Minha Pedagogia
A construção do pensamento crítico deve ser estimulada através da pluralidade de ensino, de modo que o aluno seja alcançado em condições de assimilação desta habilidade.
Reconhecemos a importância de um livro quando entramos nele por uma porta estreita e, com o término da sua leitura, saímos por uma porta espaçosa.
Ser pedagogo é acreditar na educação, vivenciar momentos de mudança e crescimento e seguir sempre construindo a história!
Os sonhos são projetos pelos quais se luta. Sua realização não se verifica facilmente, sem obstáculos. Implica, pelo contrário, avanços, recuos, marchas às vezes demoradas. Implica luta.
Se o quanto mais estudo me torno menos conhecedor da diversidade do mundo, o que extraio desta compreensão é que ao estudar, me encho de conteúdos, análises e dúvidas; e, quanto mais dúvidas, maiores são as inseguranças; e, quanto maior a insegurança, termino a entender o que já diria o Filósofo Sócrates: "Só sei que nada sei".
Todos aqueles que estiverem fadados a ler algum livro para ganharem alguma recompensa em troca nunca, repito, nunca serão como aqueles que leem pois se interessam. No primeiro caso, é visado a recompensa. No segundo caso, a sabedoria que o livro tem para proporcionar.
Ensinar mudou completamente a minha forma de olhar a vida.
Hoje, tudo o que existe em mim é esperança
e a certeza de que sou indispensável
para despertar essa esperança
em cada aluno que passa por minha sala de aula...
Um brinde aos professores, que a cada amanhecer espalham sementes de sonhos em suas salas de aula, colorindo de esperanças o olhar de cada aluno, despertando sorrisos e fazendo do conhecimento a matéria-prima de um mundo melhor.
Ensinar é trazer no coração
uma esperança infinita...
é essa esperança que faz
um Professor
especial e inesquecível
diante do olhar de seus alunos...
Educação não é uma possibilidade de caminho
ao bem-estar de uma sociedade,
ela é o próprio caminho.
O amor de um Professor ou de uma Professora por seus alunos e alunas só é capaz de ser entendido por uma sociedade que aprendeu, também, a valorizar a educação...
Sou um professor das "antigas". Acredito que o carinho, o afeto, o respeito, o sentido do que se ensina, a importância do que se aprende, são e serão sempre mais importantes do que qualquer tecnologia. Respeito quem pensa diferente. Mas, eu não quero me curar dessa certeza, caso esteja errado.
Para os que vivenciam
a Educação de forma plena,
as Escolas jamais tiram férias
de seus corações...
Impossível não pensar nas similaridades entre Freud e Paulo Freire e em como ambas filosofias e metodologias oferecem a possibilidade da libertação do ser a partir da nomeação de seu mundo.
A psicanálise, assim, torna-se um processo de alfabetização de si.
E o inconsciente, antes ininteligível e inacessível, é trazido à tona, nomeado e transformado em coisa nova. Libertadora.
Uma sala de aulaé feita de muitas cores.
Feliz do Professor
que é capazde multiplicar estas cores,
transformando-as em
obras-primas da esperança...
Professores salvam vidas com suas aulas, seus sonhos de igualdade e seus sentimentos de alimentar esperanças...
Nas entrelinhas da literatura infantil, encontram-se as mais puras práticas educacionais de desenvolvimento cognitivo para crianças. Nelas, há valiosa oferta de estímulos favorecedores do amadurecimento psicólogo perene.
Metodologias ativas devem promover a participação ativa. Pra quê tristeza se é possível aprender sorrindo?!Professor com propósito sabe o que faz!
A sala de aula não precisa ser chata.
Nunca oriente sua prática pedagógica pelo estudante que não possui compromisso com o processo de aprendizagem.
O conflito no processo didático é salutar tanto para o educador quanto para o educando, pois ambos refletem sobre o processo de ensino e aprendizagem.