Militar
De 1964 à 1985 tivemos a DITADURA MILITAR. Em 1986, entramos na era da DITADURA DA CORRUPÇÃO. Ambas as ditaduras estão atreladas à ditadura mãe: a DITADURA DO CAPITAL. Somente quando o homem compreender que precisa ser justo, nos libertaremos de vez das ditaduras.
O mundo saberá que homens livres lutaram contra um tirano. Que poucos lutaram contra muitos. E, antes do fim da batalha que mesmo um Deus-Rei sangrou.
(Leônidas)
Bombeiro atua em problemas que ninguém quer ter, nas situações que ninguém deseja estar, mas que alguém tem que resolver.
Ser policial é, sobretudo, uma razão de ser. É enfrentar a morte, mostrar-se um forte no que acontecer.
Basicamente, se você não estiver olhando para você mesmo com um olhar crítico, não alcançará seu potencial! Disciplina é igual a liberdade. O que importa não é o que você prega, é o que você tolera. Não espere estar motivado todos os dias para sair e fazer as coisas acontecerem.
Hoje é dia de luto
Hoje não é dia de comemorar,
Hoje é dia de luto,
Hoje é dia de conscientização,
Para que uma triste
História não se repita.
Foi nesse mesmo dia 31
E mês de março, no ano de 1964,
Quando tudo começou.
Pessoas fugindo
De um estado a outro,
Pessoas fugindo do seu
Próprio país,
Pessoas desaparecendo,
Pessoas apanhando,
Pessoas sendo torturadas
Pessoas sendo massacradas,
Pessoas sendo assassinadas,
Pessoas com medo, meu Deus.
Foi um tempo de chumbo,
Foi um tempo de manifestação
Foi um tempo de protesto,
Cobrar os direitos
Era correr o risco de opressão,
Cobrar os direitos era tido
Como crime.
Músicas sendo censuradas,
Livros sendo queimados
Em praça pública,
Emboscadas
Pessoas apanhando
Para entregar a outra.
Soldados recebendo
A ordem dos tiranos,
Soldados treinados
Para obedecer,
Soldados recebendo
Ordens por um mísero
Salário.
Hoje é dia de luto,
No Brasil!
Tem uma farda pendurada no varal daquela casa? Então ali reside um herói sobre o qual deposito meu respeito e admiração.
Bombeiro: coloca a vida do outro como prioridade, ainda que ela não seja uma prioridade nem pra ele mesmo.
Às vezes faço vista grossa... Faço por quê? Faço. Faço pra consegui faze-las... (Igor Matos, Reflexão opressora 1965-Ditadura Militar)
"Quando você não é demandado, é porque não serve ou não tem mais importância, então você será dispensável ou sem importância"
"Não se preocupe, todos nós passaremos por essa situação, se qualifique todos os dias 1%, em um instante será um ser indispensável, vai ser temporário, então faça o máximo de coligações possíveis para se tornar referência"
Um bom militar nunca esquece a vida que passou na caserna. Porém, o que o diferencia dos homens comuns é a sabedoria da hierarquia e da disciplina.
Afirmo que qualquer pessoa consegue ingressar numa carreira acadêmica, mas numa academia militar não se pode afirmar.
A disciplina militar, com todos os seus excessos, não se comparava ao penoso trabalho da fazenda, ao regímen terrível do tronco e do chicote. Havia muita diferença... Ali ao menos, na fortaleza ele tinha sua maca, seu travesseiro, sua roupa limpa, e comia bem, a fartar, como qualquer pessoa, hoje boa carne cozida, amanhã suculenta feijoada, e, às sextas-feiras, uma bacalhauzinho com pimenta e “sangue de Cristo”... Para que vida melhor? Depois, a liberdade, minha gente, só a liberdade valia por tudo! Ali não se olhava a cor ou a raça do marinheiro: todos eram iguais, tinham as mesmas regalias – o mesmo serviço, a mesma folga. - “E quando a gente se faz estimar pelos superiores, quando não se tem inimigos, então é um viver abençoado esse: ninguém pensa no dia d'amanhã!”
(Bom-Crioulo)