Ministério
O Jardim
Se essas coisas são suas e abundam, você não será estéril nem infrutífero no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. - 2 Pedro 1: 8
Imagine a beleza dos campos onde as borlas de milho verde escuro e as cabeças de trigo dourado acenam suavemente na brisa. Ou imagine em sua mente jardins onde magnólias florescem, rosas derramam seu perfume e amores-perfeitos erguem o rosto em direção ao sol.
Em seguida, pense em um terreno que é um monumento a ser negligenciado - cheio de ervas daninhas que sufocam o crescimento do que é bom, útil e bonito.
Agora vamos imaginar outro tipo de jardim, que tem a ver com realidades espirituais. O apóstolo Pedro nos disse como podemos evitar ser “estéril” e “infrutífero” (2 Pedro 1: 8). Ele encorajou os crentes a serem diligentes e espiritualmente produtivos, desenvolvendo as qualidades de caráter de fé, virtude, conhecimento, autocontrole, perseverança, piedade, bondade fraternal e amor (vv.5-7).
Fazer isso requer esforço. Exige que trabalhemos em nosso relacionamento com Deus - lendo a Bíblia regularmente, orando com frequência, resistindo às tentações, concentrando-se na obediência a Ele e buscando outras pessoas apaixonadas. Pedro mencionou os benefícios adicionais da fecundidade: uma garantia crescente, estabilidade espiritual e uma rica recepção no reino eterno de nosso Salvador (vv.10-11).
Quão produtivo é o jardim da sua vida?
Uma vida frutífera é uma vida alegre. Herbert Vander Lugt
Uma rede de relacionamentos
Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua mente. - Marcos 12:30
Vários anos atrás, um professor da Harvard Business School escreveu uma carta aberta aos graduados do país. Ele lhes disse que, em certo sentido, eles precisavam esquecer o que haviam aprendido na escola. Ele disse que as escolas tendem a colocar muita ênfase na idéia de que o sucesso é resultado de passar nos testes e se baseia no desempenho individual e não no esforço e cooperação do grupo. O professor apontou, porém, que no local de trabalho, o bom desempenho depende em grande parte da aprendizagem para ter sucesso no que ele chamou de "rede de relacionamentos".
Esta verdade também se aplica a viver a vida cristã. Muitas vezes pensamos que a maturidade espiritual e o sucesso resultam do quanto sabemos sobre fatos e princípios bíblicos. Cristo nos mostrou, no entanto, que vem de outra coisa - de amar um ao outro da mesma maneira que Ele nos amou. Ele deixou claro que só podemos fazer isso se "permanecermos" nele (João 15: 7). Isso significa que devemos permanecer próximos a Ele por meio da oração, e que obedeceremos a Seus mandamentos (v.10). Nossa rede de relacionamentos deve se estender a Deus e depois a outros.
O segredo do sucesso espiritual não está apenas na aquisição de conhecimento individual - mas na união desse conhecimento com o amor em todos os nossos relacionamentos.
Senhor, ajude-nos a aprender com o que você fez
quando viveu nesta terra;
Você espalhou Seu amor a tudo que conheceu -
Você deu a cada um verdadeiro valor. —JDB
Quando os cristãos se aproximam de Cristo, se aproximam um do outro. Mart DeHaan
Aprendendo a Ver
Considerem-se mortos de fato para pecar, mas vivos para Deus. - Romanos 6:11
Em seu livro An Anthropologist on Mars, Oliver Sacks fala sobre um homem chamado Virgílio. Cego desde a infância, Virgil passou por uma cirurgia décadas depois e recuperou a capacidade de enxergar.
Mas, a princípio, como o cego curado por Jesus nos arredores de Betsaida (Marcos 8: 22-26), Virgílio teve dificuldade em ver. Embora ele pudesse discernir movimento e cor, ele não conseguia juntar imagens para entendê-las. Por um tempo, seu comportamento ainda era o mesmo de quando ele estava cego.
Sacks comenta: “É preciso morrer como pessoa cega para nascer de novo como pessoa que vê. É o interino, o limbo. . . isso é tão terrível. ”
Esse comentário ecoa os ensinamentos de Paulo sobre enterrar nosso velho e morto eu para andar em novidade de vida (Rom. 6: 4). É uma mudança espiritual dramática que pode trazer um tempo de difícil adaptação. Hábitos e atitudes enraizados podem permanecer como folhas murchas no outono.
Para vencer o pecado, devemos lembrar que ele não é mais nosso mestre (v.11), e devemos nos recusar a deixá-lo reinar em nossas vidas (v.12). Em vez disso, devemos nos oferecer a Deus como "vivos dentre os mortos" (v.13). Ao darmos esses passos, nossa cegueira espiritual se tornará uma coisa do passado e aprenderemos a ver Jesus mais claramente.
Graça maravilhosa! Que doce o som ...
Isso salvou um miserável como eu!
Uma vez eu estava perdido, mas agora fui encontrado,
Estava cego, mas agora vejo. - Newton
O pecado cega - mas a graça de Deus restaura a vista. Vernon Grounds
sandália amor
Não amemos de palavra ou de língua, mas por obras e em verdade. - 1 João 3:18
Uma jovem de mochila no Colorado encontrou outra mulher mancando por uma trilha de montanha. Com um pé, ela usava um sapato improvisado feito de galhos verdes embrulhados com uma tira de pano.
"Perdeu uma bota atravessando um riacho", explicou ela. "Espero que eu possa descer a montanha antes do anoitecer."
A primeira alpinista pegou sua própria mochila e tirou uma sandália esportiva. "Use isso", disse ela. "Você pode enviar para mim quando chegar em casa."
A mulher aceitou agradecida a sandália e partiu pela trilha. Alguns dias depois, a sandália chegou pelo correio com uma nota dizendo: “Passei por várias pessoas que notaram minha situação, mas você é a única que ofereceu alguma ajuda. Isto fez toda a diferença. Obrigado por compartilhar sua sandália comigo.
A Bíblia diz que o amor pode ser visto e tocado - é tangível. Pode ser tão grande quanto o cuidado do bom samaritano por um homem ferido (Lc. 10: 30-37) ou tão pequeno quanto um copo de água fria dado em nome de Jesus (Mt. 10:42).
O verdadeiro amor entra em ação. A Bíblia diz: “Não amemos de palavra ou de língua, mas por obras e em verdade” (1 João 3:18).
Na trilha da vida hoje, quando encontramos um manco, vamos oferecer uma sandália apaixonada.
Você pode dar sem amar, mas não pode amar sem dar. David C. McCasland
Você não pode bater o preço
Como cada um recebeu um presente, ministre um ao outro, como bons mordomos da multiforme graça de Deus. - 1 Pedro 4:10
Você esperaria na fila pela gasolina de 13 centavos de dólar por galão? Muitos motoristas em Massachusetts fizeram. Mais de 100 carros alinharam-se ao longo da Rota 12 algumas horas antes da abertura de um posto de gasolina. O proprietário havia anunciado sua gasolina a um preço quase um presente imediato. Ele disse que estava tentando dar uma folga a seus clientes.
Em 1 Pedro 4, o apóstolo escreveu sobre outro tipo de presente que mostra a generosidade do doador. É a "graça múltipla de Deus" (v.10). A graça é um favor imerecido - a bondade livre que vem do Senhor. Experimentamos Sua graça não apenas como o favor de Seu perdão, mas também como a energia e a capacidade que Ele dá para nos ajudar a viver da maneira que Ele deseja.
Aceitar e usar este presente tem alguns efeitos de longo alcance. Traz bênção para nós e para os outros. Mas, acima de tudo, honra o nome e a bondade do Doador. Pedro exortou seus leitores a usar e expressar a graça de Deus, vigiando suas orações, mostrando amor, sendo hospitaleiros e ministrando através da palavra falada (vv.7-11).
Gasolina por 13 centavos de dólar por galão - é quase uma dádiva! Mas a graça que Deus nos dá para servi-Lo é absolutamente grátis! Ultrapassa tudo o que este mundo tem a oferecer - e é nosso para pedir.
Deus dá livremente Sua graça a todos os
que em Sua Palavra confiam,
pois eles aprenderam o segredo de
Seu suprimento infinito. —DJD
O único limite para a graça de Deus é o limite que colocamos nela. Mart DeHaan
Um testemunho claro
Deixe seu discurso sempre com graça, temperado com sal. - Colossenses 4: 6
Enquanto ouvíamos o rádio a caminho da igreja em um domingo, minha esposa e eu ouvimos uma transmissão de uma congregação local. O pastor estava anunciando reuniões especiais com um pregador convidado. Ele mencionou que um período de perguntas e respostas seguiria cada serviço. Então ele disse: “Mesmo que você não tenha nenhuma pergunta, venha assim mesmo. Tenho certeza de que depois de ouvir nosso palestrante, você terá um pouco!
Agora, eu sei o que ele quis dizer, mas a maneira como ele se expressou parecia sugerir que o orador convidado levantasse mais perguntas do que responderia.
Às vezes é isso que acontece quando um cristão tenta explicar as verdades da Bíblia a novos crentes ou testemunhar a pessoas não salvas. Ele os confunde mais do que os ajuda. O problema não está na verdade que ele está tentando explicar, mas na falta de comunicação. Seu fracasso pode ser devido à falta de estudo da Bíblia e oração.
Somos obrigados a estudar as Escrituras (1 Tim. 4: 13,16). Então, quando perguntas forem levantadas sobre questões espirituais, ou quando tivermos a oportunidade de testemunhar os perdidos, teremos as respostas certas e daremos um testemunho claro e fiel à Bíblia.
Senhor, ajude-me a tornar meu testemunho claro,
e trabalhe fielmente, para que
amigos e vizinhos se voltem para Cristo
através do que ouvem de mim. - Anon.
Nunca substitua suas opiniões pelas Boas Novas. Richard DeHaan
Um conto de duas cidades
Nós não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor. - 2 Coríntios 4: 5
Era a maior das congregações; era a menor das congregações. Essa é a melhor maneira de descrever dois serviços que participei em 24 horas. O primeiro foi um evangelismo evangelístico em Washington, DC, com a participação de quase 20.000 pessoas. Um homem pregou e centenas de pessoas responderam ao convite para depositar sua fé em Cristo.
Na noite seguinte, eu estava em um pequeno culto no campo, frequentado por cerca de 50 pessoas. Um homem pregou e, no final do sermão, ninguém respondeu abertamente ao convite.
Os dois homens foram chamados por Deus e fizeram o que Ele os equipou para fazer. Um foi mais bem-sucedido ou valioso para Deus do que o outro? Eu acho que não.
O que eu vi naqueles 2 dias foi a beleza da direção de Deus. Ele chamou os dois homens para ministérios específicos em lugares específicos. Sua mão estava em cada uma. Nem poderia se orgulhar dos resultados ou se decepcionar com a falta deles, porque somente Deus dá o aumento (1 Cor. 3: 6-7).
Você está desanimado no ministério que Deus o chamou? Você está intimidado com os resultados mais óbvios de algumas "superestrelas" cristãs? É hora de desviar os olhos dos números e das pessoas e redirecioná-los para Jesus (2 Cor. 4: 5). Fique perto dele. Continue buscando a vontade Dele. Seu sorriso de aprovação é tudo que você precisa.
O Senhor dá a cada um de nós uma tarefa que
Ele deseja que cumpramos;
Amar e servi-Lo fielmente
Realiza Sua vontade. —Sper
O homem coroa o sucesso; Deus coroa a fidelidade! Dave Branon
Uma mente para trabalhar
Então construímos o muro. . . , pois as pessoas tinham vontade de trabalhar. - Neemias 4: 6
Algumas pessoas, como o personagem de quadrinhos Beetle Bailey, trabalham duro para evitar trabalhar. Na vida real, sabemos que o trabalho "faz o mundo girar". Deus colocou Adão no Jardim do Éden "para cuidar e cuidar dele" (Gênesis 2:15), o que mostra que o trabalho é essencial para o nosso bem-estar. ser.
Deus quer que trabalhemos, e Ele quer que coloquemos nossos corações no que fazemos. Isso é fácil para algumas pessoas, como o ex-jogador de beisebol do Detroit Tiger, Alan Trammell. Certa vez, ele disse que era fácil para ele estar entusiasmado com seu trabalho, porque era pago por fazer o que gostaria de fazer por nada.
Mas como uma pessoa pode colocar seu coração em um trabalho que é terrivelmente monótono ou tão estressante que provoca pressão alta ou úlceras? O apóstolo Paulo deu estas respostas aos seguidores de Cristo: “Trabalhe com suas próprias mãos,. . . para que não falte nada ”(1 Ts. 4: 11-12). Para outra igreja, ele escreveu: “Faça o que fizer, com sinceridade, quanto ao Senhor e não aos homens” (Colossenses 3:23).
Se você pensa em seu trabalho como uma bênção pela qual pode prover para si e para os outros, e que sua diligência é uma honra ao Senhor, você também terá “uma mente para trabalhar” (Neh. 4: 6).
O que quer que você esteja trabalhando,
envolva-se com entusiasmo,
porque seu trabalho é para o Senhor
e ele espera o seu melhor. —Sper
O trabalho se torna adoração quando você trabalha para o Senhor. Herbert Vander Lugt
Coração Hostil
Mantenha seu coração com toda diligência, pois dela surgem os problemas da vida. - Provérbios 4:23
Cuidado com o coração hostil. Esse é o aviso do Dr. Redford Williams, do Centro de Pesquisa em Medicina Comportamental da Duke University. Ele diz há anos que ter uma personalidade hostil pode nos matar - geralmente por doenças cardíacas, mas também por ferimentos e acidentes. A raiva acelera a freqüência cardíaca, aumenta a pressão sanguínea e interrompe as artérias coronárias.
Alguns indicadores de um coração hostil são: impaciência com atrasos, desconfiança dos colegas de trabalho, aborrecimento com os hábitos de familiares ou amigos e uma necessidade persistente de ter a última palavra nos argumentos ou de se vingar.
Em Provérbios 4, um pai sábio instou seu filho a ouvir atentamente suas palavras. Ele disse: “Eles são vida para quem os encontra e saúde para toda a carne. Mantenha seu coração com toda diligência, pois dela brotam os problemas da vida ”(v.22-23).
Nosso sábio Pai celestial nos dá o mesmo chamado sobre Suas palavras vivificadoras registradas para nós na Bíblia. A transformação de um coração hostil começa quando ouvimos Deus, meditamos em Sua Palavra e permitimos que Ele altere nosso comportamento e linguagem. É uma receita que preciso seguir hoje. E quanto a você?
Quero que meu coração esteja em sintonia com Deus.
Em todos os estágios da vida, ele pode parecer verdadeiro;
Quero que meus pensamentos e palavras o honrem, O
levante em tudo que faço. —Hess
Deixe a Palavra de Deus encher sua mente, governar seu coração e guiar sua língua. David C. McCasland
Apetites "Abutre"
Concentre sua mente nas coisas acima, não nas coisas da terra. - Escritura de hoje :
Colossenses 3: 1-10
Ao dirigir ao longo de uma rodovia, tenho visto frequentemente abutres voando alto, descendo e subindo novamente com as correntes de ar. De vez em quando, um pequeno grupo deles pode ser visto sentado na estrada, rasgando e engolindo a carcaça de alguma criatura infeliz. Tenho a impressão de que essas aves feias estão sempre à procura do que é repugnante e repulsivo!
Algumas pessoas são assim. Nada parece satisfazê-los mais do que festejar o que é pecaminoso, corrupto e imoral. Os livros e revistas que lêem, os programas de TV que assistem, as conversas em que se envolvem e as atividades que realizam revelam um apetite semelhante a um abutre.
Quão melhor é a dieta espiritual que a Bíblia sugere: “Quaisquer que sejam as coisas verdadeiras, sejam as coisas nobres, sejam as coisas justas, sejam as puras, sejam as coisas amáveis, as coisas boas, se houver alguma virtude e se houver algo louvável, medite nessas coisas ”(Filipenses 4: 8).
Que tipo de “comida” você prefere? Não seja como o abutre. Antes, “como recém-nascidos, desejem o leite puro da palavra, para que você cresça assim” (1Pe 2: 2).
Refletir e Orar
Ó filho de Deus, guarda bem os teus olhos
de qualquer coisa que manche o coração;
Abandone as coisas que sujam a mente -
Seu Pai quer que você se separe. —Fasick
O novo nascimento cria um novo apetite e requer uma nova dieta. Richard DeHaan
Testemunhando de uma cadeira de rodas
O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir. - Escritura de hoje :
Mateus 25: 31-40
Uma mulher chamada Nancy colocou esse anúncio em seu jornal local: “Se você está sozinho ou com algum problema, ligue para mim. Estou em uma cadeira de rodas e raramente saio. Podemos compartilhar nossos problemas uns com os outros. Apenas ligue. Eu adoraria conversar. ”A resposta a esse anúncio foi enorme - 30 ligações ou mais a cada semana.
O que motivou essa mulher a sair de sua cadeira de rodas para ajudar os necessitados? Nancy explicou que antes de sua paralisia, ela estava perfeitamente saudável, mas em profundo desespero. Ela tentou cometer suicídio pulando da janela de seu apartamento, mas ficou paralisada da cintura para baixo. No hospital, completamente frustrada, ela sentiu Jesus dizendo a ela: “Nancy, você teve um corpo saudável, mas uma alma aleijada. De agora em diante, você terá um corpo aleijado, mas uma alma saudável ”. Como resultado dessa experiência, ela entregou sua vida a Cristo. Quando ela finalmente foi autorizada a ir para casa, ela orou por uma maneira de compartilhar a graça de Deus com os outros, e a idéia do anúncio de jornal ocorreu a ela.
Todo crente pode fazer algo para ajudar pessoas necessitadas. Por mais limitado que seja pela doença, velhice ou incapacidade, ainda podemos orar, telefonar ou escrever. Não importa qual seja a nossa condição, podemos ser uma testemunha eficaz para Jesus Cristo.
Refletir e Orar
Senhor, deixe-me ser uma luz brilhante
Para que outros possam ver
Sua misericórdia e Seu amor exibidos
Em tudo que eu digo e faço. —Sesper
Somente depois de conversar com Deus sobre pessoas necessitadas você está pronto para falar com pessoas necessitadas sobre Deus. Vernon Grounds
Ele irá fornecer
Abraão disse: “Meu filho, Deus proverá para si o cordeiro”. Escritura de hoje :
Gênesis 22: 1-14
O pastor Roy S. Nicholson contou sobre uma época em que ele não tinha dinheiro para comprar comida. Determinado a confiar em Deus para suas necessidades e não contar a ninguém, ele e sua esposa apresentaram seu caso ao Senhor em oração.
Na manhã seguinte, ele colocou a mesa para o café da manhã, confiante de que o Senhor providenciaria algo para comer. Nesse momento, um menino da escola dominical veio até a casa com um saco de farinha e um pouco de leite. Lágrimas brotaram nos olhos do pastor. Mal saíra do que a “vovó”, Turner apareceu na porta carregando uma grande travessa carregada com presunto de Virgínia, ovos, grits e molho, biscoitos quentes, manteiga, geleia e café. Nicholson estava cheio de louvor a Deus.
Abraão enfrentou um teste de fé ainda mais sério. Deus lhe havia dito que ele seria o pai de uma grande nação, mas então Deus lhe pediu que sacrificasse seu filho prometido Isaac no altar. Como poderia Abraão fazer uma coisa dessas? Muitos anos de confiar em Deus para o filho há muito esperado lhe ensinaram que sua confiança em Deus seria plenamente recompensada. "Deus proverá para Si mesmo o cordeiro", disse ele a Isaac.
Fé assim não nasce em um dia. É o resultado de anos de ver a fidelidade de Deus às Suas promessas, e cresce à medida que diariamente escolhemos acreditar no que Ele diz.
Refletir e Orar
Oração
Senhor, perdoa-nos por não confiar mais em você. Quando enfrentamos tempos de testes, podemos seguir o exemplo de Abraão e acreditar que você fornecerá exatamente o que precisamos.
A pobreza do homem nunca é uma pressão sobre a provisão de Deus. Dennis J. DeHaan
Menino chicoteando
[Deus] fez Aquele que não conheceu pecado ser pecado por nós. - Escritura de hoje :
2 Coríntios 5: 12-21
Ao longo da história, as famílias reais receberam tratamento especial. Muitas vezes eles estavam isentos de manter a lei ou receber punição ou até mesmo disciplina. Mas as crianças reais ainda precisavam saber que, quando se comportavam mal, mereciam ser punidas. Quando um príncipe ou princesa desobedecia ou fazia mal no trabalho escolar, a punição era dada a um “menino chicoteado”. Não havia dúvida de quem realmente estava em falta, mas era simplesmente impensável para um criado espancar uma pessoa de realeza.
A cruz do Calvário dá uma visão completamente diferente de lidar com a transgressão. Embora o empregado esteja em falta, a realeza recebe a punição. Jesus Cristo, o Príncipe da Glória, tomou nosso lugar quando morreu na cruz. Ele se tornou voluntariamente nosso “menino chicoteado” e pagou a penalidade pelos nossos pecados.
Quanto devemos a Jesus Cristo! Como poderíamos esquecer que fomos comprados por um preço! Isso é o que manteve Paul indo quando homens menores poderiam ter desistido. Ele estava confiante de que, porque temos um substituto, Deus não está zangado conosco. A justiça de Sua Majestade foi satisfeita. Somos livres para viver e amar como nunca antes.
Que nos motive a contar aos outros as boas novas! —HWR Haddon W. Robinson
Refletir e Orar
Quando Jesus tomou nosso castigo,
a ira de Deus foi satisfeita;
Agora podemos viver em paz com Ele
porque para nós Cristo morreu. —Sesper
Cristo se tornou uma maldição para removermos a maldição de nós. Haddon W. Robinson
Olhe para você!
Se nos julgássemos, não seríamos julgados. -
Escritura de hoje : 1 Coríntios 11: 17-32
Funcionários estaduais de emprego em Tucson, Arizona, postaram um sinal interessante sobre um espelho de corpo inteiro. Dirigido a todos os caçadores de emprego, dizia: "Você contrataria essa pessoa?" Em outro escritório, um espelho e um cartaz colocavam a seguinte pergunta: "Você está pronto para um emprego?"
A autoavaliação foi o que o apóstolo Paulo chamou em 1 Coríntios 11. Os crentes em Cristo precisam julgar-se, disse ele, para evitar serem julgados pelo Senhor como impróprios para o Seu serviço. Na igreja de Corinto, o “problema de aparição” era especialmente sério. Aqueles cristãos “pareciam” horríveis. Eles estavam na verdade se embebedando e brigando entre si, enquanto passavam pelas moções de celebrar a Ceia do Senhor. Então Paulo disse, com efeito, “olhem para si mesmos. Que bagunça! Se você não tiver suas vidas endireitadas, o Senhor terá que fazer isso por você. ”Então o apóstolo adicionou o fato sério de que Deus já havia começado a limpar a igreja enviando alguns deles para uma sepultura prematura. Esta é uma dura verdade, mas a igreja ainda precisa ouvir hoje.
Este aviso, no entanto, também traz uma mensagem de esperança. Se nos julgarmos e nos arrependermos de nossos pecados, não seremos julgados por Deus.
Refletir e Orar
Ó Senhor, volte para mim Seu poder
Que uma vez pela graça eu conheci;
Perdoa o pecado que aflige o teu coração
E ajuda-me a ser verdadeiro. —Anon.
O auto-exame é um teste do qual nenhum cristão é desculpado. Mart DeHaan
Lutando com Deus
Sem Mim você não pode fazer nada. -
Escritura de hoje : Gênesis 32: 1-8,22-32
Quando os membros do conselho do orfanato de George Müller lhe disseram que era impossível conseguir dinheiro suficiente para manter a operação, Müller regozijou-se. Ele disse que seu sentimento de desamparo faria com que eles confiassem mais plenamente no Senhor. Eles fizeram e Deus encontrou sua necessidade.
A total dependência de Deus é uma necessidade absoluta, se quisermos desfrutar de Sua bênção e poder. Mas raramente aprendemos essa verdade além da amarga experiência.
Tome Jacob, por exemplo. Por muitos anos ele viveu por seus próprios esquemas. Apesar de angustiado quando soube que seu irmão Esaú, a quem ele havia prejudicado, estava vindo com 400 homens, Jacó tinha um plano. Ele tentou garantir que, se fosse atacado, metade de sua família sobreviveria. Foi então que um "homem" (Deus em forma humana) lutou com Jacob. Pouco antes do amanhecer, o Homem demonstrou Sua divindade colocando o quadril de Jacob fora do comum por um mero toque. Tudo o que Jacó pôde fazer foi se apegar ao Homem, implorando por Sua bênção (Gên. 32:26; Os. 12: 4). Este foi um momento decisivo na vida de Jacó, pois ele aprendeu que a bênção vem somente do Senhor.
Nós também devemos perceber que a única maneira de experimentar o favor e provisão de Deus é depender dEle. —HVL
Refletir e Orar
Uma vez que paramos com a nossa própria concepção,
Saia dos esquemas de nossa própria escolha,
cesse de todo o nosso esforço infrutífero -
Deus entra com graça e poder! —DJD
Se dependermos totalmente de Deus, vamos achá-lo totalmente confiável. Herbert Vander Lugt
O que você não sabe
Eu sei em quem tenho acreditado. -
Escritura de hoje : 2 Timóteo 1: 8-14
Você conhece um aglet de um tang? Você reconheceria duff se você andasse sobre ele?
Não é essencial conhecer esses termos para passar pela vida com sucesso. Se você não sabia que uma aglet é “a cobertura no final de um cadarço de sapato”, que uma espiga é “a ponta que projeta uma ferramenta”, ou que duff é “a matéria em decomposição encontrada no chão de uma floresta”, é não é tão importante assim. Você sempre pode procurar.
Podemos nos alegrar por não termos que saber tudo para sobreviver neste mundo. Muitas vezes podemos depender do conhecimento de outra pessoa. Por exemplo, eu não sei como consertar os freios do meu carro, mas enquanto alguém souber e puder consertá-los, eu estou bem.
Existe um conhecimento, no entanto, pelo qual somos individualmente responsáveis se esperamos entrar no céu. Eu estou falando sobre conhecer pessoalmente a Cristo. Vivemos em uma época de expansão da informação, e um relacionamento pessoal com Cristo é o único meio de viver com sabedoria e estar preparado para encontrar Deus. O apóstolo Paulo tinha isso em mente quando disse: “Eu sei em quem tenho acreditado”.
Você conhece Aquele que morreu por você e pode perdoar seus pecados? A menos que você o conheça, todo outro conhecimento é insignificante.
Refletir e Orar
A vida eterna é conhecer a Deus
Por meio de Jesus Cristo, Seu único Filho;
Tal conhecimento é a maior busca da vida -
Sem isso, a vida não começou. —DJD
Conhecer a Cristo é o maior de todos os conhecimentos. Dave Branon
Força interior
[Eu oro] que Ele lhe concederia. . . para ser fortalecido com poder através do Seu Espírito no homem interior. Escritura de hoje :
Efésios 3: 14-21
Uma grande empresa extrai substâncias contaminantes de tambores de aço por sucção. Bombas poderosas puxam os materiais para fora dos barris, mas os trabalhadores devem regular cuidadosamente a força dessas bombas. Se eles tirarem muito ar, os tambores entrarão em colapso como copos de papel, porque a pressão externa excederá a pressão interna.
Da mesma forma, quando a adversidade e as dificuldades entram em nossas vidas, a menos que Deus nos fortaleça de dentro, seremos incapazes de resistir às pressões de fora. É verdade que obtemos um apoio sólido de entes queridos e amigos cristãos, mas é o nosso homem interior espiritual, “fortalecido com poder através do Seu Espírito”, que nos sustenta e nos impede de desmoronar.
O Espírito trabalha para nos fortalecer e renovar nossas mentes à medida que lemos a Palavra de Deus e oramos. Se negligenciarmos as Escrituras, raramente falarmos com o Senhor e pararmos de ter comunhão com Ele, cresceremos fracos e vulneráveis. Então, seremos incapazes de resistir à pressão da tentação ou do problema.
Vamos pedir ao Senhor que desenvolva nossa força interior para que, quando os golpes e fardos da vida nos pressionar, não cederemos. - DCE
Refletir e Orar
Ajude-nos, ó Senhor, quando vierem problemas
Confiar na sua Palavra e não sucumbir
E ajudar-nos a não nos desviar
Mas na Sua força e amor habitam. —DJD
O poder de Cristo em você é maior que a pressão dos problemas ao seu redor. David C. Egner
Uma maioria de um
Com ele é um braço de carne; mas conosco é o Senhor nosso Deus. - Escritura de hoje :
2 Crônicas 32: 1-8
Quando Senaqueribe, rei da Assíria, invadiu Judá, Ezequias soube que a cidade de Jerusalém seria atacada, então ele entrou em ação para defender a cidade. Ele construiu a parede quebrada e levantou outro fora dela. Ele também “fez armas e escudos em abundância” e “pôs capitães militares sobre o povo” (vv.5-6).
Mas seria preciso mais do que isso para salvar a cidade do ataque dos poderosos exércitos de Senaqueribe. Então Ezequias convocou as pessoas para encorajá-las. Em face de sua situação aparentemente sem esperança, ele declarou: “Há mais conosco do que com ele” (v.7).
Como ele poderia dizer isso? Ele dá a resposta no versículo seguinte: “Com [Senaqueribe] é um braço de carne; mas conosco está o Senhor nosso Deus, para nos ajudar e combater nossas batalhas. ”Essa era a esperança deles. Senaqueribe tinha poder, homens e prestígio - “um braço de carne” -, mas os habitantes de Jerusalém tinham o Senhor!
Existe algum "inimigo" pressionando você hoje? Você se sente como se a oposição estivesse prestes a esmagá-lo e destruí-lo? Tudo parece sem esperança? Tome coração, filho de Deus! Com o Senhor do seu lado, você nunca está em desvantagem.
Refletir e Orar
Uma poderosa fortaleza é o nosso Deus,
um baluarte que nunca falha;
Nosso ajudador Ele, em meio ao dilúvio
De males mortais prevalecentes. —Lutter
Um mais Deus é sempre uma maioria. Richard DeHaan
Absolutamente De Confiança
Aquele que prometeu é fiel. - Escritura de hoje : Hebreus 6: 13-20
Um jovem pára-quedista admitiu ter ficado assustado na primeira vez que pulou. Não havia nada além de um grande pedaço de tecido entre ele e a morte. E se esse tecido fosse quebrado acidentalmente? E se o seu ripcord não funcionasse e o pára-quedas não conseguisse abrir?
Mas quando ele pulou, tudo funcionou perfeitamente. Apoiado por aquele guarda-chuva que preservava a vida sobre sua cabeça, o homem flutuou em direção à terra. Ele disse: "Eu tive uma libertação do medo e uma sensação maravilhosa de alegria".
E as promessas que Deus faz na Bíblia? Eles nos manterão em tempos de crise? Tudo depende se acreditamos que sejam promessas de Deus - não apenas palavras impressas, marcas pretas em papel branco, nem simplesmente as suposições de seres humanos falíveis como nós. Por serem as promessas de Deus, podemos nos apegar a elas com segurança. Isso trará alívio do medo e dará uma profunda paz interior.
Através dos tempos, nosso Deus tem sido confiado milhões e milhões de vezes. E ele nunca foi provado indigno de confiança. Portanto, vamos confiar nele hoje e acrescentar nosso testemunho pessoal ao de uma infinidade de irmãos que descobriram que nosso Deus prometedor é infalivelmente fiel.
Refletir e Orar
Permanecendo sobre as promessas que não podem falhar,
Quando as tempestades uivantes da dúvida e do medo atacarem,
pela Palavra viva de Deus eu prevalecerei,
Permanecendo nas promessas de Deus. —Carter
Confiar na fidelidade de Deus dissipa nosso medo. Vernon Grounds
Funeral ou Aniversário?
Melhor ir à casa do luto do que ir à casa do banquete. - Escritura de hoje :
Eclesiastes 7: 1-4
Se você visitar algumas das antigas igrejas da Nova Inglaterra, notará que muitas delas têm um cemitério no adro da igreja. As janelas do santuário estão cheias de vitrais claros em vez de vitrais, para que o pastor veja o cemitério enquanto ele prega. Ao comunicar sua mensagem à congregação, uma mensagem muito séria estava sendo comunicada a ele.
Há duzentos e cinquenta anos, os cristãos acreditavam que a missão central da igreja era levar homens e mulheres a um relacionamento correto com Deus. É por isso que eles construíram suas igrejas com janelas transparentes. Eles queriam que seus pastores fossem continuamente lembrados da seriedade de seu chamado. Todos os que se sentavam nos bancos diante deles todos os domingos acabavam por preencher um lugar no cemitério e, finalmente, ficar diante de Deus para serem julgados.
O pregador de Eclesiastes também vivia com a realidade da morte. Ele argumentou que é melhor ir a um funeral do que a uma festa de aniversário, porque quando pensamos na morte lidamos com as questões fundamentais de nossas vidas.
Somente aqueles que confiaram em Cristo para a vida eterna podem viver bem - porque estão preparados para morrer.
Refletir e Orar
Considerando a mortalidade
Dá vida a visão correta;
Preparar-se para a eternidade
É a coisa mais sábia a fazer. —Sesper
Você não está pronto para viver até que esteja pronto para morrer. Haddon W. Robinson