças armadas. Pastores autocráticos e exigentes mais cedo ou mais tarde afastarão as pessoas com suas táticas de ferro. Indivíduos merecem ser ouvidos com cuidado e tratados com dignidade.
Pedro reconheceu isso quando escreveu a alguns dos líderes da igreja primitiva: “Pastor, o rebanho de Deus que está no meio de vós. . . não por compulsão, mas voluntariamente, não por ganho desonesto, mas avidamente; nem como senhores sobre os que vos foram confiados, mas como exemplos para o rebanho ”(1Pe 5: 2-3). Pedro viveu com Jesus e observou Seu método de liderança. Era forte, gentil, respeitoso e carregava a autoridade de um exemplo consistente.
Independentemente da nossa posição de liderança, "puxar o poder" tem uma chance maior de sucesso do que o impulso de demandas autoritárias. Empurrar pode trazer obediência externa, mas a boa liderança cria uma disposição interna a seguir por causa do que é visto na vida do líder.
Os caminhos da liderança são pisados
por aqueles que caminham humildemente com Deus;
Seu espírito gracioso mantém uma influência
Que nos faz querer seguir o seu caminho. —DJD
Um bom líder não apenas conhece o caminho, mas mostra o caminho. Dennis J. DeHaan
Meu uniforme está ligado?
Ponha misericórdia, bondade, humildade, mansidão, longanimidade. - Colossenses 3:12
Ken Robinson, que agora é pastor, serviu como policial. Ele disse que as pessoas o tratavam de maneira diferente quando ele estava de uniforme do que quando estava de folga e usando roupas simples. Algo sobre o distintivo e o "blues" lhe renderam respeito e autoridade instantâneos.
Ele era freqüentemente chamado de “Senhor”. Quando ele dizia às pessoas algo, eles acreditavam nele. E quando ele deu uma ordem, eles foram rápidos em obedecer. Robinson concluiu: “Acho que as roupas fizeram a diferença. E de uniforme, agi com mais confiança.
Em Colossenses 3, o apóstolo Paulo disse aos seguidores de Cristo que vestissem um novo uniforme. Primeiro ele descreveu as roupas que devemos “adiar” (vv.8-9). Então ele nos disse que tipo de uniforme somos para “vestir” (vv.12-14). No lugar da ira, da ira, da calúnia, da linguagem suja e das mentiras, devemos nos colocar à mercê, bondade, humildade, gentileza, paciência, perdão e amor.
A maioria das pessoas responde positivamente a alguém com essas virtudes. Seu respeito cresce. Eles falam e agem de maneira diferente em relação a essa pessoa. Eles ouvem suas palavras, reconhecem sua autoridade e são atraídos para o Deus que ele representa.
O que você veste faz uma grande diferença. Então pergunte a si mesmo esta pergunta: Eu tenho meu uniforme espiritual?
Senhor, que eu viva para que todos possam ver
O amor de Cristo revelado em mim,
E me ajude a fugir de todo pecado e vergonha
Para que outros não zombem de Seu querido nome. —DJD
As pessoas podem dizer que Cristo está em você antes de contar a elas? David C. Egner