Minha Mãe Me Ensinou

Cerca de 122 frases e pensamentos: Minha Mãe Me Ensinou

Eu não sinto ciúmes do meu ex porque desde pequena minha mãe me ensinou que se deve doar os brinquedos usados às meninas mais necessitadas!

Minha mãe me deu educação, mas também me ensinou com quem usá-la.

“Eu não vou atrás dos caras. Minha mãe me ensinou a ser assim.” (Revista Elle Girl, 04/03/04

As mães também erram

Quando eu era pequena aprendi tanta coisa com a minha mãe! Cresci ansiosa... Acreditei que um mundo lindo me esperava de braços abertos. Não cresci acreditando no príncipe encantado, minha mãe foi honesta em relação a isso. Mas cresci acreditando nas pessoas, como elas podem ser boas e generosas. Cresci pensando que um dia alguém iria fazer de tudo pra me fazer feliz.

Criança acredita em cada coisa, não?
Por isso minha filha, vou te contar como as coisas realmente são.

Engraçado, quando a gente é criança a gente aprende a acreditar que existe um cara velhinho tão bom, mas tão bom que sai distribuindo presentes no Natal pra todas as crianças. Quer dizer, pra todas não. A gente aprende que só as crianças que fizeram por merecer ganham os presentes.

Daí, tiro dois pensamentos que mudaram a minha concepção de vida e com certeza, a de muitas pessoas. Primeiro, acreditei que existia alguém tão bom, mas tão bom que realmente se preocuparia com outras pessoas de maneira tão altruísta. Bobagem. Hoje sei que isso não isso não existe. A verdade é que ninguém é capaz de fazer qualquer tipo de sacrifício pra levar alegria pra alguém. Mesmo que isso seja relativamente pequeno e fácil, simplesmente... não importa.

Com essa historinha de Papai Noel aprendi a segunda lição: “os esforços são sempre recompensados.” Bobagem. Não se iluda. Mesmo que você faça o impossível pra agradar ou conquistar alguém, esse alguém não valorizará nada do que você fez. Não importa se você dedicou anos a essa pessoa, não importa se você chorou várias vezes porque foi ferida e mesmo assim perdoou. Não importa as noites que você passou em claro, nem as noites que você passou velando ou esperando a tal pessoa aparecer ou simplesmente ligar. Nada disso importa. Enquanto você sofria e pedia pra Deus pra esse alguém te notar, esse alguém estava se divertindo, bebendo, ou até mesmo dormindo, como um anjo. Enquanto isso, o seu sono parecia nunca te trazer tranqüilidade. E daí se você já dormiu dentro de um carro? E daí se não dormiu de jeito nenhum mesmo sabendo que amanhã era mais um dia de trabalho? Aí vai mais uma lição: tudo que você fez, você fez porque quis. Então não espere que alguém te valorize por isso.

Quando alguém te falar: “pode vir, estarei esperando você”... não se iluda. Provavelmente esse alguém disse por dizer. E você acreditou?

E se disserem: “vou te fazer feliz”, não acredite. Nem na frase e nem na intenção. Pior que isso só se disserem: “vou fazer de tudo pra mudar”. Aí sim, você pode desacreditar de vez.

Eu realmente acreditava que quando alguém dizia algo é porque realmente queria dizer esse “algo”. Mas não caia nessa. Se ele diz: “é tão bom ter alguém do lado, ir ao cinema ou desabafar, ou simplesmente chegar do trabalho e ter alguém te esperando...” provavelmente em três semanas ele dirá: “Você é ótima. Mas não estou preparado para um relacionamento sério. Isso não faria bem nem pra mim e nem pra você. O problema não é com você, é comigo.” E quer saber? O problema é realmente com você. Desde quando devemos acreditar no que escutamos? Você foi a ingênua. Acreditou porque quis. Ele estava no papel dele, logo, o problema é com você.

O fato é que você está por conta própria.
Ninguém estará ao seu lado quando você precisar, ou mesmo quando não precisar.
Muitos vão mentir pra você. Acontece. Aprenda a lidar com isso.
Não se esforce por ninguém. Ninguém te valorizará por isso. É tempo perdido.
Não espere ouvir “eu te amo” ou grandes demonstrações de amor. Isso só acontece em novela.

As pessoas irão te machucar.
Muitos nem sabem o que é amor.

Tudo bem, “amor” é uma coisa muito grandiosa, não é pra pequenos espíritos. Então, não espere isso de um homem nunca. Também não espere que ele se sensibilize com os seus sentimentos, isso não vai acontecer.

Quando você tiver algum sonho, esqueça. Se depender somente de você, pode ser que realize, mas se depender de outro... esqueça.

Vestido de noiva? Esqueça.
Flores? Esqueça.
Reconhecimento? Esqueça.

Aliás, não se esqueça das flores. Ocasionalmente você as ganhará. Quando ele te trair ou quando ficar com muito medo de perder você, é provável que ele te dê algumas. Mas para demais ocasiões, esqueça.

Você nunca será importante pra ele.
Nunca será a razão de viver dele.
Ele nem fará questão que você faça parte da vida dele.

E quando você quiser algo, mas muito, muito mesmo... algo muito importante pra você... conte pra ele. Peça pra ele... e você verá que... era melhor ter esquecido.

Não digo que homem não é uma coisa boa. É bom que você encontre um. Mas não se abra, não mostre seus sentimentos, não diga que sente saudade, não diga que ama, não conte seus sonhos, não chore no ombro dele. Não é para isso que ele quer você.

O pior de tudo é que eu aprendi muito com a minha mãe. Infelizmente nada daquilo era verdade. Agora eu te mostrei as coisas como realmente são. E quer saber?

Mesmo sabendo de tudo isso, você vai encontrar um homem. Vai dizer que o ama e vai amá-lo de verdade. Vai fazer carinho, vai cuidar e tentar fazer de tudo pra que ele seja o homem mais feliz do mundo. Vai se esforçar, e muito. Mais do que você agüentaria. E nos seus momentos frágeis, você vai se acolher no colo dele, e vai deixar que ele a veja chorando.

Você vai fazer tudo o que eu fiz. E vai até pensar que eu me enganei. Mas um dia você verá que eu tinha razão.

Homens são homens. Nada mais que isso. Eles nascem, crescem, reproduzem e morrem. Não espere grandes feitos nos intervalos. Tente seguir meus conselhos e você sofrerá menos que qualquer outra mulher desavisada.

Espero que você passe esses ensinamentos adiante. E de mãe pra mãe... pra neta. Porque os tempos mudam, já os homens...

⁠Aprendi que o dinheiro tem valor em troca de muita coisa, mas uma coisa só tem valor se for de graça.

Valter Hugo Mãe
As coisas mais belas do mundo. São Paulo: Biblioteca Azul, 2019.

Minha mãe só não me ensinou a viver sem ela...

Agradeço ao meu pai e minha mãe, cuja fé em mim me ensinou a ter fé em mim mesmo e em Deus.

A vida me ensinou que quem é pai ou mãe consegue realmente vislumbrar o amor do eterno, o nosso Pai que está nos céus!

Saudade da minha melhor amiga... Minha mãe! Ela sempre me ensinou que amigos verdadeiros se contam nos dedos de uma mão. E que a amizade mais forte que existe na terra se chama família.
Nossos pais são mais que amigos... Nos amam mesmo sem merecermos, nos conhecem muitas vezes mais do que a nós mesmos, só de olhar sabe como estamos. Nos ensinam as coisas mais valiosas da vida, e até um castigo é uma maneira de amar. Tiram deles para nos dar, vivem por nós e para nós. Se alegram com nossas alegrias e choram com a gente as nossas tristezas e decepções. Se isso não é ser amigo, então não sei o que é amizade.
Eu tive a melhor mãe e amiga numa só pessoa. Sinto falta das nossas palhaçadas e risadas, das noites de filmes com direito a choradeira, das viagens de carro e das paradas para um café, da companhia nos compromissos de cada uma, dos "papos cabeça", das conversas relembrando o passado, e até das (poucas) brigas que tínhamos... Não há pior distância do que essa que estou vivenciado.
Sejam amigos dos seus pais! São eles, e somente eles, aqui na terra, que nos amam mais do que qualquer pessoa no mundo.
Nossos melhores amigos!

Sabe porque eu não desisto de você? Porque minha mãe me ensinou a nunca desistir de um sonho.

É engraçado como algumas coisas marcam a nossa infância. Minha mãe me ensinou desde muito cedo a cumprimentar as pessoas, dar beijo, bom dia, boa tarde, boa noite. É por isso que acho que certas coisas são de berço. Educação não vende em prateleira do supermercado. Espero poder ter a clareza, a firmeza, a sanidade e a serenidade para transmitir para os meus filhos a infinidade de coisas boas que recebi.

MEU PAI


​Meu pai, meu herói!
Me ensinou grandes valores
Minha mãe, seu grande AMOR...

Meu pai me ensinou
Mais vale viver com pouco
Do que com muito sem amor!

Tem mais valor uma moeda suada
Do que mil notas roubadas
Acho que isso é amor!

Às vezes, meu Pai
mete as mãos pelos pés
Mas é a vontade de acertar...

Meu pai é homem de fé…
Bebe água de moringa,
Cansado, dormiu de botina…

Jamais tomou vacina
Toma mesmo um bom café!

A vida ensinou-me que a fé de uma mãe contagia os seus filhos, como também a coragem de um líder contagia o seu soldado.

Minha mãe me ensinou a ter paciência. Ela sempre dizia: "Espera teu pai chegar em casa e você vai ver só."

Jesus ensinou sobre o amor, mas só conseguimos dizer um Te Amo a um namorado (a) ou ao pai e mãe, e por que algo tão bonito não pode ser dito às demais pessoas? Porque temos medo de falar aos nossos vizinhos, colegas de trabalho e amigos um te amo. O mundo seria bem melhor se colocássemos em prática o amor que Jesus nós ensinou.

Minha mãe me ensinou a atar o cadarço dos meus calçados, mas tive que aprender sozinho a descalçar os pés. Descalçar de tudo aquilo que é passageiro, que é sem sentimento, que é vaidade. Deixei pra trás muitas coisas e aprendi a viver sem elas, aprendi a guardar um espaço pequeno pra elas e percebi que a vida é muito melhor com as coisas mais simples que existem.

"Fui criada no mundo que dizem que ambição e ruim,porém minha mãe me ensinou que o mal está em ambicionar o que é dos outros."

Sua mãe tão te ensinou assumir seus erros? Acho que não. Deve ter te faltado esse quesito na educação. Pois deixe comigo, vou te soletrar. Vou te dizer exatamente o que você devia ter feito. Devia ter olhado na minha cara quando me viu, e não ter fingido que eu usava uma capa de invisibilidade, não sou Harry Potter.

“- sua mãe te ensinou a cozinhar garotos e agora voce esta sendo cozinhada.
- estou.
- e porque nao cai fora?
- quero ver como é o prato pronto.
- nem sabe quanto isso vai demorar.
- eu tenho o resto da minha vida pra esperar.” (sobre F.)

De todas as lições que aprendi em ser mãe a maior é que “não basta só amar é preciso cuidar sempre”.