Ministério
O que está à frente?
A graça de Deus que traz a salvação apareceu a todos os homens. - Tito 2:11
O teólogo norte-americano Carl Henry deu uma palestra instigante com estes três pontos principais:
1. Os bárbaros vieram. As forças do mal entraram nos portões e estão derrubando os valores que os cristãos abraçam como verdadeiros e bons. Muitas pessoas conscientes acreditam que estamos testemunhando o colapso moral da civilização ocidental e estão com medo.
2. Jesus está chegando. Os cristãos viveram por 20 séculos com a esperança de que eles testemunharão a gloriosa aparição de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Quanto mais escura a noite, mais brilhante brilha essa esperança. Os bárbaros podem ter vencido uma batalha, mas não vencerão a guerra.
3. A igreja não sabe se está indo ou vindo. Muitos daqueles que afirmam conhecer a Deus negam a Ele por suas palavras e ações. Um grande número de cristãos acredita que as mãos no relógio da história estão se aproximando da meia-noite, mas elas não sabem o quão perto estão. Quer o nosso Senhor venha hoje ou daqui a mil anos, os cristãos devem dizer não à impiedade e às paixões mundanas e viver vidas autocontroladas, íntegras e piedosas nesta presente era maligna (Ti 2:12).
Vamos tirar os olhos dos bárbaros, continuar procurando a vinda de nosso Senhor e viver para Ele hoje.
Fiel e verdadeiro Ele nos encontrará aqui
Se Ele vier hoje?
Observando com alegria e não com medo,
Se Ele deveria vir hoje? —Morris
O que acreditamos sobre o mundo por vir molda como vivemos no mundo hoje. Haddon W. Robinson
Refletindo sobre o fim da vida
Todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo. - 2 Coríntios 5:10
Eu visitei com o Dr. MR De Haan muitas vezes durante as últimas semanas de sua vida. Ele falou livremente sobre a morte, quando ele olhou para trás em seu ministério e à frente para o tempo em que ele ficaria no tribunal de Cristo (2Co 5:10). Lembro-me vividamente de uma ocasião em que ele apontou o dedo para mim e disse com sua voz rouca: - Rapaz, não demorará muito até você encarar o fim como eu faço agora. Tenha isso em mente ao servir ao Senhor: todos devemos prestar contas! ”
Isso foi em 1965. Os anos seguintes se passaram, e agora alcancei a idade que o Dr. De Haan tinha quando foi para casa para estar com o Senhor. Eu ainda gosto de boa saúde, mas percebo que estou à noite da minha vida terrena. Contemplar o tribunal de Cristo me faz consciente das minhas imperfeições. Mas eu acho conforto nas muitas passagens das Escrituras que me asseguram que estou perdoado e aceito porque acredito em Jesus Cristo.
Os incrédulos tentam evitar pensar sobre o julgamento ou a morte, mas ambos são inevitáveis (Hb 9:27). Mas a boa notícia para aqueles de nós que confiaram em Cristo é que Sua morte, sepultamento e ressurreição nos libertam da condenação do pecado e do poder da morte. Agora podemos encarar o fim da vida com serenidade e esperança.
Para todo pensamento vaidoso e ocioso
E toda palavra que eu digo,
Minha alma um relato rigoroso deve dar
Antes do Senhor algum dia. —Anon.
Certifique-se de conhecer a Cristo como Salvador antes de enfrentá-lo como juiz. Herbert Vander Lugt
Bah! Farsa!
O Verbo se fez carne e habitou entre nós. - João 1:14
Muitos cristãos reclamam muito do Natal. "Muito comercial", dizem eles. “Tem origens pagãs. Nós temos que colocar Cristo de volta no Natal. ”A única coisa que eles não disseram é:“ Bah! Farsa!
Sim, o Natal se tornou muito comercial. Mas, quando compramos e enchemos presentes, todo presente pode ser um testemunho silencioso do dom supremo, o “Filho unigênito” de Deus (Jo 3:16).
Sim, sabemos que o Papai Noel é um mito e que as renas não voam. É pura ficção. Mas, em vez de reclamar dessas coisas não essenciais, que só se concentram nelas, precisamos chamar a atenção para a verdade do bebê que nasceu em Belém.
E o grito de colocar Cristo de volta ao Natal? Bem, ele nunca saiu. Ouça as palavras das canções ouvidas mais e mais em lojas, shoppings e nas ruas. Eles proclamam mais verdade em um feriado do que muitos púlpitos fazem em 3 meses. Eles põem na mente dos jovens e idosos a maravilhosa verdade de que “o Senhor veio” e que Ele deve ser adorado.
Natal não é farsa; É uma época de oportunidades para apontar outras pessoas ao Salvador. Isso nos dá a chance de dizer aos amigos e entes queridos: “Você conhece o verdadeiro significado da estação? Eu acredito porque acredito em Cristo ”.
Ouça! os anjos do arauto cantam:
“Glória ao Rei recém-nascido;
Paz na terra e misericórdia suave -
Deus e os pecadores reconciliados. ”—Wesley
Para ver o significado real do Natal, concentre-se em Cristo. David C. Egner
Distorções Perigosas
Pessoas desatentas e instáveis se retorcem para sua própria destruição. . . as Escrituras. - 2 Pedro 3:16
Um entusiasta da arte exibia nas paredes de seu escritório uma coleção de gravuras, incluindo uma da Torre Inclinada de Pisa. Toda manhã ele notava que estava torto, então ele endireitou-o. Finalmente, uma noite ele perguntou à faxineira se ela era responsável por mover a foto toda noite. "Por que, sim", ela disse, "eu tenho que pendurá-lo para tornar a torre reta!"
De maneira semelhante, algumas pessoas têm o hábito de distorcer as Escrituras para fazer com que suas vidas imperfeitas pareçam melhores ou para justificar suas próprias opiniões. O apóstolo Pedro advertiu seus leitores sobre o tipo de pessoas que não se aproximam da Palavra de Deus com motivos honestos e respeito por sua autoridade, e que distorcem sua mensagem. Eles incorrerão no julgamento de Deus (2 Pedro 3: 16-17).
A menos que revisemos a Bíblia em espírito de oração e humildade, podemos receber uma mensagem errada e sermos afastados de nossa firmeza em Cristo. Deus nos deu a Sua Palavra como uma luz para guiar nossos passos. Se obedecermos a cada dia, descobriremos que é uma fonte inesgotável de força e verdade.
Distorcer o significado da Palavra de Deus para se adequar às nossas idéias preconcebidas é uma prática perigosa e um pecado terrível. Vamos ser cuidadosos ao ler e interpretar a Bíblia.
Ó envie o teu Espírito, Senhor, agora para mim, para
que Ele toque nos meus olhos e faça-me ver;
Mostra-me a verdade escondida dentro da Tua Palavra,
e no Teu Livro revelado vejo-te Senhor. —Groves
Devemos nos alinhar com a Bíblia, nunca com a Bíblia. Henry G. Bosch
O que você alimenta?
Se Deus nos amou tanto, nós também devemos nos amar uns aos outros. - 1 João 4:11
Os ônibus espaciais são movidos para fora da atmosfera terrestre por uma mistura de combustível sólido que produz milhões de libras de empuxo.
Os carros de corrida de Indianápolis viajam a velocidades médias de mais de 320 km / h, alimentados por uma mistura de combustível altamente volátil.
O que nos alimenta como seguidores de Jesus Cristo? O que nos dá o poder de amar como Ele amou? Somente o Espírito Santo que habita em nós pode nos motivar a atos de compaixão, perdão e auto-sacrifício semelhantes aos de Cristo.
O apóstolo João escreveu: “Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós e Seu amor foi aperfeiçoado em nós. Com isto sabemos que estamos nele e Ele em nós, porque nos deu o Seu Espírito ”(1 Jo 4: 12-13).
Uma mãe pediu ao filho para limpar os sapatos. Ele trabalhou neles diligentemente até ficarem impecáveis e brilhantes. Para mostrar seu apreço, sua mãe lhe deu um dólar. Quando ela foi colocar os sapatos, ela encontrou algo amassado na ponta de um deles. Era seu dólar embrulhado em uma nota que dizia: “Aqui está sua mãe. Eu fiz isso por amor.
Alimentados pelo Espírito Santo, nós também podemos servir aos outros, motivados pelo amor de Cristo.
Ajude-me o lento de coração a se mover
Por alguma palavra clara e vencedora de amor;
Ensina-me os pés rebeldes para ficar
E guia-os no caminho de volta. -Alegrar
Nós não funcionamos bem em nada além de amor. David C. Egner
Passado presente Futuro
“Eu pressiono em direção ao gol. . . . Irmãos, participem seguindo meu exemplo. - Filipenses 3: 14,17
Em sua pintura “Uma Alegoria da Prudência”, o artista veneziano do século XVI retrata Prudence como um homem de três cabeças. Uma cabeça era de um jovem voltado para o futuro, outro de um homem maduro olhando para o presente, e o terceiro, um velho sábio olhando para o passado. Sobre suas cabeças, Ticiano escreveu uma frase em latim que significa: “Do exemplo do passado, o homem do presente age com prudência para não pôr em perigo o futuro”.
Precisamos desse tipo de sabedoria para superar a ansiedade criada por nossos fracassos passados e o medo de repeti-los no futuro - uma ansiedade que pode nos impedir de aproveitar a vida ao máximo agora.
Paulo foi capaz de "esquecer" seu passado e antecipar seu futuro (Filipenses 3: 13-14). Isso não significa que sua memória foi apagada; Isso significa que, porque Deus o havia perdoado, Paulo estava livre de qualquer culpa ou orgulho que pudesse ter sentido em seu passado. Como ele vivia na comunhão diária com Cristo, as provações só poderiam torná-lo mais parecido com seu Salvador. Então ele tinha uma paixão motriz - conhecer melhor a Cristo.
Ao encerrarmos o capítulo de 1994, vamos nos dedicar a Cristo em 1995 e seguir o exemplo de Paulo. Jesus nos capacitará a viver plenamente no presente, à medida que ganharmos sabedoria do passado e encararmos o futuro com coragem.
Senhor, estou de pé à porta
Deste novo ano sem fim;
Ajude-me a viver tudo isso por Ti,
use-me em Teu serviço aqui. —McAllaster
Nunca deixe um passado sombrio nublar um futuro brilhante. Dennis J. DeHaan
Fazendo o máximo da vida
Senhor, faz-me conhecer o meu fim e qual é a medida dos meus dias. - Salmo 39: 4
Uma experiência com risco de vida tem uma maneira de reorganizar as prioridades de uma pessoa. Isso foi verdade na vida do ex-governador do Texas John Connally e sua esposa depois que ele foi ferido pelo assassino que tirou a vida do presidente John F. Kennedy em 1963.
Em uma entrevista, Connally explicou: “No que diz respeito a Nellie e eu,. . . isso inevitavelmente trouxe mais foco o que é realmente importante na vida. . . . Tentamos não participar de coisas que são superficiais ou, a longo prazo, sem sentido ”.
Eu não sei como esse casal proeminente interpretou "o que é realmente importante na vida", mas há sabedoria em suas conclusões. Como o autor inspirado do Salmo 39, eles perceberam que a vida é muito curta para perder tempo com coisas que não têm significado ou valor duradouro (vv.4-6).
Chegamos à mesma conclusão? Colocamos nossa confiança completamente no Senhor, sabendo que somente Ele pode dar valor duradouro às nossas vidas? Quando olhamos para um novo ano, podemos dizer com o salmista: "Minha esperança está em você"? (v.7)
Só Deus pode nos libertar de uma vida de atividades sem sentido. Não esperemos que a morte acabe com a morte para nos convencer da importância primordial de aproveitar ao máximo a vida.
Uma vida por Cristo é tudo que eu tenho,
Uma vida para Ele tão querida;
Uma vida para fazer tudo que posso
Com cada ano que passa. —Brandt
Não é quanto tempo você vive que conta, mas como você vive.
Mart DeHaan
Você vai estar por aí?
Não se gabe de amanhã, pois você não sabe o que um dia pode trazer. - Provérbios 27: 1
Eu li o seguinte relato em uma revista médica: Quando o exame físico de um homem de 78 anos foi completado, o médico recomendou que ele voltasse em 6 meses para outro exame. Com essa sugestão, o paciente idoso balançou a cabeça e disse: "Doutor, não acho que estarei por perto".
“Bobagem!” Respondeu o médico com um sorriso tranquilizador. "Você vai estar por aí por anos ainda."
O homem idoso deu-lhe um olhar estranho, depois explicou: “Quero dizer que estarei na Flórida. Eu vou lá todo mês de janeiro.
Essa história pode nos fazer sorrir, mas a questão que ela levanta é muito preocupante. Você e eu estaremos por aí amanhã, no próximo mês, no próximo ano? Certamente é sensato fazer planos para o futuro, mas devemos sempre fazê-lo com uma consciência da incerteza da vida.
Como James nos lembrou na leitura da Bíblia para hoje, a vida é “um vapor que aparece por um pouco de tempo e depois desaparece” (4:14). Por isso, devemos dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo” (v.15).
Você vai estar em torno de 6 meses? Deixe esta pergunta levá-lo a viver fielmente pelo Senhor Jesus Cristo hoje.
O presente só é nosso,
vive e labuta com vontade;
Não espere até amanhã,
pois o relógio da vida pode ficar parado. —McCartney
Liquidar todas as contas hoje; você não pode apostar amanhã. Richard DeHaan
A intriga da arca
[Deus] nos selou e nos deu o Espírito em nossos corações. - 2 Coríntios 1:22
Sempre houve um elemento de mistério e intriga em torno da arca da aliança. Esta caixa cuidadosamente trabalhada foi construída pelos israelitas para serem colocados no tabernáculo durante seus anos errantes no deserto. Dentro dela estavam as tábuas de pedra dos Dez Mandamentos, o bastão de Arão que brotara e um frasco de ouro de maná (Hb 9: 4). No alto da arca, no que se chamava o propiciatório, havia dois querubins de ouro. A arca estava situada dentro do Santo dos Santos, onde uma vez por ano o sumo sacerdote ficava na presença de Deus.
Não sabemos o que aconteceu com a arca e seu conteúdo, mas é intrigante ouvir vários relatos afirmando que ela ainda pode existir.
Por mais interessantes que esses relatórios não comprovados sejam, a verdadeira intriga da arca é seu simbolismo da presença de Deus. O povo de Israel podia experimentar a presença de Deus através do sumo sacerdote. Isso deve ter sido um encontro de tirar o fôlego! Ainda temos melhor. Quando aceitamos a Jesus Cristo como Salvador, temos a própria presença de Deus em nosso coração - através do Espírito Santo (2 Coríntios 1: 21-22).
Sim, a arca é cercada por intrigas, mas não se compara com a presença de Deus em nossas vidas.
Todo-poderoso, incomparável, glorioso Deus,
Habitando a eternidade,
eu me curvo a ti e te dou louvor,
no temor de que você pode viver em mim. —Sesper
Conhecer a presença de Deus é conhecer o poder de Deus. Dave Branon
Paciência
Descanse no Senhor e espere pacientemente por Ele. - Salmo 37: 7
Pode levar apenas um ano para uma equipe de construção construir um prédio alto, mas Deus leva um século para cultivar um carvalho resistente. Assim também, o Senhor pode parecer estar trabalhando lentamente para realizar Seus propósitos em nossas vidas, mas Seus grandes projetos levam tempo.
O grande pregador da Nova Inglaterra, Phillips Brooks, era conhecido por sua postura tranquila e sossegada. Às vezes, no entanto, até ele sofria de momentos de frustração e irritabilidade. Um dia, um amigo viu-o andando de um lado para o outro como um leão enjaulado. "Qual é o problema, Dr. Brooks?", Perguntou o amigo. “O problema é que estou com pressa”, disse Brooks, “mas Deus não é”. Não sentimos muitas vezes o mesmo?
Jonathan Goforth (1859-1936), um missionário para a China, estava convencido de que a cidade de Changte deveria ser seu campo de trabalho espiritual. Mas sua fé foi severamente testada quando ele foi assediado e ameaçado ao visitar a cidade. Finalmente, após 6 anos frustrantes, a permissão para começar seu trabalho foi concedida. Dentro de 3 dias após chegar a Changte, ele recebeu nada menos que 35 ofertas de terra, entre elas o mesmo local que ele havia escolhido anteriormente como o local mais ideal para a missão.
Espere pacientemente pelo Senhor (Sl 37: 7). Se você fizer isso, descobrirá que Ele lhe dará o que há de melhor - no tempo Dele!
Espere, e esperando, escute a direção de Deus,
Seja forte, a força para cada dia é armazenada;
Vá em fé, e deixe seu coração tomar coragem,
Não há decepção com o Senhor. —Anon.
Deus nunca está com pressa, mas está sempre na hora certa. Henry G. Bosch
Abençoado para abençoar
Eu te abençoarei e farei seu nome grande; e você será uma bênção. - Gênesis 12: 2
Enquanto eu lia o capítulo 12 do Gênesis, as palavras do segundo verso me deram um novo significado. Sempre que eu estudava essa passagem particular da Escritura antes, minha mente estava tão ocupada com as promessas a Abraão e à nação de Israel que eu negligenciei uma aplicação prática para todo cristão.
O Senhor disse a Abraão: “Eu te abençoarei. . . e você será uma bênção ”. Ele foi abençoado para abençoar! O que ele recebeu não foi para seu próprio prazer egoísta, mas para o bem-estar e melhoria dos outros.
O mesmo acontece com os crentes de hoje. O Senhor fez uma maravilhosa obra de graça em nossas vidas e quer que compartilhemos com os outros. Nós que confiamos em Jesus e recebemos os benefícios da salvação fomos salvos para “salvar”. Embora nosso relacionamento com Cristo nos traga satisfação pessoal, Ele nos redime para que possamos sair e “pregar o evangelho a toda criatura” (Mc. 16:15). Da mesma forma, Deus nos conforta em nossas angústias “para poder consolar os que estão em dificuldade, com o consolo com que nós mesmos somos consolados por Deus” (2 Coríntios 1: 4).
Você foi abençoado para abençoar! Deixe o Senhor fazer Sua obra através de você.
Faça de mim um canal de bênção hoje,
faça de mim um canal de bênção, eu oro;
Minha vida possuindo, minha bênção de serviço,
Faça de mim um canal de bênção hoje. —Syth
Deus nos dá livremente para que possamos dar liberalmente aos outros. Richard DeHaan
Na luz da eternidade
Nossa aflição leve. . . está trabalhando para nós um peso muito maior e eterno de glória. - 2 Coríntios 4:17
Após o golpe militar de 1991 no Haiti, a comunidade internacional impôs um embargo à pequena nação caribenha. A vida de muitos haitianos tornou-se uma luta diária pela sobrevivência.
Um missionário me contou sobre uma mulher cristã que se levantou em uma reunião e orou: “Nós agradecemos a você, Senhor, pelo embargo. Nos ensinou a depender mais de você. E nos deu um desejo maior pelo céu ”.
Aqueles crentes foram capazes de viver alegremente, embora fracos e desnutridos, porque mantiveram os olhos da fé concentrados nas riquezas e na glória que um dia receberiam no céu.
Nós, que desfrutamos de casas confortáveis e temos muita comida, podemos aprender com nossos irmãos e irmãs haitianos que vivem em um dos países mais pobres do mundo. Precisamos olhar para a vida com uma perspectiva eterna.
Eu antecipo o tempo em que todo pecado, dor e tristeza terão terminado. Estou preocupado com todo o sofrimento e o mal do mundo. Mas tenho certeza de que aqueles crentes haitianos que estavam doentes e com fome, e que às vezes viviam sob o medo de serem mortos, tinham um maior senso de antecipação do que eu.
Senhor, ajude-nos a ver a vida à luz da eternidade, mesmo quando as coisas estão indo bem.
Pense nisso
Como as dificuldades fizeram com que você pensasse mais sobre questões eternas? Como você pode lembrar dessas lições nos bons tempos? Você está ansioso para o céu?
Devemos andar na luz para manter os valores da eternidade à vista. Herbert Vander Lugt
Quando você quer vingança
Não se vingue. . . porque está escrito: "A minha é a vingança, retribuirei", diz o Senhor. - Romanos 12:19
Uma pessoa disposta a se vingar provavelmente fará algo da qual se arrependerá mais tarde. Ou, se ele nunca agir, gradualmente se tornará amargo, odioso e muito infeliz.
Aitofel é um excelente exemplo. Ele fora conselheiro próximo e companheiro do rei Davi. Mas ele se juntou a Absalão quando o jovem decidiu expulsar seu pai do trono.
Por quê? É provável que Bate-Seba, a jovem mulher que o rei Davi havia tirado proveito, fosse a neta de Aitofel (2 Sam. 11: 3; 23:34). Se assim for, ele tinha o direito de ficar zangado com o rei! Sentimentos vingativos cresceram fortes dentro dele. Quando a oportunidade chegou, ele correu para Absalão e disse-lhe como assumir o trono. Absalão, porém, rejeitou seu conselho. Em desespero, Aitofel se suicidou (17:23).
Poderia ter sido tão diferente. Se ao menos Aitofel tivesse conversado com Deus sobre sua ira e depois falado com Davi. Ele teria ouvido a tristeza do rei por causa do seu pecado (Sl 32; 51). Ele poderia ter perdoado David e continuado amigo dele. Ele poderia ter nos mostrado como lidar com a raiva.
Vamos aprender com seu exemplo negativo para rejeitar a idéia de vingança e, em vez disso, tomar o caminho do confronto amoroso e do pronto perdão.
PENSANDO
Quando os sentimentos de vingança crescem dentro de você?
Que bons resultados resultaram de uma situação ruim
que você lidou adequadamente? (Mt 18: 15-35)
A vingança leva você ao nível do seu agressor. Herbert Vander Lugt
É a sua escolha
Quem acredita n'Ele não é condenado; mas quem não acredita já está condenado. - João 3:18
Teríamos esperado que Jesus desse uma palavra simpática às vítimas quando foi informado de um massacre de judeus que estavam oferecendo sacrifícios (Lucas 13: 1). Em vez disso, Cristo emitiu uma severa advertência: “A menos que você se arrependa, todos perecerão igualmente” (v.3).
O que Jesus quis dizer? Obviamente, Ele não estava dizendo que qualquer um que se recusasse a deixar o pecado seria executado por um governante ou esmagado por uma torre em queda. A própria vida nos diz que isso não é verdade.
Aqueles que morreram não eram mais inocentes ou culpados do que aqueles que não foram mortos. Cristo estava advertindo Seus ouvintes que, se não se arrependessem e o aceitassem como Messias, eles enfrentariam o julgamento de Deus.
Em outro cenário, Jesus alertou para um futuro trágico que aguarda todas as pessoas que O rejeitam (João 3:18). A Bíblia chama a segunda morte, que é a eternidade no inferno (Apoc. 20:14; 21: 8). Esse julgamento está em contraste absoluto com o dom da vida eterna de Deus, dado àqueles que se arrependem e depositam sua fé em Seu Filho (João 3: 15-18; Romanos 6:23).
Não importa quão bons ou maus pensemos que somos, se não nos arrependemos antes que nossa vida termine, se morreremos em nossas camas aos 83 anos ou em um acidente de carro aos 18 anos, pereceremos eternamente.
Por causa de Cristo, ninguém tem que morrer duas vezes. Qual será para você - a vida eterna ou a segunda morte?
Agora é o tempo designado por Deus,
Aceite-o enquanto puder;
Amanhã é incerto -
a promessa de Deus é "hoje". —Bostrom
Porque Cristo morreu uma vez, ninguém tem que morrer duas vezes. Haddon W. Robinson
Diga como é
Você sempre resiste ao Espírito Santo; como seus pais fizeram, você também. - Escritura de hoje : Atos 7: 51-60
É difícil ser aquele que leva notícias indesejadas. O meteorologista da TV pode incomodar as pessoas apenas prevendo que vai chover no dia 4 de julho. Não é culpa dele ou dela, mas o meteorologista ainda leva o calor para trazer a mensagem.
Em uma nota muito mais séria, quando Estêvão se dirigiu aos líderes religiosos de Israel, ele incorreu em sua ira porque ele corajosamente disse a eles a verdade sobre eles mesmos. Ele criticou seus ancestrais e envolveu todo o conselho no assassinato de Jesus Cristo. Tudo o que ele disse era verdade. Então, o que eles fizeram com essa acusação? Eles "rangiam com os dentes" (Atos 7:54). Eles o expulsaram da cidade e o mataram. Porque ele disse a verdade, Stephen morreu sob uma barragem de pedras.
Quando falamos de pureza, justiça e piedade em um mundo pecaminoso e amante do prazer que parece destinado a se autodestruir, nós também seremos criticados. Mas não importa o que aconteça a nós, podemos invocar a Deus como Stephen fez. Podemos nos confortar sabendo que pertencemos a Ele e que, em última análise, Ele nos justificará.
Como povo de Deus, vamos orar para que tenhamos a coragem de dizer como é.
Refletir e Orar
Senhor, dá-nos coragem para falar
contra os males dos nossos dias;
Somente quando a verdade é conhecida, os
pecadores podem escolher o melhor caminho. —DJD
É melhor declarar a verdade e ser rejeitado do que retê-lo apenas para ser aceito. Dave Branon
A sabedoria da idade
Ouça agora a minha voz; Eu te darei conselhos. - Êxodo 18:19
Não importa quanto tempo você tenha estado nessa coisa chamada vida, é aconselhável recorrer a pessoas mais velhas em busca de conselhos. Sei que me sinto mais confortável em tomar grandes decisões se primeiro falar com meu pai e meu sogro sobre elas. Quando eles confirmam meus medos ou afirmam minhas decisões sobre algo, sinto que estou em terra firme.
Moisés não era um frango de primavera quando recebeu um conselho muito necessário do sogro Jethro. Ele observou que Moisés estava prestes a sofrer um esgotamento se continuasse a tentar fazer todo o trabalho de julgar os filhos de Israel sozinho. Então ele disse a Moisés: “O trabalho é pesado demais para você; você não pode lidar com isso sozinho ”(Êxodo 18:18). Moisés poderia facilmente dizer: “Pai, eu estou no comando aqui. Eu sei o que estou fazendo. Afinal, já estou por aí há algum tempo, e também ganhei um pouco de sabedoria. ”Em vez disso, ele ouviu atentamente e dividiu o trabalho exatamente como Jethro sugeriu. Como resultado, as coisas correram mais suavemente e o trabalho foi feito com mais eficiência.
No desígnio das coisas de Deus, Ele proveu para cada um de nós um recurso poderoso e sábio nas pessoas mais velhas em nossas vidas. Nunca vamos negligenciar sua visão e bons conselhos. Nós podemos aprender com a sabedoria da idade.
Os santos mais velhos que confiam na Palavra de Deus
lutaram as batalhas que você agora luta;
Eles trilharam os caminhos que vocês agora andam -
Sua sabedoria ensina a verdade e a justiça. JDB
Para evitar os erros da juventude, tire proveito da sabedoria da idade. Dave Branon
Evangelismo de Oração
Primeiramente, exorto que as súplicas, orações, intercessões e gratidão sejam feitas por todos os homens. - 1 Timóteo 2: 1
Ao longo dos séculos desde que Jesus morreu pelos nossos pecados e se levantou vitorioso da sepultura, muitos métodos foram usados para espalhar o evangelho. Desde o primeiro sermão de Pedro, quando 3.000 foram salvos, a grandes campanhas de pregação de homens como Charles Spurgeon e Billy Sunday, ao evangelismo de amizade, muitas maneiras de influenciar outros a aceitarem o dom gratuito de Jesus foram tentadas.
Em uma grande cidade do centro-oeste, outro método foi lançado: evangelismo de oração. Na campanha para alcançar a população desta cidade, os organizadores começaram a orar por todos os indivíduos. Eles dividiram a cidade em seções, e todas as igrejas cooperantes receberam os nomes das pessoas nessas seções.
Naturalmente, também serão necessários outros tipos de contatos, como literatura ou visitas face a face, mas a oração é o principal componente. Em 1 Timóteo, Paulo explicou que Deus “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (2: 4). E o método sugerido para iniciar o trabalho de evangelização é “súplicas, orações, intercessões. . . para todos os homens ”(v.1).
E quanto ao seu bairro e meu? Vamos começar agora mesmo a fazer algum evangelismo de oração.
Para quem posso orar hoje?
•. •. •.
•. •. •.
Fale com Deus sobre as pessoas antes de falar com as pessoas sobre Deus. Dave Branon
Ele está sempre conosco
Como eu estava com Moisés, assim estarei com você. - Josué 1: 5
Os filhos de Israel enfrentaram o que parecia ser uma crise severa. Moisés, seu líder, acabara de morrer. O que eles fariam? Quem os lideraria? Eles agora pereceriam no deserto?
Claro que não! Embora Moisés tivesse morrido, Deus certamente não estava morto! Ele disse ao novo líder, Josué, exatamente o que fazer a seguir: “Agora, pois, levante-se, passe por este Jordão, você e todo este povo” (Josué 1: 2). Então o Senhor falou estas palavras de garantia a Josué: “Como fui com Moisés, assim serei contigo. Eu não vou te deixar nem te abandonar. Seja forte e de boa coragem ”(vv.5-6).
Sim, Moisés estava morto, mas Deus ainda estava vivo. E seus planos para a nação de Israel continuariam.
Que conforto é para nós hoje! Mesmo que surjam crises preocupantes, grandes líderes caem, preciosos entes queridos morram e toda a ajuda e consolo humanos fracassam, Deus não está morto. Ele está sempre conosco.
Você está sobrecarregado com os cuidados da vida - solitário, desanimado e desanimado? Lembre-se, nossa confiança está no Deus vivo. Como estava com Moisés, Josué e os filhos de Israel, ele também está conosco. Olhe para Ele hoje para orientação e experimente Sua paz permanente.
Nosso amoroso Deus está sempre próximo, para
sempre ao nosso lado;
Ele nos trará conforto em nosso medo
E paz que permanecerá. —Sesper
Quando não temos mais nada além de Deus, descobrimos que Deus é suficiente. Richard DeHaan
Sem divórcio sem culpa
O que Deus uniu, não separe o homem. -
Mateus 19: 6
Escritura de hoje : Mateus 19: 1-9
Quando a cantora evangélica Larnelle Harris e sua esposa Mitzy tiveram sua primeira grande discussão, começaram a orar para que Deus os ensinasse a “lutar de maneira justa”. Larnelle escreveu: “Por que oramos assim? Porque para nós o divórcio não é uma opção. Sabemos que, como Jesus Cristo é o nosso ponto focal, seremos capazes de permanecer fiéis ao nosso compromisso um com o outro. ”
Muitos casais concordam mutuamente em dissolver o casamento porque não conseguem se dar bem, ou acham que são incompatíveis, ou que não se sentem mais apaixonados. É chamado de "divórcio sem culpa".
Segundo Jesus, não existe o divórcio sem culpa, apenas o divórcio com dureza de coração. O coração de pedra atormenta todos nós às vezes, e isso torna todos os casais em potencial divorciados. Mas mesmo quando a Bíblia permite o divórcio em certas situações (ver Mt. 19: 9; 1 Cor. 7:15), ela sempre deve ser entendida no contexto das palavras de Jesus: “O que Deus uniu, não permita que o homem separado ”(Mt 19: 6).
Um casamento conturbado pode se transformar em um relacionamento amoroso e duradouro se marido e mulher reconhecerem alguma dureza em seus corações que possa destruir seu casamento. Ao pedirem a Deus para amolecê-los e preenchê-los com o amor de Cristo, Ele os ensinará não apenas a “lutarem justamente”, mas também a amarem livremente.
Refletir e orar
O vínculo matrimonial que une dois corações
Nenhum poder na terra pode se romper,
se esses dois corações se renderem a Deus
e por Seu amor participar. —DJD
Muitas pessoas se casam para melhor ou para pior - mas não para sempre. Dennis J. DeHaan