Ministério
A árvore esquecida
Somos testemunhas de todas as coisas que Ele fez. . . , quem eles mataram pendurado em uma árvore. - Atos 10:39
Em Atos 10:39, a cruz do Calvário é chamada de árvore. Também é referido desta forma em Atos 5:30, Atos 13:29, Gálatas 3:13 e 1 Pedro 2:24.
Nesta estação, quando muita atenção é dada à árvore de Natal coberta de lantejoulas, ornamentos e luzes coloridas, a cruz acidentada do Calvário pode muito bem ser chamada de árvore esquecida do Natal. Muitas pessoas ignoram completamente o propósito pelo qual Jesus veio à Terra. O verdadeiro significado do Seu nascimento pode ser perdido nas armadilhas, presentes e festas associadas à celebração deste feriado.
Devemos manter claramente em mente o verdadeiro significado do Natal. Lucas nos diz que “o Filho do homem veio para buscar e salvar o que estava perdido” (Lucas 19:10). O Bebê de Belém nasceu para morrer. Ele veio para dar a vida como sacrifício pelo pecado, pendurado em uma árvore - não uma coisa de beleza coberta de lantejoulas, mas um feio e cruel instrumento de execução.
Ao lembrarmos o nascimento de nosso Salvador no estábulo de Belém, tenhamos plena consciência de que ele está vitalmente relacionado com a colina do Gólgota, onde Ele foi crucificado e onde derramou Seu sangue pelos pecados do mundo.
Não deixe a cruz do Calvário ser a árvore esquecida do Natal. É o mais importante!
Esta estação alegre do ano
deve nos levar a recordar
que a morte de Jesus no Calvário
oferece nova vida para todos. —Sesper
A missão da cruz está escondida na mensagem do berço.
Richard DeHaan
Isca-e-Switch
Não acredite em todo espírito, mas teste os espíritos. . . porque muitos falsos profetas saíram ao mundo. - 1 João 4: 1
Em uma técnica de venda antiética chamada método isca-e-troca, um varejista atrai clientes para sua loja, anunciando um produto conhecido a um preço muito baixo. Quando o comprador pede para comprá-lo, no entanto, ele é informado de que está fora de estoque. O vendedor, então, tenta vender-lhe uma linha inferior de mercadorias, esperando obter um lucro maior. O nome da marca foi usado apenas para atrair clientes em potencial.
De maneira semelhante, um falso professor usa palavras bíblicas para capturar interesse e obter uma audiência. Ele pode falar sobre Cristo, a redenção, a cruz e a ressurreição, mas esses “termos confiáveis” não passam de um incentivo. O “vendedor” os usa para anunciar verdades que, no que lhe diz respeito, estão “fora de estoque”. Quando uma pessoa interessada responde, ela é confrontada por crenças completamente contrárias à Palavra de Deus.
Nunca engula a linha de alguém só porque ele usa termos da fé cristã. Peça ao Espírito Santo para ajudá-lo a discernir se o orador está realmente sendo fiel à Bíblia. Então você não será fisgado por falsos mestres que usam o método doutrinário de isca-e-troca para enganar seus ouvintes.
Quando alguém aparece dizendo que a
mensagem dele é de Deus, o
que ele acredita sobre o Senhor
mostrará se é falho. —Sesper
Erro muitas vezes usa o disfarce da verdade. Mart DeHaan
Encontrando Harmonia
Eu imploro com você. . . que não haja divisões entre vocês. - 1 Coríntios 1:10
Durante a temporada de Natal, minha esposa e eu assistimos a uma apresentação do Messias de Handel. Além de sermos tocados com a boa produção dessa música excitante, também fomos movidos por outra coisa. Depois da primeira seção, o condutor principal desceu e entregou o bastão a outro homem que dirigira essa produção anual por muitos anos.
Nós notamos nenhuma mudança. Para ambos os maestros, a qualidade da música permaneceu alta.
Isso me fez pensar. E se alguns músicos tivessem dito: “Nós gostamos mais do primeiro cara. Não vamos fazer o melhor para este aqui. ”Isso teria arruinado a majestosa música. Em vez disso, os músicos trabalharam igualmente duro para ambos.
Deveria ser assim na igreja. Devemos dar o nosso melhor esforço para o trabalho do Senhor, não importa quem seja o nosso líder, desde que, é claro, ele esteja seguindo a Deus. Mas em muitas congregações há uma tendência de seguir um líder em detrimento de outro, dividindo sua lealdade enquanto prejudica a eficácia da igreja.
Paulo implorou aos coríntios que evitassem divisões baseadas em personalidades. Esse conselho ainda se aplica hoje. Quando servimos a Deus, precisamos perceber que não podemos ter harmonia até estarmos completamente em sintonia com Cristo.
Como um poderoso exército move a igreja de Deus;
Irmãos, estamos pisando onde os santos pisaram;
Nós não somos divididos, todos nós somos um -
um em esperança e doutrina, um em caridade. - Barcaça-Gould
Manter-se em sintonia com Cristo mantém a harmonia na Igreja. Dave Branon
Uma posse inestimável
Um bom nome deve ser escolhido em vez de grandes riquezas. - Provérbios 22: 1
Seguidores de Jesus Cristo são chamados a ser pessoas de integridade. Eles devem ser justos e honestos, escolhendo um bom nome acima das riquezas (Provérbios 22: 1) em um mundo que está buscando exatamente o oposto.
Em uma pesquisa de executivos, por exemplo, a Gallup descobriu que 80% admitem dirigir embriagado, 35% exageram as deduções fiscais, 75% aceitam materiais de trabalho para uso pessoal e 78% usam o telefone da empresa para chamadas pessoais de longa distância. Um estudo do Office of Technology Assessment determinou que um terço da conta de telefone do governo dos EUA é gasto em chamadas pessoais.
O roubo de tempo e o absentismo não autorizado também são ofensas comuns no local de trabalho. A General Motors informa que perdeu 9% das horas de trabalho devido ao absenteísmo. O crime de colarinho branco nos EUA é estimado em US $ 40 bilhões por ano.
O Senhor deseja que Seu povo aja de maneira diferente. Estamos sempre fazendo o que é certo e falando a verdade (Sl 15: 2). A integridade agrada a Ele e também nos beneficia. Isso nos dá bênçãos muito melhores do que as riquezas: liberdade de culpa, um testemunho positivo de Cristo e um relacionamento íntimo com Deus.
Um bom nome é verdadeiramente um bem inestimável!
Ajuda-me, querido Senhor, a ser honesto e verdadeiro
em tudo o que eu digo e tudo o que faço;
Dá-me a coragem de fazer o que é certo
Trazer ao mundo um vislumbre da Tua luz. —Fasick
A integridade é um caráter cristão nas roupas de trabalho.
David C. Egner
"Se eu contar ao mundo"
Quem me confessar diante dos homens, eu também confesse diante de meu Pai que está no céu. - Mateus 10:32
No final de uma reunião evangelística realizada por DL Moody, um jovem norueguês levantou-se para testificar de sua fé no Senhor. Ele queria que a congregação soubesse que ele havia sido salvo, mas ele tinha dificuldade em falar inglês. Haltingly ele conseguiu dizer: “Estou aqui porque Jesus quer que eu seja uma testemunha. Ele prometeu que, se eu contar ao mundo sobre Ele, Ele dirá ao Pai sobre mim! ”
Moody mais tarde comentou: “O testemunho desse menino foi direto para o coração de todos os presentes. 'Se eu disser ao mundo' - sim, é exatamente o que a Bíblia quer dizer quando diz que devemos confessar a Cristo! ”
Nosso Senhor não quer que sejamos discípulos silenciosos. Ele nos encoraja a testemunhar ousadamente aos outros sobre Sua graça. As Escrituras fornecem uma prova eloquente de que devemos ser vocais sobre nossa posição em Cristo. Romanos 10: 9 declara: “Confita com a tua boca o Senhor Jesus”. E o verso 14 pergunta: “Como crerão n'Ele dos que não ouviram?”
Se você ama o Senhor, é seu dever testemunhar para os outros. Talvez tudo que você precise dizer a alguém seja: “Jesus significa muito para mim. Eu gostaria que você também o conhecesse! ”Você ficará surpreso com o que um testemunho tão simples e direto pode realizar. Determine hoje para "contar ao mundo".
Se a sua fé em Cristo vale a pena, vale a pena compartilhar. Henry G. Bosch
Ouse Ser Um Daniel
Daniel propôs em seu coração que ele não se contaminasse. - Daniel 1: 8
Personagens bíblicos como Daniel nos encorajam e nos mostram como viver. Ainda precisamos de “Daniels” hoje - homens e mulheres que têm convicções e coragem para defendê-los, mesmo quando isso envolve sacrifício ou impopularidade.
Meu pai, o Dr. MR De Haan, era apenas um desses homens. Oh, ele não era perfeito. Ele era humano. Ele teve seus defeitos. Algumas pessoas até pensavam nele como teimoso. Mas ele era um homem do livro. Ele era um homem de convicção. E ele era um homem de coragem.
Foi há 30 anos, em 13 de dezembro de 1965, que meu pai foi para casa para estar com o Senhor. No entanto, lembro-me de suas palavras em uma ocasião como se ele as tivesse dito apenas ontem. Acentuando sua declaração batendo o punho em sua mesa, ele disse: “Richard, eu não me importo se o mundo inteiro difere comigo. Eu devo fazer o que é certo. Eu devo agir de acordo com minhas convicções!
É claro que devemos ter cuidado para garantir que nossas crenças estejam devidamente fundamentadas. Mas uma vez que tenhamos certeza disso, deveríamos ser como Daniel, que não apenas tinha convicções, mas também coragem para defendê-las.
Hoje, quando você estiver tentado a comprometer seus princípios, não desista. Ouse ser um Daniel!
A vida que conta deve trabalhar e lutar,
Deve odiar o errado e amar o certo,
Deve defender a verdade, de dia, de noite -
Esta é a vida que conta. —Anon.
Cristo nos dá a coragem de nossas convicções. Richard DeHaan
Conflitos no Natal
Eu te envio como ovelha no meio dos lobos. . . . Eles te entregarão aos conselhos e te açoitarão. - Mateus 10: 16-17
Natal - aquela época do ano em que os tribunais são mais uma vez preenchidos com sons não tão alegres de advogados discutindo se presépios violam os direitos civis de alguém ou se canções natalinas podem ser cantadas em um concerto escolar.
Se não formos cuidadosos, todo o litígio que parece acompanhar o Natal a cada ano pode tirar um pouco do prazer da mais célebre das estações.
Mas se entendermos que o próprio Jesus nos disse que sua vinda nem sempre levaria à paz e aos bons tempos, acharemos mais fácil entender os conflitos que esta época nos traz.
Ao dar aos seus discípulos suas ordens de marcha um dia, Jesus disse a eles para ficarem atentos a problemas. Ele disse que eles seriam odiados e perseguidos, e eles experimentariam conflitos familiares (Mt. 10: 21-23). De fato, Ele disse a Seus seguidores: “Não pense que vim para trazer paz à terra. Não vim trazer a paz senão uma espada ”(v.34).
Parece uma mensagem estranha vinda do Príncipe da Paz, mas é verdade. Jesus oferece paz, alegria e felicidade a todos os que confiam nEle. Mas para aqueles que recusam a Sua salvação, a celebração da Sua vinda causará conflitos - mesmo no Natal.
Na época do Natal, celebramos
a vinda do Príncipe da Paz;
Embora agora o nosso mundo esteja trancado em conflito,
Um dia Ele fará todos os conflitos cessarem. —Sesper
Cristo promete paz para um mundo de conflito. Dave Branon
Bebês precisam de desmame
Todo aquele que participa apenas do leite não é qualificado na palavra de justiça, pois ele é um bebê. - Hebreus 5:13
Acho que poucas coisas são mais deliciosas do que três ou quatro dos biscoitos recém-assados de chocolate da minha esposa, quentes do forno, mas frescos o bastante para pegar e apresentar minhas papilas gustativas. O que realmente faz este tratamento completo é um grande copo de leite gelado. Que o leite e os biscoitos são feitos um para o outro.
Agora, não sou considerado um bebê porque ainda bebo leite. Mas se isso é tudo o que eu tomei como alimento, você perguntaria, e com razão, “O que há de errado? Você não deveria estar em comidas sólidas há muito tempo?
Transfira este cenário para nossas vidas cristãs, como o escritor fez nas Escrituras de hoje. Chega um ponto em nossa experiência em que devemos sair das verdades básicas de salvação (Hb 5:12) - não que devamos perder nosso gosto por elas. O leite é sempre bom e nutritivo. Nunca devemos perder nosso apreço pelo perdão de Deus e nossa nova vida em Cristo.
Deus quer que aprendamos a Palavra através do estudo, oração, meditação, obediência e testes. Precisamos conhecer os princípios espirituais para que possamos aplicá-los, falar com confiança sobre nossa fé e enfrentar a adversidade.
O leite da Palavra sempre será bom, mas a comida sólida da Bíblia nos fortalece. Como está sua dieta?
A Bíblia é uma despensa
Onde eu sempre posso encontrar
A comida que preciso do dia a dia
Para o coração, a alma e a mente. —Anon.
O crescimento espiritual requer a carne da Palavra de Deus. Dennis J. DeHaan
Purge Out The Poison
Não deixe o sol se pôr em sua ira. - Efésios 4:26
Meu amigo e eu estávamos no estacionamento de um restaurante onde acabáramos de almoçar. Enquanto estávamos discutindo os danos que um espírito amargo pode causar, ele pegou seu Novo Testamento e solenemente leu Hebreus 12:15 para mim: “Olhando com cuidado. . . para que nenhuma raiz de amargura brote, causa confusão, e por isso muitos se contaminam.
Nas seis longas décadas desde nossa conversa, a triste verdade dessa advertência foi repetidamente verificada por minhas experiências no ministério pastoral. A amargura é um veneno e, se não for expurgada pela oração, confissão e perdão, causa grande dano emocional e destrói relacionamentos. Um pequeno rancor que se espalha pode se tornar uma malignidade devastadora da alma. É por isso que o conselho em Hebreus deve ser cuidadosamente atendido.
Você tem se mantido firme na lembrança de algum insulto, algum evento, alguma crítica? Como Paulo colocou em Efésios 4:26, “Não deixe o sol se pôr em sua ira”. Tome as medidas apropriadas para resolver o problema imediatamente.
Guardar rancor envenena nossa vida espiritual. Com a ajuda do Espírito Santo, vamos erradicar qualquer amargura agora. É incrível como nossa vida será alegre quando permitimos que Deus purgar o veneno da amargura.
Pensando nisso
O que devemos fazer quando alguém peca
contra nós? (Lucas 17: 3-4) De acordo com Jesus,
quantas vezes devemos perdoar? (Mt 18: 21-22)
Para se livrar das ervas daninhas, desenterre as raízes amargas. Vernon Grounds
O amor de Deus em um prato
Não se esqueça de entreter estranhos, pois ao fazê-lo, alguns têm anjos involuntariamente entretidos. - Hebreus 13: 2
Durante sua vida na terra, Jesus escolheu se identificar com pessoas pobres e destituídas. Ele viveu como alguém que não tinha lugar para chamar de lar (Mateus 8:20), e Seu ministério foi marcado pela compaixão pelos necessitados.
Em seu livro Hidden Art, Edith Schaeffer, da L'Abri Fellowship, fala sobre alimentar um ocasional vagabundo que parava na porta dos fundos e perguntava: "Posso tomar uma xícara de café, minha senhora e talvez um pouco de pão?"
Edith convidava-o a sentar-se e depois a preparar uma bandeja de comida digna de um rei: sopa fumegante e sanduíches grossos, cortados e dispostos artisticamente num prato com guarnições. As crianças fariam um buquê minúsculo, e se fosse anoitecer, acrescentaria uma vela.
Assombrado, o homem ofegava: “Por mim?” “Sim”, Edith respondia, “e o café estará pronto em um minuto. Este Evangelho de João é para você também. Leve com você. É realmente muito importante ”.
Na minha cozinha, há o seguinte ditado: “A comida é o amor de Deus que é comestível”. Certamente aqueles vagabundos da porta de Edith experimentaram o amor de Deus através dela e de sua família.
Que tal servir o amor de Deus a alguém? Por meio de sua generosidade, você estará servindo a Cristo - e talvez esteja servindo a um anjo disfarçado (Hb 13: 2).
O amor está dando para as necessidades do mundo, O
amor está compartilhando como o Espírito conduz, O
amor está se importando quando o mundo chora, O
amor é compaixão com os olhos cristãos. —Brandt
A comida é o amor de Deus feito comestível. Joanie Yoder
Nossa vida medida
Ensina-nos a contar os nossos dias, para que possamos ganhar um coração de sabedoria. - Salmo 90:12
O significado básico da palavra número traduzido em “ensina-nos a numerar os nossos dias” (Sl 90:12) é “pesar” ou “medir”. Devemos colocar cada dia na balança e fazê-lo inclinar a balança de uma maneira que traga glória a Deus e abençoe a vida dos outros.
Quando o grande artista Rafael morreu na tenra idade de 37 anos, amigos e parentes levaram sua pintura maravilhosa, mas inacabada A Transfiguração no cortejo fúnebre. Sua família sentiu que, por causa do tempo limitado que lhe foi concedido para usar seu gênio criativo, a pintura era um símbolo apropriado de suas aspirações terrenas insatisfeitas.
Essa imagem incompleta tem outro significado - uma mensagem que deve impressionar a todos nós: a vida é passageira e a morte pode vir inesperadamente. Devemos valorizar cada hora como um presente de grande valor e utilizá-la da melhor forma.
Se percebermos o valor de nossos dias, tentaremos gastá-los com lucro. Para não ter arrependimentos no final da vida e ter muita recompensa no céu, devemos aproveitar ao máximo cada oportunidade (Ef 5: 15-16). Nas palavras do salmista, oremos: "Ensina-nos a contar os nossos dias, a fim de ganharmos um coração de sabedoria" (Sl 90:12).
O relógio da vida é ferido, mas uma vez,
E ninguém tem o poder de
dizer apenas quando as mãos vão parar,
Na hora tardia ou adiantada. —Anon.
Em vez de contar os dias, conte seus dias.
Henry G. Bosch
Daytona Ladino
Oh venha, vamos adorar e se curvar; vamos nos ajoelhar diante do Senhor nosso Criador. - Salmo 95: 6
Os moradores de Daytona Beach, de 30 anos, disseram que nunca viram nada parecido. Uma onda de 27 milhas de comprimento, 18 metros de altura e 250 metros de largura subiu de repente de um mar calmo e caiu na praia. Aparentemente provocada por um deslizamento submarino, a enorme onda empilhou veleiros em cima de veículos ao longo de uma unidade popular na praia da Flórida.
Este momento bizarro de Daytona é um instantâneo da vida. Não há como fugir do inesperado. Não há como prever o imprevisível. Onde quer que nos voltemos, há potenciais calamidades. E se preocupar com essas coisas não nos dará um pingo de segurança.
O salmista encontrou a resposta para viver alegremente em um mundo incerto. Porque ele entendeu o coração de um pastor, ele encontrou segurança em lembrar que o povo de Deus é a ovelha do seu pasto (Sl 95: 7). As montanhas, vales, mares e terra seca estão em Sua mão (vv.4-5). Cada colina e onda vem sob sua cuidadosa atenção.
A imprevisibilidade parece um motivo de ansiedade. Mas o salmista não teve tempo de se preocupar com o que poderia acontecer. Em vez disso, ele fez a escolha de elogiar seu Criador, que nunca perde o controle. Nós podemos fazer a mesma escolha.
'Meio sol ou chuva', meio bem ou mal,
Através de todos os meus dias terrestres,
Que nada amargo acalme, Ó Senhor,
Minha grata canção de louvor. Adams
Mesmo que você não possa controlar suas circunstâncias, você pode controlar sua atitude. Mart DeHaan
O belo cristão
[Tenha] compaixão um pelo outro; amor como irmãos, seja bondoso. - 1 Pedro 3: 8
Uma vez me deparei com esta manchete em um jornal: The Beautiful American. A linha de dados do item era Keren, Etiópia, e o artigo citava o governador-geral, que disse: "Por que você não pode nos mandar mais americanos como o Sr. Downey?" O funcionário, conversando com um repórter visitante, fez uma pausa e reformulou o texto. pergunta: "Por que não há mais seres humanos como ele?"
O artigo então explicou que o oficial estava se referindo a um ex-GI que iniciou uma campanha para construir um orfanato e um hospital naquele lugar necessitado. Para isso, ele foi apelidado de "The Beautiful American", que foi um grande elogio.
Uma honra ainda maior deve ser chamada de “O Belo Cristão”. Acima de todos os outros, os crentes devem ser verdadeiramente “pessoas bonitas”. Devemos ser marcados pelas qualidades de gentileza, compaixão, amor, ternura e cortesia (1 Pet 3: 4,8). Devemos ser “belos” porque retornamos a bênção pelo mal (v.9), buscamos a paz (v.11) e estamos dispostos a “sofrer por causa da justiça” (v.14).
Quando os outros o veem, eles vêem um reflexo do amor de Cristo em você? Por causa de sua fidelidade, você poderia ser chamado de “belo cristão”?
Por isto deve toda pessoa saber
Que nós servimos a Deus acima:
Seu Espírito habita em nossos corações
E nos enche com Seu amor. —DJD
As pessoas mais bonitas refletem Cristo. Richard DeHaan
Fora do berço
Cuidado para não esquecer o Senhor seu Deus. - Deuteronômio 8:11
A arte, a música e a pompa do Natal concentram-se na “cidadezinha de Belém” e no bebê dormindo em uma manjedoura. Que mãe não consegue fechar os olhos e recordar a própria criança dormindo no berço? Nós nos deleitamos com essas preciosas expressões da vinda de Jesus ao mundo.
Mas não podemos deixar que um bebê em uma manjedoura seja a única parte de nossa compreensão de Cristo. Nós não nos curvamos em homenagem a uma criança adormecida. Nós temos uma relação viva e vital com o Cristo crucificado, ressuscitado e glorificado!
Primeiro, Samuel 7 nos conta como a arca da aliança, o próprio símbolo da presença e do poder de Deus, havia permanecido por muito tempo em uma aldeia remota (v.2). A nação de Israel não reverenciava o Deus Todo-Poderoso em muito tempo. Ele foi arquivado, esquecido.
Como eles poderiam fazer uma coisa dessas? No entanto, muitos de nós mostram o mesmo lapso de memória. Pensamos em Jesus apenas na época do Natal? Será que nossos únicos pensamentos sobre o Rei de toda a criação o representam como um bebê envolto em panos? Então ainda estamos perdendo a verdadeira mensagem do Natal!
Não podemos manter Jesus em um presépio. Ele anseia por um relacionamento vivo e dinâmico conosco. Assim como Israel trouxe a arca da obscuridade para a vida cotidiana, então vamos trazer Cristo do berço para nossas vidas.
Quando olhamos para além da manjedoura
Para a cruz do Calvário,
Nós saberemos o motivo pelo qual o Natal
traz tanta alegria para você e para mim. —DJD
Se Cristo é mantido do lado de fora, algo deve estar errado por dentro. David C. Egner
A hora certa?
Preciosa aos olhos do Senhor é a morte dos seus santos. - Salmo 116: 15
Já era tempo. Não é a hora que qualquer um de nós teria escolhido. Ainda era o tempo de Deus. E nos reunimos para aceitá-lo.
Especificamente, o tempo era um ano atrás hoje - o dia no horário designado por Deus quando meu pai seria tirado de nós na morte. Seus 83 anos de bom serviço ao seu Salvador e seus 51 anos leais de liderança familiar acabaram. Seu corpo forte e determinado finalmente sucumbiu aos processos implacáveis de envelhecimento e doença.
No entanto, foi a época do Natal. O tempo de luzes brilhantes, músicas alegres e falar do nascimento de Jesus. Era hora de antecipação, excitação infantil e paz na terra.
Não era um momento, ao que parece, pensar em arranjos de funeral e dizer adeus. Como isso poderia ser o momento certo?
Foi a hora certa porque era o tempo de Deus. Era hora de papai parar de sofrer. Era hora de ele passar o Natal com Jesus. Era hora de me reunir com minha irmã no céu - e como papai gostava de reuniões!
Foi a hora certa porque Deus nunca erra. Ele sabia que o trabalho de meu pai estava completo, sua influência continuaria viva e seu legado era seguro. Ele sabia o que estava fazendo. Papai estava em casa para o Natal. Era a hora do tempo de Deus.
Ele está ausente do corpo
Mas presente com o Senhor,
Contemplando seu Redentor,
o Cristo, a quem ele adorava. —Dugan
O tempo de Deus é perfeito - mesmo na morte. Dave Branon
Boas notícias para todos
Não temas, porque eis aqui vos trago boas novas de grande alegria para todos os povos. - Lucas 2:10
O anjo que anunciou o nascimento de Jesus aos pastores disse que veio a eles com “boas novas de grande alegria” (Lucas 2:10). Muitas pessoas hoje ouvem estas palavras sobre “grande alegria”, mas não as entendem. Eles apreciam a estação enquanto decoram suas casas, fazem compras em alegres shoppings, participam de festas festivas e trocam presentes com os que amam. Mas depois que toda a excitação diminui, eles se sentem vazios e sem alegria.
Outros não gostam da temporada. Muitos não têm dinheiro para presentes ou decorações. Alguns não têm amigos com quem celebrar. A atmosfera de alegria ao redor deles realmente aprofunda seus sentimentos de tristeza.
O problema com os dois grupos é que eles erroneamente identificam a “grande alegria” da qual o anjo falou. Não é encontrado na diversão superficial, mas no significado mais profundo da estação. Quando Jesus nasceu, Deus se tornou homem para poder salvar-nos de nossos pecados e nos dar a alegre perspectiva da eternidade no céu. Essa é a verdadeira razão da alegria. Os pastores voltaram para as noites frias e solitárias de sua vocação, mas estavam “glorificando e louvando a Deus” (v.20).
O verdadeiro significado do Natal é de fato “boas novas de grande alegria. . . a todas as pessoas ”(v.10).
Alegre, todas as nações, elevam-se,
Junte-se ao triunfo dos céus;
Com as hostes angélicas proclamam:
"Cristo nasce em Belém". - Wesley
Jesus coloca a alegria no Natal. Herbert Vander Lugt
Algo aconteceu aqui
Nasceu hoje a você na cidade de Davi, Salvador, que é o Cristo, o Senhor. - Lucas 2:11
Cristãos estão divididos em seus pensamentos sobre o Natal. Alguns querem desistir e entregá-lo às lojas de departamento. Outros querem salvá-lo e usá-lo para dizer algo importante sobre o nascimento de Jesus para um mundo secular cansado. Eu, por exemplo, gostaria de tomar o meu lugar no segundo grupo.
Anos atrás, um velho pioneiro viajou para o oeste através das grandes planícies até que parou abruptamente na beira do Grand Canyon. Ele ficou boquiaberto com a visão diante dele - um vasto abismo de uma milha de profundidade, 18 milhas de diâmetro e estendendo-se para fora da vista. Ele engasgou: "Algo deve ter acontecido aqui!"
Na época do Natal, quem pára para olhar e ouvir deve fazer algumas perguntas sobre o que é a agitação e o barulho. Um homem ou mulher pensativo, vendo as luzes, as decorações, as festividades e os serviços religiosos também pode concluir: "Algo deve ter acontecido aqui!"
Claro, algo aconteceu. Precisamos contar ao mundo sobre isso. Deus visitou nosso planeta. Seu Filho Jesus Cristo veio para revelar Deus e morrer por nossos pecados (Jo 1: 1-14).
É a melhor notícia de todas. Deus tornou-se um conosco para que possamos viver para sempre com ele. Feliz Natal!
Além de tudo mais, este dia deveria ser
um dia da mais sagrada memória,
Quando todo o mundo deveria alegremente
ver Cristo, o Senhor, no Natal. —Anon.
Deus veio morar conosco para que pudéssemos viver com ele. Haddon W. Robinson
O que mais podemos ser?
Os discípulos foram chamados pela primeira vez cristãos em Antioquia. - Atos 11:26
Durante uma entrevista, o grande pianista polonês Ignace Paderewski disse: “Não é da minha escolha que minha vida é música e nada mais, mas quando se é um artista, o que mais ele pode ser? Quando uma vida inteira é curta demais para alcançar as alturas que ele quer alcançar, como então ele pode dedicar parte do pouco tempo que tem às coisas fora de sua arte?
O entrevistador então perguntou: "E você ainda não atingiu as alturas que procura?" "Eu não sou nada!", Respondeu o artista, balançando a cabeça. "Se você pudesse conhecer o sonho do que eu gostaria de ser, você perceberia o quão pouco eu realizei."
As palavras de Paderewski me falaram do objetivo e atitude que todo cristão deveria ter. Ele havia declarado: "Quando alguém é um artista, o que mais ele pode ser?" Eu perguntava: "Quando alguém é cristão, o que mais ele pode ser?"
Na igreja primitiva, os discípulos eram chamados cristãos, o que significa “aqueles que pertencem a Cristo”. Seu amor e serviço para o Senhor era óbvio. Se um grande pianista pode reconhecer quem e o que ele é e dedicar toda a sua vida ao desenvolvimento de sua arte, quanto mais deveríamos nos esforçar para ser como nosso Senhor e Salvador! Com o notável pianista, poderíamos dizer: "O que mais podemos ser?"
Ser como tu! abençoado Redentor,
este é meu anseio e oração constantes;
Com prazer, perderei todos os tesouros da terra,
Jesus, Tua perfeita semelhança para usar. - Chisholm
Todo filho de Deus deve crescer em semelhança ao Filho de Deus. Richard DeHaan
A vantagem da fraqueza
Ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois minha força é aperfeiçoada na fraqueza". - 2 Coríntios 12: 9
É sempre uma alegria conversar com meu velho colega de faculdade, Tom, e ser pego pelo que o Senhor tem nos ensinado desde a última vez que nos encontramos.
Uma vez Tom começou com um sorriso tímido: "Sabe, eu não posso acreditar quantos anos levei para aprender minha última lição - e eu sou um professor de Bíblia!" Ele passou a listar algumas das provações e testes. ele e sua família estavam enfrentando e quão indigno ele se sentia ao ensinar uma aula de escola dominical para adultos. “Semana após semana, senti que era um fracasso total”, confidenciou ele, “e fiquei imaginando se esse seria meu último domingo antes de anunciar minha renúncia”.
Então, num domingo, Tom notou uma jovem que ficou para falar com ele. Ela era uma amiga de sua família, então ela sabia o que eles estavam passando. "Tom", ela disse, "espero que você não leve a mal, mas você é uma professora muito melhor quando passa por momentos difíceis!"
Outro sorriso envergonhado atravessou o rosto de Tom quando ele me disse: “Só então senti que compreendi a resposta do Senhor ao espinho de Paulo na carne: 'Minha graça é suficiente para você, pois minha força se aperfeiçoa na fraqueza'”.
A fraqueza nos ajuda a nos relacionar com os outros e permite que o poder de Deus funcione em nossas vidas. Esse pode ser nosso maior patrimônio.
Inadequado, mas poderoso -
Que estranho, mas totalmente verdadeiro;
Os fracos dotados de poder
A grande obra do Senhor fará. HGB
Podemos enfrentar situações além de nossas reservas, mas nunca além dos recursos de Deus. Joanie Yoder
Ele quer o site
Coisas antigas já passaram; eis que todas as coisas se tornaram novas. - 2 Coríntios 5:17
Um empresário estava tentando vender uma antiga fábrica. O prédio estava vazio há meses e degenerara bastante. Os vândalos haviam quebrado muitas janelas e chutado várias portas. Lixo estava por toda parte.
Enquanto mostrava a propriedade a um possível comprador, o empresário prometeu: "Antes de tomar posse, eu conserto as janelas e portas, inspeciono a fornalha e o telhado, e limpo o lugar."
"Não se incomode", disse o comprador. “Vou colocar uma nova loja aqui. Eu não quero esse antigo prédio; Eu estou atrás do site.
Nossos esforços para ganhar a salvação são tão fúteis quanto varrer uma antiga fábrica e substituir as janelas antes que a bola de demolição entre em ação. A melhor das nossas boas obras nunca pode satisfazer as justas exigências de um Deus santo e ganhar nossa salvação. Precisamos de uma mudança completa.
Quando se trata de salvação, Deus não quer nossos esforços morais triviais. Ele quer nossa confiança em Seu amado Filho. Quando nos arrependemos e cremos em Jesus, Deus faz todas as coisas novas (2 Co 5:17). Ele não quer o antigo prédio. Ele está interessado no site e em receber nossa permissão para construir uma nova vida, como só Ele pode fazer.
O melhor que você tem a oferecer,
As obras que você procura fazer,
Não pode chegar perto de alcançar
O que Cristo quer fazer em você. Kuedde
A salvação não está virando uma nova folha, mas recebendo uma nova vida.
David C. Egner