Ministério
Adolescentes e aqueles que os amam
Quanto a esses quatro jovens, Deus lhes deu conhecimento e habilidade. - Daniel 1:17
Imagine-se na situação de Daniel. O rei disse a você, um adolescente judeu, o que você vai comer e beber. Mas há um problema: Deus disse que a comida no cardápio do rei é proibida. Você poderia enfrentar esse tipo de pressão?
Muitas pessoas não acham que os adolescentes têm o que é preciso para fazer o que é certo em um caso como esse - ou em situações semelhantes em que custaria algo tomar uma posição moral. Os pais costumam pensar que os anos da adolescência são simplesmente um tempo para durar. Mas em vez de insistir nas dificuldades que eles enfrentarão, devemos pensar nas oportunidades que temos para incentivá-los a fazer o que é certo.
Eu acho que Daniel, o adolescente que foi desafiado a enfrentar o rei em nome de Deus, deve ter tido pessoas que o ensinaram a fazer escolhas certas. E isso mostrou, pois ele corajosamente desafiou as regras do rei.
Muitos adolescentes têm amor por Deus e sabedoria que Daniel demonstrou. O que eles precisam é de orientação e encorajamento, não uma atitude negativa e preconceituosa sobre a geração mais jovem. Ajude os adolescentes que você conhece a desenvolver a coragem de Daniel.
SUGESTÕES DE AÇÃO
Mantenha-se envolvido na vida de adolescentes.
Afirmar sua importância com palavras e ações.
Espere que eles façam o que é certo, mesmo que não seja popular.
Ajude-os a definir seus padrões elevados, como o de Daniel.
As crianças tendem a subir ao nível das expectativas dos pais. Dave Branon
Colocada em espera
Descanse no Senhor e espere pacientemente por Ele. - Salmo 37: 7
Tenho certeza que você teve que acontecer com você. Você liga para a loja de eletrodomésticos e pergunta pelo departamento de serviço. “Você pode segurar?”, Uma voz alegre pergunta, e antes que você perceba, você está ouvindo música. De vez em quando, uma mensagem gravada garante que sua ligação será atendida. Você espera e espera. Você acha que eu poderia ter dirigido até lá e voltar agora! Você se sente esquecido e ninguém se importa.
Às vezes parece que Deus nos colocou em espera. Nós oramos e oramos sobre uma questão de extrema importância, mas nada acontece. Nada!
Tenho certeza de que foi assim que Hannah se sentiu. Ela estava pedindo a Deus por um bebê. A falta de filhos foi uma maldição em seu dia. Para piorar, a outra esposa do marido a ridicularizou impiedosamente. Hannah queria desesperadamente dar ao marido um filho. Ela orou de profunda dor e amargura. No entanto, ano após ano, ela não concebeu.
Como podemos reconciliar o aparente silêncio de Deus com nossas repetidas orações? Lembre-se de que a sabedoria de Deus supera a nossa. O que estamos pedindo pode nos prejudicar. Não podemos ver a foto toda. Nosso tempo não é o tempo de Deus.
Quando Deus coloca você em espera, não resmungue. Você pode confiar seus mais queridos anseios e desejos a Ele, e então esperar pacientemente que Ele responda.
Quando nós chamamos a Ti, ó Senhor,
e esperamos pelas respostas a nossa oração,
nos dê a paciência que precisamos
e nos ajude a sentir seu amor e cuidado. —Sesper
Quando Deus te coloca em espera, não desligue! David C. Egner
Homem de contrastes
Bendito é aquele que vem em nome do Senhor! - Mateus 21: 9
Naquele primeiro Domingo de Ramos, alguém poderia esperar que Jesus, o Rei, entrasse em Jerusalém em um poderoso cavalo. Mas Ele escolheu um burro humilde. Antes que Ele pudesse vir como um rei para reinar, Ele teve que vir como um Salvador para morrer. Ao longo de toda a Sua vida na terra, Jesus foi um homem de marcantes contrastes - refletindo tanto Sua genuína humanidade quanto Sua plena divindade.
Alguém escreveu sobre Jesus: “Aquele que é o Pão da Vida inicia seu ministério faminto. Aquele que é a Água da Vida, terminou o Seu ministério de sede. Cristo teve fome como homem, mas alimentou os famintos como Deus. Ele estava cansado, mas Ele é nosso descanso. Ele prestou homenagem, mas é o rei. Ele foi chamado demônio, mas expulsou demônios. Ele orou, mas Ele ouve a oração. Ele chorou e secou nossas lágrimas. Ele foi vendido por 30 moedas de prata, mas ele redime os pecadores. Ele foi levado como um cordeiro ao matadouro, mas Ele é o Bom Pastor. Ele deu a vida e, ao morrer, destruiu a morte ”.
Esperaríamos encontrar tais contrastes na vida de Alguém que era totalmente Deus e totalmente homem. Jesus, o soberano Senhor do universo, tornou-se homem para prover nossa redenção. Mas um dia Ele retornará como Rei dos reis.
Jesus, o Deus-homem, merece nosso louvor.
O humilde carpinteiro de Nazereth também foi o poderoso arquiteto do universo. Richard DeHaan
Onde a batalha se encontra
Eu terminei o trabalho que você me deu para fazer. - João 17: 4
Miriam Booth, filha do fundador do Exército de Salvação, era uma mulher brilhante e culta que começou seu trabalho cristão com grande promessa e sucesso incomum. Logo, porém, a doença a levou ao ponto da morte. Uma amiga lhe disse que era uma pena que uma mulher de suas capacidades fosse prejudicada pela doença de fazer o trabalho do Senhor. Com profundo discernimento e gentil graça, Miriã respondeu: “É maravilhoso fazer a obra do Senhor, mas é ainda maior fazer a vontade do Senhor!”
Comentando sobre João 17: 4, o ministro cego e cronista George Matheson disse: “O trabalho do Mestre foi realmente feito? Sua tarefa mais pesada ainda não estava por vir? Ele ainda não havia conhecido a terrível hora da morte. Por que Ele disse, então, que Seu trabalho foi feito? Foi porque Ele sabia que quando a vontade é dada, a batalha termina! . . . A taça que nosso Pai nos dá para beber é um cálice da vontade. É fácil para os lábios drenarem quando o coração o aceita. . . O ato é fácil depois da escolha.
Sim, é aí que a batalha está. Se, como Jesus, nos deleitamos em fazer a vontade do Pai, então a obra que Ele designa será feita com graça e sem hesitação, não importa qual seja o sacrifício pessoal.
Conquistada pela graça, inclinei a cabeça;
Esquecendo-me, eu humildemente disse:
"O que vier, a vontade Dele será feita!"
E nesse momento, a paz foi ganha. —Anon.
A melhor maneira de conhecer a vontade de Deus é dizer "eu vou" a Deus. Henry G. Bosch
Livro amigos
Traga o manto. . . e os livros, especialmente os pergaminhos. - 2 Timóteo 4:13
O apóstolo Paulo sentou-se sozinho em uma prisão romana enfrentando suas últimas semanas na terra. O frio úmido da masmorra deve ter perfurado seus ossos enquanto ele escrevia uma carta para seu jovem amigo Timothy, pedindo-lhe que viesse antes do inverno (4:21). Pediu a Timóteo que trouxesse um manto com ele, o que o protegeria do frio corrosivo e trouxesse os pergaminhos, especialmente os pergaminhos.
Os pergaminhos, feitos de peles de animais, podem ter sido cópias de partes do Antigo Testamento. Os "livros", feitos de papiro, provavelmente eram pergaminhos. Claramente, Paulo não planejou escrever outra carta teológica pesada como o livro de Romanos. Nem estava prestes a preparar mais sermões. Ele precisava desses livros para aquecer seu coração e manter sua mente alerta.
Um famoso autor francês escreveu: “Os sábios que escreveram antes de nosso tempo são viajantes que nos precederam nos caminhos do infortúnio, e que nos alcançam suas mãos para nos convidar a entrar em sua sociedade quando todos os outros nos abandonaram. . Um bom livro é um bom amigo ”.
Precisamos cultivar bons hábitos de leitura. A Bíblia, claro, é a número um. Mas Deus também usa bons amigos para encorajar nosso coração e estimular nossa mente.
Palavras imortais da verdade que lemos,
Tão poderosamente escrito, tão cheio de graça,
Nos seguirá através de todos os nossos dias
E nos estimulará a vencer a corrida da vida. —DJD
Um bom livro - como um bom amigo - está sempre presente quando você precisa. Haddon W. Robinson
Amigos
Um amigo ama em todos os momentos e um irmão nasce para a adversidade. - Provérbios 17:17
Um viúvo e uma viúva que conheço são velhos, fechados, bem sós e na lista de orações da igreja. E ambos têm um amigo verdadeiro. O viúvo, que adora música clássica, espera alternar as terças-feiras porque um jovem vem com algumas fitas e passa a noite visitando, e eles curtem a música juntos.
A viúva, que é diabética e tem uma renda muito limitada, recebe visitas regularmente de uma mulher que é muito gentil com ela. Recentemente, ela comprou um dispositivo de teste de sangue que ajuda muito a controlar seu diabetes. É algo que a mulher diabética não pode se dar ao luxo de comprar para si mesma.
Tanto o viúvo quanto a viúva têm a sorte de ter pelo menos uma pessoa que realmente se importa com eles. Há muitas pessoas que não têm amigos e ninguém as visita. Há uma escassez trágica daqueles que terão tempo para ser um amigo.
Até mesmo Paulo, que conhecia a realidade da presença de Cristo, precisava de amigos enquanto aguardava a execução em uma masmorra romana. Ele ansiava por companhia de carne e osso. Ele queria uma roupa pesada e alguns livros. Ele só poderia conseguir isso de amigos.
Senhor, ajude-nos a ser amigo de alguém em necessidade.
Para aqueles na noite mais escura,
seja um amigo gentil;
Despeje o amor e a luz do sol em suas preocupações -
E vidas quebradas você consertará. - Zimmerman
Um verdadeiro amigo não vai deixar você ficar sozinho. Herbert Vander Lugt
O chacal ou o cordeiro
“Qual dos dois você quer que eu liberte para você?” Eles disseram: “Barrabás!” - Mateus 27:21
A multidão se reuniu e eles queriam alguém solto. Nos dias de Jesus, era costume durante a Páscoa que um prisioneiro fosse libertado em comemoração à libertação dos judeus do cativeiro no Egito.
Pilatos não era noviço político. Então ele deu à turba uma escolha: Aquele que ressuscitou Lázaro dos mortos ou aquele cuja espada provavelmente mandou muitos para uma sepultura prematura. A escolha parecia óbvia. Mas o povo escolheu o assassino Barrabás.
O domínio da multidão sempre prefere o selvagem, o rebelde, o maníaco. Escolhe os chacais: os Barabbases, os Stalins e os Hitlers do mundo. Rejeita os humildes, os humildes, os servos, os cordeiros.
E se tivéssemos estado lá? Quem nós teríamos escolhido? Nós gostaríamos de acreditar que teríamos escolhido Jesus. Mas nós? A voz da multidão é tão poderosa. Alguns dias antes do julgamento, a multidão havia gritado: “Hosana ao filho de Davi!” Agora as pessoas gritavam: “Crucifica-o!” A pressão da multidão pode nos confundir, nos assustar e nos levar embora.
Ó Deus, ajuda-nos. Às vezes, na multidão, apesar de tudo o que sabemos, ainda estamos tentados a escolher o chacal. Ajude-nos a escolher o cordeiro.
O mundo tentará nos pressionar
Para se encaixar em seu molde,
Mas com a ajuda de Deus, podemos resistir
Se a Sua verdade nos mantivermos. —Sesper
Para resistir às pressões do mundo, confie no poder do Senhor. David C. Egner
TGIF
Nisto está o amor, não que nós tenhamos amado a Deus, mas que Ele nos amou e enviou Seu Filho para ser a propiciação pelos nossos pecados. - 1 João 4:10
Nós ouvimos freqüentemente: “TGIF” (Graças a Deus é sexta-feira!). Embora muitas pessoas usem essa frase descuidadamente, sem reverência por seu Criador, elas são gratas porque sexta-feira marca o fim da semana de trabalho. Ele abre a porta para dois dias quando eles podem relaxar e fazer suas próprias coisas.
Nesta sexta-feira santa, milhões de cristãos em todo o mundo são especialmente gratos porque os lembra do que Deus realizou por meio de Seu Filho há quase dois mil anos.
Mas por que chamamos esse dia de bom? Não foi este um dos dias mais negros da história? O Filho sem pecado de Deus, que fez o bem, curou os enfermos e levou esperança a vidas arruinadas pelo pecado, foi pregado a uma cruz vergonhosa por líderes religiosos hipócritas. Isso é mal no pior. Isso soa mais como o dia da derrota de Deus. Onde está o bem nisso?
Paulo nos deu a resposta. Neste dia, séculos atrás, Deus demonstrou “Seu próprio amor para conosco, pois enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós” (Rm 5: 8). Tal amor é profundo demais para um gênio compreender plenamente, mas tão simples que uma criança pode aceitá-lo. E esse amor é experimentado por todos os que se arrependem de seus pecados e recebem a Cristo pela fé.
TGIGF - Graças a Deus é sexta-feira santa!
Veja, da cabeça dele, as mãos dele, os pés dele,
tristeza e fluxo de amor misturado abaixo;
Será que tal amor e tristeza se encontram?
Ou espinhos compõem uma coroa tão rica? —Watts
Cristo suportou a escuridão para que possamos desfrutar da luz. Dennis J. DeHaan
Uma nomeação inevitável
É designado para os homens morrerem uma vez, mas depois disso o julgamento. - Hebreus 9:27
O marido de Sarah Winchester havia adquirido uma fortuna fabricando e vendendo rifles. Depois que ele morreu de gripe em 1918, ela se mudou para San Jose, Califórnia.
Por causa de sua dor e seu interesse de longa data no espiritismo, Sarah procurou um médium para contatar seu marido morto. O médium disse a ela: "Enquanto você continuar construindo sua casa, você nunca enfrentará a morte".
Sarah acreditou no espírita, então ela comprou uma mansão inacabada de 17 quartos e começou a expandi-la. O projeto continuou até que ela morreu com a idade de 85 anos. Custou 5 milhões de dólares no momento em que os trabalhadores ganhavam 50 centavos por dia. A mansão tinha 150 quartos, 13 banheiros, 2.000 portas, 47 lareiras e 10.000 janelas. E a sra. Winchester deixou materiais suficientes para que pudessem continuar construindo por mais 80 anos.
Hoje essa casa é mais do que uma atração turística. É uma testemunha silenciosa do pavor da morte que mantém milhões de pessoas em cativeiro (Hb 2:15).
Porque Jesus morreu por nós e ressuscitou da sepultura, nosso medo da morte pode ser transformado em esperança. Isso acontece quando o recebemos como nosso Salvador pessoal. Essa é a melhor maneira de enfrentar nosso inevitável encontro com a morte.
Nossa vida é muitas vezes cheia de dor,
e a morte se aproxima à frente;
Mas a cruz de Jesus pode nos dar paz
E tirar esse pavor. —DJD
Quando é hora de morrer, certifique-se de que é tudo que você precisa fazer. Vernon Grounds
Prova Positiva
Jesus nosso Senhor. . . foi criado por causa da nossa justificativa. - Romanos 4: 24-25
A ressurreição de Jesus Cristo é um dos eventos mais bem estabelecidos da história. Paulo citou como evidência irrefutável as mais de 500 testemunhas oculares que viram Jesus depois que Ele ressuscitou, a maioria das quais ainda estava viva quando o apóstolo escreveu aos coríntios.
Tão certo é o fato de que o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário pagou totalmente a penalidade pelo pecado de toda a humanidade, de modo que todo aquele que confia nEle como Salvador recebe o perdão. E é a ressurreição de Cristo que garante isso. Se apenas um pecado tivesse sido anulado, Jesus não teria saído da tumba.
Em seu livro A ressurreição de Jesus o Cristo, Fred John Meldau ressalta o significado da ressurreição de Jesus descrevendo o ritual anual do Dia da Expiação de Israel. Meldau escreve: “Se [o Sumo Sacerdote] ofereceu corretamente, ele surgiu no devido tempo; mas . . . se ele não oferecesse corretamente, ele morreu atrás do véu. Da mesma forma, o surgimento de Jesus, o Cristo, em Sua ressurreição, após Sua expiação pelos nossos pecados na cruz, mostra que Sua oferta foi aceita. O túmulo vazio é o 'Amém' de Deus para o Cristo 'Está consumado' ”.
Quando Cristo saiu da tumba, nosso pecado foi completamente pago. Sua ressurreição foi uma prova positiva!
Jesus ressuscitou e provou o Seu poder
Por esse glorioso levantar-se;
Da poderosa compreensão da morte
Ele saiu vitorioso. —Anon.
O túmulo vazio de Cristo garante nossa salvação completa. Richard DeHaan
Como escapar da decepção
Eu sou . . . regozijando-se em ver sua boa ordem e a firmeza de sua fé em Cristo. - Colossenses 2: 5
A decepção sempre fez parte da estratégia militar. Os ingleses fizeram bom uso durante a Segunda Guerra Mundial no norte da África contra as forças alemãs lideradas pelo general Erwin Rommel.
Eles construíram papel parecidos com tanques e aviões para enganar os alemães. Do ar, esse equipamento falso parecia real o suficiente para enganar o pessoal de reconhecimento, e poderia ser facilmente movido.
Satanás, a quem Jesus se referiu como “o governante deste mundo” (João 16:11), é um enganador mestre. Ele era a força motriz por trás dos professores que estavam tentando convencer os colossenses a aceitar a heresia como verdade (Cl 2: 4,8).
Seguidores de Cristo hoje estão em uma batalha semelhante. Como nos defendemos dos enganadores? Paulo usou termos militares em seus comentários aos colossenses que podem nos ajudar a saber o que fazer. Primeiro, ele os elogiou por sua “boa ordem”, que se refere a estarem soldados prontos para a batalha e disciplinados. Em segundo lugar, ele falou da “firmeza” de sua fé em Cristo, que se refere a ter uma frente sólida. Eles tinham um compromisso inabalável para com o seu Senhor e o avanço do Seu reino.
Não se deixe enganar pelas mentiras de Satanás. Conhecer a verdade da Palavra de Deus e estar pronto para a batalha por meio de uma vida disciplinada e um compromisso inabalável com Jesus Cristo.
O escudo da fé nos protege
dos dardos ardentes de Satanás;
E ele não pode nos enganar
com a Palavra de Deus em nossos corações. —Sesper
A verdade de Deus é a melhor proteção contra as mentiras de Satanás. David C. Egner
Nosso desejo de louvor
Muitos acreditavam Nele, mas. . . eles não O confessaram. . . porque amavam mais o louvor dos homens do que o louvor de Deus. - João 12: 42-43
As crianças gostam de ser elogiadas por pais, professores e outras autoridades. Eu vi isso recentemente nos rostos de meninos e meninas que estavam sendo homenageados publicamente por suas realizações em um programa de jovens.
Até os adultos gostam de receber a aprovação das pessoas que respeitam. Este desejo interno de louvor não está errado. O elogio honesto pode ser muito encorajador e pode trazer o melhor de nós. E a Bíblia nos diz para aguardar o dia em que receberemos louvor de Deus (1 Coríntios 4: 5). O problema, no entanto, é que muitas vezes atribuímos mais valor aos aplausos que recebemos das pessoas nesta vida do que ao louvor de Deus na vida por vir.
Um adolescente está drogado hoje porque queria ser aceito por um grupo de colegas que considerava “legal”. Outro jovem admitiu que exagera sobre seu relacionamento com garotas porque acha que isso o faz parecer machista para os homens com quem ele trabalha. Ambos os companheiros cometeram o mesmo erro que os crentes do primeiro século que “amavam mais o louvor dos homens do que o louvor de Deus” (João 12:43).
Senhor, ajude-nos a ter uma visão de longo alcance e deseje o Seu louvor mais do que o louvor das pessoas.
Que tudo o que façamos
Por palavra ou ação ou história
Se faça para agradar ao Senhor -
A Ele seja toda a glória. —Roworth
Viver para a aprovação de Deus é melhor do que viver para o aplauso do homem. Herbert Vander Lugt
Muito valorizado
Mefibosete. . . Comerei à minha mesa como um dos filhos do rei. - 2 Samuel 9:11
Um operário fabril britânico e sua esposa ficaram entusiasmados quando, depois de muitos anos de casamento, descobriram que teriam seu primeiro filho. Segundo o autor Jill Briscoe, que contou essa história verdadeira, o homem repassou as boas novas aos seus colegas de trabalho. Ele lhes disse que Deus havia respondido suas orações. Mas eles zombaram dele por pedir a Deus por um filho.
Quando o bebê nasceu, ele foi diagnosticado com síndrome de Down. Quando o pai foi trabalhar pela primeira vez depois do parto, ele se perguntou como encarar seus colegas de trabalho. "Deus, por favor, me dê sabedoria", ele orou. Assim como ele temia, alguns diziam zombeteiramente: “Então, Deus lhe deu esta criança!” O novo pai ficou por muito tempo, silenciosamente pedindo a ajuda de Deus. Por fim, ele disse: "Fico feliz que o Senhor deu este filho para mim e não para você."
Como este homem aceitou seu filho deficiente como um presente de Deus para ele, assim Davi teve o prazer de mostrar bondade ao neto de Saul que era “coxo em seus pés” (2 Sam. 9: 3). Alguns podem ter rejeitado Mefibosete porque ele era manco, mas a ação de Davi mostrou que ele o valorizava grandemente.
Aos olhos de Deus, toda pessoa é importante. Ele enviou Seu único Filho para morrer por nós. Que nos lembremos com gratidão do quanto Ele valoriza cada vida humana.
Senhor, que possamos ver naqueles que encontramos
A marca da tua imagem justa,
E que a sua dignidade especial
Cresça mais forte do nosso amor e cuidado. —DJD
Todos são valiosos para Deus. Dave Branon
Bons comunicadores
Que cada um de vocês fale a verdade com o próximo, pois somos membros um do outro. - Efésios 4:25
Um menino e seu padrasto tinham dificuldade em se comunicar uns com os outros. O homem era extrovertido; o menino estava quieto. O ancião adorava pescar; o jovem adorava ler.
O padrasto, querendo se aproximar do menino, levou-o em uma viagem de pesca. O menino odiava, mas não sabia como dizer diretamente ao padrasto. Então ele escreveu uma nota dizendo que queria ir para casa. O homem olhou para ele e depois enfiou no bolso.
A viagem de pesca continuou por mais 4 dias. Quando eles finalmente voltaram para casa, o menino compartilhou sua frustração com a mãe e disse a ela que seu pai não havia prestado atenção ao seu bilhete. Sua mãe lhe disse: “Filho, seu pai não sabe ler!”
Boa comunicação ocorre não só quando sabemos o que queremos dizer, mas quando conhecemos a pessoa a quem falamos. E conhecer um ao outro requer disposição para que os outros saibam nossas fraquezas e limitações.
Paulo nos exortou como crentes a falarem sinceramente uns com os outros porque somos membros uns dos outros. Ele também nos admoestou a sermos “bondosos uns com os outros, de coração bondoso, perdoando uns aos outros” (Efésios 4:32). Isso é amor cristão, e fornece a segurança na qual a boa comunicação pode prosperar.
Devemos falar a verdade que sentimos
Com pensamento cuidadoso para aqueles que ouvem;
Pois a verdade e o amor devem tentar sentir o
que os outros sentem, o que os outros temem. —DJD
Palavras ditas em amor não precisam de intérprete. Haddon W. Robinson
Bons ouvintes
Que todo homem seja rápido para ouvir, devagar para falar. - Tiago 1:19
Em seu livro Life Together, Dietrich Bonhoeffer escreveu: “O primeiro serviço que alguém deve aos outros na irmandade consiste em ouvi-los. Assim como o amor a Deus começa com a escuta de Sua Palavra, o começo do amor pelos irmãos está aprendendo a ouvi-los. É [por causa do] amor de Deus por nós que Ele não apenas nos dá a Sua Palavra, mas também nos empresta Seus ouvidos ”.
Ouvir era um elemento chave na solução de um problema entre dois grupos étnicos na igreja infantil em Jerusalém (Atos 6: 1-7). Um grupo sentiu que suas viúvas estavam sendo discriminadas na distribuição de alimentos. Assim, os apóstolos ouviram sabiamente a queixa, elaboraram uma solução aceitável e resolveram a disputa.
Ouvir os outros também é importante hoje porque nossas igrejas estão se tornando cada vez mais diversificadas. Temos origens étnicas e raciais amplas e estamos em diferentes níveis de maturidade. Mas se mostrarmos nosso amor ouvindo, nossa fé comum em Cristo pode nos unir.
Somos tão motivados a expressar nossas opiniões ou desabafar nossos sentimentos que realmente não ouvimos o que os outros têm a dizer?
Senhor, ensina-nos a amar. Faça-nos bons ouvintes para os outros, como você é para nós.
Seja este o nosso empreendimento comum:
Que a verdade seja pregada e que a oração surja,
Que cada um possa buscar o bem do outro,
E viver e amar como Jesus faria. —Brewster
Ouvir pode ser a coisa mais importante que você faz hoje. David C. Egner
Injustiça do centro da cidade
Ninguém pede justiça, nem pleiteia a verdade. - Isaías 59: 4
O julgamento de três policiais acusados no espancamento fatal de Malice Green foi um dos casos potencialmente mais voláteis de Detroit. Então, quando o juiz George Crockett III foi designado para o julgamento, os advogados elogiaram a escolha. "Ele é justo - muito justo - e é justo", disse um deles. "Ele se preocupa com as pessoas - vítimas e réus", disse outro.
Justiça, justiça, equidade - esperamos isso de um juiz. Mas Deus, o Juiz do universo, exige isso de nós e quer que reivindiquemos justiça em favor dos oprimidos. O fracasso de Israel em fazer isso foi em parte devido à queda da nação (Is 59.9-15).
Hoje, em muitos países, mais pessoas estão vivendo nas cidades do que nunca. E dentro dessas áreas densamente povoadas existem condições que geram raiva, desesperança e desespero. Os senhorios cobram alta renda por apartamentos decadentes. Padrões duplos de justiça prevalecem para diferentes raças e nacionalidades. Práticas injustas de contratação e moradia são comuns. E muitas outras desigualdades levam a novas injustiças.
Como cristãos, devemos ser os primeiros a exigir justiça em todas as áreas da sociedade, não principalmente para nós mesmos, mas para os outros. E devemos ser os primeiros a livrar o preconceito e as atitudes injustas da cidadela interior de nossos corações.
Pontos a Ponderar
Como minha resposta à injustiça
fortalece ou enfraquece meu testemunho de Cristo?
Como o preconceito está relacionado à injustiça?
O padrão de justiça de Deus não deixa espaço para preconceitos. Dennis J. DeHaan
Ouvindo deus
Toda a Escritura é dada pela inspiração de Deus. - 2 Timóteo 3:16
Na primeira manhã em que ouvi o tonto praticando sua sacola de imitações do lado de fora da minha janela, fiquei emocionado com a beleza de suas canções. Aos poucos, no entanto, comecei a considerar esse cantor matutino como certo. Um dia, quando acordei, me dei conta de que não apreciava mais meu visitante regular. Não foi culpa do tolo. Ele ainda estava lá. Sua linda música não havia mudado, mas eu não estava mais ouvindo.
Como crentes em Cristo, podemos ter uma experiência semelhante ouvindo Deus falar conosco em Sua Palavra. Quando somos salvos pela primeira vez, as Escrituras, com sua instrução que estimula a alma e alimento espiritual vital, são profundamente satisfatórias. Conforme o tempo passa, no entanto, rotineiramente lemos essas mesmas partes repetidamente de uma maneira que não nos fala mais. Nossos sentidos espirituais tornam-se monótonos e letárgicos, e a Palavra estimulante de Deus torna-se comum para nós. Mas então, que alegria sentimos quando uma passagem revela uma verdade excitante e mais uma vez "ouvimos" o Senhor!
Você está lendo as Escrituras com um senso de dever cansado? Ou você ainda possui a nova expectativa que você teve quando você acreditou? Hoje, quando você lê a Palavra de Deus, ouça atentamente a Sua voz.
Examinei as Escrituras sem pensar -
Minha pressa fechou meu ouvido;
Então, em espírito de oração, li mais uma vez ...
Desta vez, meu coração pôde ouvir. - Gustafson
Sem coração para Deus, não podemos ouvir sua palavra. Richard DeHaan
Vamos crescer
Cresça na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. - 2 Pedro 3:18
Vários anos atrás, meu interesse por flores transformou nossa casa em uma espécie de berçário. Há algo sobre a presença de plantas que eu acho muito agradável. Enquanto eu diariamente inspecionava seu progresso, ganhei de meus amiguinhos verdes uma nova apreciação da alegria e da necessidade do maravilhoso processo de crescimento.
Como cristãos, nós também somos como plantas. Devemos colocar nossas raízes, romper a terra, espalhar nossos galhos e explodir em flor. Uma condição tão próspera, no entanto, nem sempre é evidente em nossas vidas. É tão fácil ficar entediado e desanimado na rotina branda de nossas atividades diárias. Freqüentemente nós apenas esperamos e simplesmente existimos sem nos movermos firmemente em direção à maturidade e à fertilidade.
Nesses momentos, estamos em uma paralisação espiritual e devemos permitir que Jesus, o “Sol da Justiça” (Ml. 4: 2) aqueça nossos corações novamente com o Seu amor. Nós devemos enviar nossas raízes profundamente na Palavra de Deus meditando nela dia e noite (Sl. 1: 2). Então seremos como uma árvore frutífera plantada por rios de água viva, e nossos ramos se estenderão para fora em uma influência e testemunho cada vez maiores. Eles serão cheios de flores que refletem a beleza da vida justa.
Se nos tornamos dormentes, vamos crescer!
Se Deus pode fazer uma pequena semente
Em uma flor tão justa,
O que ele pode fazer, ó alma, de ti
Através do estudo, fé e oração? —Anon.
Quando o crescimento pára, a decadência começa. Mart DeHaan
Você não precisa de um púlpito
Existem diferenças de ministérios, mas o mesmo Senhor. - 1 Coríntios 12: 5
Campeão patinadora Paul Wylie é um cum laude de Harvard graduação e um cristão nascido de novo. Sua mãe sempre quis que ele fosse ministro, mas ele decidiu estudar direito. Ele acredita que não possui os dons necessários para o ministério pastoral. Mas ele insiste - e com razão - que quer esteja se apresentando no gelo ou lendo na biblioteca da Faculdade de Direito de Harvard, ele pode servir seu Salvador Jesus Cristo.
"Eu acho que todo cristão é chamado para ser um ministro em seu local de trabalho", diz ele. “Então eu tento ser um ministro onde quer que eu esteja. Quando as pessoas vêm até mim e fazem perguntas, eu lhes digo a verdade.
Quer sejamos skatistas, estudantes de direito, donas de casa, mecânicos, enfermeiros, banqueiros ou tenham algum outro emprego, podemos servir a Jesus Cristo. O Novo Testamento não atribui a tarefa do ministério somente àqueles que são oficialmente reconhecidos como pastores. Primeiro Coríntios 12 indica que todo crente está espiritualmente preparado para algum tipo de serviço (v.7).
Não precisamos ficar atrás de um púlpito para servir como ministros do nosso Salvador. A tarefa de ministrar e o privilégio de servir foram designados para todos os que nasceram de novo.
Eu quero, nesta curta vida minha,
Tanto quanto possa ser pressionado
De serviço verdadeiro para Deus e para o homem -
Ajude-me a ser o meu melhor! - Simpson
Não importa quão pequeno possa parecer, seu trabalho para Cristo tem grande valor. Vernon Grounds
Crédito Jawbone
Deixe o seu "sim" ser "sim", e seu "não", "não." Para o que é mais do que estes é do mal. - Mateus 5:37
Em 1878, um comerciante em Bozeman, Montana, estendeu a Andrew Garcia o que foi chamado de "crédito de mandíbula". Sem colocar nada em ordem, ele deu a Garcia 300 dólares em suprimentos para uma expedição de caça e caça. O caçador prometeu retornar e pagar sua dívida com peles e peles de sua expedição.
Enquanto Garcia estava fora, índios hostis se mudaram para a área ao redor de Bozeman. As condições do tempo ficaram ruins. Companheiros de armadilhas disseram a ele para esquecer de retornar a Bozeman, mas Garcia não quis saber disso. Após uma série de experiências angustiantes, ele retornou ao comerciante com peles e peles para pagar sua dívida. Ele manteve sua palavra.
Nós geralmente não podemos colocar esse estoque em promessas verbais nos dias de hoje. Muitas pessoas fazem promessas, mas não conseguem mantê-las. Todo divórcio significa que pelo menos uma pessoa quebrou um voto sagrado. Pessoas com problemas com a lei podem prometer mudar seus modos se puderem ter outra chance. Mas quando recebem clemência, muitas vezes esquecem os votos que fizeram.
Deus também faz votos, mas sempre mantém sua palavra. Se Ele não o fizesse, não teríamos base para esperança. Vamos agradecer a Ele por ser um Deus de integridade e resolver que seremos pessoas cuja palavra pode ser confiável.
Integridade é o que ganhamos
andando na luz;
Mais valioso do que ouro precioso,
é construído sobre a verdade e a direita. —DJD
As pessoas que confiam na Palavra de Deus devem ser pessoas confiáveis. Herbert Vander Lugt