Ministério
A sinfonia de despedida
Nós somos . . . satisfeito em vez de estar ausente do corpo e estar presente com o Senhor. - 2 Coríntios 5: 8
Os jovens músicos contratados para tocar nas festividades de verão do duque da Áustria estavam prontos para ir para casa. O verão acabou e eles estavam cansados, mas o duque os manteve lá.
O brilhante compositor clássico Franz Joseph Haydn foi simpático e se ofereceu para ajudá-los. Então ele compôs uma sinfonia única que começou com orquestra completa. À medida que a sinfonia avançava, menos instrumentos foram incluídos na partitura. Um a um, enquanto suas partes terminavam, os músicos pegaram seus instrumentos e saíram do palco.
No final da composição, restavam apenas dois músicos - o primeiro e o segundo violinistas tocando um lindo dueto. O duque entendeu. Pouco depois, ele enviou os agradecidos músicos para casa. Até hoje, a Sinfonia nº 45 de Haydn é conhecida como “A Sinfonia da Despedida”.
O povo de Deus faz parte de outra sinfonia de despedida. Um por um, Deus está chamando o seu povo para casa quando a sua parte estiver completa (Fp 1: 19-26).
Todos nós conhecemos servos de Deus que deixaram o palco desta vida. Eles estão em um lugar melhor. E um dia, talvez em breve, a trombeta de Deus soará para todos os que crerem Nele. Que dia de regozijo será esse!
Nós lamentamos a morte daqueles que amamos,
Sentimos falta da companhia deles;
Mas se eles conhecessem e amassem o Senhor,
algum dia com eles estaremos. —Sesper
Na morte, o povo de Deus não diz "adeus", mas "nos vemos mais tarde".
David C. Egner
O grande encobrimento
Deus escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as coisas que são poderosas. - 1 Coríntios 1:27
Se estivermos comprometidos em agradar a Cristo, tentaremos ter um bom testemunho entre os incrédulos. Alguns cristãos assumem que ser um bom exemplo significa manter uma aparência de força - mesmo quando eles são fracos. Eles têm o equívoco de que qualquer aparência de fraqueza dificulta seu testemunho. Assim começa um deslize sutil para o jogo espiritual, ou o que eu chamo de “o grande encobrimento”.
Ao procurar ter um bom testemunho, devemos perguntar se estamos tentando representar a Deus ou a nós mesmos. E quando procuramos ser fortes, devemos perguntar: "Em cuja força - a de Deus ou a nossa?"
De acordo com Paulo, o Senhor nos capacita a testificar Dele e Sua força, não desprezando nossa fraqueza, mas usando-a, “para que nenhuma carne se glorie em Sua presença” (1 Coríntios 1:29).
Os incrédulos são mais bem-vindos a Cristo por pessoas “fortes” que fingem nunca serem fracas ou por pessoas “fracas” que testificam de uma força que não é deles? Os incrédulos costumam dizer do primeiro: "Eu nunca poderia ser assim". Mas das pessoas "fracas", elas costumam dizer: "Se Cristo pode ajudá-los, talvez Ele tenha algo para mim".
Vamos honestamente admitir nossa fraqueza e oferecê-la a Deus para uso Dele.
Minha vida hoje eu entrego, ó Senhor, a Ti,
Um canal para Teu amor e graça para ser;
Use-me como Tu queres, eu oro humildemente,
Para apontar alguma alma para o caminho vivo. - Cristãos
Para mostrar aos outros o que Cristo fará por eles, mostre-lhes o que Cristo fez por você. Joanie Yoder
Um a um
Há alegria na presença dos anjos de Deus sobre um pecador que se arrepende. - Lucas 15:10
Durante seu breve ministério público de cerca de três anos, Jesus passou muitas horas ensinando e curando pessoas - uma de cada vez. Embora o Salvador pregasse a multidões na Galiléia e na Judéia e fosse frequentemente cercado por uma grande multidão, Ele nunca estava ocupado demais para ministrar a homens, mulheres e crianças de um para um.
Um dia, quando uma casa em Cafarnaum estava cheia de pessoas ansiosas para ouvir as palavras do Mestre, Ele parou para dar atenção a um homem doente que havia sido derrubado pelo telhado (Marcos 2: 1-12).
Em outra ocasião, o Salvador destacou um homem de baixa estatura que havia escalado um sicômoro para vê-lo. Jesus parou, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa e desce, porque hoje devo ficar em tua casa” (Lc 19: 5). Jesus também passou tempo com as pessoas em particular, ensinando-as, guiando-as e desafiando-as a acreditar Nele (Jo 3: 1-21; 4: 1-26).
Nunca subestime o valor do seu testemunho de um para um por Cristo. Se você já se perguntou sobre o valor de seu testemunho individual e pessoal, lembre-se do exemplo de Jesus e do que Ele disse em Lucas 15:10: “Há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.
Senhor, ponha alguma alma no meu coração,
E ame aquela alma através de mim;
E eu posso nobremente fazer a minha parte
Para ganhar essa alma por Ti. —Tucker
O melhor tato em levar uma pessoa a Cristo é o contato. Richard DeHaan
Responder e relatar
Quando eles vieram e reuniram a igreja juntos, eles relataram tudo o que Deus havia feito com eles. - Atos 14:27
Durante um culto de domingo à noite, um homem descreveu uma viagem missionária de uma semana, da qual ele e meia dúzia de outros acabaram de retornar. Havia uma vibração em sua voz quando ele contou por que eles foram para uma área carente em outro estado, quantos metros de concreto eles misturaram e serviram para uma calçada na igreja, e como suas vidas foram mudadas no processo. Fiquei comovido e encorajado quando ele relatou o que Deus havia feito em todos aqueles que foram.
Eu vejo esse mesmo padrão de resposta e relato no treinamento de Jesus de Seus discípulos. Em Lucas 9 lemos: “Ele chamou os seus doze discípulos juntos e deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças. Ele os enviou para pregar o reino de Deus e curar os enfermos ”(vv.1-2). Eles responderam obedecendo ao Seu chamado (v.6), depois voltaram para relatar o que haviam feito (v.10). Creio que Jesus gostou dos relatórios da equipe do evangelho quando os discípulos trouxeram encorajamento a Ele e uns aos outros.
Podemos seguir esse mesmo padrão hoje, à medida que primeiro respondemos ao chamado de Deus para servir e testemunhar, seja perto de casa ou longe. Quando relatamos os resultados de Seu trabalho para os outros, a alegria é multiplicada.
Então, o que estamos esperando?
PENSANDO EM
COMO Eu fui encorajado pelos relatos daqueles
que serviram a Deus fielmente? Como tive a
oportunidade de responder e relatar?
Sua resposta ao chamado de Deus não está completa até que você relate o trabalho de Deus. David C. McCasland
Na hora certa
Você ouviu a voz das minhas súplicas quando eu clamei a você. - Salmo 31:22
Era o dia do seu casamento e o noivo estava em apuros. Uma tempestade despejou 3 polegadas de chuva em menos de 3 horas em Louisville, Kentucky. O futuro marido estava indo para a igreja quando seu carro parou no alto da água em um cruzamento e não iria começar de novo. Tornando-se frenético, ele acenou com notas de US $ 50 nos carros que passavam, esperando que alguém lhe desse uma carona. Quando um motorista finalmente parou - para pedir informações - chegou na hora.
O noivo chegou à igreja, encharcado, descalço e carregando seu smoking em uma sacola plástica. Vinte minutos depois, ele andou pelo corredor, o cabelo ainda molhado.
A experiência desse noivo me lembra a vida do rei Davi. Em momentos de alarme, Davi sentiu como se os céus se tivessem voltado contra ele (Sl 31:22). As circunstâncias pareciam fora de controle. Ele se sentia invisível aos outros e tão esquecido como alguém que já havia morrido (v.12). No entanto, suas horas mais sombrias invariavelmente se tornaram a ocasião para louvar a Deus (v. 19, 23). Vez após vez, testes de fé foram seguidos por provas da presença do Senhor e de cuidados intermináveis.
Como cristãos, nós também podemos esperar provações no caminho para o céu. Mas podemos ter confiança na capacidade de Deus de fornecer exatamente o que precisamos - na hora certa.
Em tempos de maior luta,
quando as nuvens furiosas rolam,
posso sempre encontrar meu Salvador,
Cristo, o refúgio de minha alma. -Aspérula
O alvorecer da libertação de Deus geralmente vem quando a hora da provação é mais sombria. Mart DeHaan
Agora e mais tarde
Para mim, viver é Cristo e morrer é ganho. - Filipenses 1:21
Há mais de 35 anos, minha família mudou-se para uma nova casa - um lugar que chamamos de lar até recentemente, quando minha mãe o vendeu.
Memórias agradáveis da casa onde crescemos dificultaram a sua separação. Mas uma coisa que mamãe me disse torna isso mais fácil. Ela disse que quando a família se mudou para a casa de tijolos que papai gostava tanto, ele lhe disse: “Este é o meu último movimento. Meu próximo passo é para cima.
Como de costume, papai estava certo. Quando ele morreu no quarto da mesma casa, ele imediatamente se mudou para um lugar muito maior que Jesus estava preparando para ele no céu (João 14: 2).
Como crianças, nunca imaginamos o dia em que papai iria embora e a casa seria vendida. Mas a brevidade da vida se torna mais aparente a cada ano que passa. E a importância do que construímos ou acumulamos aqui assume cada vez menos importância.
Nossa perspectiva deve ser como a do meu pai. Ele tinha seu destino final em mente. Embora possamos desfrutar das bênçãos que Deus nos deu, precisamos ficar de olho no objetivo final - passar a eternidade com nosso Salvador.
Se mantivermos nosso objetivo eterno em mente, poderemos dizer com o apóstolo Paulo: "Viver é Cristo e morrer é ganho" (Fp 1:21). É uma crença que podemos viver agora e depois.
Encha cada hora com o que vai durar,
Compre os momentos enquanto eles vão;
A vida acima, quando isto é passado,
é o fruto maduro da vida abaixo. - Bonar
Para aproveitar ao máximo hoje, mantenha a eternidade em mente. Dave Branon
Ele está aqui!
O Senhor está perto de todos que o invocam. - Salmo 145: 18
A promessa de Deus de estar com o Seu povo (Sl. 145: 18) é um dom maravilhoso que às vezes damos por garantido. Mas há momentos na vida de todo crente quando Sua presença se torna uma realidade preciosa.
Há alguns anos mergulhei em um período não característico de ansiedade e depressão. Depois de muitos anos de estabilidade espiritual e emocional, eu estava quase sobrecarregado com pensamentos sombrios. Lutei para neutralizar o desespero com as verdades de Deus e a ajuda do Espírito Santo.
Então, uma noite, fui ouvir o grupo de música gospel conhecido como os Talleys. Durante o show, Kirk Talley apresentou uma nova música que ele havia escrito. Eu escutei quando o grupo cantou estas letras simples, mas profundas:
Ele está aqui, aleluia! Ele está aqui, amém!
Ele está aqui, santo e santo. Eu abençoarei o nome dele novamente.
© 1990 Kirk Talley Música
Estas palavras expressam uma das verdades mais familiares da Bíblia - uma verdade que há muito eu tomava por certo. Mas como falou comigo naquela noite! Isso me trouxe conforto inacreditável, liberação e esperança. O Senhor usou essa música do evangelho para desencadear uma reviravolta na minha vida. Comecei a apreciar a presença de Deus de uma maneira nova e revigorante.
Como filhos de Deus, podemos pensar que devemos estar isentos de lutas emocionais. Mas nós não somos.
Se parece que Deus te deixou, se você está desanimado, se você se sentir sozinho e com medo, medite sobre a verdade dessas lindas palavras: “Ele está aqui, aleluia!”
Quando um crente passa por problemas, Deus está lá com ele. David C. Egner
Impossível mudar?
O etíope pode mudar sua pele ou o leopardo suas manchas? Então você também pode fazer o bem que está acostumado a fazer o mal. - Jeremias 13:23
Deus seria injusto punir pessoas que violassem as regras Dele? Deveria ele ser mais tolerante ao pecado?
Um homem que está preso por roubo me disse que ele tem roubado desde a infância. Ele diz que não pode parar e ele sabe que estará em apuros novamente. Ele não acha que Deus tem o direito de puni-lo.
Mentirosos choraram na minha presença, dizendo que não podem parar de mentir. Alcoólatras dizem que eles não são culpados por seu vício. Um porta-voz diz que dizer a um homossexual para se arrepender é "como dizer a uma pessoa para mudar a cor de sua pele".
O profeta Jeremias concordaria que às vezes é impossível que as pessoas mudem sua conduta - mas por um motivo diferente. Não é que eles não possam mudar; é porque eles não querem mudar (Jr 13: 23-25). E por causa disso, Deus é completamente justo em Seu julgamento.
Se você é escravizado por práticas pecaminosas ou hábitos destrutivos, pode ser entregue. Admita sua pecaminosidade e desamparo a Deus. Aceite Sua oferta de perdão completo através de Jesus, que morreu em seu lugar. Confie no Espírito Santo, que pode capacitá-lo a resistir à tentação (1Co 6:19; 10:13). Deus pode transformar seu coração e permitir que você mude, tornando possível o que parece impossível.
O Salvador está esperando para ajudá-lo
e limpar toda mancha de pecado;
Pela fé você pode conhecer o perdão total
e encontrar a verdadeira satisfação hoje. HGB
Para quebrar o aperto do pecado, coloque-se nas mãos de Deus. Herbert Vander Lugt
Boas razões
Esteja sempre pronto para dar uma defesa a todos que lhe perguntarem uma razão para a esperança que existe em você. - 1 Pedro 3:15
Um zelador da Universidade de Minnesota era um cristão devoto que ansiava por seu filho Bob depositar sua confiança em Cristo. Bob lembra que seu pai suplicou amorosamente: “Tome Jesus como seu Salvador!”
Bob, um engenheiro bem-educado, foi transferido, mas pediu a seu pai que desse algumas razões pelas quais ele deveria confiar em Jesus. Seu pai tinha pouca educação e só podia dizer com lágrimas: “Tudo que sei é que Ele é quem Ele diz que é. Eu te amo e quero que você também o conheça.
Um testemunho simples e sincero da nossa fé pessoal em Cristo pode ser uma testemunha poderosa. Mas não precisamos parar nesse ponto, não importa qual seja a nossa educação. Temos boas razões para acreditar que Jesus é o Filho de Deus.
Pedro disse aos crentes que eles deveriam estar sempre prontos para dar uma razão para sua esperança em Cristo (1 Pedro 3:15). E no livro de Atos, lemos sobre o testemunho de Estevão e Paulo empoderado pelo Espírito Santo (Atos 6: 9-10; 24: 24-25; 26: 24-28).
O que dizemos deve estar ligado a um compromisso com Jesus como Senhor, e devemos ter uma atitude humilde, uma consciência limpa e boa conduta (1Pe 3: 15-16). Quando então confiamos em Deus, Ele pode tornar as pessoas receptivas a uma discussão sobre por que faz sentido acreditar em Cristo. Uma boa vida e boas razões contribuem para uma testemunha poderosa.
Senhor, ajuda-nos a contar sobre o seu amor pela humanidade
- amor ao pecado - doente, quebrantado, cego;
E ajude-os a ver pelo modo como vivemos
a plenitude de ser que você deseja dar. —DJD
A testemunha mais forte convence a mente e convence o coração. Dennis J. DeHaan
Contato
Nós . . . declarar-lhe que a vida eterna que estava com o Pai e se manifestou para nós. - 1 João 1: 2
Quando a Apollo 11 se aproximou da lua em julho de 1969, os editores do New York Times sentiram que sua cobertura do primeiro passo em solo lunar deveria ir além de manchetes e fotos para abraçar uma conquista compartilhada por toda a humanidade. Então eles pediram ao vencedor do Prêmio Pulitzer Archibald MacLeish para escrever um poema. No dia seguinte a Neil Armstrong e Edwin Aldrin Jr. caminharam na lua, a primeira página continha estas palavras:
Você foi uma maravilha para nós, inatingível, uma saudade do alcance do desejo, uma luz além da nossa luz, nossas vidas - talvez um significado para nós. . . Nossas mãos tocaram você em sua profundidade da noite.
Naquele dia, pelas mãos de outros, tocamos a lua.
O apóstolo João escreveu algumas palavras memoráveis sobre um evento histórico ainda mais significativo - a visita do Filho de Deus a este planeta. Ele escreveu: “Aquilo que foi desde o princípio, o qual ouvimos, o qual temos visto com os nossos olhos, o qual temos olhado, e nossas mãos manipularam, concernente à Palavra da vida. . . nós declaramos a você ”(1 João 1: 1,3).
João tocou em Jesus. E hoje, nós também podemos. Tão certo como João O segurou na carne, podemos entender o Filho de Deus pela fé. Nós também podemos experimentar a alegria de ter um relacionamento íntimo com o Pai e o Filho (vv.3-4).
Com fé, em comunhão, em tempos de maior necessidade, podemos dizer: “Nossas mãos tocaram você”.
Nós podemos ir a Jesus porque Jesus veio a nós. David C. McCasland
A cena final
Eu vi o céu aberto e eis um cavalo branco. E Aquele que se sentou nele foi chamado Fiel e Verdadeiro. - Apocalipse 19:11
Fiquei intrigado com a imagem de um Hitler exultante e uma multidão aplaudindo a vitória alemã no início da Segunda Guerra Mundial. Naquela época, muitas pessoas na Grã-Bretanha estavam completamente desanimadas.
Em última análise, porém, os Aliados comemoraram a vitória. Quão diferentes os sentimentos dos britânicos teriam sido no início da guerra se pudessem ter testemunhado a cena final!
Quando Jesus foi preso e levado a julgamento, Seus discípulos estavam confusos e com medo (Mt 26: 47-56). Sua angústia aumentou quando viram Jesus em julgamento, açoitado e aparentemente desamparado quando pendurou na cruz.
Eles ainda não viram a imagem completa do papel do Messias. Antes de cumprir seu papel como Conquistador e Rei, Ele teve que “dar a sua vida em resgate por muitos” (Mateus 20:28) e depois quebrar o poder da morte pela ressurreição (v.19). Ele teve que retornar ao céu para ser o chefe da igreja (Efésios 1:22). Um dia Ele retornará em glória e poder, simbolizado em Apocalipse 19, cavalgando em um cavalo branco (vv.11-16).
Hoje vemos muito que nos desencoraja. As forças do mal muitas vezes parecem estar no controle. Mas se, pela fé, olharmos para além do presente e nos concentrarmos na cena final do plano de Deus, poderemos encontrar motivo para nos regozijarmos.
E pela esperança de seu retorno,
querido Senhor, louvamos o teu nome;
Com saudade corações nós assistimos e esperamos
Para aquele grande dia de dias! - Sherwood
A esperança da vinda de Cristo pode nos manter indo. Herbert Vander Lugt
Está tarde!
Filhinhos, é a última hora. - 1 João 2:18
Um menino brincava na casa de sua avó, perto de um grande relógio de pêndulo. O meio-dia se aproximava e, quando as duas mãos do velho relógio chegaram aos 12, os sinos começaram a tocar.
Como ele sempre gostava de fazer, o menino contava cada gong como soava. Desta vez, no entanto, algo deu errado com o mecanismo interno do relógio. Em vez de parar aos 12 anos, continuou tocando - 13, 14, 15, 16 vezes.
O menino não podia acreditar em seus ouvidos! Ele pulou de pé e correu para a cozinha, gritando: “Vovó! Avó! É mais tarde do que nunca! ”Em seu entusiasmo, o jovem expressou uma verdade que todos faríamos bem em considerar.
É mais tarde do que jamais foi antes - na história do mundo, nos dias designados ao homem e no calendário de eventos de Deus. A cada hora que passa, as palavras de Tiago 5: 8 assumem um significado adicional: “A vinda do Senhor está próxima”.
Este fato é reconfortante e sóbrio. É reconfortante saber que o dia em que nosso Salvador virá para nós pode estar próximo. Mas, ao mesmo tempo, devemos honestamente nos perguntar: “Estou vivendo de uma maneira que traga Sua recomendação?” Pense nisso!
Lembre-se: "É mais tarde do que nunca!"
Que eu viva para que eu esteja pronto
Com alegria meu Salvador se encontre,
E não sinta alarme em Sua vinda
Mas apresse Seus arautos para saudar. —Anon.
Esteja pronto para o último momento, estando pronto a todo momento. Richard DeHaan
Onde você quer viver?
Aquele que estava sentado no trono disse: "Eis que faço novas todas as coisas". - Apocalipse 21: 5
Meu amigo e eu assistimos com interesse a construção de um prédio de 26 andares no centro de Grand Rapids. Como observamos a estrutura impressionante, discutimos a habilidade e as técnicas do processo de construção.
Agora que está concluído, acho interessante caminhar pelo belo complexo e pensar nas pessoas que moram nos apartamentos de nível superior. Eles têm uma localização conveniente no centro, ambiente de luxo e uma vista magnífica da cidade. Eu ouvi um transeunte dizer: "Se eu pudesse pegar aquele apartamento no último andar, eu poderia morar lá para sempre".
Mas pense sobre essa possibilidade. Imagine passar a eternidade em qualquer lugar nesta terra antiga. Edifícios se deterioram. Bairros mudam. Nações colapsam. As condições do mundo pioram. Capturar o melhor deste mundo e mantê-lo para sempre seria perder algo muito melhor - as gloriosas maravilhas do céu.
Quão terrena nós podemos crescer em nosso pensamento! Nenhum crente em Jesus Cristo deveria passar a eternidade nesta terra como ela é. Nós não construímos nenhum lar duradouro aqui. Somente quando chegarmos ao nosso lugar permanente no céu, devemos sempre querer dizer: "Eu poderia viver aqui para sempre!"
Quão glorioso pensar à frente
De bênçãos ainda a ser,
De ajuda de Deus enquanto a vida durará -
Então alegrias eternamente! JDB
Quanto mais você olhar para o céu, menos você desejará da terra. David C. Egner
Quando Deus nos corrige
Não despreze a correção do Senhor, nem deteste sua correção. - Provérbios 3:11
Salomão nos advertiu para não nos apoiarmos em nosso próprio entendimento (Pv 3: 5). Isso implica que estamos propensos a cometer erros no julgamento. E como odiamos ter nossos erros corrigidos!
Algumas pessoas detestam tanto a correção que seu principal objetivo na vida parece estar tentando evitar ou ocultar todos os seus erros. Mas vamos ser práticos. A correção, se bem recebida, pode nos poupar muito sofrimento.
Uma experiência pessoal contada por Eugene Peterson ilustra o valor da correção. Com o cortador de grama inclinado para o lado, Eugene lutou para remover a lâmina para poder afiá-la. Quando sua maior chave não moveu a porca, ele colocou um tubo de 4 pés de comprimento sobre a alça da chave para mais alavancagem. Quando isso falhou, ele começou a bater no cano com uma pedra enorme. Finalmente, seu vizinho apontou que os fios do ferrolho iam para o outro lado. Quando Eugene inverteu seus esforços, a noz virou-se facilmente. Ele disse: "Eu fui salvo da frustração e do fracasso".
Você está forçando sua vida na direção errada? Bem-vindo a correção do seu Pai celestial, que se deleita em você. Confie em Sua sabedoria e não na sua, e Ele redirecionará sua vida. Isso é uma promessa! (Provérbios 3: 6).
PENSANDO PELA LIBERDADE
Quais são algumas das maneiras práticas que Provérbios 3 nos dá para aprender a sabedoria de Deus? Que recompensas são prometidas se dermos ouvidos a este conselho?
A única maneira de estar certo é concordar com Deus quando Ele diz que estamos errados. Joanie Yoder
Razões para ser admirado
A menos que o Senhor construa a casa, eles trabalham em vão para construí-la. - Salmo 127: 1
Em uma pesquisa da revista Careers & Colleges, adolescentes americanos revelaram algumas notícias surpreendentes sobre si mesmos. Quando perguntados sobre quem eles mais admiram, mais de sete entre dez adolescentes escolheram seus pais por meio de estrelas de TV, líderes políticos e atletas.
Por mais encorajadores que esses números sejam, eles também devem desafiar todos nós que somos pais. Se temos a atenção de nossos filhos nesse grau, o que estamos fazendo com a responsabilidade?
Os Salmos 127 e 128 nos lembram que precisamos depender continuamente do Senhor para obter ajuda e direção, se quisermos construir um lar feliz. Com isso em mente, gostaria de sugerir cinco princípios que devemos nos comunicar e modelar em espírito de oração diante de nossos filhos - princípios que não apenas os ajudam a nos admirar, mas também os levam a honrar a Deus.
1. O principal objetivo da vida é confiar em Cristo e viver para ele.
2. Nós nos importamos o suficiente para eles protegê-los.
3. É melhor agradar a Deus do que agradar as pessoas.
4. O que esperamos deles, eles verão em nós.
5. Eles não podem ir a qualquer lugar e obter mais amor do que em casa, nem mesmo de um namorado ou namorada.
Ensine a seus filhos esses princípios e eles terão as melhores razões para admirá-lo.
PENSANDO PELA QUAL Os
Salmos 127 e 128 descrevem o valor
das crianças? Que frases enfatizam a
importância do relacionamento dos pais com Deus?
Como o galho é dobrado, cresce a árvore. Dave Branon
Ele aceita
. . . não se demorando em diligência, fervoroso em espírito, servindo ao Senhor. - Romanos 12:11
Quando tivermos feito o melhor para servir ao Senhor, uma observação irrefletida ou crítica pode tirar nossa alegria. Quando isso acontece, devemos nos concentrar no que Deus pensa de nós.
Jan, uma diretora de música da igreja, conduziu seus corais e orquestra combinados em uma cantata agitada mas difícil. Os ensaios não correram bem, especialmente para a seção de cordas. Depois da apresentação, um dos violinistas disse com raiva, com raiva de Jan: "Deveríamos ter praticado mais para este programa, para que pudéssemos ter feito tudo certo!"
Jan ficou arrasado. Este foi, afinal, um esforço voluntário para o público da igreja. Nenhuma admissão foi cobrada. Muitos dos músicos não foram treinados, mas estavam dispostos a dar seu talento ao Senhor. Eles tinham feito bem e as pessoas foram elevadas.
Quando Jan voltou para casa, ela rezou com lágrimas escorrendo pelo rosto. Então o Senhor falou ao seu coração, lembrando-a que Ele aceitou seus esforços. Isso deu-lhe paz.
Não permita que críticas injustas sobre o seu ministério te derrubem. Continue servindo a Cristo com fervor (Rom. 12:11). O Senhor se agrada do serviço feito de um coração disposto e do desejo de honrá-lo. O mais importante é que Ele aceita.
Se continuarmos fazendo o que é certo
E servindo a Cristo todos os dias,
Não precisamos temer o que os outros pensam
Nem o que os críticos dizem. —DJD
O que Deus sabe sobre nós é mais importante do que o que as pessoas pensam sobre nós. David C. Egner
Dois lados do trabalho
O Senhor recompense seu trabalho e uma recompensa completa será dada pelo Senhor Deus de Israel. - Rute 2:12
Ruth estava enfrentando sérios problemas. Seu marido havia morrido e ela chegara a uma terra estrangeira com sua sogra viúva.
Muitas mulheres se encontram em situações semelhantes hoje em dia. Por várias razões, eles devem cuidar de uma família sem a ajuda de um marido.
Então, o que Ruth fez? Ela foi trabalhar. Não foi fascinante nem fácil. Ela andou pelos campos de cevada, pegando grãos que os ceifeiros deixavam para trás. E ela conheceu o proprietário de terras, Boaz, que se tornaria seu marido.
É claro que nem todas as histórias de pessoas que trabalham duro acabam também. No entanto, o que aconteceu com Ruth aponta dois princípios importantes. Primeiro, Deus quer que sejamos compassivos. As necessidades de Rute e Noemi foram atendidas porque os proprietários seguiram as instruções de Deus de deixar grãos em excesso nos campos para os pobres e as viúvas (Dt 24: 19-22).
Segundo, o Senhor recompensa aqueles que trabalham (Gn 1: 28-30; 2:15; Provérbios 22:29; 2 Tessalonicenses 3: 10-12). Neste caso, Ruth recebeu uma bênção especial do Senhor (Ruth 2:12).
Tanto os trabalhadores como aqueles que estão em posição de autoridade têm obrigações uns com os outros e com o Senhor. Não importa qual seja a nossa situação, precisamos seguir princípios divinos. Qualquer outra abordagem ao trabalho de parto não funciona.
O trabalho do homem pode fazer dele um escravo
e levá-lo a uma sepultura prematura;
Mas se for feito para o Senhor,
Sua obra lhe trará uma grande recompensa. —DJD
A vida funciona melhor quando fazemos. Dave Branon
O que você disse?
Quem pode habitar no teu santo monte? Aquele que anda na retidão. - Salmo 15: 1-2
Na Universidade de Santa Clara, na Califórnia, um pesquisador realizou um estudo com 1.500 gerentes de empresas que revelaram o que os funcionários mais valorizam em um chefe. Os funcionários disseram que respeitavam um líder que demonstra competência, tem a capacidade de inspirar trabalhadores e é habilidoso em fornecer orientação.
Mas havia uma quarta qualidade que eles admiravam ainda mais - integridade. Acima de tudo, os trabalhadores queriam um administrador cuja palavra fosse boa, alguém conhecido por sua honestidade e alguém em quem eles pudessem confiar.
Embora essa descoberta tenha um significado especial para os gerentes cristãos, ela também diz algo a todos que nomeiam o nome de Cristo. A integridade deve caracterizar todos os crentes, não importa qual seja sua posição. De acordo com o Salmo 15, a verdade está no coração de toda palavra e ação de uma pessoa piedosa. Visto que o Deus da Bíblia sempre mantém Sua palavra, segue-se que uma pessoa piedosa será conhecida como alguém que faz o que ele diz que fará.
Todos nós precisamos ser mais cuidadosos com nossa integridade. Os que nos rodeiam nos admiram pela nossa honestidade? O Senhor nos vê como fazendo o que dissemos que faríamos - mesmo que doesse? (Sl 15: 4).
Se sua palavra é "boa como ouro"
E suas ações provam que é verdade
Outras pessoas ouvindo o que você diz
Saiba que elas podem depender de você. - Hess
Somente estando no nível podemos subir ao plano mais alto. Mart DeHaan
Santidade
Por aqueles que chegam perto de Mim eu devo ser considerado santo; e antes de todas as pessoas devo ser glorificado. - Levítico 10: 3
Às vezes, Deus parece exagerar. Em Levítico 10, lemos sobre pessoas que morreram simplesmente porque não adoravam corretamente. Sacerdotes eram ameaçados de morte se não ficassem bem arrumados ou se se afastassem do tabernáculo. Para os leitores modernos que gostam de se vestir casualmente e viver livres, tudo isso soa um pouco sufocante.
Mas o objetivo desta instrução não é nos dizer como se vestir para a igreja. Nos fala sobre Deus. Isso nos lembra que Deus é santo e não deve ser enganado. Deus não é um amigo que apenas quer que nos sintamos à vontade em torno Dele.
As Escrituras não meramente nos educam em moralidade. Deus não nos deu a Bíblia para nos ensinar como ser bons meninos e meninas. Em vez disso, as Escrituras exigem que vivamos com respeito e adoração na impressionante presença do Deus santo. Sem a santidade de Deus, nossa fé perde seu significado. O teólogo britânico PT Forsyth (1848-1921) escreveu: “O pecado é apenas o desafio da santidade de Deus, a graça é apenas sua ação sobre o pecado, a cruz é apenas sua vitória, e a fé é apenas sua adoração”.
Anjos na presença de Deus chamam uns aos outros, "Santo, Santo, Santo, Senhor Deus Todo-Poderoso" (Apocalipse 4: 8). Se somos crentes em Cristo, podemos nos juntar a eles nesse canto.
A santidade de Deus revela
nossa insuficiência;
Mas quando o Seu Espírito enche os nossos corações, o
Seu trabalho em nós, nós veremos. —Sesper
Abster-se do pecado não nos torna santos, mas a santidade nos faz abster do pecado. Haddon W. Robinson
Gremlins Feios
Eles ainda darão frutos na velhice; eles serão frescos e florescentes. - Salmo 92:14
Em seu livro Less Stress, More Peace (publicado por Fleming H. Revell), Verna Birkey refere-se a uma mulher de 72 anos chamada Jo que se preocupava em envelhecer. Jo chamou esses medos de “feios gremlins”. Para obter a vitória sobre eles, ela escreveu uma “Declaração de Compromisso e Fé”, que cito em parte:
“Meu querido Pai celestial, como posso expressar quão grato sou por Seu grande cuidado em relação a mim através dos anos? Você tem sido tão bom. Por que, então, Senhor, esses feios gremlins entram no meu pensamento? Eu me preocupo em perder este marido maravilhoso que você me deu. Terei que sofrer uma doença longa antes de me levar para casa? E se eu acabar em uma casa de repouso? E se eu ficar senil?
“Agora eu os verbalizei! Aqueles gremlins feios! Senhor, agora eu cometo todas essas preocupações sobre a velhice para você. Eu reivindicarei a promessa que Você me deu no Salmo 92, que eu ainda produzirei frutos na minha velhice. Cada vez que um desses medos surge, vou voltar e rever este compromisso até que eu tenha paz. Eu posso confiar em você com minha velhice. Eu te louvo, Senhor!
Por que não escrever sua própria “Declaração de Compromisso e Fé” a respeito de seus “feios gremlins”?
Apesar de passos vacilantes e força decrescente
Revelar a vida como uma página desbotada,
No entanto , envelhecer com fé em Cristo
Dá esperança e sabedoria à velhice. —DJD
A preocupação é fútil; a fé é frutuosa.
r Joanie Yoder