Ministério
Prioridades adequadas
Concentre sua mente nas coisas acima, não nas coisas da terra. - Colossenses 3: 2
Em sua clássica alegoria espiritual Pilgrim's Progress, John Bunyan pinta uma figura de palavra de um homem "que não parecia de jeito nenhum, a não ser para baixo".
Esta pobre criatura estava de joelhos na sujeira e sujeira, trabalhando constantemente com um ancinho, tentando desenterrar algum pedaço de escolha que enriqueceria sua vida. No entanto, o tempo todo, uma coroa brilhante de valor incomensurável estava ao alcance logo acima dele.
Bunyan resume a tragédia: “Sobre a sua cabeça estava um com uma coroa celestial na mão e ofereceu-lhe a coroa pelo seu ancinho; mas o homem nunca olhou para cima enquanto continuava a recolher para si o canudo, os pequenos gravetos e o pó do chão! ”
As palavras de Bunyan nos lembram que as recompensas do céu não terão apelo, a menos que fixemos nossa mente “nas coisas do alto, não nas coisas da terra” (Cl 3: 2).
Embora nós que confiamos em Cristo como Salvador tenhamos de viver aqui neste mundo, não devemos nos apegar a coisas materiais. Devemos nos tornar tão ocupados em agradá-Lo e trabalhar pelas coroas da recompensa eterna que não temos vontade de cavar a terra desse mundo passageiro.
À luz de Colossenses 3: 2, não é hora de você e eu ajustarmos nossas prioridades?
Eu estou pressionando o caminho ascendente,
Novas alturas que estou ganhando a cada dia
Ainda orando como eu estou encadernado,
"Senhor, plante meus pés em terra alta."
A melhor maneira de viver no mundo é viver acima do mundo. Henry G. Bosch
Palavras de vida
Morte e vida estão no poder da língua. - Provérbios 18:21
Palavras de encorajamento podem ser “palavras de vida”, trazendo novas motivações para nossas vidas. Mark Twain disse que ele poderia viver por um mês inteiro com um bom elogio!
O encorajamento cristão, no entanto, é mais do que um elogio ou um tapinha nas costas, por mais valiosos que possam ser. Um escritor descreveu como “o tipo de expressão que ajuda alguém a querer ser um cristão melhor, mesmo quando a vida é difícil”.
Quando jovem, Larry Crabb havia desenvolvido uma gagueira que o humilhou em uma assembléia escolar. Pouco tempo depois, quando orou em voz alta em um culto na igreja, sua gagueira levou-o a misturar suas palavras e sua teologia em sua oração. Esperando uma severa correção, Larry saiu do serviço, resolvendo nunca mais falar em público. Ao sair, foi parado por um homem mais velho que disse: “Larry, tem uma coisa que eu quero que você saiba. O que quer que você faça pelo Senhor, estou atrás de você mil por cento. ”A determinação de Larry de nunca mais falar publicamente enfraqueceu instantaneamente. Agora, muitos anos depois, ele se dirige a grandes multidões sem gaguejar.
Paulo nos disse para temperar nosso discurso “com graça” para que possamos saber como responder aos outros (Colossenses 4: 6). Então vamos falar “palavras de vida” que trazem encorajamento.
Pode parecer insignificante
dizer uma palavra ou duas,
mas quando é encorajador, o
que pode fazer maravilhas! - k. De Haan
A correção pode nos moldar, mas o encorajamento nos motivará. Joanie Yoder
Arrependimento genuíno
A tristeza segundo Deus produz arrependimento que conduz à salvação. . . mas a tristeza do mundo produz morte. - 2 Coríntios 7:10
O que é arrependimento? E como sabemos quando é genuíno?
Um homem que veio me ver disse que sentia tanta culpa antes de ser salvo que não conseguia comer por dias. Porque ele sabia que eu não tinha passado por um período tão intenso de pesar, ele disse que não achava que eu havia realmente me arrependido.
Outro homem chorou quando me contou que sua esposa o havia deixado por causa de sua bebida e infidelidade. Ele chorou professamente fé em Jesus e prometeu ser feito com seu estilo de vida pecaminoso. Mas quando sua esposa voltou, ele logo voltou aos seus velhos hábitos.
Em uma situação semelhante, um homem confessou com pouca emoção que pecador terrível ele era. Ele admitiu sua necessidade de graça e recebeu a Cristo. Esse foi o fim de seu antigo estilo de vida. Qual desses dois homens genuinamente se arrependeu?
Paulo disse que a piedosa tristeza pelo pecado leva à salvação e a uma nova vida, enquanto a tristeza do mundo - apenas sentir-se mal com as conseqüências do pecado - deixa a pessoa imutável e leva à morte. O verdadeiro arrependimento não significa que nunca mais pecemos. Mas se admitirmos que somos pecadores desamparados, se crermos que Jesus morreu por nossos pecados, se estamos confiando nEle para salvação, e se temos um desejo profundo de viver para Ele, nosso arrependimento é genuíno. Nós fomos perdoados.
O verdadeiro arrependimento deixa o pecado
Que nós amáramos antes,
Com firme determinação de abandoná-lo
E render-se a ele não mais. —Anon.
O arrependimento diz: "Sinto muito", mas também mostra: "Acabo". Herbert Vander Lugt
Pele de urso velha
Deus resiste aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes. - 1 Pedro 5: 5
Quando o lendário Knute Rockne era treinador da Notre Dame, uma coluna apareceu no jornal da escola sem nenhuma pista de quem o escreveu, além da assinatura “Old Bearskin”. A coluna era altamente crítica em relação aos jogadores de futebol. Seu autor parecia ter informações privilegiadas sobre os pontos fortes e fracos de todos os homens da equipe. E ele não poupou palavras em criticar cada jogador por suas deficiências e desempenho inepto.
Quando os jogadores reclamavam com Rockne sobre as críticas severas que recebiam, ele simpatizava com eles e os incentivava a sair e fazer melhor da próxima vez.
O escritor dessa coluna nunca foi identificado - isto é, até depois da morte de Rockne. E adivinha? A coluna "morreu" com ele. "Old Bearskin" era na verdade o melhor amigo dos jogadores. Ele estava ciente do que aconteceu com os heróis do futebol cujo sucesso no campo foi para as suas cabeças. Como "velha pele de urso", suas críticas ajudaram-nos a evitar as armadilhas do orgulho e a se esforçar continuamente para melhorar.
Quando o Senhor permite que alguém nos corte em tamanho, vamos agradecê-lo por isso. Ele se preocupa conosco e quer que sejamos os humildes recipientes de Sua graça.
Deus usa os críticos em nossas vidas
Para nos ajudar a ver nosso orgulho,
Para nos ensinar a verdadeira humildade,
Para nos mudar por dentro. —Sesper
Quando você pensa que chegou, ainda tem um longo caminho pela frente. Richard DeHaan
Lute ou reze?
Ele falou uma parábola para eles, que os homens sempre devem orar e não desanimar. - Lucas 18: 1
Quando meu filho Ben tinha 6 anos de idade, ele tinha um adversário no parquinho. De acordo com Ben, este sujeito foi longe demais, e ele achou que a única solução era lutar contra isso. Então eu falei com ele sobre a maneira cristã de lidar com a situação.
Eu perguntei a ele: “Você orou ao Senhor por entender e ajudar a evitar uma briga?” Ele não respondeu, então eu perguntei a ele novamente. Desta vez, com franqueza infantil, ele deixou escapar: “Não, não quero rezar. Eu prefiro espancá-lo.
Que revelador! O problema era que ele não se sentia fraco o suficiente para buscar a ajuda de Deus.
Muitas vezes hesitamos em orar pela orientação do Senhor em uma situação difícil, porque achamos que podemos resolver isso por nós mesmos. Mas se essa é a nossa atitude, ainda não estamos no lugar onde Deus virá em nosso auxílio. Ele quer que sintamos que realmente somos desamparados.
Jesus contou a parábola da viúva e do juiz injusto para nos encorajar a continuar levando nossas preocupações ao Pai. Se não formos persistentes em buscar a ajuda Dele, podemos “desanimar” (Lucas 18: 1) porque nossos próprios esforços são inadequados. E Deus, ao contrário de um juiz injusto, deseja vir em nosso auxílio.
Quais problemas estão enfrentando você? Você vai lutar ou orar?
Ore, ore sempre, o Espírito Santo implora,
Traga ao teu Deus as tuas necessidades diárias;
Todas as coisas terrenas com a terra passarão;
A oração agarra a eternidade; ore - sempre ore! - Bickersteth
A melhor maneira de ficar de pé é ficar de joelhos. Mart DeHaan
O problema com o tesouro
Não ajunta para si tesouros na terra. - Mateus 6:19
O problema de armazenar tesouros na terra é que eles são tão temporários. Alguns deles, como edifícios ou jóias ou certificados de depósito, podem ser facilmente destruídos. Uma pequena faísca, um roubo, uma recessão econômica e eles desapareceram.
Jesus alertou para um perigo ainda maior. Acumular riqueza material pode assumir nossos pensamentos e nossas afeições, tornando-se nosso deus. “Onde está o seu tesouro”, disse Ele, “ali também estará o seu coração” (Mt 6:21). E a riqueza da terra não se converte na moeda do céu.
Ouvi um palestrante de missões comparar o valor do dólar americano com a moeda de uma nação da África Central. Ele disse que um dólar americano compraria 1.700.000 unidades da moeda daquele país. Uau! Poderíamos levar mil dólares para lá, convertê-lo e devolver bilhões! Mas não seríamos ricos porque o dinheiro dessa nação é inútil nos Estados Unidos.
O mesmo vale para os tesouros da terra. Eles podem ser de valor aqui, mas eles não têm valor no céu. Quanto melhor é acumular os tesouros do céu através do serviço a Cristo, obediência a Ele, pureza moral, fé, amor e investir nossas vidas em ajudar os outros! É inútil valorizar os tesouros da terra.
Eu não peço tesouros aqui,
para acumular, decair e enferrujar,
mas para as coisas melhores da vida -
Humildade e confiança. —Principais
Tesouros no céu são depositados como tesouros na terra. David C. Egner
Quem é o culpado?
A alma que pecar, morrerá. - Ezequiel 18: 4
Um conceito popular hoje é a ideia de que os indivíduos não podem ser culpados pelo que fazem ou deixam de fazer. Culpa hereditariedade ou ambiente ou pais ou professores ou o governo, mas não culpe o próprio indivíduo.
Por exemplo, um professor demitido da Universidade Northwestern foi preso por recolher os cheques da segurança social da sua mãe durante 6 anos após a sua morte. Ele culpou "comportamento extremo de procrastinação" causado pela depressão.
A Palavra de Deus desmente esse tipo de mudança de culpa e enfatiza a responsabilidade pessoal. Os israelitas tinham um provérbio popular que afirmava: “Os pais comeram uvas azedas e os dentes dos filhos estão afiados” (Ez. 18: 2). Mas o Senhor disse a Ezequiel que não usasse este provérbio. Em vez disso, Ele disse que todos eram responsáveis por seu próprio pecado e responsáveis por se desviarem dele (vv.20-22).
As Escrituras ensinam que não somos vítimas irresponsáveis das circunstâncias. Nós responderemos ao juiz onisciente por qualquer comportamento que viole a Sua santa lei. Nossa única esperança é confessar que merecemos a condenação eterna de Deus e colocar nossa confiança em Jesus Cristo como nosso substituto. Então podemos ter certeza de que “não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8: 1).
Por Cristo, o Cordeiro sem pecado de Deus,
O precioso sangue foi derramado,
Quando Ele cumpriu a santa Palavra de Deus
E sofreu em nosso lugar. —Anon.
Para escapar do julgamento de Deus, devemos primeiro admitir que merecemos. Vernon Grounds
A lista de doações
Eu abençoarei o Senhor que me deu conselhos. - Salmo 16: 7
Até agora, a maioria dos presentes de Natal foi cuidadosamente comprada e cuidadosamente embrulhada. Alguns foram enviados para amigos e familiares que moram longe.
Mas tudo começou com uma lista. Você queria obter os presentes certos, então você cuidadosamente escreveu uma lista, certificando-se de combinar cada pessoa com o presente certo. Era uma lista de doações - baseada unicamente no desejo de dar àqueles que você ama.
É bom que façamos isso, porque é muito fácil cair na armadilha de fazer listas do que queremos receber e não do que podemos dar.
Infelizmente, isso acontece com muita frequência em nossa vida de oração. Há tantas ocasiões em que precisamos da ajuda de Deus que tendemos a fazer uma lista de oração que é como a lista de coisas que ele deseja para o Natal.
Para evitar ser unilateral em nossas orações, talvez fosse útil manter dois tipos de listas de oração: a lista de necessidades na qual trazemos nossos problemas ao Senhor e a lista de doações na qual oferecemos nosso louvor ao Senhor. O salmo 16 inclui itens para os quais podemos louvar a Deus sob todas as circunstâncias: Sua proteção (v.1,8), Sua bondade (v.2), Seu cuidado (vv.5-6), Seu conselho (v.7).
Na oração, como em toda a vida, precisamos de uma lista de doações. E o primeiro da lista é o louvor a Deus.
Senhor, que nossas necessidades não cheguem antes
Nossa necessidade de dar a Ti
Nossa sincera gratidão e louvor
Por tudo que você faz. —Sesper
Uma boa atitude em relação à vida começa com gratidão a Deus. Dave Branon
Conexão direta
O Senhor ouvirá quando eu chamar a ele. - Salmo 4: 3
A edição de Natal de 1993 da revista Newsweek publicou um artigo sobre anjos, um tópico bastante surpreendente para se encontrar em uma publicação secular. Como seria de esperar, porém, muitos pontos estavam em conflito com as Escrituras.
Por exemplo, o professor Robert Ellswood, especialista em religiões não ortodoxas, fez esta afirmação: “Com os anjos ao redor, as pessoas sentem que não precisam incomodar um Deus Todo-Poderoso para obter ajuda.”
E André D'Angelo, um ministro em Carmel, Califórnia, sugeriu que Deus é como o CEO de uma grande corporação, e "um anjo é como um bom secretário executivo".
Nosso pai celestial está tão ocupado operando o cosmos que não pode ser incomodado com nossos pedidos de ajuda? Não o Deus da Bíblia que se revela como o único Deus verdadeiro - aquele que sustenta os inúmeros aglomerados estelares em toda a sua imensidão e ainda nota a queda do pardal. Ele nos convida a conversar com Ele até mesmo sobre nossas preocupações triviais.
É verdade que os anjos servem a Deus e ajudam os crentes (Hebreus 1: 13-14), mas não precisamos da ajuda deles para chegar ao Pai Celestial. Podemos nos comunicar diretamente com Ele (4: 14-16). Com o salmista também podemos dizer: “O Senhor ouvirá quando eu clamar a ele” (Sl. 4: 3).
Para a oração respondida, agradecemos a você, Senhor;
Nós sabemos que você está sempre lá
Para nos ouvir quando chamamos você;
Somos gratos pelo seu cuidado. JDB
Deus nunca está ocupado demais para ouvir seus filhos. Vernon Grounds
Como chegar a partir daqui
Jesus disse-lhe: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". - João 14: 6
O Sr. Brown estava dirigindo seu carro em uma cidade desconhecida e estava tendo problemas para encontrar um determinado endereço. Então ele parou e perguntou a um pedestre como chegar ao seu destino desejado. O homem respondeu: “Bem, vamos ver. Vá dois quarteirões para o norte, vire à direita, siga seis quarteirões e - espere, não - quatro quarteirões ao sul até a primeira luz. Vire à direita e continue - não, isso também não funcionará. Apenas vire na esquina e vá para o oeste - não, isso não vai funcionar. A nova interestadual está passando por lá. ”O homem finalmente soltou:“ Sinto muito, senhor. Eu acho que você simplesmente não pode chegar lá daqui!
Essa história me lembra a trágica situação em que nos encontraríamos se o Salvador não tivesse nascido. Teria sido necessário dizer a um mundo de pecadores procurando o caminho para o céu: "Desculpe, você simplesmente não pode chegar lá a partir daqui." Por causa do pecado, que nos separa de Deus, estávamos todos perdidos e incapazes de Faça isso para o céu por conta própria.
Jesus veio ao mundo para fornecer perdão morrendo na cruz. Somente ele poderia ser o sacrifício perfeito para pagar a penalidade pelos nossos pecados. E levantando-se da sepultura, Ele é agora o caminho para o céu para todos os que confiam Nele. Por causa de Jesus, podemos chegar lá daqui!
As pessoas irão para o inferno do seu próprio jeito, mas devem entrar no céu do jeito de Deus. Richard DeHaan
A Iniciativa de Paz
Ele veio e pregou a paz para vocês que estavam longe e para aqueles que estavam próximos. - Efésios 2:17
Foi na noite anterior ao Natal de 1870. Exércitos franceses e alemães se enfrentaram no campo de batalha na Guerra Franco-Prussiana. Um soldado francês começou a andar em direção às linhas alemãs. Seus companheiros assistiram sem fôlego, esperando ouvir a qualquer momento o estalo de um rifle que acabaria com sua vida. Ao aproximar-se das linhas inimigas, ele parou e começou a cantar: “Noel, noel! Noel, noel! Nascido é o rei de Israel! ”Nenhum tiro soou.
Lentamente, o francês retornou a suas fileiras. Houve silêncio! Então, do lado alemão veio um soldado solitário para o mesmo local e cantou a versão alemã da mesma música. Depois de cada estrofe, ambos os exércitos se uniram no coro. Por alguns minutos, Cristo trouxe paz àquele campo de batalha.
Deus é um pacificador que sempre dá o primeiro passo. Jesus veio como um bebê, e quando Ele cresceu para a idade adulta Ele pregou a paz para um mundo em guerra. Então, na maior iniciativa de paz que este mundo já viu, Cristo fez a paz entre Deus e o homem morrendo pelos nossos pecados (Col. 1:20).
Os esforços de pacificação podem ser rejeitados, mas a alternativa é a hostilidade continuada. Deus não se contentou com isso, nem nós devemos. Vamos dar o primeiro passo para curar um relacionamento quebrado, mesmo correndo o risco de ser abatido.
Ó Príncipe da Paz, guarda-nos, oramos,
de contendas e inimizades;
Ajude-nos a falar com palavras amorosas
que reprimem a hostilidade. JDB
O que este mundo precisa é da paz que excede todo mal-entendido. Dennis J. DeHaan
Mantendo o Natal
Aquele Santo que deve nascer será chamado o Filho de Deus. - Lucas 1:35
Um dos mais respeitados jornalistas de TV do nosso tempo foi Harry Reasoner. Em 1971, ele fez um comentário de Natal que vale a pena repetir. Aqui, em parte, é o que ele disse:
“O Natal é uma ideia tão única que a maioria dos não-cristãos aceita, e acho que às vezes invejo isso. Se o Natal é o aniversário do aparecimento do Senhor do Universo na forma de um bebê indefeso, é um dia e tanto. É uma idéia surpreendente, e os teólogos, que às vezes amam a lógica mais do que amam a Deus, acham desconfortável. . . . Ou é toda falsidade ou é a coisa mais verdadeira do mundo. É a história da grande inocência de Deus, o bebê, Deus no poder do homem. E é um tiro tão dramático para o coração que, se não for verdade, para os cristãos nada é verdade. Assim, mesmo que você não tenha feito suas compras e esteja inundado com o comercialismo e o frenesi, fique em paz. . . . A história continua.
Talvez você tenha sentido o estresse e a ansiedade que fazem parte da corrida de Natal. Se assim for, reserve alguns minutos para contemplar novamente o milagre do Natal: Deus veio à Terra como um bebê para se tornar nosso Salvador. Concentre-se nessa mensagem hoje e todos os dias. Isso ajudará a atrasá-lo e manter a perspectiva correta no Natal.
Precisamos de alguém para adorar,
precisamos de uma música para cantar;
Vamos manter nosso Cristo no Natal
e honrá-lo como rei. - Jarvis
É possível manter o Natal e perder Cristo.
Dave Branon
Decepcionar
Maria manteve todas essas coisas e ponderou sobre elas. . . . Então os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus. - Lucas 2: 19-20
A noite do nascimento de Jesus foi emocionante para Maria e José. Lá diante de seus olhos estava o bebê miraculoso cuja vinda ao mundo havia sido anunciada por um anjo. Os pastores também viram e ouviram uma “multidão da hoste celestial” louvando a Deus e anunciando Seu nascimento (Lucas 2:13). Como emocionante!
Porém, alguns dias depois, Maria e José seriam confrontados com as tarefas comuns de cuidar de um novo bebê e todas as responsabilidades que o acompanham. Os pastores estariam de volta na encosta cuidando de suas ovelhas. Todos os elementos estavam no lugar para uma decepção emocional, que geralmente segue uma alta emocional.
Eu não acredito que eles experimentaram qualquer "after-blues de Natal", no entanto. Maria não se esqueceu rapidamente de tudo o que havia acontecido, e os pastores não podiam esquecer facilmente o que tinham ouvido e visto (Lucas 2: 19-20). A mensagem angélica havia se provado verdadeira e suas vidas estavam cheias de nova esperança e antecipação.
Dois mil anos depois, temos a história completa. Jesus veio para morrer pelos nossos pecados, depois conquistou a morte por nós, ressuscitando da sepultura. Temos mais verdade para ponderar e mais motivos para glorificar a Deus do que Maria e os pastores. Não precisamos experimentar uma decepção depois do Natal.
O fluxo e refluxo da vida que move nossos corações
De alturas de alegria a sentimentos baixos
Não pode esgotar a graça incomparável de Deus
Nem sustentar esse fluxo sem fim. —DJD
Sentindo-se decepcionado hoje? Tente olhar para cima. Herbert Vander Lugt
As coisas vivas mais antigas
Aquele que tem o Filho tem vida; quem não tem o Filho de Deus não tem vida. - 1 João 5:12
Os caminhantes nas montanhas da Califórnia se surpreendem ao encontrar cercas de 10 pés de altura com arame farpado esticado no topo. O que eles vêem dentro dos cercados cercados por cercas? Algum equipamento de comunicação vital como uma torre de rádio? Não, eles vêem apenas algumas árvores retorcidas, talvez apenas um tronco torcido com algumas agulhas.
Um sinal diz: NÃO ENTRE. ZONA DE PROTEÇÃO DO PINHEIRO DE BRISTLECONE. POR FAVOR, PROTEJA ESTAS ÁRVORES. Eles são os seres vivos mais antigos da Terra.
Panfletos explicam que esses pinheiros bristlecone estavam florescendo quando Jesus andou na terra, e que os mais antigos eram mudas na época do Êxodo do Egito.
Eventualmente, no entanto, independentemente de quão cuidadosamente eles estão protegidos, essas árvores vão morrer. Eles não estão destinados a viver para sempre. Mas os cristãos têm a certeza da vida eterna. Para ter certeza, nossos corpos vão morrer. No entanto, pela graça e poder de Deus, nossas almas nunca perecerão. Nossos corpos serão ressuscitados e, como disse Paulo, serão mudados de mortal para imortal (1 Coríntios 15:53).
Ficamos impressionados com a longevidade dos pinheiros bristlecones. Quão mais impressionante é a vida eterna através de Cristo. Nós que acreditamos nEle viveremos para sempre!
Nós clamamos: “Ó Deus, como pode ser?
Quanto tempo é a vasta eternidade? ”
A resposta soa de costa a costa,
“ Sem fim, eterno, para sempre ”.
Quer viver para sempre? Deixe que Jesus viva em você agora. Vernon Grounds
Confiando no julgamento
Embora Ele me mate, ainda assim eu confiarei Nele. - Jó 13:15
Mary Kimbrough compôs este poema baseado em Jó 13:15, o qual ressalta a sabedoria de confiar em Deus através da provação:
“Embora ele me mate, eu confiarei nele”,
disse o santo Jó de antigamente;
“Embora ele me experimente na fornalha,
então sairei como ouro.
“Apesar dos 'vermes da profunda aflição'
Porque este corpo se decompõe,
Na minha carne eu o verei -
Meu Redentor - algum dia feliz.”
“Embora Ele me mate” - posso dizer
Quando sinto o fogo abrasador,
Quando meus sonhos mais afeiçoados se despedaçam -
Minha esperança e desejo afeiçoado?
“Embora Ele me mate, eu confiarei Nele”,
pois Ele sabe exatamente como se moldar,
como derreter e moldar meu espírito
- então, sairei como ouro!
Uma fé fraca pode parecer forte quando os amigos são verdadeiros, o corpo é saudável e o negócio é lucrativo. Mas uma fé verdadeiramente forte se apega às promessas do Senhor e confia na Sua fidelidade quando os entes queridos partem, a saúde se esgota e as nuvens escuras obscurecem o futuro.
O evangelista DL Moody disse certa vez: “Confie em si mesmo e você está fadado ao desapontamento; confie em seus amigos e eles morrerão e deixarão você; mas confie em Deus, e você nunca será confundido no tempo ou na eternidade ”.
Não murmure e se revolte em sua hora de adversidade. Aprenda a confiar em Deus em todas as provações.
As provações são o solo no qual a fé pode florescer. Henry G. Bosch
A maior decisão
Creia no Senhor Jesus Cristo e você será salvo. - Atos 16:31
Decisões Decisões Decisões Estamos constantemente tomando decisões. Alguns são triviais, como: "Qual roupa vou usar hoje?" Outros são modeladores da vida, como: "Devo aceitar esse emprego e levar minha família para todo o país?" Mas o senso comum nos diz que alguns são muito mais importantes. do que outros.
Um grupo de médicos publicou um anúncio em um jornal de Nova York. Sobre a imagem de uma mulher atraente, a legenda dizia: “A decisão mais importante que já tomei foi escolher meu cônjuge. O segundo, meu cirurgião plástico. ”O texto do anúncio sugeria que a ordem das prioridades poderia ser revertida!
Escolher um cônjuge é imensamente mais importante do que escolher um cirurgião plástico. Mas decidir colocar sua confiança em Jesus como seu Salvador é a decisão mais importante que você pode tomar na vida.
O apóstolo Pedro disse a um grupo de incrédulos sobre Jesus e os encorajou a abandonar seu pecado e confiar nEle (Atos 2). As palavras de Pedro também nos falam hoje. Se você não aceitou o dom gratuito do perdão de Cristo, ore a Ele e peça a Ele para salvá-lo. E uma vez que você tenha feito isso, tome a segunda decisão mais importante: Determine a seguir a direção de Cristo diariamente.
Se você gostaria de conhecer o amor de Deus Pai,
venha a Ele através de Jesus Cristo, Seu Filho amoroso;
Ele perdoará seus pecados e salvará sua alma para sempre,
E você amará para sempre este fiel. —Feltenos
A maior decisão da vida é o que você faz com Jesus. Vernon Grounds
Promessas e Comandos
Tome agora seu filho. . . e oferece-o lá como holocausto. - Gênesis 22: 2
O escritor e pastor Steve Lawson diz que muitas vezes ouve uma declaração perturbadora de pessoas envolvidas em um estilo de vida que contradiz diretamente um comando das Escrituras. Para justificar suas ações, eles dizem: “Ei! Deus quer que eu seja feliz, e isso me fará feliz ”. Aparentemente, essas pessoas querem acreditar nas promessas de Deus de abençoá-las, mas elas ignoram seus mandamentos de serem santos.
Considere a resposta de Abraão a uma situação difícil. Ele tinha sido prometido que ele seria pai de uma nação de inúmeras pessoas. Que alegria isso deve ter tido para ele! Então Deus ordenou que Abraão sacrificasse seu único filho. Na mente do patriarca, o comando estava em evidente conflito com a promessa (Gn 15: 5; 22: 2).
Como a promessa de Deus poderia ser cumprida se Abraão obedecesse à ordem? Se ele tivesse reagido como as pessoas de quem Steve Lawson estava falando, ele teria dito a Deus para esquecer isso. No entanto, ele não fez. Ele obedeceu ao mandamento de Deus e viu que Deus providenciava um sacrifício substituto. Abraão obedeceu a Deus e a promessa foi mantida.
Precisamos lembrar que nosso dever é obedecer aos mandamentos de Deus. Seu dever é manter Suas promessas. Do jeito de Deus fazer as coisas, essas duas coisas nunca entram em conflito.
Obedecer a Deus a princípio parece difícil
Até chegarmos a ver
Que tudo o que Ele pede é para o nosso bem
E faz a vida plena e livre. —DJD
O caminho da obediência é o caminho da bênção. Dave Branon
Quem podemos acreditar?
As palavras do Senhor são palavras puras. - Salmo 12: 6
Você pode pedir a um colega de trabalho que diga: “Preciso pedir dinheiro emprestado para poder sair para o almoço. Eu pagarei de volta depois do meu próximo contracheque. ”Mas dois meses e várias sugestões depois, você ainda não tem o seu dinheiro de volta.
Ou talvez um amigo tenha lhe dito: “Obrigado por me deixar usar seu carro. Eu vou tê-lo de volta cedo o suficiente para você chegar à igreja na hora certa. ”Mas você acaba esperando e depois apressando-se para a igreja meia hora de atraso.
Ou um marido ou esposa disse: "Eu prometo, querida, vamos falar sobre isso hoje à noite." Mas isso nunca acontece, e a questão que está prejudicando o casamento continua crescendo.
Muitas pessoas dão sua palavra, mas não podemos confiar no que dizem. Depois de nos queimarmos algumas vezes, começamos a sentir que não podemos confiar em ninguém.
Davi, que escreveu o Salmo 12, sentiu o mesmo. Nós não sabemos as situações específicas que provocaram suas palavras, mas ele se sentiu cercado por pessoas não confiáveis. Ele lamentou: "Todos mentem" (v.2 NIV).
Todos, isto é, exceto Deus. Suas palavras são puras e perfeitas, como a prata que passou pelo fogo de um refinador sete vezes (v.6). Nós podemos acreditar em Deus. Suas promessas permanecem. Ele não pode mentir.
Oração
O Senhor, mesmo quando parece que não posso confiar em ninguém,
sei que posso confiar em você. Eu acredito na sua palavra.
Torne minhas palavras tão puras e dignas de confiança quanto a sua. Um homem.
Deus nunca fez uma promessa que fosse boa demais para ser verdade. -Temperamental David C. Egner
A cura para a futilidade
A fé é a substância das coisas que se espera, a evidência das coisas não vistas. - Hebreus 11: 1
Um doente terminal do hospital me disse que a vida lhe tinha dado um tratamento bruto. Ele se sentia enganado porque trabalhara muito, mas não conseguia se aposentar. Além disso, ele estava sozinho. Ele e sua esposa não tinham um bom relacionamento, e seus filhos e netos raramente o visitavam. Seus ex-associados de negócios o ignoraram. Ele era amargo e não queria ouvir sobre Deus.
O escritor de Eclesiastes também sentiu uma sensação de futilidade. Ele observou pessoas trabalhadoras presas em um ciclo monótono e sem sentido, apenas para morrer e ser esquecidas. Ele escreveu: “A vaidade das vaidades é tudo vaidade” (1: 2). Mas ele reconheceu que essa não era a imagem completa. Ao longo do livro ele disse que a vida ganha significado quando Deus é reconhecido.
E o escritor de Hebreus, escrevendo suas palavras após a vida, morte, sepultamento, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo, declarou que a fé infunde esperança e nos ajuda a entender as verdades que dão significado e propósito à vida.
Você se sente como se a vida tivesse te enganado? Se você fizer isso, olhe com fé para Jesus. Ele foi injustamente pregado a uma cruz para que você pudesse ser perdoado do seu pecado e ter uma vida que seja cumprida (Jo 3:16; 10:10). Ao escolher viver pela fé por Ele, Ele livrará você desses sentimentos de futilidade.
Jesus é todo o mundo para mim,
minha vida, minha alegria, meu tudo;
Ele é a minha força no dia a dia,
sem ele eu cairia. —Tompson
Cristo transforma a vida do lado certo em um mundo de cabeça para baixo. Herbert Vander Lugt
Lagartos reais
Um lagarto pode ser pego com a mão, mas é encontrado nos palácios dos reis. - Provérbios 30:28 (NVI)
A maioria dos lagartos é pequena e repulsiva. Ainda é incrível onde eles podem ir. Eu vi um lagarto no 26º andar de um hotel em Acapulco, no México.
Como chegou lá? Subiu as escadas? Pegue o elevador? Escala as paredes? Quem sabe? Lagartos podem passar por guardas e empregadas domésticas e podem acabar nos melhores hotéis. O autor de Provérbios 30:28 ficou maravilhado que um lagarto ("aranha" NKJV) pudesse ser encontrado até na sala do trono dos reis.
Outra coisa que nos deve maravilhar é o pensamento de quem viverá nos palácios reais do céu.
Pense nos cristãos que você pode ser tentado a desprezar: o homem com mau hálito e odor corporal que chega perto demais de você quando fala. A mulher que canta muito alto e um pouco fora da chave. O adolescente cujo penteado e roupas você não aprova. Se você pudesse vê-los agora como um dia eles seriam, você se maravilharia com a beleza deles. E lembre-se, por causa do pecado, nós também somos improváveis futuros residentes do céu. Mas pela graça de Deus, nós habitaremos o céu como filhos e filhas de Deus.
No mistério da graça, Deus pega pessoas improváveis e as coloca em seu palácio por toda a eternidade. E não precisamos escalar as paredes para chegar lá. Uau!
Para estudo adicional
Que pessoas improváveis estarão no céu? (1 Coríntios 6: 9-11).
Por que ninguém merece estar lá? (Rom. 3:23)
O que nos qualifica? (Rom. 10: 9-10; Gl 3:26).
Deus reivindica pela graça aqueles que não têm direito à graça. Haddon W. Robinson