Ministério
Boas notícias são para compartilhar
Nós não estamos fazendo certo. Este dia é um dia de boas notícias e permanecemos em silêncio. - 2 Reis 7: 9
Quatro leprosos famintos, em quarentena fora de Jerusalém, decidiram se render aos soldados inimigos que estavam cercando a cidade (2 Reis 7: 3-4). Mas eles encontraram o campo sírio vazio de homens e cheio de provisões, evidência de uma fuga aterrorizada. Eles comeram e encheram ouro, prata e roupas. Mas então sentimentos de culpa misturados com medo de punição os levaram a compartilhar as boas novas com os famintos em Jerusalém.
Compartilhar informações úteis e encorajadoras é algo em que geralmente sentimos prazer. Gostamos de dizer a uma pessoa que está doente sobre um médico que nos tratou com sucesso pela mesma doença. Avidamente, informamos os outros sobre um mecânico que encontramos que é hábil e honesto. Muitos de nós, porém, estão menos ansiosos para compartilhar as melhores notícias do mundo com outras pessoas - que Cristo pode satisfazer sua fome espiritual. Mas Jesus nos ordenou que o fizéssemos (Mt 28:19; Atos 1: 8), e Ele nos responsabilizará por nossa obediência a Ele quando estivermos diante Dele (2 Cor. 5:10).
Embora sua primeira motivação para contar as boas novas possa ser uma obrigação, em breve você descobrirá a alegria de compartilhar o evangelho com um coração de amor.
Você já ouviu o chamado do mestre?
Você vai abandonar tudo?
Milhões ainda em pecado e vergonha
Ne'er ouviram o nome do Salvador. - Smith
Compartilhar as boas novas é um mendigo dizendo a outro mendigo onde encontrar pão. Herbert Vander Lugt
'Eu nem gosto dela'
Um novo mandamento que vos dou, que vocês se amam; como eu te amei. . . ameis uns aos outros. - João 13:34
Quando Missy começou seu novo trabalho na fábrica, estava determinada a deixar sua luz brilhar para o Senhor. Mas assim que conheceu Louise, sua parceira de trabalho, soube que não seria fácil. Brassy, defensiva e grosseira, Louise ridicularizou tudo o que Missy fez. Quando Missy tentou fazer amizade com ela e contar a ela sobre Jesus, ela foi rejeitada. Louise disse: “Eu tentei isso. Não deu certo.
Missy pediu ajuda a Deus. Ela abriu a Bíblia em João 13:34: “Um novo mandamento que vos dou: que vocês se amam; como eu te amei. ”Então Missy continuou tentando mostrar amor. Mas tudo que ela encontrou foi dureza.
Depois de um dia particularmente difícil no trabalho, Missy abriu a Bíblia e clamou a Deus. Novamente, seus olhos caíram em João 13:34. "Mas eu nem gosto dela!" Missy reclamou.
Um dia, Louise sentou-se ao lado de Missy no intervalo e disse: "Você é a única pessoa que se importa." Então ela contou uma história de mágoa e problemas. Missy a abraçou e eles se tornaram amigos. Louise freqüentou a igreja com Missy e, depois de uma luta, abriu seu coração para Jesus.
Esta história verdadeira tem um final feliz, mas nem todos têm. Mesmo assim, como fiéis seguidores de Jesus, devemos deixar Sua luz brilhar intensamente através do nosso amor.
Senhor, que algumas almas cansadas encontrem descanso,
porque o seu povo as aceita,
e elas podem ver que o seu grande amor
pode libertá-las de sua culpa e pecado. —DJD
As pessoas que gostamos menos podem precisar mais do nosso amor. David C. Egner
Inconveniente ou importante?
Atravessa este Jordão, você e todo esse povo, para a terra que eu estou dando a eles. - Josué 1: 2
A sociedade moderna enfatiza a eficiência e a conveniência, mas minimiza a interação entre as pessoas. Por exemplo, uma pessoa que usa o telefone pode ouvir as mensagens gravadas: “Para obter informações sobre a conta, pressione 1.” “Ao sinal, deixe uma mensagem.” “Para obter informações sobre o voo, pressione 2.”
Embora possamos pensar que a vida seria mais fácil se não tivéssemos que lidar com relacionamentos problemáticos e demorados, Deus nos chama a operar de uma perspectiva diferente. Como seguidores de Cristo, devemos permanecer no negócio das pessoas.
Quando Josué sucedeu a Moisés como líder de Israel, Deus lhe ordenou: "Levanta-te, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu te dou" (Josué 1: 2). Eu poderia ter questionado o Senhor: “Este grupo tem um histórico terrível. Não seria mais fácil deixar para trás os queixosos e adivinhadores? Não é meu trabalho conquistar a terra? ”Mas o Senhor havia dito:“ Você e todo esse povo. ”
Na maneira de Deus fazer as coisas, as pessoas nunca são um meio para um fim; eles são o fim. Ineficiente e inconveniente? Freqüentemente! Sem importância e desnecessário? Nunca!
Tratamos as pessoas em nossas vidas como inconvenientes? Ou como indivíduos importantes que precisamos e amamos?
Por mais importante que seja sua tarefa,
esse trabalho você deve realizar;
Certifique-se de manter o toque humano,
se você fizer a vontade de Deus. —DJD
As pessoas estão no coração do coração de Deus. David C. McCasland
Não vá sozinho
Vamos considerar um ao outro para estimular o amor e as boas obras. - Hebreus 10:24
Nos tempos do Novo Testamento, os crentes se uniam em grupos de oração e igrejas domésticas. Isso lhes permitiu ir além e elevar-se mais no crescimento cristão do que se tivessem tentado ir sozinhos.
Eu também experimentei o incentivo e o apoio resultantes do envolvimento ativo em um grupo. Eu estava gradualmente saindo de forma fisicamente. Eu sabia que precisava de exercícios regulares para manter minha mente clara e meu corpo saudável, mas cada vez que tentava um novo programa de exercícios, logo desistia. Minhas resoluções desmoronaram até que um colega de trabalho sugeriu que vários de nós, homens, começassem a correr durante o intervalo do almoço. Concordamos em experimentar, e funcionou! Se eu tivesse corrido sozinho, teria desistido cem vezes por uma centena de razões diferentes. Em vez disso, consegui percorrer centenas de quilômetros porque nos encorajávamos a correr juntos.
Em um nível mais importante, é isso que deveria estar acontecendo na igreja. O escritor de Hebreus disse: "Vamos considerar um ao outro para despertar amor e boas obras" (10:24). Unir-se pode fornecer o estímulo que ajudará os crentes a crescer na graça e no conhecimento de Cristo.
Não vá sozinho! Há um grande incentivo em um compromisso compartilhado!
Pensando bem
Você frequenta fielmente uma boa igreja que acredita na Bíblia? Qual é o seu motivo para ir ou não ir?
Como você encoraja seus irmãos em Cristo?
Os cristãos são como brasas de fogo - juntos, eles brilham; separados, eles esfriam. Mart DeHaan
Em palavras e ações
Seus filhos se levantam e a chamam de abençoada; seu marido também, e ele a elogia. - Provérbios 31:28
Um homem decidiu fazer o Dia das Mães especial para sua esposa. Ele comprou presentes para ela. Ele a levou para comer. Ele facilitou a vida dela em casa.
Mas quando mais tarde ela contou a ele o que havia tornado seu fim de semana realmente especial, agradeceu por algo que ele fez durante a igreja no dia das mães. Quando foi dito aos homens da igreja que eles poderiam ter o microfone para dizer algo sobre uma mulher especial em sua vida, ele ouviu por um tempo enquanto outros falavam. Então, quando a última ligação foi feita, ele se levantou e falou muito brevemente sobre sua esposa - dizendo como estava agradecido por seu exemplo divino. Ela ficou emocionada quando ele a honrou diante dos outros. Esses 18 segundos foram o destaque de seu fim de semana. Ela até pediu uma fita do serviço para poder saborear suas palavras pensativas.
É admirável quando um homem faz coisas boas para sua esposa, mas se ele a elogia publicamente, demonstra sabedoria. Quando um homem diz sobre sua esposa na presença de outras pessoas: "Você é especial para mim, e eu aprecio você", o relacionamento deles é aprimorado.
O marido em Provérbios 31 elogiou sua esposa dizendo: “Você supera todos eles” (v.29). Nada que um homem possa fazer é mais honrado do que falar palavras como essas.
Um homem que encontra uma esposa piedosa
é incomparável;
Ela é seu maior prêmio na vida -
Um tesouro rico e raro. —DJD
O casamento prospera em um clima de honra e respeito. Dave Branon
Em Deus nós confiamos?
[Não] confie em riquezas incertas, mas no Deus vivo. - 1 Timóteo 6:17
O dinheiro não é mau, mas pode levar a muitas tentações. A leitura bíblica de hoje destaca uma cilada comum: confiar no dinheiro em vez de em Deus (1 Tim. 6:17).
Reivindicamos confiar em Deus, mas agimos de outra maneira. Uma pilha de dinheiro parece mais segura para nós do que a promessa de Deus de fornecer, mas Paulo nos garantiu que o dinheiro é a parte incerta. De fato, é possível ter pouco dinheiro, mas nunca teremos o poder de Deus para fornecer coisas essenciais e agradáveis.
Para apreciar o poder ilimitado de Deus para fornecer, é útil considerar as limitações do dinheiro. Um folheto do evangelho que lembrava uma nota de 20 dólares me ajudou a entender isso. No verso do folheto estavam estas palavras instigantes: “O dinheiro vai comprar: uma cama, mas não dorme. Comida, mas não apetite. Uma casa, mas não uma casa. Diversão, mas não felicidade. Uma cruz, mas não um Salvador. Um banco da igreja, mas não o céu. Quanto dinheiro não pode comprar, Jesus Cristo dá livremente, sem custo. ”
Se Cristo é seu Salvador, você não precisa ser dominado pela preocupação com as coisas materiais. Em vez disso, seja governado por Cristo e Suas riquezas espirituais. Você experimentará uma combinação rara que o dinheiro não pode comprar. Paulo descreveu assim: “A piedade com contentamento é um grande ganho” (1 Tim. 6: 6).
Pensando bem
Que preocupações você tem com dinheiro?
Quais Deus não pode cuidar?
Dê a Deus suas preocupações financeiras agora.
A pessoa contente nunca é pobre; o descontentamento nunca é rico. Joanie Yoder
Informação não é sabedoria
O Senhor dá sabedoria; Da Sua boca vêm conhecimento e entendimento. - Provérbios 2: 6
Existem limites para o conhecimento que podemos adquirir? Com a incrível tecnologia de hoje, somos capazes de explorar fontes incríveis de informação. No entanto, Bill Gates, fundador visionário da Microsoft, afirma que estamos apenas no limiar de maravilhas muito maiores. Em seu livro The Road Ahead, Gates faz esta previsão: “Quando as poderosas máquinas de informação de amanhã estiverem conectadas na estrada. . . você poderá manter contato com qualquer pessoa, em qualquer lugar, que queira manter contato com você; para navegar por qualquer uma das milhares de bibliotecas dia ou noite ".
Certamente, somos gratos pela tecnologia que disponibiliza esses meios notáveis de obtenção de informações. Uma mera acumulação de fatos, no entanto, não resulta em insight e entendimento. Todo o aprendizado dos filósofos, as especulações de especialistas em ética e as realizações dos cientistas não podem nos dar a verdade sobre Deus e Sua vontade, Sua graça ou as boas novas sobre Jesus Cristo e a salvação do pecado. Para esse conhecimento, precisamos da Bíblia - e sempre precisaremos.
Portanto, não perca tempo apenas adquirindo fatos. É muito melhor estudar a verdade que Deus nos deu em Sua Palavra. Lembre-se: "O Senhor dá sabedoria" (Pro. 2: 6).
Bíblia Sagrada, Livro divino,
Tesouro precioso, tu és meu;
Minha para me dizer de onde vim;
Meu para me ensinar o que sou. - Burton
Podemos obter informações on-line, mas a sabedoria vem do alto. Vernon Grounds
Instantâneos do céu
Nós que estamos vivos e permanecemos seremos arrebatados com eles nas nuvens para encontrar o Senhor. - 1 Tessalonicenses 4:17
Perguntei ao meu filho de 10 anos, Steve: "Por que você quer ir para o céu?" Eu esperava ouvir algo sobre ruas de ouro ou não ter que ir à escola ou algo semelhante. Em vez disso, ele disse: "Porque eu quero ver o vovô."
Faz vários anos desde que meu pai, o avô de Steve, esteve com o Senhor. Mas acho que o tempo nunca diminuirá o quanto Steve admira e sente falta do avô veterano da Segunda Guerra Mundial. É por isso que o fato de Steve o ver novamente no céu é tão importante para ele.
A perspectiva do céu é uma das verdades mais reconfortantes da Bíblia. Não apenas podemos encontrar esperança em saber que um dia estaremos na presença de Jesus, mas também podemos antecipar ver entes queridos que estão esperando por nós do outro lado (1 Ts 4: 14,17).
Imagine uma viúva em luto que tem a garantia de se reunir com o marido há 50 anos. Imagine pais tristes, sabendo que seu filho que sucumbiu à doença se reunirá com eles. Que esperança maravilhosa!
A promessa de reunião no céu nos dá um vislumbre de como será nosso lar eterno. A perspectiva de ver as pessoas que amamos nos dá instantâneos do céu em um álbum de esperança.
Quando minha vida na Terra terminar
E eu alcançar a outra margem,
encontrarei meus próprios entes queridos,
que já foram assim antes. -Recife
Adeus são a lei da terra; reuniões são a lei do céu. Dave Branon
Fruta
Por isso, meu Pai é glorificado, para que você dê muitos frutos. - João 15: 8
Jesus não pediu que você ou eu evangelizássemos o mundo sozinhos. Nós não podemos. Mas Ele nos pediu para dar muito fruto (João 15: 8). Uma maneira é levar alguém a Cristo. Se trouxermos até uma pessoa ao Senhor, e essa pessoa trouxer uma, e assim por diante, há um grande potencial de multiplicação, assim como uma semente plantada se reproduz.
Alguns anos atrás, o Museu de Ciência e Indústria de Chicago teve uma exibição fascinante. Mostrava um tabuleiro de xadrez com 1 grão de trigo no primeiro quadrado, 2 no segundo, 4 no terceiro, depois 8, 16, 32, 64 e assim por diante até que não pudessem mais colocar as sementes no quadrado. Em seguida, fez a pergunta: "A essa taxa de duplicação de cada quadrado sucessivo, quanto você teria no tabuleiro de damas pelo 64º quadrado?"
Você pode apertar um botão na parte inferior da tela para descobrir. A resposta? “Nove sextilhões - grãos suficientes para cobrir todo o subcontinente da Índia a 15 metros de profundidade.” Incrível!
Se cada um de nós leva apenas uma pessoa a Cristo a cada ano, e cada uma dessas pessoas leva uma a Cristo a cada ano, a colheita logo será enorme. Está acontecendo em algumas partes do mundo.
Não é hora de começarmos a compartilhar o evangelho e a dar frutos?
Quero ser um cristão frutífero,
conquistando almas preciosas para ti;
Contando a eles como meu Salvador
deu Sua vida para libertá-los. - Ozun
Uma colheita frutífera requer um testemunho fiel. David C. Egner
Quem está no banco da frente?
Vocês são meus amigos se fizerem o que eu mandar. - João 15:14
Ao andar de bicicleta tandem, a pessoa na frente está no comando. Ele dirige e geralmente define o ritmo. O piloto no segundo assento ajuda a pedalar.
Ouvi falar de um crente em Cristo chamado Chuck que adora andar de bicicleta em conjunto com sua esposa ou filho. Ele é um executivo de negócios dinâmico, um homem de ação e decisão.
Embora Chuck tivesse crescido na igreja, ele estava impedindo de entregar certos aspectos de sua vida ao Senhor. Ele sempre tinha que estar no controle. Mas as conseqüências de seu orgulho obstinado e auto-suficiência estavam tornando sua vida miserável. Seus relacionamentos com seus parceiros de negócios, com sua família e com Deus estavam desmoronando.
Uma manhã, incapaz de aguentar mais, ele foi dar um passeio de bicicleta solitário para pensar nas coisas. Ele se foi há tanto tempo que sua esposa começou a se preocupar. Quando ele voltou, seu rosto estava manchado de lágrimas, mas ele estava sorrindo. Ele disse à esposa: "Coloquei Deus no banco da frente hoje de manhã".
O mandamento de Cristo para nós é o seguinte: “Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno” (João 15:14). Tal obediência requer total comprometimento, não retendo nada do Senhor. Significa deixá-lo sentar no banco da frente.
Oração
Senhor, tantas vezes eu quero dirigir minha própria vida. Ajuda-me
a entregar tudo a você, a fazer o que você mandar. Permita-me amar os outros como você me amou. Um homem.
Jesus deu tudo de mim por mim - como posso dar menos a ele? David C. Egner
Observador Invisível
[Josias] fez o que era certo aos olhos do Senhor. . . ; ele não se virou para a mão direita ou para a esquerda. - 2 Crônicas 34: 2
Algumas pessoas estão exigindo que o treinador de futebol do ensino médio em sua comunidade seja demitido porque o time não possui um recorde de vitórias. De acordo com a mãe de um jogador, eles se opõem à sua exigência de que seus jogadores "não trapaceiem, joguem sujo ou tentem derrotar um jogador adversário, machucando-o".
Disseram-me que alguns treinadores esperam que seus jogadores façam o que pensam que podem conseguir para ganhar um jogo. A principal preocupação é escapar dos olhos dos árbitros.
Pessoalmente, gosto da ênfase do treinador que estava sendo criticado por seus altos padrões. Ele é cristão e quer que seus jogadores saibam que eles estão sendo observados por uma autoridade muito mais alta - alguém que vê tudo, incluindo o que os árbitros sentem falta.
A Bíblia nos diz que Josias "fez o que era certo aos olhos do Senhor" (2 Cr 34: 2). Sem dúvida, muitas pessoas o criticaram amargamente por derrubar seus santuários religiosos, mas isso pouco importava. Ele estava mais preocupado em fazer o que era certo "à vista do Senhor".
Hoje, e todos os dias, tornemos nosso objetivo fazer o que é certo aos olhos de nosso observador invisível e importante no céu. Isso é o que mais importa.
Pensando bem
Você já foi tentado a trapacear ou mentir para conseguir o que queria? Como você se sente quando cede à tentação? Como você se sente quando faz o que é certo? Por quê?
Fazer o certo nunca está errado. Herbert Vander Lugt
Assistindo e Aprendendo
Pais,. . . educá-los no treinamento e admoestação do Senhor. - Efésios 6: 4
Eu estava navegando em uma livraria usada quando um cliente irado invadiu e exigiu um reembolso alto. Quando o homem não conseguiu o que queria, começou a xingar o recepcionista. Ele continuou o discurso por vários minutos, quando uma menina de 7 ou 8 anos ficou passivamente ao seu lado. Eventualmente, ele saiu da loja, xingando enquanto andava, com a garotinha seguindo logo atrás.
Eu me perguntei se a garota era filha dele. Se sim, o que ela aprendeu com o pai naquela tarde? Mais importante, o evento me fez perguntar: “O que minha filha aprende comigo em casa e em todos os lugares em que vamos juntos?” Ela aprende muito mais observando meu comportamento do que em todas as minhas pequenas conversas sobre vida e Deus.
“Pais”, diz a Bíblia, “não provoquem a ira de seus filhos, mas os educem no treinamento e na advertência do Senhor” (Ef. 6: 4). Isso me fala do meu próprio relacionamento com Cristo e do exemplo que vivo antes dos meus filhos. Somente quando me submeto ao treinamento e instrução de Deus posso educar meus filhos em Seu caminho.
Há crianças nos assistindo hoje, decidindo no que acreditar sobre a vida e Deus. O que eles estão aprendendo de nós?
Nenhuma palavra escrita ou apelo falado
Pode ensinar aos corações jovens o que deveriam ser,
nem todos os livros nas prateleiras,
mas o que os professores são eles mesmos. —Bennett
Ações falam mais alto que palavras. David C. McCasland
O problema com os críticos
Alguém fala como o piercing de uma espada, mas a língua dos sábios promove a saúde. - Provérbios 12:18
Os críticos falam muito e fazem pouco do que é construtivo. Eles estão mais interessados em tentar parecer bons fazendo os outros parecerem ruins.
Se Neemias tivesse ouvido seus críticos, o muro em torno da cidade de Jerusalém nunca teria sido reconstruído. Parte do que aqueles críticos disseram a ele era precisa. A parede era entulho e o fogo havia queimado as pedras e as fez rachar e desmoronar (4: 2-3). Mas os críticos conversaram muito e não fizeram absolutamente nada para ajudar.
Anos atrás, Theodore Roosevelt observou: “Não é o crítico que conta, nem o homem que aponta como o homem forte tropeçou ou onde o praticante de ações poderia ter feito melhor. O crédito pertence ao homem que está realmente na arena, cujo rosto está manchado de poeira, suor e sangue; . . . e quem, . . . se ele fracassa, pelo menos fracassa, ousando grandemente, de modo que seu lugar nunca será com aquelas almas frias e tímidas que não conhecem nem vitória nem derrota. ”
Onde você se vê nesta foto? Você está sendo atingido por críticas injustas ao servir a Cristo? Nesse caso, continue e Deus recompensará seus esforços. Ou você se reconhece como alguém que tende a criticar os outros? Nesse caso, é hora de deixar a equipe de demolição e se juntar à equipe de construção.
Eu não criticaria quem trabalha,
quem ouve a Palavra de Deus e dá ouvidos;
Mas eu me criticaria, querido Senhor,
Confesse a você minhas palavras e ações infiéis. —Hess
Qualquer espectador pode criticar os jogadores; é preciso habilidade e dedicação para jogar o jogo. Haddon W. Robinson
Trabalhos que Testemunham
Os governadores e sátrapas tentaram encontrar alguma acusação contra Daniel. . . mas eles não encontraram nenhuma carga ou falha. - Daniel 6: 4
A vida de Daniel revelou a realidade de sua fé. Ele se comportou de maneira tão honrosa em seu alto cargo que Dario “pensou em colocá-lo em todo o reino” (Dan. 6: 3).
Os outros presidentes e príncipes, no entanto, ficaram com ciúmes e começaram a inventar meios de se livrar de Daniel. Mas, por mais que tentassem, não conseguiram encontrar nada em sua vida contra ele. A Bíblia diz que “ele era fiel; nem havia nele nenhum erro ou falha ”(v.4).
Que registro! Que testemunho! Ele era leal e consciente no trabalho - o tempo todo, dando a Deus o primeiro lugar. A vida de Daniel estava tão acima da censura que seus inimigos tiveram que criar uma situação em que seu compromisso com Deus entraria em conflito com sua posição no governo.
Ficaríamos de pé sob um exame cuidadoso como este? Somos tão fiéis em nosso trabalho que nossos colegas de trabalho “não encontraram nenhum custo ou falha” em nós? É louvável testemunhar por Cristo. Mas considere a influência de uma vida divina e de um trabalho tão fielmente executado que outros não puderam encontrar falhas. Isso calaria os críticos e glorificaria a Deus.
Como Daniel, nosso comportamento deve ser irrepreensível. Então nós também teremos obras que testemunham!
A tarefa que Sua sabedoria designou,
Senhor, deixe-me cumprir alegremente;
Em todas as minhas obras, a tua presença encontra
e prova a tua boa e perfeita vontade. - Anon.
Quando você faz seu trabalho fielmente, sua fé será vista no trabalho. Richard DeHaan
Orações de Emergência
Ajoelhou-se três vezes naquele dia, orou e deu graças a seu Deus, como era seu costume. - Daniel 6:10
Muitas pessoas recorrem ao Senhor somente quando estão em crise. Obviamente, é melhor rezar em caso de emergência do que não rezar. Mas se as coisas estão indo contra nós ou para nós não deve fazer diferença. A oração deve ser uma parte tão natural de nossas vidas que a envolvemos, independentemente das circunstâncias.
Nossa leitura da Bíblia para hoje ilustra essa verdade. Os inimigos de Daniel foram para Dario, rei da Babilônia, com um plano desonesto. Eles conseguiram fazê-lo assinar um documento que, de acordo com a lei dos medos e persas, não podia ser mudado. O decreto dizia que, durante 30 dias, qualquer pessoa que pedisse uma petição a qualquer deus ou homem que não fosse o próprio rei seria jogada na cova dos leões. Embora Daniel soubesse disso, “ajoelhou-se três vezes naquele dia e orou e deu graças a seu Deus, como era seu costume” (Dan. 6:10). Essas últimas quatro palavras dizem tudo. A oração de emergência de Daniel refletia sua devoção consistente ao Senhor.
Embora o Pai acolha suas petições em uma crise, ele também se deleita com suas orações agradecidas quando tudo está indo bem. Quaisquer que sejam suas circunstâncias, portanto, seja um dia bom ou ruim, faça da oração uma parte vital da sua vida. Você falou com Deus hoje?
Portanto, sejam dias claros ou justos,
esteja sempre atento à oração;
Para nunca louvar louvores,
E Deus encherá seu coração de paz. —Fraser
Se você quer saber como orar nos tempos difíceis, ore nos momentos fáceis.
Richard DeHaan
Sal: bom ou ruim?
Para um, somos o aroma da morte que conduz à morte, e para o outro, o aroma da vida que conduz à vida. - 2 Coríntios 2:16
O sal é bom ou ruim? Não é assim tão simples, é? Por exemplo, o sal que derrete gelo perigoso nas estradas de inverno também é o sal que consome o aço dos carros. E o sal que um atleta precisa para evitar a desidratação é o sal que alguns especialistas acreditam ter um papel significativo em muitos problemas de saúde, como pressão alta.
A verdade, como o sal, tem mais de um lado. À medida que aprendemos mais sobre o que a Palavra de Deus diz sobre um assunto específico, crescemos em nossa compreensão de como aplicar a verdade de Deus à vida. Então, ao obedecermos a essa verdade, nossas vidas demonstrarão seus diferentes efeitos.
Por exemplo, como cristãos, somos o sal preservador da terra (Mt. 5:13), mas também somos um sinal de destruição para aqueles que resistem a Cristo (2 Cor. 2: 15-16). Ambos eram verdadeiros no ministério de Cristo. E porque Ele vive em nós, nossas vidas devem ter o mesmo efeito nos outros. O Salvador é misericordioso e paciente com aqueles que O invocam com fé, mas Ele também é o Juiz, cuja ira repousa sobre aqueles que resistem arrogantemente a Ele.
Vamos estudar diligentemente a verdade de Deus para que cada vez mais nos tornemos o aroma da vida para aqueles que crêem em Cristo, mas um aviso de morte para aqueles que O rejeitam. É a maneira de Deus tornar nosso testemunho eficaz.
Pensando
nisto Alguém o trata com frio desprezo
por causa de sua fé em Cristo?
Alguém respondeu calorosamente à sua testemunha?
Se somos como Cristo, alguns não gostam de nós. Mart DeHaan
Uma base para a confiança
Ele tem . . . determinaram seus tempos pré-determinados. . . , para que eles procurem o Senhor. - Atos 17: 26-27
Um funcionário do governo disse recentemente que não temos como garantir que um grupo terrorista ou um louco não obtenham armas nucleares. Algumas pessoas responderam às suas palavras dizendo que a raça humana está prestes a se destruir.
A maioria das pessoas, no entanto, tende a ter mais esperança e não pensa que esse desastre seja provável. Essa visão é tola e ingênua? Qual é a resposta adequada às previsões do dia do juízo final?
Os cristãos que crêem na Bíblia podem estar otimistas sobre o futuro por causa de sua confiança na Palavra de Deus. Daniel 10 nos assegura que Deus está sempre no controle, para que possamos ter certeza de que tudo terminará bem para aqueles que confiam nele. Daniel jejuou e orou, mas durante três semanas não ouviu nada. Finalmente, um anjo apareceu e explicou que ele havia sido detido por um espírito maligno até o arcanjo Miguel chegar para ajudá-lo (v.13). Ele continuou mostrando ao profeta que, embora a batalha entre as forças invisíveis do bem e do mal continuasse (v.20), Deus certamente venceria a guerra (cap. 11-12).
É reconfortante saber que Deus permite o surgimento de forças do mal e orquestra a queda delas como parte de Seu plano mestre. Através de tudo isso, Ele atrai os incrédulos a Si mesmo e produz o bem eterno de Seus filhos.
O que Deus está fazendo você pode não saber agora;
Mas um dia você entenderá o porquê;
Perguntas que o provocam e perturbam sua mente
Um dia terá a resposta do céu. —Hess
Porque Deus está no controle, não temos nada a temer. Herbert Vander Lugt
Em Sua Presença
Bênção e honra e glória e poder sejam para Aquele que está sentado no trono. - Apocalipse 5:13
Enquanto o ônibus fazia outra curva na estrada israelense, eu não estava preparado para minha reação ao que veria. Ali, estendendo-se diante de nós, estava o mar da Galiléia. Sua beleza brilhava à luz do sol, mas meu coração não foi tocado apenas por sua grandeza natural. Não, as lágrimas de admiração que nublaram minha visão vieram quando percebi novamente que estava na terra da vida terrena de Jesus.
Quando olhei para aquele corpo de água, estava vendo o mar em que Jesus navegava. Quando visitei a cidade de Cafarnaum, estava andando exatamente onde ele andava. Quando cheguei ao Monte das Bem-Aventuranças, eu estava no mesmo lugar em que Jesus deu Seu notável sermão.
Meu coração foi renovado por essas realizações. Foi aquecido com as realidades da vida de Jesus - e especialmente com a Sua morte sacrificial. Embora essas experiências em Israel não tenham poder redentor, elas me fizeram pensar em algo que acontecerá no futuro. Fiquei emocionado com este pensamento: se estar no lugar por onde Jesus andou tem o poder de acelerar meu coração, como será esmagador permanecer em Sua presença no céu!
Imagine o êxtase absoluto de estar onde Jesus está - não apenas onde Ele estava. Vai ser surpreendente!
Estar em Sua presença! Um pensamento glorioso
Tão incrível que não consigo conceber;
Eu me curvarei e adorarei o Senhor em Seu trono
E acrescentarei ao louvor que Ele receberá. —Sper
A maior alegria da terra é a perspectiva segura do céu. Dave Branon
Pequenos Pecados Inofensivos?
Exortar um ao outro diariamente. . . para que nenhum de vocês seja endurecido pela falsidade do pecado. - Hebreus 3:13
O que aconteceu com a grande cidade de Éfeso? Frequentemente mencionado no Novo Testamento, era um dos centros culturais e comerciais de sua época. Localizado na foz do rio Cayster, era conhecido por seus portos movimentados, suas amplas avenidas, seus ginásios, seus banhos, seu enorme anfiteatro e, especialmente, seu magnífico templo de Diana. O que aconteceu para provocar seu declínio gradual até que seu porto não estava mais cheio de navios e a cidade não era mais uma metrópole florescente?
Foi atingido por pragas, destruído por inimigos ou demolido por terremotos? Não, lodo foi a razão de sua queda - lodo silencioso e não-violento. Ao longo dos anos, finas partículas sedimentares encheram lentamente o porto, separando a cidade da vida econômica dos comerciantes do mar.
Pequenas práticas más, pequenos atos de desobediência podem parecer inofensivos. Mas que o lodo do pecado se acumule gradualmente, e nos encontraremos longe de Deus. A vida se tornará uma ruína espiritual. No livro de Hebreus, somos advertidos sobre o perigo da "fraude do pecado" (3:13). Tiago disse que os atraentes prazeres do pecado são realmente uma máscara que cobre a morte (1:15).
Deus não permita que deixemos o lodo do pecado acumular em nossas vidas!
Cristão, ande com cuidado, o perigo está próximo!
Em sua jornada com tremor e medo;
Laços de fora e tentações dentro de
procurar seduzi-lo mais uma vez ao pecado. - Anon.
Pequenos pecados são grandes problemas.
Vernon Grounds
Bagagem no campo de batalha
Por que você procurou os deuses do povo, que não puderam resgatar seu próprio povo da sua mão? - 2 Crônicas 25:15
Se você experimentou recentemente uma grande vitória espiritual, reserve um minuto para verificar sua bagagem. Você pode ter retornado da batalha com algo que definitivamente não precisa.
Amazias, rei de Judá, seguiu o conselho de um homem de Deus antes de entrar em guerra, e o Senhor deu-lhe uma grande vitória (2 Cr 25: 7-12). Por incrível que pareça, Amazias “trouxe os deuses do povo de Seir, estabeleceu-os para serem seus deuses, curvou-se diante deles e queimou incenso para eles” (v.14).
Parece haver um momento crítico após todas as vitórias espirituais, quando somos particularmente vulneráveis aos nossos próprios erros tolos. Podemos ficar orgulhosos, pensando que vencemos a batalha sozinhos. Podemos nos retirar em uma onda de depressão e medo, imaginando como podemos sustentar o avanço espiritual que foi feito. De repente, podemos estender a mão para abraçar o próprio mal que pretendemos destruir.
Amazias trouxe de volta os deuses do povo cujo exército ele acabara de derrotar. Quem poderia imaginar isso? E, no entanto, sua bagagem no campo de batalha levou à sua queda como rei.
Precisamos acompanhar todo triunfo espiritual com uma humilde recomendação ao Deus Todo-Poderoso que o deu.
Senhor, conceda-nos força todos os dias -
Como estamos propensos a nos desviarmos!
As paixões de nossa carne são fortes;
Sê, ó Deus, um escudo do errado. —DJD
O maior inimigo da vida cristã pode ser o excesso de confiança. David C. McCasland