Ministério
O conforto da viúva
O Senhor cuida dos estrangeiros; Ele alivia o órfão e a viúva. - Salmo 146: 9
Um cristão sabia que deveria visitar uma mulher cujo marido morrera recentemente. Ele temia a ideia porque ela estava desanimada, mas ele decidiu ir. Ele sabia que era certo “visitar órfãos e viúvas em sua aflição” (Tiago 1:27).
Quando ele chegou à sua porta, ficou surpreso ao encontrá-la de bom humor. "O que mudou sua atitude", ele perguntou. “Bem”, ela respondeu: “Estou lendo minha Bíblia com mais fidelidade desde que João morreu e descobri no Salmo 146 que o Senhor cuidaria de mim. Recebi nova coragem porque fiquei tão confortada com a promessa dele. ”
Aqueles que viram o rosto radiante da mulher e a confiança renovada em Deus ficaram impressionados com a transformação que Ele trouxera em sua vida. Ela ficou muito encorajada quando sua igreja se uniu ao seu apoio e supriu suas necessidades.
A Bíblia nos diz para honrar as viúvas e condena veementemente aqueles que se aproveitam delas (Mt 23:14). De novo e de novo somos informados do especial cuidado e preocupação de Deus pelas mulheres enlutadas (Êxodo 22:22; Pv 15:25).
Se você recentemente perdeu seu cônjuge, as palavras de Deus no Salmo 146 são claras e reconfortantes. Ele se preocupa com você e quer que você coloque sua confiança nEle enquanto enfrenta o futuro.
Ele será o conforto certo do seu coração,
Conselheiro Divino e Amigo;
Os próximos anos não precisam afligir você,
Ele irá guardá-lo até o fim. —Anon.
O conforto de Deus compensa as perdas da vida. Henry G. Bosch
O preço da liberdade
Eu irei para o rei. . . e se pereci pereci. - Ester 4:16
Quando conversei com jovens homens pouco antes do dia D durante a Segunda Guerra Mundial, observei que eles estavam com medo. Nenhum deles queria morrer. No entanto, a grande maioria expressou sua convicção de que a causa pela qual estavam lutando era certa e digna do risco.
A rainha Esther tinha sentimentos semelhantes. Ela não queria morrer. Ela pediu um jejum de três dias para reconhecer sua necessidade da ajuda especial de Deus. De acordo com o costume persa, se ela não fosse convidada para o rei e ele estivesse descontente, ele poderia ordenar a execução dela mesmo que ela fosse sua esposa. No entanto, Esther amava seu pessoal o suficiente para correr esse risco.
Hoje, nos Estados Unidos, honramos os homens e mulheres que morreram a serviço de seu país. Seu senso de patriotismo os obrigou a colocar suas vidas em risco. Quer tivessem se voluntariado ou sido convocado, eles se juntaram na defesa de sua terra natal. Às vezes eles viajaram para lugares distantes para apoiar outros países em uma luta pela liberdade. Eles arriscaram tudo e morreram.
Assim como somos gratos àqueles que morreram para tornar a liberdade possível, devemos agradecer a Deus pelo Seu Filho que morreu para nos libertar da escravidão do pecado. Neste dia temos muito a agradecer.
Senhor, mantenha-nos conscientes do custo,
O preço da liberdade -
Homens e mulheres corajosos deram suas vidas
Para vencer a tirania. —DJD
O preço da nossa libertação do pecado foi pago em sangue. Herbert Vander Lugt
Eu não estou fazendo isso
Jesus disse a ela: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que ele morra, viverá. ”- João 11:25
Vamos dizer que você estava comprando uma religião. Você não gostaria de servir a um ser superior que fosse poderoso e pudesse fazer grandes coisas? Você não gostaria de uma religião que oferecesse grandes benefícios após a morte? Você não gostaria que o principal líder dessa religião fosse absolutamente confiável e capaz de perdoar seus pecados?
Eu gostaria.
Ainda li recentemente sobre uma religião que muitas pessoas compram com nenhuma dessas qualidades. Ela ensina que “Deus é a beleza e o lado suave das coisas” e “o poder superior de cada pessoa”. Diz: “Quando você está morto, a vida deixa de existir”. E a figura-chave? Jesus! Mas ele é descrito apenas como "um grande mestre da luz".
Pense nas grandes religiões do mundo. Quantos oferecem um Deus todo-poderoso, todo-sábio e amoroso? Quantos dão a garantia do céu? Quantos fornecem um Salvador da culpa e poder do pecado? Eles fazem grandes promessas, mas não nos dão o que precisamos. Suas reivindicações estão vazias.
Agora pense sobre isso: Aqueles que depositam sua confiança em Cristo servem a um Deus todo-poderoso, onisciente e amoroso. Eles têm um Salvador que fornece a certeza do céu e a liberdade do pecado. De todas as religiões do mundo, é a única que não é feita pelo homem. Por que se contentar com menos do que o melhor?
Deus enviou Seu Filho para morrer por nós,
Nenhuma outra vida faria;
Então, por que não confiar em Cristo hoje?
Aceite o presente dele para você. JDB
A religião pode informar e reformar, mas somente Cristo pode se transformar. Dave Branon
Por que eu?
Deveríamos, na verdade, aceitar o bem de Deus e não aceitar a adversidade? - Jó 2:10
Tim, filho do coronel Bill Kehler, era um cristão forte e tinha um futuro brilhante. Ele estava frequentando a Academia da Força Aérea, no Colorado, quando foi morto em bombardeios.
"Por que Tim?", Perguntou um jovem, incapacitado em um acidente de carro. Kehler respondeu: "Por que não Tim?"
Muitos de nós lutamos muito tempo antes de chegar a esse tipo de aceitação. Tragédias e acidentes nos enganam com sua lógica sutil. Nós perguntamos: “Por que eu? Se Deus controla tudo e estamos tentando agradá-Lo, por que Ele não nos impediu de problemas? ”
Acredito que Satanás achava que Jó tropeçaria na mesma pergunta. Ele tentou argumentar que as pessoas que confiam na bondade de Deus têm apenas uma fé justa. Mas Jó mostrou a força do poder de Deus em seu coração. Quando a sra. Jó insistiu para que ele amaldiçoasse a Deus e morresse, ele disse: “Por que eu deveria estar livre do sofrimento? Por que não eu?"
Embora Jó realmente lutasse por respostas, ele chegou a um sentimento de aceitação ao reconhecer a grandeza e sabedoria de Deus. Ele reafirmou sua confiança em Deus para fazer o que era melhor.
Quando paramos de dizer "Por que eu" e começamos a dizer "Por que não eu", damos o primeiro passo para glorificar a Deus em nossas provações.
Seja este o propósito da minha alma,
Minha solene, minha escolha determinada:
Ceder ao supremo controle de Deus
E em cada uma das minhas provações regozijar-me. —Anon.
Aflições abençoam quando misturadas com submissão. Dennis J. DeHaan
Minutemen de Deus
Com uma mão, eles trabalhavam na construção e, com a outra, seguravam uma arma. - Neemias 4:17
Lembre-se de estudar sobre os Minutemen? Durante a Revolução Americana, os cidadãos comuns se uniram para formar um exército eficaz. Eles eram agricultores e comerciantes e banqueiros e ferreiros. Quando eles ouviram falar de problemas, eles largariam seu trabalho, pegariam seus mosquetes e iriam para a batalha.
Nenhum remexendo pelo sótão procurando por aquele chifre de pó. Nenhuma pesquisa no galpão para enchimento e tiro. Sem parar para limpar suas armas. Eles estavam prontos em um minuto.
Eles me lembram os trabalhadores da época de Neemias que seguravam suas ferramentas em uma mão e suas espadas ou lanças na outra. Mesmo enquanto trabalhavam, estavam prontos para o conflito.
Precisamos ser os minutemen de Deus. Devemos estar preparados para a ação. Pode ser uma oportunidade para testemunhar ou encorajar um colega que enfrenta tentações ferozes. Alguém no local de trabalho pode estar atacando a causa de Cristo. Estamos prontos?
Não devemos ter que reavivar nossa vida de oração ou cuidar de questões não resolvidas com Deus. Nenhuma caça para Bíblias empoeiradas. Nenhum perdão para procurar ou oferecer. Nenhuma confissão de pecado no último minuto.
Se Ele chama, você é um dos minutemen de Deus?
Soe o grito de guerra! Veja, o inimigo está próximo;
Eleve o padrão elevado para o Senhor;
Cinge sua armadura, fica firme, todo mundo;
Descanse sua causa sobre a Sua santa Palavra. —Sherwin
No serviço de Deus, nossa maior habilidade é nossa disponibilidade. David C. Egner
De entrada para saída
Por suas palavras você será justificado e por suas palavras você será condenado. - Mateus 12:37
Pastores, oradores públicos e escritores devem ouvir e ler muito para manterem-se atualizados e atuais. Eles devem buscar informações, manter-se alerta para ilustrações e encontrar maneiras novas e melhores de expressar a verdade.
Eu ouço talk shows de rádio enquanto estou dirigindo, e tenho um livro ou revista na mão quando estou assistindo a um jogo de bola na TV. O que acontece com toda essa entrada de palavras e idéias? É processado pela minha mente e se torna uma parte de mim. Então, quando escrevo ou falo, sai com minhas próprias palavras.
Este processo de absorção de palavras e idéias não é exclusivo para falantes e autores, no entanto. Todos nós recebemos grandes quantidades de informações todos os dias, e isso pode ser muito perigoso. O que fazemos com toda essa entrada é de vital importância. Vivendo em um sistema mundial com valores sem Deus, somos obrigados a encontrar muito lixo. Portanto, devemos evitar tudo o que pudermos e rejeitar o que não podemos evitar. Se não estamos discernindo, nossa mente ficará corrompida. Mas, se encontrarmos prazer no que é “verdadeiro”, “nobre”, “justo”, “puro”, “amável” e “de boa fama” (Filipenses 4: 8), essas qualidades se refletirão no que dizer.
Vamos nos comprometer a absorver apenas o que é saudável para que nossa produção também seja saudável.
Tome meu coração, sua fonte profunda,
Limpe , purifique e mantenha;
Mantenha minha língua, Senhor, bem rido,
Palavras de verdade, oh, pode dizer. HGB
Precisamos pedir a Deus para nos impedir de ouvir o mal e falar mal. Herbert Vander Lugt
Sinceramente errado!
Há um caminho que parece certo para um homem, mas o seu fim é o caminho da morte. - Provérbios 14:12
Um anestesista estava administrando uma mistura controlada de oxigênio e gás para um paciente em um hospital de Nova York. Quando um dos tanques estava vazio, o médico usou um novo claramente marcado "Oxigênio". Quase imediatamente o paciente morreu.
A autópsia do médico legista revelou envenenamento por dióxido de carbono. Após a investigação, descobriu-se que o segundo tanque continha dióxido de carbono puro e fora rotulado erroneamente.
O fabricante negou qualquer irregularidade. Ninguém sabia como esse trágico erro poderia ter sido cometido pelos inspetores.
Felizmente, esses erros são raros. Mas no reino espiritual eles ocorrem o tempo todo. Em relação à salvação, muitas pessoas dirão: “Enquanto eu for sincero, terminarei bem no final.” Eles acreditam que podem chegar ao céu por suas boas obras; mas não importa quão certo possa parecer, é “o caminho da morte” (Provérbios 14:12). Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim ”(João 14: 6).
Não cometa o erro de ser sincero, mas sinceramente errado! Reconheça seu pecado e culpa diante de Deus e peça a Jesus para salvá-lo hoje.
Nenhum outro nome pode me salvar,
Nenhum outro nome ao lado,
Mas Jesus Cristo, o Senhor ressuscitado,
Aquele que eles crucificaram. —Brandt
Cristo é o único caminho para o céu; todos os outros caminhos são desvios para a desgraça. Henry G. Bosch
Satisfação da alma
Não há ninguém na terra que eu deseje além de você. - Salmo 73:25
O pregador do século XIX Frederick W. Robertson pastoreava uma igreja em Brighton, Inglaterra. Embora ele fosse um grande pioneiro, ele estava preocupado com o medo do fracasso. Ele sofria de doenças físicas dolorosas e morreu aos 37 anos.
Em seus tempos mais solitários, Robertson freqüentemente encontrou algum consolo nas obras de Shakespeare, Wordsworth e Coleridge. No entanto, até mesmo esses grandes escritores o deixaram cada vez mais insatisfeito, levando-o a escrever: “Eu vou para o campo para sentir Deus; mexer em química para sentir temor dele; leia a vida de Cristo, para compreendê-lo, amá-lo e adorá-lo ”. Robertson concluiu com estas palavras:“ Eu me volto com desgosto de tudo para Cristo ”.
Deus pode nos poupar do sofrimento emocional e corporal de Robertson. Ele pode nos dar muitos anos de preenchimento para podermos dizer: “Meu cálice transborda” (Sl. 23: 5). Mas não importa o quê, devemos nos identificar cada vez mais com as belas palavras de Bernard de Clairvaux, que escreveu no século XII:
Jesus, Tu Alegria de amar os corações,
Tu fonte de vida, Tu Luz dos homens,
Da melhor felicidade que a terra dá
Nós nos voltamos para Teus novamente.
Sim, somente Cristo é a Água que apaga nosso espírito ressequido. Só Ele é o Pão que nutre nosso coração faminto. Só Ele é a Verdade que responde aos questionamentos mais profundos de nossa mente.
A verdadeira satisfação da alma é encontrada somente em Cristo.
Quando Jesus é nossa única satisfação, teremos verdadeira satisfação em nossa alma. Vernon Grounds
Um casal incomum?
Áquila e Priscila. . . explicou a [Apolo] o caminho de Deus com mais precisão. - Atos 18:26
Quanto mais vemos problemas de casamento ao nosso redor, mais nos perguntamos onde procurar um casamento que esteja funcionando.
Como sobre a história de um casal que não apenas fez o casamento funcionar, mas também usou sua união para ajudar a igreja primitiva? Seus nomes eram Áquila e Priscila.
Observe as características que as tornaram tão úteis para Paulo e que, acredito, refletem a força de seu casamento.
Eles eram altruístas e corajosos. Em Romanos 16: 4, Paulo disse que eles “arriscaram o próprio pescoço” por ele.
Eles eram hospitaleiros. Uma igreja reuniu-se em sua casa (1 Coríntios 16:19).
Eles eram flexíveis. Por duas vezes eles tiveram que se mudar - uma vez pela força de Roma (Atos 18: 2) e uma vez por opção de ir em uma viagem missionária com Paulo (v.18).
Eles trabalharam juntos. Eles eram fabricantes de tendas (v.3).
Ambos estavam comprometidos com Cristo e ensinando outros sobre ele. Eles convidaram Apolo para sua casa, onde eles “explicaram a ele o caminho de Deus com mais precisão” (v.26).
Aquila e Priscilla eram uma unidade - uma equipe - uma dupla inseparável. Isso pode torná-los um casal incomum, mas é uma diferença que nós, que somos casados, todos deveríamos imitar.
Um homem e uma mulher que servem ao Senhor também
servirão uns aos outros;
E juntos eles vão mostrar ao mundo o
que é certo e bom e verdadeiro. - k. De Haan
O casamento funciona melhor quando um casal tem um único propósito. Dave Branon
O que vale a pena manter
Por um pedaço de comida [Esaú] vendeu seu direito de primogenitura. - Hebreus 12:16
Conta-se uma história de um homem que amava livros antigos. Ele conheceu um conhecido que acabara de jogar fora uma Bíblia que havia sido armazenada no sótão de sua casa ancestral por gerações. "Eu não consegui ler", explicou o amigo. "Alguém chamado Guten-algo tinha impresso isso." "Não Gutenberg!" O amante do livro exclamou em horror. “Essa Bíblia foi um dos primeiros livros já impressos. Ora, uma cópia vendida há mais de dois milhões de dólares!
Seu amigo não se impressionou. “O meu não teria trazido um dólar. Um sujeito chamado Martin Luther havia rabiscado tudo em alemão.
Este homem tratou como inútil aquilo que era valioso. Assim fez Esaú. Embora ele fosse um bom sujeito que gostasse de caçar, pescar e ao ar livre, Esaú era “profano” porque ele vendeu sua primogenitura espiritual “por um pedaço de comida” (Hb 12:16). Somente quando já era tarde demais para desfazer seu miserável negócio, Esau percebeu que havia sacrificado a permanente no altar do imediato.
É melhor ter cuidado com as “barganhas” que fazemos na vida. Nossa cultura coloca um preço alto no que é inútil e joga fora como inútil o que é de valor eterno.
Peça ao Senhor para ajudá-lo a discernir o que vale a pena guardar e o que é melhor rejeitar.
As pequenas escolhas que devemos fazer
Vamos mapear o curso da vida que tomamos;
Nós escolhemos o caminho da luz,
ou vagamos na noite mais escura. —DJD
Nós pagamos um alto preço por viver em um avião baixo. Haddon W. Robinson
Manuseie com cuidado
Sua palavra é muito pura; portanto o teu servo a ama. - Salmo 119: 140
Em uma escavação em Jerusalém, o arqueólogo Gabriel Barkay descobriu um pequeno pergaminho de cobre com a inscrição da Bíblia. Este fragmento da Escritura era frágil e manchado com a idade. Barkay levou para seu laboratório e trabalhou com paciência inacreditável e delicada atenção para desenrolá-lo sem destruí-lo.
Datado de cerca de 400 aC, o pergaminho foi um achado muito importante porque continha o nome hebraico mais antigo escrito por Deus, Yahweh (ou Jeová). Aparentemente, o escriba que copiou tinha quebrado com a prática de nunca escrever esse nome sagrado. Sempre antes, por causa de sua reverência por sua santidade, os escribas judeus sentiam-se indignos de escrever aquele nome especial.
A Bíblia é a Palavra santa, inspirada e infalível de Deus, e devemos lidar com suas verdades com o mesmo cuidado que Barkay deu à sua descoberta e a mesma reverência que os copistas deram ao nome de Deus. Escritura vem a nós do coração de Deus. Portanto, devemos guardar sua mensagem com integridade “dividindo corretamente a palavra da verdade” (2Tm 2:15). Nós devemos respeitar cada palavra sua. Tirar as Escrituras fora de contexto ou distorcer seu significado para servir aos nossos propósitos ou justificar nossas próprias opiniões é desonrar a Palavra de Deus e Seu nome.
Vamos sempre lidar com a Palavra de Deus com cuidado.
A Bíblia permanece, e será para sempre
Quando o mundo já passou;
Por inspiração, foi dado -
Todos os seus preceitos eu irei obedecer. —Lillenas
Abra sua bíblia em oração, leia com atenção e obedeça com alegria. David C. Egner
Falha de energia
Você receberá o poder quando o Espírito Santo vier sobre você. - Atos 1: 8
Eu me sentia mecanicamente analfabeto. Eu estava lutando com um tocador de videocassete para um grupo de estudo na igreja e não conseguia fazê-lo funcionar. Felizmente, alguém viu minha situação. Fiquei ali apreciando enquanto ele avaliava a situação - e então conectei o cabo de força na tomada da parede.
Por que não pensei nisso? Eu estava tão preocupado com cabos de manobra e monitores que ignorei o óbvio. Eu esqueci o poder.
Se eu parecesse tola lá, não é nada comparado ao que os anjos vêem quando me observam. Eles devem ser surpreendidos pelos meus esforços para fazer a vida funcionar sem o poder de Deus. Eu me junto a eles com uma triste surpresa. Como posso esquecer que o infinito e pessoal Espírito de Cristo vive dentro de mim para guiar minha vida e me dar poder?
A resposta é lamentavelmente clara. Há um cordão solto em algum lugar. Quando me preocupo em agradar a mim mesmo, sinto falta do poder que vem de um relacionamento saudável com Cristo. Seu Espírito me permite fazer a vontade de Deus, mostrar Suas atitudes e cumprir Seu propósito. Mas tenho que ficar ligado por meio da oração, da reflexão sobre a Palavra de Deus e da total confiança em Seu poder - não meu.
Senhor, ajude-nos a ver o quadro geral e permaneça ligado à Fonte de Poder - o Espírito Santo.
Eu sou fraco e desamparado na briga da vida;
Senhor, que Teu poder seja minha permanência,
E que eu sempre busque ser
Renovado em força para a vitória. —DJD
Um cristão que esquece o Espírito Santo é como um cabo de energia desconectado. Mart DeHaan
Duas perguntas cruciais
Quem é você, senhor? . . . Senhor, o que você quer que eu faça? - Atos 9: 5-6
Receber Jesus como nosso Salvador do pecado nos leva a um relacionamento de mudança de vida com o Filho de Deus. Embora não possamos saber na época todas as implicações de longo alcance de nosso compromisso com Ele, não podemos escapar do fato de que, como Deus, Ele tem o direito de ser o Senhor de todas as áreas de nossas vidas. Mais cedo ou mais tarde, devemos chegar a esse ponto em que confessamos, nas palavras de Tomé: “Meu Senhor e meu Deus!” (João 20:28).
Na experiência de conversão de Saul, ele reconheceu Jesus como Salvador e Senhor. Quando Saul ouviu a voz de Jesus na estrada de Damasco, ele fez esta pergunta crucial: “Quem és tu, Senhor?” Da resposta: “Eu sou Jesus”, Paulo instantaneamente percebeu que Aquele que ele estava perseguindo verdadeiramente era o Salvador. Nesse momento, ele se entregou à sua misericórdia. Tremendo na presença divina, ele fez uma segunda pergunta crucial: "Senhor, o que você quer que eu faça?" Ele foi, como Oswald Chambers coloca, "desistir de seu direito a si mesmo".
Crente, você confiou em Jesus como seu Salvador. Você estabeleceu a questão de quem Ele é. Mas você já fez essa segunda pergunta crucial: "Senhor, o que você quer que eu faça?" Diga a ele hoje: "Senhor, farei tudo o que você pedir!"
Tome minha vida e seja
Consagrada, Senhor, a Ti;
Pegue minhas mãos e deixe-as se moverem
No impulso do Teu amor. —Havergal
Cristo que nos comprou tem o direito de nos possuir. Dennis J. DeHaan
Vale lembrar
O Senhor fez grandes coisas por nós e estamos contentes. . . . Aqueles que semeiam em lágrimas, colherão em alegria. - Salmo 126: 3,5
Ouvi Chuck Colson dizer em uma entrevista na televisão que ele nunca esqueceria a alegria e a paz que sentiu quando se rendeu a Jesus Cristo.
Muitos de nós podemos lembrar de momentos em que ficamos em êxtase porque o Senhor havia atendido a nossa necessidade de maneira notável. Muitas vezes nos referimos a tempos como experiências no topo da montanha.
A vida, no entanto, também é marcada por vales escuros e difíceis. Nesses momentos, podemos nos encorajar refletindo sobre o passado e deixando que nossas experiências no topo da montanha sejam uma razão para olhar adiante com confiança. Eles podem nos assegurar que Deus, que nos ajudou, não nos faltará agora.
O salmista fez isso na leitura bíblica de hoje. Depois de relatar a alegria que os israelitas sentiram quando Deus os livrou milagrosamente, ele pediu a Deus que voltasse a ser misericordioso.
Ao fazê-lo, ele usou duas imagens para expressar sua expectativa de bênção. A primeira metáfora foi de barrancos secos no deserto que de repente se tornaram torrentes durante uma chuva torrencial (Sl 126: 4). A segunda foi de frutos que vem lenta e silenciosamente como resultado de sincera semeadura e colheita (vv.5-6).
A fidelidade do passado de Deus nos assegura que Ele atenderá às nossas necessidades futuras. Vale a pena lembrar.
Ó Deus, nossa ajuda nas eras passadas,
Nossa esperança para os próximos anos,
Nosso abrigo da tempestade
e nosso lar eterno! —Watts
Quanto melhor nossa memória, melhor será nosso louvor. Herbert Vander Lugt
Grandes coisas pequenas
Um pecador destrói muito bem. - Eclesiastes 9:18
Em Ohio fica um tribunal que tem uma localização incomum. Pingos de chuva que caem no lado norte do edifício vão para o Lago Ontário e o Golfo de São Lourenço, enquanto os que caem no lado sul vão para o rio Mississippi e para o Golfo do México. Precisamente no ponto do pico do telhado, apenas um leve sopro de vento pode determinar o destino de muitas gotas de chuva. Isso fará uma diferença de mais de 2.000 milhas em relação ao seu destino final.
A aplicação espiritual é clara. Pelo menor feito ou escolha de palavras, poderíamos colocar em movimento influências que poderiam mudar o curso da vida dos outros aqui e agora, e também poderiam afetar seu destino eterno.
Há dois lados para essa verdade. Uma palavra indelicada ou um ato impensado pode causar muito dano. Por outro lado, uma palavra gentil, um ato útil, um tapinha nas costas, um sincero testemunho de Cristo, um convite à igreja ou uma advertência solene podem realizar muito bem. Qualquer uma dessas pequenas coisas poderia encorajar, dar esperança renovada e até ser usada por Deus para levar uma pessoa a Cristo.
Então, vamos nos lembrar daquele tribunal, daquele sopro de vento e daqueles pequenos pingos de chuva. Vamos prestar atenção às grandes coisas pequenas em nossas vidas que podem apontar outros para Cristo!
Em todas as pequenas coisas da vida,
ó Senhor, por favor me ajude
A ser uma pessoa que possa mostrar o caminho
E guiá-los todos para Ti. —Anon.
Os grandes pontos de virada da vida muitas vezes dependem de pequenas coisas. Richard DeHaan
Esses empregos sujos
Faça o que fizer, faça tudo para a glória de Deus. - 1 Coríntios 10:31
Antes de se tornar um crítico declarado da opressão comunista, Milovan Djilas foi um dos principais marxistas da Iugoslávia. Preso em seus vinte e poucos anos por suas atividades contra o governo, ele assumiu a tarefa repugnante de contrabandear literatura do partido através do sistema de esgoto da prisão. Ele estava disposto a cumprir tal dever, diz ele, porque “nenhum emprego é sujo, baixo ou inconsequente”.
Se um ex-comunista que não acreditasse em Deus pudesse estar tão comprometido, nós que servimos a Deus, cujo propósito é infinitamente maior, devemos ter uma atitude semelhante. Um motivo supremo nos capacita a realizar o trabalho mais servil com um senso de missão divina. Cristo, lavando os pés sujos dos discípulos, é um exemplo para nós seguirmos (João 13).
Se os propósitos salvíficos de Deus devem ser realizados neste mundo, a sociedade deve funcionar com ordem previsível. Alguém deve coletar lixo, trabalhar nos campos para fornecer comida e trabalhar nas fábricas para produzir os bens necessários. Por causa da interconexão da vida, devemos ser gratos por aqueles que fazem as tarefas monótonas e humildes.
Se seguirmos o exemplo de Cristo e fizermos tudo para a glória de Deus, até as tarefas desagradáveis assumem dignidade.
Ensina-me a fazer a tarefa humilde
O melhor que posso,
E não procurar um lugar mais alto
Que não esteja no seu plano. —Anon.
Não deixe que as trivialidades da vida o ceguem à suprema importância do eterno.
Vernon Grounds
Você está procurando por sabedoria?
Porque o Senhor dá sabedoria. - Provérbios 2: 6
Muitas vezes ouvimos pessoas questionarem a sabedoria daqueles que têm autoridade sobre nós. É fácil apontar um dedo acusador para funcionários do governo, chefes, pastores, professores ou membros do conselho e dizer que eles são incapazes de liderar.
Na realidade, porém, estamos focando nossa atenção no lugar errado. Em vez de criticar os outros, precisamos ter certeza de que a sabedoria esteja presente em nossas próprias vidas.
Mas como podemos obter tal sabedoria? Primeiro precisamos de um “temor do Senhor” e um “conhecimento do Santo” (Provérbios 9:10). A melhor maneira de adquirir esse conhecimento é lendo a Palavra de Deus.
Também devemos pedir ao Senhor por Sua ajuda, se quisermos ganhar sabedoria. Tiago escreveu: "Se algum de vocês não tiver sabedoria, peça a Deus" (1: 5). Assim como Salomão pediu a Deus sabedoria para ajudá-lo a liderar (1 Reis 3: 9), assim devemos confiar constantemente Nele se quisermos seguir um caminho piedoso.
Provérbios 10 nos diz que quando formos sábios, traremos alegria aos nossos pais (v.1), trabalharemos de maneira oportuna (v.5) e saberemos como aceitar a autoridade (v.8).
Da próxima vez que você for tentado a criticar alguém, pense duas vezes. Peça a Deus para ajudá-lo a examinar seu próprio coração. Então pergunte a si mesmo: “Estou procurando a sabedoria que a Palavra de Deus promete?”
Dá-me a tua percepção, Senhor,
enquanto eu leio a tua Palavra hoje,
então , eu verdadeiramente entenderei a
tua mensagem e o teu caminho. —Monroe
Quando estamos ocupados buscando sabedoria, estaremos ocupados demais para encontrar falhas nos outros. Dave Branon
O salmista cínico
Gracioso é o Senhor e justo; sim, nosso Deus é misericordioso. - Salmo 116: 5
Theodore Roosevelt compreendeu os perigos do cinismo quando observou: “A maneira mais pobre de encarar a vida é enfrentá-la com um sorriso de desdém”.
O salmista quase sucumbiu a esse perigo. Ele evidentemente tinha inimigos que estavam fora para levá-lo com mentiras e rumores. Os ataques foram tão injustificados e seu desespero tão profundo que ele pensou que iria morrer. Em sua solidão e agonia, concluiu que não havia ninguém em quem pudesse confiar. Ele confessou: “Eu disse na minha pressa: 'Todos os homens são mentirosos'” (Salmos 116: 11).
O cinismo é um vírus que ataca o espírito e quebra nossa relação com os outros e com Deus. O cínico suspeita do pior, mesmo nas melhores pessoas. Ele pode ver mais mal através de um buraco de fechadura do que outros vêem através de uma porta aberta.
Os inimigos do salmista quase o derrotaram, não com facas, mas através de ataques verbais. E o maior perigo não veio das mentiras contadas sobre ele, mas de seus efeitos sobre sua alma e sua caminhada com o Senhor.
Cuidado com o cinismo. Evite fazer julgamentos precipitados sobre os outros enquanto estiver sob estresse. O salmista fez isso, mas acabou percebendo que sua atitude estava errada. Deus o entregou e substituiu seu cinismo por um elogio vibrante. O Senhor também pode fazer isso por você.
'Meio do sol ou da chuva', no meio do bem ou do mal,
Através de todos os meus dias terrestres,
Que nada amargo acalme, Ó Senhor,
Minha grata canção de louvor. Adams
Aqueles que abençoarem a Deus em suas provações serão abençoados por Deus através de suas provações.
Haddon W. Robinson
"Você leu meu livro?"
Você nem sequer leu esta Escritura? - Marcos 12:10
Livros! Livros! Livros! Hardcovers e brochuras. Trabalhos de referência e livros de piadas. Romances e mistérios românticos. Livros de auto-ajuda e publicações religiosas. Eles continuam aparecendo - e continuamos a comprá-los.
Nós também continuamos escrevendo-os. Não é de admirar que Salomão disse: “De muitos livros não há fim” (Ec 12:12).
Mas um livro substitui todos os outros - a Bíblia. É a Palavra de Deus, escrita por autores inspirados pelo Espírito Santo e impedidos de errar (2Tm 3:16). É a verdade de Deus, nos dizendo em que acreditar e como viver. Este livro deve ser leitura obrigatória para todos!
Jill Briscoe estava dirigindo uma convenção de escritores e editores religiosos. Autora de vários livros e numerosos artigos, ela estava falando sobre o que significa ter pessoas lendo suas palavras e ser influenciadas por sua escrita. Ela chamou isso de privilégio e responsabilidade.
Então a sra. Briscoe fez esta declaração provocativa: "Quando chegarmos ao céu", disse ela, "não diremos a Deus: 'Você leu meu livro?' Em vez disso, Deus nos dirá: 'Você leu Meu Livro?' ”
Como sobre isso? Você já leu o livro dele hoje?
Nossa história é marcada pelo enchimento de livros
Com o que pensamos, dissemos e fazemos;
Mas um livro, a Bíblia, revela o verdadeiro caminho -
fala do Salvador, o Filho de Deus. JDB
Há uma grande diferença entre os livros que os homens fazem e o Livro que faz os homens. David C. Egner
O melhor ainda é ser
Aquele que estava sentado no trono disse: “Eis que faço novas todas as coisas.” - Revelação 21: 5
Antes de Jesus deixar esta terra, Ele prometeu preparar um lugar especial para aqueles que O amam (João 14: 2-3). Anos depois, Ele falou com seu discípulo João em uma visão, dando-lhe tantos detalhes quanto a mente finita do homem pudesse compreender. Desde então, o povo de Deus tem ponderado com ansiosa expectativa “um novo céu e uma nova terra”, onde não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor (Ap 21: 1,4).
Quando somos libertos da maldição do pecado, servimos a Deus sem cansaço (22: 3-4). Nós veremos Jesus e seremos como Ele (1 João 3: 2).
Pensando nessas alegrias, o renomado médico inglês Thomas Browne (1605-1682) escreveu: “Quando começamos a falar de vida após a morte, somos como dois bebês em um ventre discutindo a natureza de sua vida futura. A diferença entre nosso conhecimento atual e a compreensão do que será compartilhar a glória de Deus não é menor do que o que existe entre bebês não-nascidos e um homem na força de seus dias. . . . Como cristãos, sabemos que é indescritível e, portanto, podemos nos alegrar, mas será ainda maior do que a nossa imaginação mais louca ”.
Nos momentos mais sombrios ou mais felizes da vida, nunca esqueçamos que o melhor ainda está por vir.
Para ver o rosto dele, esse é o meu objetivo,
o desejo mais profundo da minha alma;
Através da tempestade e estresse meu caminho eu vou traçar
Até, satisfeito, eu vejo a face dele! - Chisholm
Céu: sem dor, sem noite, sem morte, sem lágrimas. Dennis J. DeHaan